Benefícios do Hortelã para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A hortelã, cujo nome cientifico é Mentha spicata, também é conhecida como hortelã verde, hortelã-das-cozinhas, hortelã-dos-temperos, hortelã-vulgar, hortelã-das-hortas, hortelã-comum, é uma planta da família Lamiaceae. Originária da Ásia é cultivada e consumida em todo mundo devido às suas propriedades medicinais, sua essência e sabor.

Os tipos mais comuns de hortelã é a hortelã verde, que tem as folhas mais grossas e arredondadas, e a Hortelã-pimenta (Mentha piperita), que tem as folhas compridas e finas, sendo encontrada a partir do cruzamento entre Mentha aquatica e Mentha spicata.

propriedades da hortelã

Existem, no entanto, diversos tipos de hortelã e todos possuem as mesmas propriedades da hortelã: digestiva, tônico estomacal, antisséptica e contra gripes e resfriados. Outros tipos são: a Hortelã Branca (Mentha rotundifolia), Hortelã do Norte (Plectranthus amboinicus), Hortelã portuguesa (Mentha ssp),  Hortelã Poejo (Mentha pulegium) e a Hortelã grosso.

A folha de hortelã é usada popularmente como descongestionante nasal, antigripal, vermífuga, digestiva e analgésica.  O chá de hortelã também é conhecido por seu efeito calmante. Na culinária, é utilizada como tempero, combinada com legumes, verduras, no suco de frutas, no preparo de saladas, smoothies e como aromatizante em certos produtos alimentares.

As propriedades da hortelã também são usadas na aromaterapia, na qual tem uma ação relaxante físico e mental. Da extração do seu óleo essencial, temos o mentol, substância da classe dos terpenos, cujo principal uso se dá na fabricação de pomadas, cremes, pastas de dentes, géis e cremes anti-inflamatórios. Por vezes, a hortelã é cultivada como planta ornamental.

Hortelã benefícios

A hortelã é estimulante do sistema digestivo, sendo ótima para tratar diversos problemas como má digestão, náuseas, vômitos e flatulências. Muito usada também para tratar gripes e resfriados, já que ajuda a descongestionar o nariz e limpar os pulmões, facilitando a expectoração.

Como é rica em vitaminas A e C e fonte de ferro, faz bem para o sangue. Além de conter cálcio, mineral importante para a formação de ossos e dentes, possui também propriedades antioxidantes e calmantes, sendo empregado nas palpitações e tremores nervosos.

Os benefícios da hortelã podem ser aproveitados na forma de chá, como tempero na culinária, em cápsulas e na extração do seu óleo essencial.

1.Melhora a digestão

As folhas de hortelã possuem antioxidantes e fitonutrientes que contribuem para uma melhor digestão e reduz desconfortos relacionados a todo processo digestivo. A hortelã age positivamente sobre as enzimas digestivas, ativa a ação de glândulas salivares e a produção de bile, melhorando a função do sistema digestivo como um todo.

Devido ao seu efeito anti-emético, alivia náuseas e vômitos. Como possui também efeito anti-espasmódico, é capaz de diminuir cólicas intestinais, flatulência, diarreia ou constipação e pode ajudar na síndrome do intestino irritável.

2.Ajuda a combater dores de cabeça

O mentol presente na hortelã é vasodilatador, capaz de ativar a circulação e reduzir inflamações, ajudando assim a combater dores de cabeça e enxaquecas. Quando associado com gengibre, potencializa sua ação e ajuda a aliviar estados febris.

3.Ajuda a tratar gripes e resfriados e outras doenças respiratórias

A vitamina C (ácido ascórbico), mentol e tinol presentes na hortelã possuem ação expectorante e descongestionante, e podem ser aliados no alívio dos desconfortos causados por gripes e resfriados, e que agem não só sobre as vias respiratórias, mas também ajudam a reduzir dores de cabeça e do corpo.

Para quem sofre com rinite, asma e alergias específicas, a hortelã pode ser útil para o tratamento da congestão, uma vez que age sobre as histaminas, reduzindo as irritações e demais sintomas.

4.Reduz dores nos mamilos de gestantes

Diferente de outras plantas, a hortelã é benéfica para a saúde de gestantes e durante o período de amamentação, uma vez que reduz os desconfortos e dores nos mamilos.

5.Combate à fadiga

O cheiro da hortelã funciona como um estimulante cerebral, dando mais animo para as atividades e ajudando no combate à depressão. O consumo das folhas de hortelã renova a energia, reduzindo o cansaço e estimulando o corpo para as atividades diárias.

6.Ajuda contra a acne

A ação antisséptica, anti-inflamatória e antipruriginoso da hortelã é um aliado para limpar a pele e reduzir manchas e acnes, melhorando a aparência da pele e reduzindo a oleosidade.

