Benefícios do Cogumelo do Sol – Você conhece este tipo de cogumelo?

Compartilhe as informações sobre este alimento

O cogumelo do sol é uma planta da família Agaricaceae e também pode ser conhecido como cogumelo da vida, cogumelo do milagre, cogumelo-piedade ou cogumelo-medicinal. Como esse último nome denota, o cogumelo do sol possui propriedades medicinais e auxilia o sistema imunológico a se fortalecer para combater inúmeras doenças que costumam comprometer o organismo dos seres humanos.

Com um sabor levemente adocicado e aroma de amêndoas, o cogumelo do sol também propicia uma maior energia a quem o consome (seja no tratamento de doenças, seja como alimento), devido a inúmeros elementos saudáveis que ele possui em sua composição. Vale destacar que o cogumelo do sol pode ser considerado um fungo, assim como os demais cogumelos. Até por isso, é comum encontrá-lo em troncos e galhos de árvores, embora hoje, devido à grande demanda, ele seja cultivado em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

Ele é caracterizado como um organismo saprófita, isto é, para o seu desenvolvimento ele precisa do fornecimento de substâncias orgânicas e nutrientes que estão na natureza, caso das folhas caídas, restos de árvores (como troncos e galhos), palhas de cereais e capins. Sendo assim, ele é classificado como decompositor, já que vive de extrair seu alimento a partir da decomposição dos vegetais.

Ainda assim, muitos podem se perguntar para que serve o cogumelo do sol. O seu consumo é muito indicado para uma melhora na saúde e qualidade de vida das pessoas, pois dá mais energia e aumenta o número de substâncias positivas que auxiliam no combate de inúmeras doenças. Nos próximos itens, vamos apresentar seus valores nutricionais e detalhar todos os benefícios oferecidos por este fungo.

Propriedades e benefícios do cogumelo do sol

Os benefícios do cogumelo do sol para o organismo humano são diversos. E tudo isso decorre das várias propriedades do cogumelo do sol. Ele é rico em aminoácidos, antioxidantes, betaglucano, proteínas e vitaminas. Todos esses componentes reunidos proporcionam ao corpo humano muitas coisas positivas, a saber:

  1. Melhora o sistema imunológico: o consumo de cogumelo do sol fortalece o seu organismo, fazendo com que sua imunidade aumente e, consequentemente, evitando a ocorrência de gripes e resfriados, além de irritações na pele, cansaço provocado por estresse e reações alérgicas mais brandas;
  2. Combate os radicais livres: os inúmeros antioxidantes que os cogumelos do sol possuem propiciam uma maior eliminação dos radicais livres, que são responsáveis pela degeneração das células. Além disso, sua ação antimutagênica atua no sentido de evitar que os genes sofram modificações, reduzindo a possibilidade do aparecimento de câncer, ao mesmo tempo que atua contra o envelhecimento;
  3. Ajuda no tratamento do câncer: quem sofre desta doença pode aumentar o consumo de cogumelo do sol, pois, além de fortalecer o sistema imunológico para impedir o surgimento de outras doenças infecciosas, suas propriedades eliminam os radicais livres originados da quimioterapia e também da radioterapia. Além disso, suas propriedades combatem o aumento do tumor no organismo. No entanto, são recomendados extratos concentrados do fungo e não cápsulas ou chás;
  4. Diminui os índices de colesterol e diabetes: as propriedades do cogumelo do sol ajudam o organismo a absorver menos gorduras e glicose, que levam ao colesterol alto e à diabetes;
  5. Melhora o apetite em quem tem hepatite C: estudos comprovaram que pessoas que fazem tratamento contra a hepatite C e incluem o cogumelo do sol na dieta possuem um aumento no apetite, o que acaba ajudando na melhora do paciente.

Ao contrário dos demais tipos de cogumelo, que suas fibras ajudam no emagrecimento, o consumo de chá de cogumelo do sol não emagrece. Não há provas científicas de que esse fenômeno ocorra, embora a ingestão dele possa fortalecer o organismo e, com isso, dar mais energia para a prática de esportes, atividades físicas diversas e para encarar o dia a dia, auxiliando na realização de tarefas que possam levar a um emagrecimento.

Como tomar o cogumelo do sol

É comum utilizar o cogumelo do sol para fins terapêuticos. O preço do cogumelo do sol não varia muito e, para consegui-lo, basta procurar em lojas especializadas em produtos medicinais. Há também vários sites que possuem o produto e podem oferecer em inúmeros tamanhos e doses.

Mas, como tomar cogumelo do sol? Bem, a receita é simples: pegar cinco gramas de cogumelo do sol e dissolvê-lo em 200ml de água. O cogumelo deve ser cozido durante cinco minutos, até ferver. Desligue em seguida, faça infusão por cinco minutos e tome. Para prevenção, pode-se tomar um copo por dia.

Contraindicações do cogumelo do sol

O cogumelo do sol pode ter contraindicações. Ele não é a melhor opção para o tratamento em crianças menores de três anos; pacientes que foram transplantados ou que receberam enxertos de pele; que possuem enfermidade autoimune; ou que estejam em tratamento com terapia de imunossupressão.

Vale ressaltar que entre os malefícios do cogumelo do sol está o seu consumo excessivo. Isso pode fazer com que ele se torne tóxico no seu organismo e cause reações como: diarreia, náuseas, prurido e reações alérgicas. Se for usar como tratamento, o melhor é procurar orientação médica antes.

Saiba mais: conheça os benefícios e propriedades de 9 tipos de cogumelos.

 

Artigos Relacionados:

9 tipos de Cogumelos e seus Benefícios e Propriedades

Benefícios e Propriedades do Shitake

Benefícios e Propriedades do Shimeji

Benefícios e Propriedades do Cogumelo Paris

Benefícios e Propriedades do Champignon