Benefícios do Jamelão para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O jamelão é uma fruta originária da Índia e se adaptou bem ao Brasil, sobretudo na região nordeste. Pode ser encontrado por diversos nomes, como jambú, jalão, jambuí, azeitona do nordeste e jambolão.

O jamelão (Eugenia jambolana Lam) pertence à família Myrtaceae e a árvore pode atingir até 20 metros de altura. O tronco pode ter de 60 a 90 centímetros de diâmetro, de casca áspera, fissurada, descamada e de coloração variável. Além disso, possui folhas simples e brilhantes, que nascem em longos ramos rosas quando jovem e verde escuras quando maduras.

Os frutos são ovais e escuros e a árvore, além de poder ser usada em ornamentação de jardins, pode também compor canteiros, quadras e ser usada como arborização ao longo de estradas. Vale destacar que é preciso ter cuidado em sua aplicação em lugares públicos, haja vista que os frutos maduros mancham ruas e calçadas, roupas e carros.

jamelão benefícios

Os frutos podem ser consumidos in natura e/ou usados na alimentação, como confecção de tortas, geleias, gelatinas, doces, suco, vinho, licores e vinagre. A essência extraída das folhas tem impacto na indústria de saponáceos, cosméticos e perfumaria. No que se refere aos frutos, sementes e folhas, estes são considerados medicinais, sobretudo pela eficácia no tratamento da diabetes. A fervura das raízes e casca e o suco da folha combatem a disenteria e as flores servem à apicultura.

Na hipótese de haver interesse em plantar jamelão, sugere-se que isso seja feito durante o período das chuvas. Nessa época, coloque as sementes para germinar por volta de dois centímetros e meio de profundidade em canteiros à sombra. Lembre-se de irrigar diariamente para manter a umidade alta. Após o período de nove meses as mudas podem ser transplantadas para o local definitivo. Embora as mudas tenham um crescimento lento, as plantas podem ter mais de três metros de altura em dois anos.

Propriedades do jamelão?

Cada parte do jamelão possui uma propriedade, sejam elas:

  1. Folha

As folhas do jamelão possuem propriedades hipogicemiantes, logo, podem ser usadas no tratamento da diabetes. Adicionalmente, o extrato das folhas apresenta ação antiviral, anti inflamatória, antibacteriana e anti alérgica.

Tendo em vista as propriedades antioxidantes em todas as partes da planta, ela é aconselhável para prevenir o envelhecimento e para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, a planta também minimiza os sintomas de intoxicações alimentares, bem como prisão de ventre, diarreia, cólicas, gases intestinais e problemas no estômago e no pâncreas.

  1. Fruta

O jamelão tem em sua composição a vitamina C, flavonoides e taninos com potente ação antioxidante, hipoglicemiante e anticarcinogênica. Posto isso, as frutas podem ser usadas no tratamento de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

propriedades do jamelão

Benefícios do jamelão?

  1. Prevenir o envelhecimento precoce

As antocianinas, presentes no jamelão, combatem os radicais livres. Diante disso, evitam o envelhecimento precoce das células e mantém a saúde de todo o organismo.

  1. Combate a leucemia

Estudos demonstram que as antocianinas presentes nessa fruta desempenham uma importante função, seja ela: matar células leucêmicas! Isso se dá porque o jamelão é rico em antocianinas e, além disso, testes foram feitos em células sadias e o índice da morte dessas não passou de 20%.

jamelão

  1. Combate ao câncer

Estudos mostraram que o consumo dessa fruta é diretamente proporcional à prevenção de doenças crônicas e não transmissíveis, seguramente pelo aumento do consumo de compostos antioxidantes. Esses compostos protegem nosso organismo dos carcinogênicos que entram em contato direto com nosso corpo e podem causar a mutação de nossas células e formar o câncer.

  1. Rico em antioxidantes

A atividade antioxidante do jamelão é maior até que o mirtilo e a amora preta. As sementes concentram mais antioxidantes do que a casca ou a polpa e podem ser utilizados em extratos antioxidantes.

  1. Possui diversas propriedades medicinais

O jamelão possui propriedade adstringente, antioxidante, antifúngica, antibacteriana, antiviral, antialérgica, anti inflamatória, diurética e controladora de glicose na urina e no sangue.

  • Chá de jamelão

O jamelão é uma planta que possui propriedades diuréticas. Diante disso, ela promove a eliminação de líquidos no organismo através da urina, o que é essencial em casos de retenção de líquido.

Cabe destacar que, caso seu interesse seja fazer o uso do chá para auxiliar qualquer problema de saúde, o médico deverá ser a primeira pessoa a saber. Além disso, não substitua o chá pelos medicamentos, haja vista que essa atitude poderá atrapalhar e/ou retardar o tratamento.

Feitas essas considerações, para preparar o chá, você precisará de:

– ½ litro de água; e

– 10 folhas de jamelão.

Inicialmente, coloque a água dentro de uma panela e leve-a ao fogo até adquirir fervura. Após ferver, adicione as folhas de jamelão e desligue o fogo.

Em seguida, tampe a panela e deixe o chá descansar por quinze minutos. O ideal é que seja ingerido tão logo após o preparo. Isso se dá porque um chá tende a preservar substâncias importantes até vinte e quatro horas depois do preparo.

Lembre-se de higienizar as folhas antes de preparar o chá, além de verificar a qualidade e a procedência.

  • Receitas com jamelão

benefícios do jamelão

Geleia de Jamelão

Sabe quando bate aquela vontade de comer um doce com sabor mais natural possível? Nesses momentos, uma ótima saída é preparar uma geleia acompanhada de uma torrada ou um pão quente. Nesse sentido, explicaremos como preparar uma deliciosa geleia de jamelão.

Você deverá reservar:

– 250 gramas de açúcar;

– 800 gramas de jamelão; e

– 2 colheres (sopa) de suco de limão.

Em uma panela grande e grossa coloque os frutos limpos e sem sementes, o açúcar e o suco de limão. Mexa bem e em fogo baixo.

Após uns quarenta minutos, a geleia de jamelão estará pronta para ser degustada!

O suco de jambolão fornece quantidades significativas de muitos nutrientes, podendo até chegar a atuar como um remédio natural.

Para preparar esse suco, você precisará de:

– 2 copos de jamelão frescos;

– 2 colheres (sopa) de açúcar;

– 4 copos de água gelada; e

– Hortelã.

O primeiro passo consiste em amassar levemente as frutas para retirar os caroços. Bata no liquidificador com a água, o açúcar e as folhas de hortelã. Feito isso, passe por uma peneira e sirva decorado com um ramo de hortelã (opcional). Sirva à vontade.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades do Jambo

Benefícios e Propriedades do Sapoti

Benefícios e Propriedades da Pitanga

Benefícios e Propriedades da Lichia

Benefícios e Propriedades da Jaca