Benefícios do Cominho para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O cominho é um tempero conhecido desde o Egito Antigo para a preparação de licores e alimentos. Apesar de ser usado no mundo inteiro, inclusive no Brasil, o cominho é uma das especiarias mais populares na Índia, na África do Sul, no México e em países do Oriente Médio.

Ele é um tempero único, relaxante e com aroma forte. Possui também um sabor marcante, que acrescenta um toque especial às refeições. Mas, além disso, ele também proporciona diversos benefícios à saúde, pois é uma rica fonte de ferro, proteínas, minerais e fibra alimentar.

Benefícios do cominho

O cominho é uma planta herbácea, cujos frutos não são comestíveis, que possui folhas verdes, flores brancas e rosadas e pequenos frutos com listras. As partes que podemos utilizar do cominho são as folhas e as sementes, como condimento.

As folhas do cominho são usadas para a preparação de chás, enquanto as sementes são usadas na preparação de alguns alimentos e também em chás. Já o pó de cominho, que consiste nas sementes moídas, é muito utilizado na culinária. O consumo do cominho na alimentação oferece diversos benefícios ao nosso corpo:

  1. Digestão:

As sementes do cominho auxiliam na secreção de enzimas pancreáticas, que ajudam na digestão e na absorção dos nutrientes presentes nos alimentos que consumimos. O cominho também ajuda na secreção de ácidos biliares.

  1. Memória:

O cominho auxilia o organismo a manter a acetilcolina no nosso cérebro, ela auxilia a reter a nossa memória. A planta também possui antioxidantes que ajudam a melhorar a memória, assim como auxilia para uma recuperação mais rápida nos casos de amnésia.

  1. Pele:

Um dos nutrientes presentes no cominho é a vitamina E. Ela auxilia a pele a se manter saudável e jovem por mais tempo. Além disso, a planta também possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas que auxiliam no tratamento de eczema, espinhas e furúnculos. O cominho ainda auxilia na eliminação de toxinas do nosso corpo de maneira natural, o que, consequentemente, ajuda na diminuição das rugas, deixando a pele mais macia e suave.

  1. Estresse e insônia:

O cominho é uma rica fonte de vitamina B e de óleos essenciais que possuem efeitos hipnóticos. Esses dois nutrientes auxiliam na indução do sono e também na melhora da qualidade do nosso sono.

propriedades do cominho

  1. Infecções:

Em virtude das suas propriedades antimicrobianas, antissépticas e da presença da vitamina C e do ferro, o cominho auxilia na melhora da imunidade do corpo e também ajuda a evitar o surgimento de infecções.

  1. Anemia:

Em decorrência da presença do ferro na sua composição, o cominho é um excelente aliado no combate à anemia, pois ele auxilia na formação de hemoglobina e eritrócitos no sangue. A hemoglobina atua no transporte de oxigênio para diferentes partes do nosso corpo, o que ajuda a evitar possíveis tonturas e fadiga.

  1. Digestão:

O cominho age estimulando a produção de bile pelo fígado. O líquido facilita a digestão e ainda atua auxiliando na eliminação de gordura presente no organismo e na melhora da absorção dos nutrientes que estão presentes nos alimentos consumidos.

  1. Ossos:

Como possui entre os seus nutrientes cálcio, potássio, vitamina A, compostos estrogênicos e magnésio, o cominho é um grande aliado no fortalecimento dos ossos. Ele auxilia no tratamento da osteoporose.

Como comprar e usar o cominho?

É possível consumir tanto a semente seca quanto inteira ou em pó do cominho. O ideal, assim como ocorre com várias outras especiarias, é comprar a semente inteira e moê-la em casa, pois o pó perde o seu sabor muito rápido. Além disso, ele dura somente cerca de seis meses, enquanto a semente inteira pode ser guardada pode até um ano.

Como consumir o cominho?

Normalmente, para a culinária, se utiliza a semente de cominho inteira ou moída como condimento, na fabricação de licores e na aromatização de alguns tipos de pães, bolos e queijos. Como ele deixa os alimentos com o sabor e o odor mais fortes, as receitas indicam a medica caseira de uma ponta de faca de cominho nos pratos.

