Benefícios do Coentro para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O coentro, Coriandrum sativum L. é uma das especiarias mais antigas. Cultivada há quase 5 mil anos, sua origem remete ao Mediterrâneo, Oriente Médio e Ásia. Na antiguidade, o plantio era muito comum no Egito. A especiaria era usada por romanos e gregos para temperar carnes e pães. Foi citado nos papiros egípcios de Thebes em 1552 e na Bíblia, mais precisamente no Antigo Testamento.

Parece com a salsa e apresenta-se em folhas verde-escuro. O vegetal é muito usado na culinária brasileira, na América Latina, na Índia e na China. Não sabe como usar coentro? As folhas devem ser adicionada aos pratos antes de servir. Arroz, feijão, molhos e sopas também ficam deliciosos quando temperados com coentro. O guacamole, famoso molho mexicano com abacate, tomate e cebola fica muito saboroso com esse tempero. O coentro em grão também é aproveitado na cozinha, principalmente internacional, no preparo de sopas, molhos, caldas de frutas e pães. As sementes precisam ser douradas com manteiga antes do uso.

coentro propriedades

Os maiores produtores são a Índia, Marrocos, Holanda e Rússia. Até 1987, a produção de coentro no Brasil era majoritariamente com sementes importadas, 95% de Portugal e o restante da Holanda e da França. Atualmente, o país cultiva o vegetal com sementes nacionais. Um dos maiores produtores é o Rio Grande do Sul, com 2 mil quilos por área.

Como cultivar coentro?

O coentro tem colheita anual e prefere locais com clima quente. Ele atinge entre 0,70 cm a 1 metro e suas flores são rosas ou brancas. O cultivo é mais produtivo se não houver utilização de agrotóxicos, adubação com composto orgânico, esterco de galinha ou de gado curtido, controle orgânico de pragas e com rotação de culturas. O solo ainda precisa ser profundo e drenado. Mas a planta pode ser cultivada com sucesso em residências. Aprenda a cultivar coentro em vaso:

  1. Plante o coentro em uma jardineira, um vaso horizontal. O recipiente deve 30 cm de profundidade e ter furos na parte inferior para não acumular água;
  2. Use terra semi-fértil rico em matéria orgânica;
  3. Deixe as sementes de molho na água por 2 ou 3 dias antes do cultivo. Escolha um dia com temperatura média de 27 o e plante-as e com 1 cm de profundidade,
  4. Irrigue frequentemente depois da semeadura. Com o desenvolvimento, diminua o intervalo da rega. Em relação a luminosidade, precisa de no mínimo 50% de luz solar;
  5. Se observar ervas daninhas, tire-as do vaso;
  6. A colheita tem início entre 30 e 70 dias após o cultivo. Pode-se tirar apenas as folhas.

Tipos de coentro

O coentro-bravo é um tipo de coentro considerado um PANC (planta alimentícia não convencional). É popular nas regiões Nordeste e Norte, onde é chamado de chicória-brava, chicória do Pará, chicória do norte e chicória do Amazonas. Consumida como salada e tempero, o coentro-bravo é muito apreciado pela medicina popular. O chá e o banho com a erva são eficazes para cessar febre. A bebida, ainda segundo a sabedoria popular, também é indicada nos casos de menstruação irregular, cólica menstrual, higienização de feridas e para impotência sexual.

benefícios do coentro

Como conservar o coentro?

Você não precisa pegar folhas de coentro na horta toda hora. Confira nossa dica para ter o vegetal fresquinho sempre à mão.

  1. Corte as folhas no sentido em que elas começam. Tire também as que estão na parte de baixo;
  2. Coloque um recipiente debaixo da torneira. Lave cuidadosamente as folhas. Deixe o coentro nessa vasilha por alguns segundos;
  3. Pressione as folhas com papel toalha. Enrole levemente e coloque em um pote de plástico e feche. Deixe na geladeira por 10 ou 12 dias.

Propriedades do coentro

O grego Hipócrates, o primeiro médico da história, conhecia as propriedades medicinais do vegetal. A planta é fonte de vitaminas A, B, C e K, além de fibras, cálcio, ferro, potássio, zinco, magnésio e fósforo. Infelizmente, muitas pessoas não aproveitam os benefícios do coentro por acharem seu gosto forte demais. Mas, temos certeza que você mudará de ideia após conhecê-los e ele entrará em seu cardápio.

  1. Expulsa metais pesados do organismo

Estamos expostos a metais pesados a todo momento. Os alimentos preparados em panelas de alumínio, por exemplo, absorvem esse material associado ao câncer e Alzheimer. Peixes e frutos do mar como robalo, salmão e camarão possuem mercúrio, substância que provoca problemas renais e pulmonares. O coentro elimina esses metais pesados e protege nossa saúde.

  1. É rico em antioxidantes

O tempero tem 1/3 das necessidades diárias de vitamina C, nutriente que elimina radicais livres. O coentro tem ainda quercetina, um antioxidante poderoso que elimina radicais livres associados a doenças cardiovasculares, artrite, problemas visuais e câncer.

