Benefícios do Gengibre para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O gengibre é um ingrediente comum na cozinha asiática e indiana. No entanto, tem sido utilizado em função de suas propriedades medicinais no decorrer dos séculos entre variadas culturas.

O gengibre possui uma longa história de uso para aliviar problemas digestivos como náuseas, perda de apetite, doenças de deslocamento e dor.

Os chineses e indianos usaram tônicos de gengibre para tratar doenças por mais de 4.700 anos, e foi uma mercadoria inestimável durante o comércio do Império Romano em torno da vinda de Cristo em função de suas propriedades medicinais.

A raiz ou caule subterrâneo (rizoma) do gengibre pode ser usado fresco, em pó, seco como um tempero, sob a forma de óleo ou como suco. A raiz faz parte da família Zingiberácea, ao lado do cardamomo e do açafrão, sendo comumente produzido na Índia, Jamaica, Fiji, Indonésia e Austrália.

benefícios do gengibre

Benefícios do Gengibre

Consumir frutas e vegetais de todos os tipos tem sido diretamente relacionado à diminuição dos riscos de saúde. Muitos estudos sugerem que o aumento da ingestão de alimentos vegetais, como o gengibre, diminui o risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e mortalidade, promovendo uma pele e cabelo saudáveis, o aumento da energia, além do emagrecimento.

  • Problemas digestivos – Os compostos fenólicos (substâncias sintetizadas nos vegetais) do gengibresão conhecidos por colaborar para aliviar a irritação gastrointestinal, estimulando a produção de saliva, da bile e eliminando as contrações gástricas e o movimento de alimentos e fluidos através do trato gastrointestinal (GI).
  • Náusea – Mastigar gengibre cru ou beber chá de gengibre é um remédio caseiro comum para a náusea durante otratamento do câncer. As mulheres grávidas que sofrem com enjoos matinais podem usar o gengibre com segurança para aliviar náuseas e vômitos, muitas vezes consumindo pastilhas de gengibre ou doces.
  • Redução da dor – Um estudo envolvendo 74 voluntários descobriu que o suplemento diário de gengibre reduziu a dor muscular causada pelo exercício em 25%. O gengibre também foi usado para reduzir os sintomas de dismenorreia (dor intensa durante o ciclo menstrual). Em um estudo, 83% das mulheres que tomaram cápsulas de gengibre relataram melhorias nos sintomas da dor em comparação com 47% das pessoas que ingeriram placebo.
  • Inflamação – O gengibre tem sido utilizado há séculos para reduzir a inflamação e tratar condições inflamatórias. Num teste, o suplemento de raiz de gengibre administrado a participantes voluntários reduziu as marcas de inflamação do cólon no prazo de um mês. Os pesquisadores do estudo explicaram que, ao diminuir a inflamação, o risco de câncer de cólon também está sujeito a diminuir. O gengibre, da mesma forma, se mostrou promissor em ensaios clínicos para tratar a inflamação associada à osteoartrite (artrite degenerativa).
  • Doença cardíaca – Dois dos maiores problemas de saúde do planeta podem ser mantidos a distância com o uso regular de gengibre, especialmente quando ingerido com outros alimentos. O alho, o gengibre e as cebolas têm uma capacidade de coagulação, mas, quando são ingeridos juntos, se tornam um poderoso suporte contra ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.
  • Imunidade Comprometida e Função Respiratória – A medicina ayurveda admirou a habilidade do gengibre em impulsionar o sistema imunológico antes da história registrada. Acredita-se que, se o gengibre é tão eficaz para aquecer o corpo, também pode ajudar a quebrar o acúmulo de toxinas em seus órgãos. A raiz é conhecida por limpar o sistema linfático e o sistema poluído do nosso corpo. Ao abrir esses canais linfáticos e manter tudo limpo, o gengibre impede o acúmulo de toxinas que se tornam suscetível a infecções, especialmente no sistema respiratório. Combinar óleo de gengibre e óleo de eucaliptoé um remédio efetivo para aumentar a imunidade e a melhora da respiração.

gengibre ralado

  • Infecções bacterianas – Comparando a eficácia do gengibre para eliminar Staphylococcus aureuse Streptococcus pyogenes com a de antibióticos convencionais, pesquisadores descobriram que a solução natural ganhou cada vez que foi testada. As drogas cloranfenicol, ampicilina e tetraciclina simplesmente não conseguiram suportar a proeza antibacteriana do extrato de gengibre. Isto é importante porque estas duas bactérias são extremamente comuns nos hospitais e, muitas vezes, causam complicações para um paciente já imune comprometido.
  • Infecções por fungos – São um dos problemas mais difíceis de se controlar, porque são cada vez mais resistentes à medicação convencional. As infecções por fungos não têm chance contra o gengibre. Das 29 espécies de plantas avaliadas em um estudo, o gengibre ganhou o prêmio por ter o extrato mais eficaz na matança de fungos.
  • Úlceras e DRGE – Desde a década de 1980, os pesquisadores sabiam que o gengibre podia curar úlceras estomacais. Mais recentemente, cientistas indianos foram capazes de quantificar mais este efeito medicinal. Em um estudo, eles descobriram que o gengibre era de seis a oitovezes mais potente do que Prevacid, a droga de escolha para tratar esses tipos de casos.

