Benefícios do Mangostão para a saúde – Veja suas propriedades e como tomar

Compartilhe as informações sobre este alimento

O mangostim é uma fruta considerada exótica que tem a sua origem na Ásia, sendo produzida principalmente na Tailândia, Cingapura, Malásia e Indonésia. Seu nome científico é Garcinia mangostana L. e ela é também conhecida como mangostão. No Brasil, já é possível encontrar diversos lugares onde essa fruta é cultivada.

mangostim

O mangostim amarelo chegou ao Brasil na década de 1930 e, ainda hoje, continua a ser mais cultivado nos Estados do Pará e Bahia. Porém, também é cultivada no Espírito Santo e em São Paulo, mas em uma escala menor.

A fruta apresenta uma casca grossa e dura, de tonalidade roxa-escura quando se encontra madura. O seu interior apresenta uma polpa de cor branca, com aspecto opaco e um formato que se parece com uma cabeça de alho. O sabor da polpa suculenta é muito doce.

O consumo do mangostim pode ser feito in natura ou então como suco, sendo muito usado em dietas com o objetivo de emagrecer. A melhor época do ano para o seu consumo é nos meses de setembro e outubro, quando atinge o estado maduro.

Essa fruta de sabor adocicado e que possui certa semelhança com a jabuticaba, é também conhecida como “Rainha das Frutas”. O motivo para isso é, muito provavelmente, devido ao seu sabor.

Outro provável motivo é porque pode ter vindo de “Fruta da Rainha”, por ter sido a fruta consumida nos banquetes reais na época do reinado da Rainha Vitória. De acordo com registros históricos, a rainha decretou o mangostim como fruta oficinal da corte e ofereceu o título de cavaleiro para os súditos que fossem capazes de encontrar a fruta. Para isso, a fruta precisava chegar intacta e chegar em ponto de consumo.

Os habitantes da Indonésia consideram o mangostim a fruta mais saborosa do mundo. Por conta do seu sabor tão apreciado pelos mais variados paladares, foi comparado ao néctar e ambrósia, os chamados “alimentos dos deuses”.

A árvore do mangostim atinge por volta de 8 a 10 metros de altura. Ela possui folhas grandes e rígidas, que apresentam uma tonalidade brilhante verde-escura. As flores são de cor avermelhada e também possuem um tamanho grande.

O mangostim fruta é pequeno, tem um formato arredondado, com casca de aspecto rústico. Em seu interior, podem ser encontradas entre 6 a 8 sementes. A polpa é a parte comestível da fruta que possui uma acidez semelhante à da tangerina e é muito usada para a fabricação de sucos e algumas sobremesas.

A fruta mangostim preço já chegou a custar R$7,00 a unidade, mas é possível ser encontrada atualmente por cerca de R$5,00 o quilo.

Propriedades do mangostim

O mangostão amarelo é conhecido por conta das suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antissépticas, antimicrobiana, antifúngica e anti-inflamatória. Por isso, consumir o suco dessa fruta ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, além de ser muito boa para quem sofre de diabetes.

mangostim benefícios

Além disso, ele é rico em fibras, sais minerais, potássio, fósforo, cálcio e também contém as vitaminas A, vitamina C e algumas vitaminas do complexo B. Entre as propriedades do mangostim também está o ácido fenólico, que ajuda a controlar o colesterol.

Fruta mangostão: para que serve

O mangostim fruta pode ser consumido in natura, assim como as outras frutas tropicais. Em algumas regiões da Ásia, a casca é utilizada há muito tempo para fins medicinais, no preparo de chás que ajudam a tratar infecções urinárias, diarreia e propriedades do mangostimgonorreia. Isso ocorre devido à presença de compostos conhecidos como taninos, que estão presentes na casca e possuem ação anti-inflamatória, adstringente e antisséptica.

O uso de pomada que contém a fruta como componente também é usado para cuidar de problemas de pele, como no caso da acne. Também é possível encontrar extratos feitos de mangostim, mas ainda não há muitos estudos realizados para avaliar os seus efeitos colaterais e a sua interação com alguns tipos de medicamentos.

A presença de um componente no mangostim chamado xantona pode interferir na coagulação sanguínea, de acordo com pesquisas realizadas para avaliar a ação das substâncias encontradas na fruta. Por conta disso, se for consumida em grandes quantidades, pode até mesmo provocar hemorragia.

Em doses muito elevadas, pode ser tóxica. Porém, se for consumida de forma moderada, não causa dano algum para a saúde.

Benefícios do mangostim

Entre os benefícios para a saúde do mangostim está a eliminação das toxinas do organismo através da urina e o aumento da saciedade, agindo com um alimento termogênico. Isso ocorre devido à presença do ácido hidroxicítrico em sua composição. Confira as vantagens de incluir essa fruta na sua alimentação.

