Benefícios do Cardamomo para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O cardamomo é um condimento indiano, tradicionalmente usado na culinária e na medicina tradicional asiática. O cardamomo é de origem das florestas do sul da Índia e hoje é cultivado no Nepal, na Tailândia e na América Central.

Cardamomo planta

Feito das sementes do Elettaria cardamomum, o cardamomo é uma planta que tem um sabor peculiar, um pouco ardido, folhas grandes, flor branca e frutos secos de cor esverdeada ou branca com sementes negras que têm propriedades antissépticas, digestivas, diuréticas, expectorantes e laxantes.

cardamomo

Pouco conhecido no Brasil, o cardamomo é vastamente utilizado na Coréia, Vietnã e Tailândia e é excelente para tratar problemas digestivos. Desde a antiguidade, já se conheciam alguns de seus benefícios onde o cardamomo era mascado pelos egípcios para refrescar o hálito e limpar os dentes. Com o passar do tempo, outros benefícios do cardamomo foram descobertos e o cardamomo verdadeiro passou a fazer parte dos produtos naturais utilizados na medicina tradicional oriental para combater e tratar diversos problemas de saúde.

Pertencente à mesma família do gengibre, é um condimento muito utilizado na culinária indiana em pratos doces e salgados, principalmente como aromatizante. As sementes são normalmente trituradas e usadas nos alimentos para melhorar o sabor de alguns medicamentos, para chá, tinturas e fabricação de óleo.

Um dos principais usos medicinais do cardamomo é para desconfortos digestivos e intestinais, gases, dilatação do abdômen. Melhora também o hálito bucal, trata problemas nas gengivas e tem um poder estimulante. Seu óleo é usado em massagens e compressas e aquece levemente a região tratada, é considerado um agente equilibrador dos 3 doshas principais.

Benefícios do Cardamomo

Cada 100 gramas de cardamomo possuem 300 calorias de carboidratos, fibras alimentares, gorduras, minerais como sódio, potássio, ferro, cálcio e magnésio e vitaminas A, B e C. Dentre as propriedades do cardamomo, se destacam seu efeito diurético, expectorante, laxante, antisséptico e descongestionante.

Além disso, o cardamomo pode ser considerado como um antidepressivo, alivia o estresse, com seu óleo são feitas massagens e aquece a região tratada. Seu óleo pode ser aplicado nos lábios e usado como um hidratante natural. A seguir vamos ver seus principais usos na medicina tradicional:

1.Benéfico para o sistema digestivo

O principal uso do cardamomo na medicina chinesa tradicional é no combate a problemas no aparelho digestivo, como dores, vômitos, indigestão e enjoos. Essa especiaria aumenta a produção de saliva que auxilia na desintegração adequada das partículas de alimento.

Rico em fibras, o consumo de cardamomo regula o transito intestinal, limpa o intestino, regula a absorção de nutrientes e evita a prisão de ventre. Contém ainda óleos voláteis que ajudam a prevenir gases e inchaço, entre eles o cineol, óleo que trata úlceras estomacais. Suas propriedades relaxantes aliviam as dores causadas pela gastrite e suas propriedades antibacterianas contém substâncias que matam a bactéria H. Pylori, principal razão das úlceras estomacais.

benefícios do cardamomo

2.Benéfico para a higiene oral

Desde a antiguidade, o cardamomo era utilizado pelos egípcios para refrescar o hálito e limpar os dentes. As sementes de cardamomo são realmente benéficas para a higiene oral e podem ajudar contra a halitose, para isso se mastiga suas sementes que inibem o mau cheiro. Por suas propriedades antibacterianas, esta especiaria ainda auxilia na prevenção da dor de dente, seu óleo pode ser usado para manter as gengivas e dentes saudáveis.

3.Benéfico para a pele

O cardamomo é fonte de substancias antioxidantes, óleos voláteis e vitaminas que ajudam a manter a pele saudável. Combate os radicais livres que são uma das causas do envelhecimento precoce e evita o aparecimento de rugas. Suas propriedades anti-inflamatórias melhoram o aspecto de acnes e manchas, deixando a pele mais lisa e saudável. As propriedades antibacterianas do cardamomo ainda podem prevenir alergias de pele.

4.Benéfico para o cabelo

O cardamomo nutre o couro cabeludo e as raízes do cabelo mantendo-o hidratado. Ajuda no tratamento e prevenção da caspa e deixa os fios mais brilhantes.

5.Ajuda na perda de peso

O consumo de cardamomo emagrece devido às fibras presentes na semente. Elas aumentam a sensação de saciedade, evitando assim o consumo excessivo de calorias extras. As fibras ainda regulam o transito intestinal e atuam no controle da absorção de gorduras.

6.Benéfico para o sistema respiratório

O cardamomo tem ação descongestionante e é um aliado em casos de gripes e resfriados e outros incômodos no sistema respiratório, pois facilita a excreção do muco, ajuda contra nariz entupido e garganta. Chá de cardamomo com mel pode ser consumido nesses casos e ainda ajuda alívio de dores de cabeça. Como esse condimento tem um efeito quente e calmante, auxilia ainda em casos de bronquite, asma e tosse.

7.Afrodisíaco natural

O cardamomo pode ser benéfico no combate à disfunção erétil e perda da libido, já que contém substancias como o borneol, cânfora e eucaliptol de cardamomo que dilatam os vasos sanguíneos e aumentam a circulação do sangue no corpo.

8.Auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer

O cardamomo possui substancias anticancerígenas, como o IC3 (indol-3-carbinol) e DIM (diindolylmethane), que podem ser eficazes contra o câncer de mama, da próstata e do ovário, além de outros agentes antioxidantes e estimular a produção de glutationa, um antioxidante no organismo.

9.Auxilia no controle da pressão arterial

O cardamomo é rico em potássio, mineral que controla os batimentos cardíacos e ajuda a equilibrar os efeitos do sódio. Juntamente com as fibras, esses elementos associados auxiliam no controle da pressão arterial.

propriedades do cardamomo

Cardamomo como consumir

O cardamomo é um condimento muito usado na culinária asiática para aromatizar e dar sabor em muitas receitas com cardamomo como maçãs assadas, peras escalfadas, marinada, em picles, no arenque em conserva. É aproveitado também para aromatizar pães, carnes, pastéis, pudins, salada de frutas, sorvetes, embutidos e licores.

Nos países árabes, as sementes de cardamomo são consumidas no café, o chamado “Arabian coffee” que, ao mesmo tempo que aromatiza, melhora a digestibilidade. Se você se interessou e quer saber onde comprar cardamomo, essa especiaria pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e importados.

O cardamomo, além de usado como tempero, pode-se fazer o chá. Normalmente se aconselha o uso de 3 sementes secas de cardamomo, trituradas, para uma xícara de água. Para o chá, ferva a água com o cardamomo por 10 minutos e abafe. Recomenda-se tomar após as refeições pelo seu efeito digestivo.

Cardamomo receitas

Embora ainda pouco popular no Brasil, o cardamomo é muito utilizado na culinária asiática e aromatiza perfeitamente com pratos salgados, doces e bebidas, como chá ou chocolate quente.

Algumas opções de receitas com cardamomo são: curry de peixe com cardamomo, risoto com cardamomo, sanduiche de carne, pernil, almondegas, sopa, são ótimas opções.

Receitas doces como bolo de pera, pão doce, bolo de pistache, torta de frutas vermelhas, bolo de banana, biscoito de fubá, creme de abóbora, entre outros.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades do Cominho

Benefícios e Propriedades do Coentro

Benefícios e Propriedades do Gengibre