O cominho é um dos ingredientes que faz parte da composição do curry, sendo muito utilizado na cozinha mediterrânea e oriental. Alguns queijos, como o munster e o gouda, são feitos com grãos da erva no seu interior. O cominho é usado também em pó ou moído em pratos da culinária árabe.

As folhas e as raízes do cominho são muitos fracas, finas e esbranquiçadas, apesar disso são bastante aromáticas e, por isso, consideradas uma “déticatesse” à mesa. Já as flores são pequenas e encontradas nas cores branca ou levemente rosadas. Elas não são utilizadas na culinária, mas possuem pequenos frutos, que têm as sementes de cominho.

benefícios do cominho

Benefícios do chá de cominho

O chá de cominho é recomentando em diferentes situações, ele pode ser consumido para uma desintoxicação do organismo até para o tratamento de transtornos digestivos. Para preparar o chá de cominho, é possível utilizar tanto as sementes como as folhas da erva, levando em consideração qual será sua finalidade. Confira abaixo receitas de chá de cominho:

  • Chá de cominho para debilidade gastrintestinal

Para preparar o chá será necessário uma xícara de chá de água fervente e duas gramas de semente de cominho. Coloque na xícara de chá a água fervente e acrescente as duas gramas de semente de cominho. Abafe por cerca de 10 minutos e após coe. Beba o chá antes de fazer as refeições principais.

  • Chá de cominho para complicações estomacais

Para preparar o chá será preciso uma xícara de chá de água, uma grama de semente de cominho, um pedaço de carqueja e uma grama de semente de angélica. Primeiro, ferva por cerca de cinco minutos a água junto com a semente de cominho, um pedaço da casca de carqueja e a semente de angélica. Em seguida, coe o chá. Ele deve ser consumido antes de fazer as principais refeições.

  • Chá de cominho para flatulências intestinais (gases)

Para preparar o chá será necessário 20 gramas de cominho, 100 ml de álcool neutro 60º e um pouco de água. Primeiro, mergulhe as sementes de cominho nos álcool neutro e deixa assim por cinco dias. Após esse período de tempo, coe e dilua em uma xícara de chá com água quente. O chá deve ser consumido após as principais refeições.

Óleo essencial de cominho

O óleo essencial de cominho é extraído das sementes secas esmadas a partir de um processo de destilação a vapor. Ele é usado para auxiliar no alivio de dores musculares e da osteoartrite. Já no sistema digestivo, ele atua como uma espécie de estimulante, diminuindo a indigestão, o inchaço, a flatulência, a dispepsia e a cólica. No sistema nervoso, o óleo atua como um tônico e possui um efeito benéfico para a exaustão nervosa, enxaquecas e dores de cabeça. Ele ainda é um excelente relaxante, auxiliando no combate à insônia.

cominho

É possível plantar o cominho em casa?

O cominho pode ser plantado em casa, contudo ela é uma erva que exige alguns cuidados. A planta precisa de luz por pelo menos algumas horas todos os dias e seu solo precisa ser bastante fértil e drenado. Além disso, é preciso estar atento à quantidade de água, pois o cominho é sensível tanto em relação ao excesso quanto à falta dela. A erva também não se adapta bem em climas muito quentes ou muito frios, assim como com chuvas e ventos fortes.

Para plantar o cominho, é possível utilizar a sua semente e a colheita pode ser feita de três a quatro meses depois. Para isso, corte os galhos e os prenda de cabeça para baixo com algum recipiente embaixo. Aguarde as sementes secarem e caírem.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades do Coentro

Benefícios e Propriedades do Cardamomo

Benefícios e Propriedades da Canela

Benefícios e Propriedades do Gengibre

Benefícios e Propriedades da Salsa

Benefícios e Propriedades do Grão-de-bico

Benefícios e Propriedades do Tomilho

Benefícios e Propriedades da Pimenta