Benefícios do Limão para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O limão é uma fruta arredondada, originária da Ásia, cujas espécies mais conhecidas são Limão Siciliano (nome científico: Citrus limon), Limão Taiti (nome científico: Critrus aurantiifolia) e Limão Galego (nome científico: Citrus limonia), que podem ser encontradas nas cores verde, amarelo e laranja. Algumas dessas espécies de limão têm a casca fina e lisa e outras têm a casca grossa, com algumas saliências.

Por dentro, o limão tem gomos cheio   s de suco e também contém alguns caroços. O gosto cítrico e um pouco azedo é característico da fruta e varia de acordo com a espécie, com o local de cultivo e com o clima e estação do ano em que ocorre a colheita. A árvore produtora de limões é o limoeiro.

limão benefícios

Propriedades do limão

O limão é rico em fibras alimentares, dispõe de baixa caloria e tem ação antioxidante.  Contém sais minerais, tais como: o fósforo, o ferro, o potássio e o cálcio. Uma alternativa para melhor aproveitar as propriedades dessa fruta é utilizar fatias de limão para saborizar a água. Deve-se cortar o limão em fatias e colocá-lo imerso em água morna. Afinal, a água morna vai potencializar o efeito da vitamina C, que é encontrada em grande quantidade na casca do limão. Depois, basta colocar na geladeira e resfriar a composição.

Benefícios da água com limão

Os benefícios da água com limão são inúmeros, dentre os quais está a melhora da digestão. O limão possui efeito desintoxicante, que colabora com a retirada de toxinas que prejudicam o funcionamento gastrointestinal. O limão é ácido, então consegue auxiliar no processo de digestão dos alimentos e ajuda o fígado a quebrar gorduras.

O limão ajuda na desintoxicação do organismo e, também, estimula o sistema imunológico a produzir mais células de defesa. Portanto, a função do limão no organismo é a remoção das placas gordurosas das artérias e a ajuda no combate a gripes, infecções no trato respiratório, dores na garganta e má digestão. O limão também possui ação anti-inflamatória e colabora na regeneração da pele.

Diferentes usos do limão no dia a dia

  1. Gargarejo com limão

O gargarejo com limão é uma das formas mais rápidas de aliviar a dor e o incômodo na garganta. É só espremer parte de um limão (taiti, galego ou siciliano), em um copo, e depois fazer o gargarejo. A forma correta de gargarejar consiste em manter o suco do limão durante 1 minuto na região da garganta, com alguns movimentos da língua; em seguida, é só cuspir o líquido.

2. Suco do limão com a casca

O suco do limão com a casca é rico em vitamina P (rutina, vitamina essa que não é produzida pelo organismo). A vitamina P está presente na “entrecasca”, aquela parte branca entre a casca grossa e os gomos. As propriedades bioquímicas dessa vitamina ajudam a manter as condições saudáveis de funcionamento dos vasos sanguíneos a partir da diminuição da permeabilidade dos capilares.

  1. Gotas de limão no merengue

Algumas gotas de limão ajudam na maior consistência do merengue. Isso ocorre porque a acidez vai relaxar as proteínas presentes no merengue e, então, ele vai se estabilizar. É só adicionar as gotas na tigela e espalhar ou, quando as claras estiverem aumentando de volume, adicionar 4 ou 5 gotas de limão e continuar batendo.

  1. Limão para as frutas não escurecerem

Quando você pinga gotas de limão em algumas frutas (tais como pera, maçã ou banana), essas frutas não oxidam. Isto acontece por causa da Vitamina C (ácido ascórbico) que está presente no limão. A vitamina C vai reagir com o oxigênio que está presente no ar e vai impedi-lo de oxidar as frutas. Então, para as frutas não oxidarem, é só molhar a superfície  exposta da fruta com algumas gotas de limão.

  1. Limão em jejum

Beber o suco do limão pela manhã e em jejum ajuda a fortalecer o estômago e também facilita a eliminação das toxinas que estão acumuladas nas paredes do intestino.

  1. Acelerar a recuperação muscular no pós-treino

O limão é uma fruta cítrica, e elas têm uma substância chamada hesperidina, que é encontrada em abundância no limão. As funções da hesperidina estimulam a recuperação e o desenvolvimento dos tecidos danificados pelo exercício físico. Essa substância também ajuda o organismo a ter mais defesas. Por isso o limão ajuda o organismo a se recuperar bem no pós-treino. É sugerido consumir o limão antes ou depois do exercício físico, pode ser um adicional para o café da manhã, almoço ou jantar.

propriedades do limão

Benefícios do limão para a saúde

  1. Influência do consumo de limão no emagrecimento

Afinal, limão emagrece? Sim! O limão ajuda no emagrecimento, pois elimina gordura e melhora a digestão e o consequente aproveitamento do conteúdo saudável dos alimentos. Isso provoca a diminuição da ingestão de calorias na próxima refeição.

  1. Reposição de vitamina C

A fruta tem grande quantidade de vitamina C, substância que ajuda na absorção do ferro e, por isso, o melhor é consumi-lo junto às refeições, na água ou em forma de suco para potencializar seus efeitos.