  1. Tem ação antibacteriana

O dodecenal elimina bactérias como a salmonela, responsável por intoxicações alimentares. O componente também é capaz de eliminar bactérias bucais que causam problemas nos dentes e gengivas.

  1. Facilita a digestão

O coentro é ótimo para problemas digestivos como náuseas, gases, má digestão e dores abdominais. Isso porque o tempero produz enzimas e sucos digestivos e também por facilita peristaltismo, série de movimentos que levam os alimentos ao sistema digestivo. Porém, essa qualidade configura um dos malefícios do coentro para pessoas com gastrite. Essa turma deve evitar o consumo das folhas frescas, pois as enzimas digestivas têm trabalho para processá-las.

coentro

  1. Melhora cólica dos bebês

O chá da semente de coentro para bebês alivia as terríveis cólicas. Mas, consulte o pediatra ante de oferecer o chá.

  1. Protege os ossos

A vitamina C, o cálcio e o magnésio são importantes nutrientes para formação e manutenção dos ossos. O tempero deve ser consumido regularmente para evitar e também para ajudar a amenizar os sintomas de problemas ósseos.

  1. Poderoso relaxante muscular

A vitamina C e o magnésio do coentro também fortalecem os músculos. Portanto, quem malha precisa consumi-lo para facilitar a recuperação muscular pós-treino.

  1. É ótimo para o coração

O coentro é fonte de potássio, nutriente associado à saúde cardíaca. Os antioxidantes e as fibras complementam essa ação protetiva. O vegetal reduz o colesterol ruim, aumenta o bom, equilibra a pressão e ainda diminui o nível de açúcar no sangue.

  1. Relaxa corpo e mente

Está com problemas para dormir? O coentro pode melhorar sua noite. O magnésio atua na regulação no sono e sua deficiência está relacionada à insônia, segundo pesquisa divulgada em na revista Medical Hypothesis. O potássio é outro nutriente importante para uma boa noite de sono. O suco coentro com pepino e salsão também é ótimo para o estresse mental.

  1. Mantém pele e cabelos saudáveis

A vitamina C elimina toxinas que prejudicam a pele e os cabelos. O nutriente ainda age na produção de colágeno, substância que atua na formação e manutenção deles. Fazer massagens com suco de coentro por 4 semanas após o shampoo e deixar agir por 40 minutos fortalece os fios. Aplicar a bebida no rosto e deixar por 1 hora reduz a oleosidade da pele.

  1. Desodorante natural

A clorofila é rica em oxigênio e expulsa substâncias nocivas do fígado, rins e sistema digestivo. Por isso, elas não se instalam nas axilas e nos pés, evitando odores desagradáveis.

  1. Regula a menstruação

O chá de coentro ajuda a regular a menstruação. O consumo deve ser feito somente com orientação médica. Caso seja liberada, ferva ½ litro de água e coloque em 1 colher de sopa de coentro. Abafe o chá por 15 minutos e beba após as refeições.

  1. Ajuda a emagrecer

O coentro é diurético, por isso elimina toxinas dos rins, evitando inflamações que propiciam acúmulo de gordura. Não à toa que a planta é figurinha carimbada nos sucos detox. Confira uma receita:

  • 1 xícara de folhas de coentro;
  • 1 xícara de folhas de espinafre;
  • ½ xícara de talos de salsão;
  • 600 ml de água mineral ou água de coco.

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e beba sem coar nem adoçar.

Receitas com coentro

Salada de atum lightcoentro benefícios

Ingredientes

  • 1 lata de atum light sem o caldo;
  • Coentro;
  • Cebolinha;
  • 1 tomate sem semente picado;
  • ½ lata de milho escorrido;
  • ½ lata de ervilha escorrida;
  • ½ cebola pequena ralada;
  • ½ maçã verde picada em cubos;
  • 100 gramas de queijo branco light picado;
  • 3 colheres de sopa de azeite extravirgem;
  • 2 colheres de sopa de shoyu light.

Modo de preparo

Misture bem os ingredientes e coloque na geladeira. A salada é ótimo acompanhamento para o arroz e um filé de frango grelhado.

Suflê de abobrinha light

Ingredientes

  • 100 gramas de abobrinha;
  • 2 cenouras;
  • Coentro;
  • 1 cebola ralada;
  • 1 dente de alho amassado;
  • Pimenta-do-reino;
  • 4 colher de sopa de azeite;
  • 4 ovos;
  • 2 colher de chá de queijo parmesão ralado;
  • 300 gramas de ricota esfarelada.

Modo de preparo

Lave e cozinhe os legumes. Em uma frigideira, refogue o alho e a cebola com azeite, incorpore os legumes refogue por mais 5 minutos. Em um recipiente, misture a ricota, o parmesão e as gemas. Bata as claras até obter o ponto de neve e misture com o creme e os legumes. Despeje tudo em uma forma untada com manteiga. Leve ao forno por 30 minutos. Se desejar, salpique um pouco mais de queijo ralado.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades da Salsa

Benefícios e Propriedades do Manjericão

Benefícios e Propriedades do Gengibre

Benefícios e Propriedades da Cebolinha

Benefícios e Propriedades da Cebola

Benefícios e Propriedades da Canela

Benefícios e Propriedades da Abobrinha