Benefícios do Feno Grego para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O feno grego tem ganhado fama nos últimos tempos por sua grande quantidade de propriedades benéficas para a saúde humana. Os pesquisadores cada vez mais têm dado atenção às suas características e realizado estudos em laboratórios para comprovar os benefícios que o seu consumo podem trazer ao organismo.

Neste artigo, iremos falar quais são as suas propriedades, benefícios, formas de uso e esclarecer as dúvidas mais comuns para que você possa saber tudo o que precisa para inclui-lo em sua dieta!feno grego benefícios

Propriedades do feno-grego

Alto teor de fibras: essa característica faz com que o feno seja muito benéfico para pessoas que sofrem com problemas de intestino preso e com colesterol alto.

Vitaminas: o feno é uma excelente fonte de diversas vitaminas, como a A, B1, B2, C, dentre outras, que contribuem para a saúde e o funcionamento do organismo, além de ajudarem a aumentar a imunidade.

Rico em antioxidantes: essa é uma propriedade que faz com que o feno seja muito utilizado por pessoas que desejam prevenir o envelhecimento precoce. Esses ativos agem diretamente combatendo os radicais livres e melhorando a aparência da pele.

Benefícios do feno-grego

Vamos conhecer a seguir quais são os principais benefícios atribuídos ao consumo do feno e como cada um atua no organismo humano.

1.Controlar a diabetes e o colesterol

Uma das grandes propriedades atribuídas ao feno grego, a partir de pesquisas realizadas em laboratório, é a de ajudar no controle de doenças como a diabetes e o colesterol.

No caso da diabetes, esse controle acontece porque, com o tempo, o consumo diário das sementes vai ajudando a regular os níveis de glicose do organismo. Já no caso do colesterol, ele atua regulando tanto os níveis do LDL quanto do triglicérides. E o grande responsável por isso acontecer é o seu elevado teor de fibras.

2.Regular o intestino

Outro benefício que o consumo do feno grego traz para quem o consome é que ele ajuda a regular o funcionamento do intestino, algo muito importante para manter a saúde e o bem estar. Assim como no tópico anterior, isso também acontece devido ao seu grande percentual de fibras.

No entanto, para que esse efeito ocorra, é preciso tomar pelo menos 2 litros de água diariamente. Caso contrário, o excesso de fibras no organismo pode surtir o efeito contrário, levando à constipação.

3.Combate os radicais livres

Uma excelente característica do feno grego para o organismo é sua alta concentração de antioxidantes. Por conta disso, ele acaba se tornando um grande aliado no combate ao envelhecimento precoce e a doenças relacionadas aos radicais livres que atuam nas células. No entanto, para obter esse benefício, é preciso consumir uma dosagem mais alta, preferencialmente através de cápsulas.

4.Tratar alguns problemas de pele

O feno grego pode ser usado também para auxiliar no tratamento de pequenos ferimentos e problemas de pele, tais quais queimaduras leves e abcessos. Para isso, basta fazer uma pastinha misturando as sementes trituradas com um pouco de água morna. Porém, em casos mais graves, o recomendado é procurar um dermatologista antes de tentar qualquer tipo de tratamento caseiro.

5.Auxiliar no tratamento de alguns tipos de câncer

Uma das propriedades mais estudadas por pesquisadores a respeito do feno grego é a sua capacidade de ajudar no tratamento de alguns tipos de câncer, como o de cólon.

Isso acontece porque ele possui muitas substâncias que impedem que as células cancerígenas se multipliquem, como os flavonoides. No entanto, para esses casos a sua ingestão deve ter sempre acompanhamento médico. Além disso, ele jamais deve ser considerado como um substituto para o tratamento, e sim como um complemento.

6.Diminuir a cólica e os sintomas da menopausa

A menopausa é uma das fases mais difíceis da vida de uma mulher, por conta dos hormônios que ficam desregulados. E o feno grego pode ser um grande aliado para tornar esse momento mais fácil e diminuir os tão incômodos sintomas. Isso acontece porque ele tem a capacidade de ajudar o corpo a regular seus hormônios, aumentando assim o bem estar da mulher.

Para que os efeitos sejam satisfatórios, ele deve ser consumido diariamente, de preferência na forma de sementes ou de cápsulas.

7.Aumentar a produção de leite materno

Outro benefício que a regulação dos hormônios femininos por conta do consumo do feno pode trazer é o de aumentar a produção do leite materno. Para alcançar esses resultados, a mulher também deve consumi-lo diariamente.

8.Diminuir a TPM e a cólica no período menstrual

Ainda falando sobre hormônios femininos, outro benefício importante que pode ser adquirido com o consumo do feno é o de diminuir tanto os sintomas da TPM, como a irritação e as dores, quanto para aliviar as cólicas no período da menstruação.

