Benefícios do Cupuaçu para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

Fruta típica e muito popular na região da América do Sul, em especial o Brasil, o cupuaçu conta com uma série de propriedades que podem oferecer diversos benefícios para a saúde do organismo, podendo ser considerado, inclusive, mais benéfico que o açaí.

Além dos maiores benefícios do cupuaçu para a saúde, seu cultivo é menos agressivo ao meio ambiente que o do açaí.

É possível consumir a fruta cupuaçu de diversas maneiras, sendo pelo creme, pelo suco ou pelo mousse de cupuaçu e diversas outras receitas.

Aqui, conhecerá os benefícios do cupuaçu para a saúde e diversas outras informações a respeito da fruta. Confira.

cupuaçu

Sobre o cupuaçu

A fruta cupuaçu é nativa da região da floresta Amazônica, e pode atingir até os 25 cm, possuindo uma forma ovalada. A árvore do cupuaçu pode atingir até os 15 m de altura.

A fruta pode ser encontrada em países sul americanos, como o Brasil, a Colômbia e o Peru, possuindo uma coloração marrom e uma polpa de cor esbranquiçada.

O amadurecimento da fruta acontece nos períodos das chuvas na região tropical, entre os meses de janeiro e abril.

Seu sabor e aroma são agradáveis, lembrando o gosto do cacau, com um odor frutado do mamão e da banana.

De forma geral, principalmente na região da bacia do rio Amazonas, a fruta é consumida como sobremesa, sendo comum encontrar receitas de creme de cupuaçu e mousse de cupuaçu como pratos típicos desses locais.

Propriedades do cupuaçu

A fruta possui uma composição nutricional bastante rica, sendo encontradas as seguintes vitaminas e minerais:

  • Vitamina A;
  • Vitamina B;
  • Vitamina C;
  • Aminoácidos;
  • Fibras;
  • Polifenois únicos;
  • Cálcio;
  • Fósforo;
  • Selênio;
  • Ferro
  • Potássio;
  • Flavonoides;
  • E diversos outros;

Os componentes da fruta garantem a ela propriedades antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce das células do corpo, mantendo a pele bonita e vistosa.

Cupuaçu engorda?

A fruta possui um valor calórico relativamente alto, o que leva muitas pessoas a acreditarem que o consumo do cupuaçu engorda.

As calorias do cupuaçu chegam a 65 kcal por unidade de 50 gramas, aproximadamente.

Entretanto, se consumido com moderação e em especial in natura, a fruta, por ser rica em fibras, nutrientes e vitaminas, pode ajudar no processo de emagrecimento, sendo uma ótima fonte de energia, principalmente para a prática de atividades físicas.

O ideal é consumir a polpa do cupuaçu in natura, evitando adição de açúcar ou de gorduras, dessa maneira, ele pode ajudar a emagrecer.

cupuaçu propriedades

Benefícios do cupuaçu 

Por ser uma fruta típica da região norte do país, pode ser que, no restante do Brasil, as pessoas tenham tido contato apenas com versões industrializadas de alimentos e cosméticos que utilizam o cupuaçu em sua composição.

Entretanto, isso vem mudando, uma vez que ele tenha ganhando destaque cada vez mais como uma fruta benéfica para a saúde, já podendo ser encontrado in natura em diversas outras regiões do país. O que é ótimo, já que, assim, mais pessoas podem contar com os seus inúmeros benefícios.

A composição da fruta conta com diversos benefícios. Entre eles, estão os listados a seguir:

1.Ajuda o metabolismo do corpo a funcionar melhor:

A fruta é comercializada em alguns países, como os Estados Unidos, na forma de cápsulas ou em pó, isso porque, por lá, o cultivo do cupuaçu é prejudicado pelo clima.

O consumo da fruta dessa forma é interessante porque pode ajudar a função metabólica do corpo a funcionar melhor, sendo um bom suplemento alimentar para estimular a perda de peso e de gordura.

Isso ocorre em virtude da ação de seus micronutrientes, que aumentam os níveis de energia, o que, por consequência, aumenta a queima da gordura, evitando o armazenamento da mesma pelo corpo.

Além disso, a fruta tem propriedades que podem ser comparadas à cafeína, mas, por não ter essas substâncias em sua composição, ela pode ser considerada até mais saudável.

E tem mais, uma das funções primárias do cupuaçu é estimular o bom funcionamento do sistema imunológico.

2.Faz com que o intestino funcione melhor, prevenindo e tratando dores abdominais:

Em razão das vitaminas e dos minerais presentes na composição da fruta, ela possui propriedades que atuam para uma melhora do funcionamento do intestino, estimulando o sistema gastrointestinal a funcionar bem.