1.Ajuda a prevenir o câncer – De acordo com pesquisas realizadas com o mangostim, essa fruta é capaz de prevenir e inibir o surgimento do câncer, podendo ser usada em conjunto a medicamentos no tratamento da doença. O motivo é porque ele possui xantonas, substâncias com ação anti-inflamatória e antibacteriana, que inibem o crescimento das células do câncer de colón.

2.Controla a pressão arterial – Entre os nutrientes encontrados no mangostim estão o magnésio, cobre e manganês, substâncias que ajudam no controle da frequência cardíaca. Além disso, o potássio encontrado na fruta protege contra derrame e controla a pressão sanguínea.

3.Deixa a pele saudável – A fruta mangostim possui ação antioxidante, antifúngica e antibacteriana, que contribuem para minimizar o envelhecimento da pele, além de prevenir inflamações, alergias e infecções provocadas por bactérias.

Por ser um antioxidante eficaz, ajuda a proteger o organismo de radicais livres, que são responsáveis pelo estresse oxidativo, o que pode resultar em diversas complicações de saúde.

4.Alivia problemas estomacais – O pericarpo e a casca do mangostim, quando ingeridos, ajudam a aliviar distúrbios estomacais, como a diarreia e a disenteria, ajudando também na prevenção de doenças mais sérias.

5.Ajuda a tratar a diabetes e protege o coração – O consumo da fruta ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue, o que a torna benéfica para as pessoas que sofrem de diabetes.

Estudos mostram que o mangostim ajuda a proteger a saúde do coração, reduzindo os riscos de infarto e de um acidente vascular cerebral (AVC). O nível de colesterol também é reduzido com a ingestão do mangostim.

6.Ajuda no tratamento do Alzheimer – O mangostim possui substâncias que podem ser usadas para auxiliar no tratamento de doenças degenerativas e que provocam deterioração mental e física, como é o caso da doença de Alzheimer, que provoca esquecimento e confusão mental. Esses componentes, como as xantonas, são encontrados tanto no pericarpo como na casca da fruta.

7.Controla o peso – Quem deseja emagrecer pode ser beneficiado com a ingestão do mangostim. Isso porque a fruta não possui gorduras saturadas e apresenta um baixo teor de calorias. Uma porção de 100 gramas da fruta contém cerca de 63 calorias.

Além disso, é rico em fibras, o que ajuda a reduzir a sensação de fome. Ele também possui um componente ativo que reduz o desejo de comer doces.

Mangostão: como comer essa fruta

Essa fruta é consumida in natura, em forma de suco concentrado e também na preparação de chás, compotas e doces. Ao invés de descascar como uma laranja, ela deve ser aberta e torcida até que se parta, ou então pressionando a casca com firmeza.

Outra maneira de consumir o mangostão, como comer, é cortar a fruta ao meio usando uma faca. Em seguida, remover a polpa com a ajuda de uma colher. Tome cuidado para que a resina da casca não entre em contato com a polpa, pios apresenta um sabor bem azedo.

Como plantar mangostão

O ideal para o plantio do mangostim é entre plantas que possam oferecer sombra durante seu desenvolvimento inicial como, por exemplo, bananeiras. O espaçamento deve ser entre 11 a 12 metros e o preparo do solo com matéria orgânica deverá ser feito por volta de 30 dias antes do plantio.

A mangostim árvore se adapta ao clima quente e úmido, sendo o mais ideal ser plantada em regiões onde a chuva é distribuída durante o ano. Quando não há umidade disponível, é preciso irrigar para manter o solo adequado para o desenvolvimento da árvore. É também aconselhável espalhar cascas de coco ou palha ao redor do tronco para reter a umidade.

A temperatura ideal é entre 20 a 30 graus e umidade relativa acima de 80%. Temperaturas abaixo do recomendado podem acabar retardando o crescimento da planta e, abaixo de 5 graus, é possível que a árvore morra.

O tempo para começar a frutificação é de 10 anos e, quando isso acontece, proporciona uma grande quantidade de frutos, chegando até cerca de 1500 frutos a cada safra.

Receita de suco de mangostim

O suco de mangostim é uma excelente forma de incluir mais nutrientes para o corpo e também contribui para o processo de emagrecimento. Veja o passo a passo de como preparar:

Ingredientes

  • 3 pedaços de mangostim
  • 200 ml de água
  • Mel

Modo de preparo

  1. Lave bem a fruta para remover a sujeira presente na casca. Em seguida, abra o mangostim e coloque no liquidificador com casca e tudo.
  2. Bata junto aos outros ingredientes, até adquirir uma consistência homogênea. Não é necessário coar pois, dessa forma, os nutrientes não serão perdidos.
  3. Deixe na geladeira por até 3 dias, para que não estrague.

 

Matérias relacionadas:

 

Tipos de Manga

Benefícios e Propriedades do Pomelo