Benefícios do Coco Verde para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

É muito bom tomar uma água de coco gelada para refrescar em dias quentes, não é mesmo? Mas muitas pessoas pensam que o coco verde só é encontrado e consumido na praia. Você já pensou que o coco verde também é um fruto nutritivo que pode ser introduzido em seu dia a dia? Hoje você vai aprender um pouco mais sobre essa delícia natural e muito refrescante.

O coco é um alimento asiático e chegou ao Brasil pelas correntes marítimas por várias costas de diversos países tropicais. O coqueiro é uma palmeira alta e pode atingir até 30 metros de altura, é uma planta que pode viver por mais de 100 anos. Recebe outros nomes em diferentes regiões, como por exemplo, coco da Bahia, coco da Índia ou coco verde.

O coco também possui uma grande importância de maneira econômica, pois é utilizado em alimentos e diversas matérias primas para produtos de variados tipos. Um exemplo são suas fibras, que são utilizadas pela indústria têxtil que fabricam cordas, esteiras, estofados e até mesmo tapetes. Os coqueiros ainda são bastante utilizados como decoração em áreas de paisagismo. Aqui no Brasil é muito comum encontrar coqueiros, principalmente nas praias do nosso litoral.

coco verde benefícios

Benefícios do coco verde

Hoje em dia as pessoas estão ingerindo muitos alimentos ricos em sódio, que causam inchaço. O coco verde é um ótimo agente redutor desse tipo inchaço causado por alimentos maléficos à saúde. Quando se fala em perder peso, é de suma importância incluir o coco verde em sua dieta, pois sua água é uma ótima fonte de fibras e possui baixo teor de açúcar. O mais interessante é que as fibras não são absorvidas pelo seu corpo e, assim, você se mantém saciado por mais tempo.

Quando passamos mal ou estamos desidratados, consumir a água de coco verde ajuda o corpo a recuperar as energias e a se reidratar mais rapidamente.

O coco verde também é um grande auxiliador nas infecções de pele, sendo recomendável aplicar sua água no rosto, principalmente em casos de erupções cutâneas ou irritações na pele. O coco verde também reduz sinais de envelhecimento, como rugas e manchas provenientes da idade, isso porque o coco possui citosinas que auxiliam o crescimento celular.

Muitas vezes até queremos tomar uma água de coco, porém não sabemos nem como abri-lo. Vamos aprender uma maneira muito fácil de abrir o coco que facilitará todo o processo para você.

Como abrir um coco verde

Tenha os utensílios abaixo para iniciar o processo:

  • 1 Faca pequena e bem amolada
  • 1 Faca grande
  • 1 Martelo
  • 1 Recipiente
  • Coco Verde
  1. O coco deve ser aberto pela parte que contém a saída do caule, mas antes é preciso cortar o outro lado para formar uma base plana e dar firmeza.
  2. Meça 2 dedos na borda do coco, enfie a faça e vá girando para baixo. Lembre-se, sempre utilize a faca no sentido da bancada, para o caso de ela escapar.
  3. Continue cortando até a base se soltar.
  4. Agora que a base está pronta, o coco ficará firme e é hora de abrir o lado do talo.
  5. Repita a operação anterior, segurando o coco e girando a faca.
  6. Se o corte ainda não for suficiente, corte mais uma camada fina.
  7. Agora é melhor abrir essa “tampinha” com as mãos.
  8. Posicione uma vasilha ou copo na boca do coco e gire para retirar a água.

Seguindo os passos acima, é possível comprar o coco verde e consumir em seu dia a dia.

E a casca do coco verde, possui alguma utilidade?

Sim! E muita. A casca do coco verde não deve ser descartada, ela pode ser utilizada como fibra em pó.

A polpa do coco verde também é outra parte muito importante que pode ser consumida, principalmente se aplicadas nos cabelos como forma de nutrição. Isso se dá em razão de sua polpa possuir muitas fibras. Vamos aprender o passo a passo para remover a polpa do coco.

  1. Pegue a faca grande e posicione no meio do furo. Então, bata no martelo até que a faca entre.
  2. Quando não der mais para cortar, vire o lado, posicione a faca na linha do corte anterior e repita a operação com o martelo.
  3. Quando ele estiver quase solto, puxe com as mãos para abrir totalmente.
  4. Agora, é só retirar a carne do coco com uma colher.

Como podemos ver, o coco verde por si só dispõe de vários benefícios para a saúde, pois possui fibras em suas propriedades, com 20 quilocalorias a cada 100 ml consumido.

Muitas pessoas não o compram pela complexidade em abri-lo. No entanto, existem locais que abrem o coco e colocam sua água em pequenas garrafas plástica, mas lembre-se que deve ser consumido imediatamente. Opte pelo coco fresco para que você aproveite as melhores propriedades da água e sua polpa.

Óleo de coco

Hoje o óleo de coco está em grande evidencia, sendo muito utilizado como creme para cabelos ou pele para uma profunda hidratação. Vamos aprender uma receita fácil, pratica e rápida de óleo de coco caseiro.

Ingredientes

  • Polpas de cocos verdes médios maduros sem a película escura
  • 4 xícaras de água do coco

Modo de preparo

No liquidificador, bata os ingredientes até que se tornem uma pasta. Coe com o auxílio de um tecido ou um coador de pano sem resíduos. Coloque em um pote de vidro e deixe descansar em ambiente escuro por 48 horas. Passe para uma garrafa de plástico por mais 6 horas em ambiente claro. Depois disso, você irá perceber que o óleo fica na parte superior e água e resíduos se encaminham para a parte inferior da garrafa. Para retirar com mais facilidade, ponha na geladeira até seu endurecimento, depois corte a garrafa e retire o óleo.

Tente essa receita em casa e introduza o coco verde em sua rotina, assim você consegue aproveitar de todos os seus benefícios.

 

Confira outros tipos de coco:

Benefícios e Propriedades do Coco

Benefícios e Propriedades do Coco Seco