  1. Ajuda a combater algumas infecções

O suco do limão é muito utilizado para tratar infecções no trato respiratório e na garganta. Ele também é utilizado para combater a infecção urinária, porque faz com que as bactérias não consigam sobreviver no ambiente. O suco do limão também ajuda na eliminação do cálcio presente na urina.

  1. Contém baixa quantidade de calorias

Substituir alguns temperos pelo suco do limão em alguns alimentos ajuda a cortar calorias que você poderia estar ingerindo. Além disso é barato, nutritivo e gostoso.

Tipos de limão

Os principais tipos de limão são o limão-cravo (Citrus limonia), o limão galego (Citrus aurantifolia), o limão siciliano (Citrus limon) e o limão taiti (Citrus latifolia). O primeiro é o tipo de limão mais comumente encontrado nos quintais, tem casca alaranjada e grossa. O limão galego é muito suculento e possui casca verde, fina e lisa. O limão siciliano foi a primeira espécie de limão descoberta, é arredondado e possui coloração amarelo esverdeada, com a casca grossa. Finalmente, o limão taiti é arredondado e possui casca verde e lisa.

Limão na alimentação

  • Combinações saborosas com o limão

A melhor combinação é usar o limão para temperar peixes, frutos do mar, saladas e molhos, pois seu sabor ácido vai harmonizar com eles o alimentos. Porém, pode ser usado para preparar carnes brancas, tais como carne de porco ou de ave.

  • Limão como tempero em alimentos

A melhor opção para quem está em busca de uma alimentação mais saudável e que não agrida tanto o organismo é o uso do limão para temperar alimentos e saladas. Assim o alimento vai estar mais nutritivo. Uma das substituições é em relação ao sódio. O limão pode substituir o sódio em saladas, molhos e carnes. O limão também deixa o alimento com um sabor diferente e ainda ajuda o organismo a digerir esses alimentos. O limão Taiti e o Siciliano são os mais indicados para serem usados para temperar alimentos. Alguns especialistas dizem que uma colher de sopa do suco de limão é o suficiente para se consumir em uma refeição.

limão propriedades

Combinações que podem potencializar o efeito do limão

  1. Limão com mel e alho

O limão possui grande quantidades de vitamina C, e é capaz de proteger a imunidade. Juntamente com o mel, ele traz muitos benefícios, pois é rico em nutrientes, como minerais e vitaminas do complexo B, C e D, e também contém ferro, cobre e zinco, que atuam para melhorar a imunidade. Adicionando o alho, o efeito antibiótico, antioxidante e anti-inflamatório fica ainda mais intenso.

  1. Limão com Laranja

Tanto o limão quanto a laranja têm grande concentração de vitamina C, que é um nutriente fotoprotetor, que ajuda a amenizar algumas manchas presentes na pele, e também ajuda na formação de colágeno, que vai fortalecer e deixar a pele mais firme e lisa.

  1. Limão com chá verde e castanha-do-Pará

O limão contém ácido ascórbico que acaba estabilizando a catequina, que é um antioxidante que está presente no chá verde. Então, essa junção vai acabar atrasando o envelhecimento celular. E a castanha-do-pará, é rica em vitamina E, que atua contra os radicais livres.

  1. Limão com uva:

As uvas roxas são conhecidas por combaterem o envelhecimento precoce, elas possuem uma grande quantidade de substâncias antioxidantes, assim como o limão. Assim, quando são consumidas junto com o limão, têm seu efeito potencializado pela vitamina C, outro antioxidante que protege o sistema imunológico.

Malefícios do limão

O único malefício é que, se ingerido em excesso, pode irritar o esôfago e o estômago, justamente por ser um ácido. Mas isso pode acontecer somente em pessoas que já têm problemas no estômago, mas muitas vezes utilizam o limão em pequenas quantidades para aliviar os sintomas de alguns problemas no estômago.

Curiosidades sobre o limão

  1. O limão conhecido como “Limão Tahiti ou Taiti” é na verdade uma lima ácida.
  2. Existem alguns relatos de que o limão era usado como remédio pelos romanos.
  3. O limão melhora o hálito , pois retira a maior parte das bactérias presentes na língua e nos dentes.
  4. Algumas pessoas utilizam o chá da folha do limoeiro, ele  combate infecções respiratórias e alivia dores na garganta.
  5. O suco dos limões taiti, galego e siciliano “in natura” é usado na culinária, no preparo de alimentos, como massas carnes, bolos e confeitos e também é usado na limpeza de talheres e roupas.
  6. Ele é utilizado para retirar odores fortes de alimentos, como peixe e alguns frutos do mar, ele retira odores da geladeira e também de alguns utensílios, justamente por ter um cheiro forte ele se sobrepõe a alguns odores.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades da Maçã

Benefícios e Propriedades do Pêssego

Benefícios e Propriedades da Laranja

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades do Abacate

Benefícios e Propriedades do Damasco