7.Ação repelente contra insetos

O mentol, óleo extraído da hortelã, quando aplicado sobre a pele, age como repelente para picadas de mosquitos e insetos.

8.Auxilia na prevenção do Alzheimer

Estudos mostram que a hortelã contribui com o melhor funcionamento cognitivo, agindo como um estimulante cerebral, favorecendo a capacidade de concentração e agilidade mental e podendo retardar os efeitos negativos do Alzheimer.

9.Ajuda a perder peso

A hortelã emagrece por estimular as enzimas digestivas que garantem uma melhor digestão, melhor absorção de vitaminas e minerais e melhor eliminação de toxinas. A hortelã não oferece prejuízos à dieta e induz o corpo a usar a gordura como fonte de energia, reduzindo as medidas.

O consumo de chá de hortelã com gengibre potencializa a perda de peso, uma vez que o gengibre acelera o metabolismo e estimula o aquecimento do corpo, fazendo com que se queimem mais calorias mesmo em repouso.

10.Ajuda a reduzir o mau hálito

A ação anti-inflamatória e antibacteriana é importante na prevenção de infecções na boca, cáries e mau hálito.  Beber chá de hortelã ajuda a manter o hálito com um cheiro agradável. Outros meios de se beneficiar com essa qualidade é usar produtos a base de hortelã, incluindo balas, enxaguantes bucais, pasta de dente, entre outros.

benefícios do hortelã

11.Reduz as cólicas

Tanto cólicas intestinais, muito comuns em crianças, quanto as cólicas menstruais podem ser reduzidas bebendo chá de hortelã, que relaxa os músculos, reduzindo a tensão e consequentemente a dor.

12.Fortalece o sistema imunológico

Por possuir vitaminas como as do complexo B, C, e E, além de minerais, o consumo de hortelã fortalece o sistema imunológico, deixando-o mais preparado para combater possíveis inflamações, infecções e demais interferências externas. Por esse motivo, o chá de hortelã é indicado no tratamento de gripes e resfriados, asma, e na prevenção de diversas doenças.

13.Auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer

O álcool perílico, um fitoquímico presente na hortelã, é apontado como auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer como o câncer de mama, próstata, fígado, cólon, pulmão e de pele.

14.Melhora o colesterol

A hortelã estimula a produção de bile, responsável pela quebra e eliminação das gorduras ingeridas. Este fator é importante para o controle do nível de colesterol e também reduz a sobrecarga do fígado.

15.Tônico capilar

O uso do óleo de hortelã, associado com outras vitaminas, pode atuar como fortalecedor dos fios de cabelo. Borrifar o chá natura de hortelã também resulta em efeitos positivos, deixando os canelos mais hidratados e com brilho.

16.Auxilia no combate ao estresse

O gosto e o cheiro da hortelã são conhecidos por proporcionar o bem estar e ajudar a aliviar o estresse. O chá de hortelã é comumente usado também por suas propriedades calmantes e seu consumo à noite ajuda a aliviar o estresse e a dormir melhor.

hortelã

Chá de hortelã benefícios e contraindicações

O consumo do chá de hortelã é muito conhecido por aliviar problemas de estômago como náuseas e vômitos. Sua propriedade carminativa ajuda na digestão, alivia dores de estômago, estimula enzimas digestivas e melhora o transito intestinal, sendo benéfica em casos de diarreia ou constipação.

Por impulsionar o sistema imunológico, o chá de hortelã é benéfico em casos de gripes, resfriados e asma leve por ajudar a aliviar os sintomas da doença e ter ação expectorante e descongestionante. Seu consumo ainda é benéfico para aliviar o estresse e reduzir o mau hálito.

As contraindicações da hortelã estão no seu uso em excesso. Assim como qualquer planta medicinal, para se obter seus benefícios, deve ser usado em quantidades adequadas. Pessoas com refluxo grave ou hérnia de hiato devem evitar seu consumo exagerado, pois a hortelã estimula as enzimas digestivas. Alguns efeitos colaterais possíveis são alterações no ritmo intestinal, como diarreia ou prisão de ventre e urticária na pele.

Como fazer chá de hortelã

Para se beneficiar das propriedades da hortelã, como melhorar a digestão, diminuir enjoos e reduzir os sintomas de gripes e resfriados, podem ser usadas diferentes espécies de hortelã, as mais encontradas e comumente usadas são a hortelã comum ou Menta spicata e a hortelã-pimenta ou Menta piperita.

Para preparar o chá, coloque as folhas de hortelã em uma chaleira ou panela e as deixe aquecer por cinco a dez minutos. Não superaqueça para não perder as propriedades das folhas.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades do Manjericão

Benefícios e Propriedades da Salsa

Benefícios e Propriedades da Cebolinha