Benefícios do Rabanete para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O rabanete (nome científico Raphanus sativus) é um legume que tem a sua origem na região Mediterrânea e vem sendo usado na culinária há muito tempo. Ele é encontrado em registros de livros chineses datados de 2.700 a.C. No Brasil, o seu consumo não é feito em grande quantidade.

Consiste em uma planta de pequeno porte, pertencendo à mesma família que a couve e o repolho. As folhas do rabanete são ovaladas de cor verde-escura, que apresentam estrias vermelhas.

Esse legume tem sabor picante ou adocicado, polpa crocante de cor branca e possui uma quantidade grande de suco. Sua raiz é tuberosa, com formato alongado ou arredondado e pode ser encontrado como rabanete branco, vermelho, roxo ou preto.

rabanete propriedades

O consumo inclui as folhas, flores, sementes e vagens. Ele pode ser comido em sua forma crua, em saladas ou então cozido, além de também ser conservado em vinagre. As sementes são usadas para a fabricação de óleo, além de serem úteis para aplicações que beneficiam a saúde.

As propriedades do rabanete são inúmeras e o seu consumo traz muitos benefícios à saúde. Ele contém fósforo, fibras, vitamina A, vitamina C, além de pequena quantidade de cálcio, enxofre, ferro, potássio e folato. Além disso, possui sulfurosos, substâncias que ajudam a prevenir contra o câncer.

Benefícios do rabanete

O rabanete apresenta ação expectorante e previne hemorragias, além de ter efeito calmante e ajudar na hidratação do organismo. Conheça quais são os principais benefícios desse legume.

1.Contribui para o tratamento da icterícia

A icterícia, provocada pela bilirrubina (substância amarelada produzida pela bile que se acumula no corpo), pode ser tratada com o consumo do rabanete.

Isso ocorre por causa da ação antioxidante que o rabanete possui, reduzindo os glóbulos vermelhos destruídos no sangue, causando uma purificação. Dessa forma, as toxinas que deixam a pele amarelada acabam sendo eliminadas do organismo.

2.Ajuda a cuidar de problemas urinários

Como o rabanete apresenta ação diurética, promovendo uma liberação da urina maior, o consumo desse vegetal faz com que a dificuldade de urinar que algumas pessoas sofrem seja melhorada. Além disso, previne o aparecimento de infecções e provoca a cura de inflamações, fazendo com que a queimação sentida ao urinar seja eliminada.

3.Cuida da saúde do coração

A ingestão do rabanete reduz a homocisteína, que consiste em uma substância que aumenta as chances do desenvolvimento de problemas cardiovasculares. Ele também contém antocianinas que, em sua ação antioxidante, também estão associadas à redução desse tipo de doença.

4.Beneficia o sistema respiratório

O rabanete possui vitaminas que são essenciais para proteger o sistema respiratório de resfriados, alergias e infecções, diminuindo a irritação nasal, dos pulmões e da traqueia. Outros benefícios são o alívio nas dores de garganta e a redução do muco excessivo.

5.Melhora o funcionamento intestinal

O consumo do rabanete provoca uma melhora nos movimentos intestinais, aliviando a prisão de ventre. Isso porque ele possui uma quantidade grande de fibras, que também auxiliam no combate ao intestino solto.

6.Ajuda no combate ao câncer

No rabanete é encontrado um composto conhecido como isotiocianato. Esse composto já foi estudado e é apontado como uma substância que contribui de forma significativa para o combate a alguns tipos de câncer. Isso ocorre porque esse composto ajuda a destruir as células maléficas.

7.Ajuda a reduzir a febre

Além de aliviar a febre e equilibrar a temperatura corporal, o rabanete auxilia no combate a infecções que podem resultar em febre. Para usufruir desse benefício, o indicado é tomar o suco de rabanete com sal preto.

benefícios do rabanete

8.Possui ação antioxidante

O rabanete possui substâncias que apresentam ação antioxidantes, como a luteína e a zexantina. Essas substâncias ajudam a combater a ação dos radicais livres, que podem provocar doenças ao causar danos às células.

Os radicais livres também reduzem as defesas do organismo, já que causam o enfraquecimento do sistema imunológico. Por isso, é importante o consumo de alimentos que possuem ação antioxidante, como é o caso dos rabanetes, que ajudam a neutralizar essas substâncias e a evitar que o organismo seja prejudicado.

9.Protege a saúde do fígado

Ao consumir o rabanete, benefícios para o fígado são encontrados. Isso porque o seu consumo ajuda a regular a produção de bile, ácidos e enzimas. Outro fator importante é que ele contribui para que seja removido o excesso de bilirrubina do sangue, protegendo o organismo de úlceras e infecções.

10.Trata picadas de insetos

O rabanete apresenta propriedades antipruriginosas e, por essa razão, pode ser usado para tratar picadas de insetos e abelhas de forma eficaz. Ele age reduzindo o inchaço e dor na área que foi picada.

11.Previne a diabetes e ajuda na perda de peso

O motivo pelo qual esse vegetal beneficia a saúde de pessoas com diabetes é porque apresenta um baixo índice glicêmico, deixando a digestão mais lenta, evitando picos ou quedas de glicose na corrente sanguínea.

