6 benefícios do Pomelo para a saúde – Saiba mais sobre suas propriedades

Compartilhe as informações sobre este alimento

O pomelo é uma uma fruta de origem asiática, com formato semelhante ao de uma laranja, que pode facilmente se confundido com a toranja ou com o grapefruit, só que consideravelmente maior, podendo pesar até 2 quilos. Tem entre 15 e 20 centímetros de diâmetro e é a maior fruta cítrica existente.

No que se refere ao sabor, o pomelo é menos doce que a laranja e possui certo amargor, além de ser azedo, mas não tanto quanto o limão. A casca pode ter coloração esverdeada amarela ou, ainda, avermelhada, e a tonalidade da polpa também varia, podendo ser amarela, avermelhada ou até mesmo arroxeada.

pomelo

Quer saber todos os detalhes de produção e consumo dessa fruta? Então prossiga a leitura!

Como cultivar o pomelo

O pomelo se adequa mais confortavelmente ao clima tropical. Ainda que a árvore possa ser plantada em ambientes mais frios, não é aconselhável plantá-la em lugares nos quais a temperatura fique abaixo dos 3 °C, pois o pé de pomelo não suporta as geadas e a neve, por exemplo.

Se você decidiu plantar pomelo, o primeiro passo é selecionar o local. Saiba que a árvore de pomelo necessita receber luz solar durante a maior parte do ano, então escolha um espaço bastante iluminado. Também leve em consideração a intensidade dos ventos, pois os fortes podem não ser bons para a produção.pomelo benefícios

No que se refere ao solo, o pomelo se desenvolve melhor naqueles arenosos e de Ph neutro. Trata-se de uma planta que exige bastante irrigação, então, nos períodos nos quais o clima estiver seco, não se esqueça de regá-la com frequência. Aliás, a questão da umidade é tão importante que a melhor época para iniciar o plantio é durante uma estação chuvosa.

O cultivo pode ser iniciado por meio de sementes ou de mudas e a produção acontece uma vez por ano. Entretanto, você precisará de bastante paciência, já que o pomelo leva de seis a oito anos para começar a produzir. Cada semente custa cerca de R$3,60, enquanto uma muda pode ser adquirida a partir de R$29,00.

A maior produção do país está no estado de São Paulo, mas o cultivo também acontece no Vale do São Francisco e no Vale do Rio Moxotó.

Como você pôde ver, não há grandes segredos para a produção do pomelo. O processo e as exigências são praticamente as mesmas de uma plantação de pés de laranja. Aliás, essa é uma excelente oportunidade de investimento, pois o custo de produção é baixo e o preço de venda é muito bom.

Você também pode considerar que estará investindo em um nicho ainda pouco explorado, já que a produção nacional, por enquanto, é baixa.

Onde comprar

É curioso pensar como o pomelo, fruta muito semelhante à laranja, tenha sido introduzido tão tardiamente no Brasil. Na verdade, isso aconteceu apenas em 2011, por uma iniciativa da Embrapa. Por enquanto, parece que toda a popularidade está mesmo com a laranja, ainda que seja muito parecida com o pomelo.

Você perceberá, ao pesquisar na internet, que não há muitas informações sobre o pomelo em páginas nacionais, e sites que possibilitam a compra da fruta são raríssimos. No restante da América Latina, no entanto, o pomelo é bem mais popular e o acesso a sementes, mudas e à fruta é bem mais fácil.

No entanto, caso encontre o pomelo nos supermercados e feiras, você verá que o preço é muito convidativo, o que mais uma vez deve acontece em razão da proximidade com a laranja da facilidade de plantio.

Benefícios para a saúde

O pomelo oferece uma série de benefícios para a saúde, em razão de algumas propriedades que possui.

1.Auxilia no sistema imunológico – Assim como a laranja, o pomelo pode fazer maravilhas por seu sistema imunológico, por ser fonte de ácido ascórbico, a popular vitamina C. Por ser antioxidante, a vitamina C ajuda a combater a ação dos radicais livres, mantendo seus sistemas corporais mais saudáveis. Assim, ao consumir o pomelo, você estará prevenindo tosse, febre, gripes, resfriados e constipações.

propriedades do pomelo2.Ajuda a retardar o envelhecimento – Além disso, a vitamina C possui propriedades, como o spermadine, que retardam o envelhecimento. Ela diminui a ação dos radicais livres, os quais causam os tão conhecidos sinais da idade, como manchas, rugas e flacidez.

3.Possui muitas fibras – Outra grande vantagem do pomelo está na quantidade de fibra que a fruta possui. Por ser a maior fruta cítrica que existe, apenas a parte comestível do pomelo oferece 25% da quantidade diária de fibras que o nosso corpo necessita. Ingerir quantidades adequadas de fibras significa ter uma boa digestão e um excelente funcionamento do intestino.

4.Auxilia na queima de gordura – Você está sempre procurando por alimentos que possam integrar sua dieta, tornando-a mais saudável e saborosa? Então não perca a chance de adicionar o pomelo as suas refeições, pois a fruta auxilia na queima de gordura. Isso acontece em razão da presença de uma enzima chamada carnitina pamitoyltransferase, a qual não é amplamente encontrada em outros alimentos. Como você sabe, a queima de gordura é fundamental para o emagrecimento.

5.Rico em potássio – Ainda tem mais. O pomelo não é rico apenas em vitamina C e em fibras, mas também em potássio. O potássio é fundamental para a saúde de seus ossos, de modo que auxilia na absorção de outros minerais importantíssimos e atua na prevenção da osteoporose. Já se a razão de seu incômodo são as dores musculares, o pomelo também é para você, pois ajuda a evitar dores, cãibras e outros problemas musculares.

6.Ajuda a combater o câncer de próstata – Finalmente, por ser rico em licopeno, o pomelo avermelhado é importante no combate às doenças de pele e câncer de próstata.

No entanto, tenha muita atenção! Enquanto potássio, cálcio e vitamina C são excelentes para algumas pessoas, para outras pode ser um verdadeiro veneno. Em especial para quem possui problemas renais e hipotensão artéria.

O que fazer com pomelo?

O pomelo tem um grande problema: é azedo. Assim, caso não queira que a receita tenha esse gosto, você deve fazer o mesmo que faz com o limão, ou seja, tirar toda a parte esbranquiçada, o que não é muito fácil.

Uma das informações mais interessantes é que existe o refrigerante de pomelo, o qual pode ser encontrado sem dificuldade nos nossos vizinhos Uruguai, Chile e Argentina.

Como o refrigerante não chegou até nós, você pode fazer uma receita de suco de pomelo. Experimente tomá-lo sozinho ou misturado ao sabor de outras frutas.pomelo benefícios

Apesar do sabor um pouco amargo, o pomelo pode ser usado para fazer doces e bolos, de maneira muito semelhante ao processo de fazer doces e bolos de abacaxi e mamão verde.

Outra informação interessantíssima sobre o pomelo é que ele é matéria prima para a extração de um óleo essencial utilizados na indústria da perfumaria. Isso acontece em especial pelo agradabilíssimo aroma da fruta e das folhas. Certamente você, sem saber, já utilizou cosméticos que continham pomelo em sua composição.

Então, o que achou do pomelo? Está a fim de experimentar essa fruta tão comum nos países vizinhos? Não perca a chance de provar todos os benefícios dessa laranja gigante, e tenha cuidado com as contraindicações.

 

Matérias relacionadas:

Tipos de Laranja

Benefícios e Propriedades da Pitaia

Tipos de Manga

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades do Quiuí

Benefícios e Propriedades do Mangostão