Benefícios do feno grego para o cabelo

Além de ser bom para a saúde do organismo, o feno grego ainda pode ser um excelente aliado no tratamento dos cabelos. Ele ajuda a:

  • Fortalecer os fios;
  • Eliminar o surgimento da caspa;
  • Combater a queda;
  • Acelerar o crescimento do cabelo.

Feno grego receitas para o cabelo

A seguir, vamos mostrar uma receita simples e prática para utilizar o feno grego nos cabelo e aproveitar todos os seus benefícios, especialmente para ajudar no crescimento dos fios.

Ingredientes:

4 col. (sopa) de feno grego

100 ml de óleo de coco aquecido

Modo de fazer

Misture bem os dois ingredientes até obter uma pasta homogênea. Aplique no couro cabeludo, massageando suavemente. Deixe agindo por pelo menos duas horas. Em seguida, lave bem com seu shampoo habitual e em seguida utilize condicionador para selar os fios.

Esse procedimento deve ser feito no mínimo a cada 3 dias. Os resultados começam a aparecer em torno de um mês. Além de acelerar o crescimento, esse tônico ainda ajuda a fortalecê-lo, deixando-o mais resistente, brilhante e volumoso.

Feno grego como consumir

Como vimos acima, o feno grego pode trazer muitos benefícios para a saúde e até mesmo para a nossa beleza. Mas como, afinal, utilizá-lo em nosso dia a dia para que possamos aproveitar todas as suas propriedades? Veremos a seguir.

Como usar feno grego

O feno grego pode ser usado das mais diversas maneiras. Você pode, por exemplo, tosta-lo em uma frigideira, moê-lo e utiliza-lo como tempero em seus pratos quentes. Ele tem um sabor suave e é muito utilizado dessa forma na Índia.

Outra opção é prepará-lo na forma de chá, deixando as sementes ou o pó em água fervente e depois coando.

Feno grego cápsulas: maior concentração

Para pessoas que buscam praticidade e uma maior concentração dos ativos presentes no feno, o mais indicado é consumi-lo em forma de cápsulas. Nesse formato, ele se torna uma espécie de suplemento alimentar, sendo que seu consumo e as dosagens devem ser indicados por um profissional de nutrição.

Feno grego engorda?

Algumas pessoas têm receio de incluir o feno grego em sua alimentação por acreditarem que ele pode levar ao aumento de peso. No entanto, isso não é verdade. Na realidade, ele pode auxiliar no emagrecimento.

Por ser rico em fibras, o feno promove a saciedade, fazendo com que você sinta fome e coma menos. Portanto, se você está em uma dieta de emagrecimento, pode incluir esse alimento em suas refeições sem nenhum problema.

Feno grego testosterona: existe alguma relação?

Existem alguns homens que consomem o feno na intenção de aumentar os níveis de testosterona no organismo, principalmente para potencializar os efeitos de treinos de musculação.

No entanto, já foram realizados diversos estudos, que inclusive foram publicados em conceituadas revistas médicas, e que não comprovam essa eficácia. Essas pesquisas, na verdade, demonstraram que não houve nenhum aumento na taxa de testosterona dos homens que consumiram o feno. Portanto, embora possa auxiliar o corpo de diversas maneiras, até o momento ele não é recomendado para este fim.

Feno grego aumenta glúteos?

Como dissemos, não existe nenhuma relação comprovada entre o consumo do feno com o aumento dos níveis de testosterona ou com o ganho de peso. Por isso, também não há nenhuma ligação direta entre seu consumo e o aumento dos glúteos.

Feno grego onde comprar?

Atualmente, esse é um produto bastante fácil de encontrar para comprar. Você pode adquiri-lo em forma de sementes em empórios e em lojas de produtos naturais. Já as cápsulas geralmente são vendidas em lojas de suplementos.

Caso more em cidade pequena e tenha dificuldade de encontrá-lo em lojas físicas, você pode ainda optar pelas lojas virtuais. Com uma rápida pesquisa, é possível encontrar diversas opções que entregam em todo o país. Outra vantagem de comprar pela internet é que você ainda consegue avaliar e encontrar o melhor preço!

Feno grego em pó onde comprar?

Assim como as versões em sementes e em cápsulas, o feno em pó também é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, empórios e lojas virtuais.

Como pudemos ver neste artigo, o feno grego é um excelente alimento e que pode ser um grande aliado de nossa saúde e nosso bem estar. No entanto, se deseja inclui-lo em sua dieta, não deixe de consultar um nutricionista. Só ele será capaz de lhe recomendar as quantidades adequadas para suprir todas as suas necessidades nutricionais, e assim, aproveitar os benefícios da melhor maneira possível.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades do Coentro

Benefícios e Propriedades do Cominho

Benefícios e Propriedades do Cardamomo