7 benefícios do Coco para a saúde – Veja algumas dicas deste alimento

Compartilhe as informações sobre este alimento

O coco é uma fruta muito conhecida dos brasileiros, sendo bastante consumida, em especial, nas regiões praianas durante épocas de calor.

cocoNo entanto, muitas pessoas não sabem que, além de saboroso e refrescante, o coco possui inúmeros benefícios e excelentes propriedades, e pode ser o protagonista de diversas receitas.

Se sua intenção é saber tudo sobre o coco, siga a leitura!

Como cultivar coqueiros

Atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores de coco do mundo. No que se refere à agua de coco, o país é o líder da produção e venda.

No entanto, se você não quer entrar nesse ramo que envolve milhões de reais, mas deseja apenas plantar um ou alguns coqueiros no quintal, saiba que também é possível.

Áreas de bastante chuva durante o ano todo, com altas temperaturas e bastante luminosidade, esse é o cenário perfeito para o perfeito desenvolvimento do coqueiro. Não por acaso a região brasileira com maior número de coqueiros é o litoral do Nordeste.

Antes de plantar, é preciso escolher a variedade. São muitas as opções no mercado brasileiro e quem pretende iniciar a produção para vender deve levar em consideração a demanda do mercado. No geral, os tipos de coco mais populares são o gigante e o anão. No caso do anão, são três as variedades: verde, vermelho e amarelo.

O coqueiro-gigante é pouco exigente, de modo que você não terá grande trabalho para que ele produza, entre 6 e 8 anos após o plantio. O coqueiro-anão, por sua vez, é mais sensível e exige atenção com o fornecimento de água e de nutrientes, mas produzirá mais cedo, cerca de quatro anos depois do plantio.benefícios do coco

Se já selecionou a variedade, está na hora de plantar. Uma boa iniciativa é plantar o coqueiro no início do período de chuvas, pois a planta realmente precisa de rica irrigação. A cova deve ter de 60x60x60 a 80 x 80 x 80 centímetros é nela será colocado adubo orgânico e superfosfato simples, o que deve ser feito 30 dias antes do dia do plantio. Por fim, insira a muda, mas sem enterrar o caule, e com frequência faça a renovação da adubação, que deve ser cada vez maior conforme o tempo passa.

A oferta de mudas é grande e o preço pode variar muito, em especial devido ao tamanho da muda. Em média, você pagará a partir de R$10,00 pela planta. No caso do coqueiro-gigante, cada planta tem capacidade para produzir entre 40 e 60 peças por ano, enquanto o coqueiro-anão rende de 150 a 200 frutos anualmente.

Você sabe que paga caro quando quer se refrescar com uma água de coco na beira da praia. Entretanto, nos mercados e feiras do país o preço é muito inferior. Dependendo da quantidade comprada e do local, cada coco pode sair por R$1,50, o que compensa bastante, visto que cada unidade chega a ter meio litro de água e a polpa também pode ser aproveitada.

Os benefícios do coco

Você já ouviu o coco ser chamado de superalimento? Ele recebe essa qualificação por possuir grande número e quantidade de nutrientes. Aliás, ele é simplesmente considerado uma das frutas mais saudáveis do mundo. Incrível, não?

1.Benefícios do coco no tratamento da diabetes – Há diversos problemas de saúde que podem ser combatidos e atenuados pela inserção do coco na alimentação. O primeiro deles é a diabetes, pois o coco atua na regulação da liberação da insulina, o que controla os índices glicêmicos do sangue.

2.Benefícios do coco no sistema imunológico – Já se você deseja proteger seu corpo, é preciso fortalecer o seu sistema imunológico. O coco é muito eficiente para isso, pois possui propriedades que combatem vírus, fungos, bactérias. Você sente que adoece com facilidade e nunca está se sentindo 100% bem? O acréscimo do coco na dieta é perfeito para combater esses problemas.

3.Benefícios do coco para a disposição – E por falar em não se sentir bem, como anda sua energia e disposição? O coco também é muito bom para se livrar daquela sensação constante de cansaço e se se sentir mais animada para encarar os desafios do dia a dia.