O rabanete também possui uma quantidade baixa de calorias (cerca de 23 calorias por porção de 100 gramas) é rico em fibras que, ao ingeridas, fazem com que a sensação de saciedade seja mantida por mais tempo. Por esse motivo, a ingestão de calorias será reduzida, pois o apetite será melhor controlado. Isso leva a outro dos benefícios do rabanete: ajuda a emagrecer.

12.Melhora a saúde da pele

O rabanete possui diversos componentes importantes para a manutenção da saúde da pele, como fósforo, ferro, vitamina C. Por esse motivo, possui propriedades desinfetantes, ajudando a prevenir e tratar o ressecamento da pele, além de evitar o surgimento de erupções cutâneas.

A vitamina A ajuda a manter não só a pele mais bonita e saudável, mas também as unhas e os cabelos. Já a vitamina C, ajuda a aumentar a produção do colágeno e da elastina, que são fibras que deixam a pele lisa e com aparência jovem.

Outro benefício da vitamina C é a prevenção contra o surgimento de celulite e estrias.

Seu uso para esse fim é feito com a utilização da água de rabanete, que mantém a umidade da pele e a deixa com aparência mais saudável.

Rabanete: cultivo

Em relação a como plantar rabanete, não se trata de uma tarefa complicada. O plantio deve ser feito, de preferência, em regiões de clima frio ou temperado, sendo região Sul do Brasil a mais apropriada. Em regiões onde o clima é mais quente, o ideal é que o plantio seja feito nos meses de abril a junho.

O solo deve ser argiloso e bem fertilizado. A irrigação deve ser feita de forma abundante e com frequência. O ideal é realizar uma semeadura a cada cinco dias quando a estação for propícia.

rabanete

O crescimento ocorre entre 55 a 60 dias. Para que o rabanete fique mais crocante e saboroso, o recomendado é que que a colheita seja feita de forma rápida.

Como fazer rabanete

Para consumir o rabanete, não há a necessidade de que ele seja descascado. A forma mais comum de usar esse legume é a crua, sendo então cortado em rodelas para ser servido em saladas.

A salada de rabanete pode ser servida junto ao tomate, pepino e aipo. Além disso, pode ser consumido cozido, o que reduz o sabor picante do legume.

Outra forma de consumir o rabanete é como petisco, sendo então combinado a recheios e molhos. As folhas também podem ser aproveitadas, colocadas em refogados, sopas ou então no recheio de bolinhos ou tortas.

Rabanete: receitas

Veja como preparar algumas receitas práticas que usam o rabanete como ingrediente principal.

Rabanete assado

Ingredientes

  • 200g de rabanetes
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 cebola roxa pequena
  • 4 ramos de tomilho
  • 2 ramos de alecrim
  • Pimenta-do-reino moída
  • Sal marinho

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 220 º.
  2. Corte a cebola em tiras finas e os rabanetes em quatro partes. Em seguida, pique o alecrim e o coloque numa frigideira junto com o rabanete e a cebola.
  3. Acrescente o azeite e tempere com a pimenta-do-reino e o sal.
  4. Leve ao forno e asse entre 20 a 30 minutos, o que vai depender do forno. Retire quando o rabanete estiver com um leve dourado e al dente.
  5. Para finalizar, salpique com alecrim e tomilho fresco e serva a seguir. ]

rabanete benefícios

Sopa de rabanete com mandioquinha

Ingredientes

  • 1 rabanete
  • 1 folha de couve manteiga
  • 1/2 mandioquinha
  • 1/2 cenoura
  • 1/2 litro de caldo de legumes (sem gordura)
  • 1/2 colheres (sopa) de ervas frescas

Modo de preparo

  1. Pique a couve manteiga e rale o rabanete, a cenoura e a mandioquinha.
  2. Coloque o caldo de legumes numa panela e deixe até ferver.
  3. Acrescente as ervas e os demais ingredientes e cozinhe um fogo baixo, até que fiquem macios.
  4. Aqueça o caldo de legumes em uma panela e deixe ferver. Adicione os outros ingredientes e deixe cozinhar em fogo baixo até amaciar.

Suco de rabanete

O suco de rabanete é uma excelente opção para ajudar a desintoxicar os rins.

Ingredientes

  • 1 xícara de rabanete
  • 1 xícara de repolho roxo
  • 1 talo de aipo

Modo de preparo

  1. Lave bem os ingredientes e pique-os.
  2. Em seguida, coloque tudo para bater no liquidificador.
  3. Beba em seguida e, se preferir, acrescente cubos de gelo.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades do Nabo

Benefícios e Propriedades da Beterraba

Benefícios e Propriedades da Alface

Benefícios e Propriedades da Cenoura

Benefícios e Propriedades da Cebola

Benefícios e Propriedades da Batata

Benefícios e Propriedades do Aspargo

Benefícios e Propriedades da Salsa

Benefícios e Propriedades da Cebolinha

Benefícios e Propriedades do Brócolis

Benefícios e Propriedades da Abóbora

Benefícios e Propriedades do Coentro

Benefícios e Propriedades da Beringela