Propriedades do Gengibre

Usar o gengibre fresco é uma maneira fácil de dar sabor aos alimentos e bebidas, sem adicionar sódio. Uma vez que é consumido em quantidades tão pequenas, o gengibre não adiciona à dieta porções significativas de calorias, carboidratos, proteínas ou fibras.

A raiz contém inúmeros outros compostos anti-inflamatórios e antioxidantes benéficos para a saúde, como gingeróis (principio ativo do gengibre), betacaroteno, capsaicina, ácido cafeico, curcumina e salicilato.

É surpreendentemente o condimento dietético mais utilizado no mundo atualmente, desse modo é provado que gengibre emagrece.

O gengibre fornece uma variedade de vitaminas e minerais. Portanto, em 100 gramas de gengibre existe:

  • Carboidratos – 17,77 g
  • Fibra Dietética – 2 g
  • Proteína – 1,82 g
  • Fibra Dietética – 2 g
  • Açúcares – 1,7 g
  • Sódio – 13 mg
  • Vitamina B6 – 0,16 mg
  • Cálcio – 16 mgpropriedades do gengibre
  • Ferro – 0,6 mg
  • Vitamina C – 5 mg
  • Potássio – 415 mg
  • Magnésio – 43 mg
  • Fósforo – 34 mg
  • Zinco – 0,34 mg
  • Folato – 11 mcg
  • Riboflavina – 0,034 mg
  • Niacina – 0,75 mg
  • Ferro – 0,6 mg

Gengibre para que serve?

Durante o tempo frio, beber chá de gengibre é uma boa maneira de se aquecer. É diaforético, o que significa que promove a transpiração, trabalhando para aquecer o corpo por dentro. Assim, durante um resfriado, o chá de gengibre é muito útil.

Para fazer chá de gengibre em casa, corte de 20 a 40 g de gengibre fresco em uma xícara de água quente. Adicionar uma fatia de limão ou uma gota de mel enriquece o sabor, trazendo benefícios adicionais, incluindo vitamina C e propriedades antibacterianas.

Sendo assim, você pode utilizar a raiz fazendo um delicioso suco de limão com gengibre, ou aromatizando bolos e biscoitos com a água do gengibre. Cada um tem uma maneira de aproveitá-lo.

Gengibre e suas receitas

O gengibre combina bem com muitos tipos diferentes de frutos do mar, laranja, melão, porco, abóbora e maçã. Ao comprar gengibre fresco, procure uma raiz de pele lisa e esticada (sem rugas), além do aroma picante.

Armazene o gengibre fresco bem embrulhado em uma sacolinha plástica na geladeira ou no congelador.

O gengibre fresco deve ser descascado e ralado antes do uso. Na maioria das receitas, uma oitava colher de chá de gengibre pode ser substituída por uma colher de sopa de gengibre ralado fresco. O gengibre pode ser encontrado na seção de ervas e especiarias da maioria dos supermercados.

Dicas rápidas:

  • Adicione o gengibre fresco ao seu próximo smoothie ou suco. Você pode colocar gengibre em fatias cruas (o tamanho do seu polegar) em um smoothie todas as manhãs ou usá-lo para fazer suco de vegetais caseiro.
  • Adicione gengibre fresco, seco ou óleo em sua próxima salada. A forma mais potente de gengibre é o óleo essencial porque contém os níveis mais elevados de gingerol. Este é o número 1, o gengibre pode ser usado como remédio. Pode ser tomado para tratar condições de saúde ou ser esfregado diretamente na área da dor. Normalmente, duas a três gotas de óleo essencialsão a dose terapêutica recomendada.
  • Adicione gengibre na água fervente para fazer seu próprio chá de gengibre. Esta forma líquida de gengibre é comumente usada para aliviar náuseas, assentar o estômago e relaxar o corpo. Tome um copo de duas a três vezes por dia para reduzir a inflamação. Além disso, adicionar um pouco de mellimão cru ao chá faz com que fique maravilhoso.
  • Use gengibre fresco ou seco para apimentar qualquer receita de peixe. O uso de pó de gengibre moído para cozinhar é uma excelente maneira de tirar proveito deste ótimo tempero. Na fabricação de Frango Curry ou de torta de abóbora caseira. Além disso, pode ser tomado em forma de suplemento como uma cápsula com a dose recomendada de 1.000 miligramas por dia.

gengibre

Gengibre e contraindicações

O gengibre natural é seguro para a maioria das pessoas e causa pouco ou nenhum efeito colatera. Às vezes, pode piorar sintomas de refluxo ácido em alguns indivíduos. A eficácia e os efeitos colaterais dos suplementos de gengibre variam de acordo com a marca e a formulação.

De acordo com a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o consumo do gengibre é contra indicado para pessoas com hipertensão. Pois a raiz pode gerar uma vasodilatação, que atrapalha a normalidade da pressão. Resumindo, gengibre aumenta a pressão arterial. De resto, gengibre não faz mal.

É a dieta total ou o padrão geral de alimentação que importa na prevenção de doenças e na obtenção de boa saúde. É melhor comer uma dieta variada do que se concentrar em alimentos individuais como a chave para uma vida saudável.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades da Salsa

Benefícios e Propriedades da Cebola

Benefícios e Propriedades do Coentro