4.Benefícios do coco a queima de gordura – Quer notícia ainda melhor? Além de fornecer energia, o coco atua na aceleração da queima de gordura, pois aumenta o gasto de energia. Além disso, produz aquela sensação de saciedade e diminui a impressão de fome, em razão de como conduz a metabolização dos ácidos graxos. Assim, você será capaz de comer menos, mas não sentirá efeitos disso, pois as propriedades do coco fazem uma distribuição equilibrada da glicose.

5.Benefícios do coco para a digestão – Tudo isso já seria ótimo, mas é preciso lembrar que o coco é um superalimento. Então, saiba que ele ainda é importante para melhorar o metabolismo, o funcionamento intestinal e a digestão (possui altíssima quantidade de fibras), previne e combate problemas do sistema urinário, reduz o inchaço (em razão da presença de potássio) e auxilia na redução do mau colesterol.

6.Benefícios do coco para os dentes – O coco ainda possui elementos para fortificar ossos e dentes, pois potencializa a capacidade do organismo de metabolizar cálcio e manganês. Por isso o coco é tão utilizado por quem tem intolerância à lactose.

7.Benefícios do coco no tratamento da epilepsia – Os benefícios do coco também têm sido comprovados quando se trata de doenças graves como a epilepsia e o câncer. O caso da epilepsia é particularmente interessante, visto que as dietas com baixa ingestão de carboidratos são eficientes em diminuir as crises. Por isso o coco é amplamente utilizado nesses casos.

A impressionante variedade de produtos

O coco não é tão popular à toa. Trata-se de uma fruta com nível incrível de aproveitamento: água, polpa, até a casca pode ser utilizada.

propriedades do cocoA variedade de produtos feita a partir do coco também é impressionante. Farinha, óleo, leite… o mercado oferece diversas opções feitas a partir dessa fruta.

O óleo de coco já foi considerado um grande vilão, por possuir muita gordura saturada. Entretanto, isso mudou com os anos e agora o óleo de coco está cada vez mais popular, em especial por ser rico em nutrientes como cálcio, magnésio, vitamina C, vitamina E e outros.

Outro produto que tem ganhado espaço é o leite de coco, adotado especialmente por veganos, intolerantes à lactose e alérgicos à proteína do leite.

A farinha de trigo também tem sido substituída pela farinha de coco, fabricada a partir da polpa da fruta. As vantagens? Zero glúten e zero lactose.

Como consumir o coco?

Não precisa apenas beber a água e comer a polpa do coco, ainda que sejam deliciosos e refrescantes. Você pode fazer receitas maravilhosas com o ingrediente.

As receitas mais conhecidas envolvem doces. O bolo de coco é uma ótima opção para quem ama coco, e em especial as facilidades do coco ralado. E há ainda o gelado de coco, o pudim de coco, a bala de coco, o bolo de coco embrulhado, o rocambole com recheio de coco, o quindim de coco… e a lista de doces poderia seguir.

No entanto, o coco também está presente em muitas receitas salgadas. O óleo de coco, por exemplo, é utilizado em muitos caldos e cremes

Já o leite de coco é ingrediente certo da deliciosa moqueca e do arroz de coco, receitas que não são complicadas, mas que incluem diversos ingredientes e certo tempo de preparo.

O coco é um ingrediente tão versátil que pode ser testado em muitas receitas que não o levam originalmente, pois ele acrescenta sabor e atua na textura dos pratos, tanto doces quanto salgados.

Todas as frutas oferecem benefícios para a saúde, mas o superalimentos, como o coco, são raríssimos. O coco tem a capacidade de fortalecer diversas partes de seu organismo, promovendo saúde e qualidade de vida. E a melhor notícia: é ingrediente de diversas receitas deliciosas.

 

Artigos relacionados:

Benefícios e Propriedades do Coco Verde

Benefícios e Propriedades do Coco Seco

Benefícios e Propriedades da Banana

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades da Noz

Benefícios e Propriedades da Manga

Benefícios e Propriedades do Limão

Benefícios e Propriedades da Maçã

Benefícios e Propriedades do Gengibre