Em tempos antigos, nas aldeias de índios, a fruta era usada como remédio para quem sofria de dores intestinais e em mulheres durante o trabalho de parto, para reduzir a dor nesse momento.

O suco de cupuaçu também era usado pelos índios, sendo abençoada pelos xamãs e dado a gestantes e a casais que estavam tentando ter filhos.

Em virtude disso, hoje em dia, a fruta ainda é usada por pessoas com dores e desconfortos na região abdominal.

suco de cupuaçu

3.Fornece energia para o organismo

Outra função da fruta, assim como é no caso do açaí, é a de oferecer energia, sendo um bom aliado a ser consumido antes da prática de atividade física para oferecer energia para o corpo.

Aumentando o nível de energia, a fruta é responsável por aumentar a queima de calorias e de gordura corporal.

Como dissemos antes, seu efeito é parecido com o da cafeína, podendo ser considerada ainda mais saudável.

Misturar cupuaçu com açaí é uma boa alternativa antes da prática de exercícios físicos. A mistura, além de fornecer bastante energia, possui um sabor extremamente agradável.

4.Ajuda na perda de peso e na redução da gordura corporal:

Por conter vitamina C na sua composição, a fruta é um bom aliado no processo de emagrecimento e na redução da gordura corporal, isso porque aumenta a produção de carnitina, uma substancia que atua no transporte das células de gordura para as mitocôndrias, onde a mesma é transformada em energia.

Se os níveis de Vitamina C no corpo estiverem baixos, o corpo não produz essa substência de forma eficaz, levando a um acúmulo de gordura.

Além disso, a deficiência de Vitamina C também pode elevar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, no sangue.

O cortisol em excesso pode estimular o ganho de peso, uma vez que o mesmo estimula o acúmulo de gordura abdominal.

E tem mais, a Vitamina C presente na composição da fruta possui ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento e as doenças degenerativas, além de estimular a produção de colágeno, mantendo a pele firme e com mais elasticidade.

5.Ação anti-inflamatória:

Quem consume a fruta regularmente, pode observar uma diminuição da ocorrência de inflamações e da fadiga crônica.

6.Aumenta a sensação de saciedade:

A fruta possui muitas fibras em sua composição, desta maneira, garante uma sensação de saciedade maior, estimulando a perda de peso, já que diminui a vontade de comer, principalmente doces.

7.Ajuda a combater e a prevenir o câncer:

A presença do antioxidante theograndins e de flavonoides na composição da fruta faz com que a mesma ajuda e destruir células cancerígenas, em especial em casos de câncer do colo.

cupuaçu benefícios

8.Atua no rejuvenescimento:

A fruta pode ser apontada como uma fonte da juventude, já que a grande presença de antioxidantes na sua composição estimula o combate da ação dos radicais livres, garantindo proteção contra o envelhecimento precoce das células da pele.

9.Diminui o colesterol ruim:

A presença de ácidos graxos na composição da fruta ajuda a diminuir as taxas de colesterol no sangue, neutralizando os efeitos nocivos do LDL, o que ocorre em virtude da sua ação contra a deterioração dos lipídeos por oxidação.

10.Fortalece o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória:

As propriedades encontradas na composição da fruta atuam para o fortalecimento do sistema imunológico do organismo, prevenindo doenças como a gripe e os processos inflamatórios.

Com propriedades anti-inflamatórias, a fruta ajuda no tratamento de doenças inflamatórias, como a gota e artrite, diminuindo a dor e evitando crises frequentes.

11.Melhora na digestão:

Com diversas vitaminas, minerais e fibras na sua composição, a fruta pode ajudar a melhorar a digestão e o trânsito intestinal, sendo responsável por combater dores na região abdominal e constipações.

12.Proteção do coração:

Além de ajudar na diminuição do impacto do colesterol ruim no corpo, a fruta previne doenças cardíacas, fortalecendo o sistema cardiovascular, protegendo as paredes arteriais contra danos que podem prejudicar o coração.

O consumo frequente da fruta ajuda a prevenir a ocorrência de ataques cardíacos, hipertensão, arteriosclerose e acidentes vasculares cerebrais.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades do Açai

Benefícios e Propriedades do Cajá

Benefícios e Propriedades da Pitanga

Benefícios e Propriedades do Maracujá

Benefícios e Propriedades da Mangaba

Benefícios e Propriedades da Seriguela

Benefícios e Propriedades do Jambo

Benefícios e Propriedades do Cacau