Benefícios do Rambutão para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O rambutão (ou rambutan) é uma fruta que lembra muito um ouriço vermelho. A casca é facilmente retirada com o auxílio de uma faca. Por baixo da casca, encontra-se um gomo carnudo, branquinho e saborosíssimo, bem redondo. A fruta exótica aparece no mercado e na internet como um alimento rico.

O rambutão é nativo do sudoeste da Ásia, mas se adaptou muito bem ao clima do Brasil. Uma boa notícia é que podemos encontrar a fruta, que é rica em benefícios, mais facilmente. O nome rambutan faz referência à sua aparência, pois, no idioma malaio, significa “cabeluda”.

rambutão

Sua polpa é um pouco ácida, porém doce, e um pouco semelhante à uva, podendo até ser usada para conservas, sucos e geléias. Aceita também ser congelada, sempre mantendo os nutrientes originais intactos.

Propriedades do Rambutão

O rambutan é uma fruta, rica em vitamina C, fósforo, cálcio, proteínas, ferro, niacina, potássio e carboidratos.

O extrato da raiz da fruta é utilizado para baixar a febre e o extrato das folhas é usado para aliviar as dores na cabeça.

O rambutan não é campeão em altos níveis de antioxidantes como a romã, mas ele acaba ganhando de todas as outras frutas, justamente pela facilidade de comer e pelo seu gosto doce e muito saboroso.

A fruta também tem elagitanino, polifenol e catequina xantona, componentes esses que auxiliam o organismo a combater infecções, e mantém a saúde das artérias.

Benefícios do Rambutão

O rambutan possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para uma boa  saúde da mente e do corpo. O rambutan é uma fruta exótica que contém vários benefícios para a saúde. Possui um tipo de nutriente medicinal que está sendo utilizado já há alguns anos em países asiáticos, tais como a Malásia e a Indonésia, como forma de tratamento alternativo para casos de hipertensão e diabetes.

1.Bom para a saúde dos ossos

Um dos poucos frutos que contém taxas elevadas de cálcio, ferro e fósforo é o rambutan. O organismo necessita de uma dose diária de cálcio, assim como de fósforo para ter uma boa regeneração. Com o ferro, o rambutan ajuda a elevar os níveis de oxigênio da hemoglobina e dos pulmões para diferentes órgãos e tecidos em todo o corpo.

2.Bom para os cabelos

O benefício do rambutan para os cabelos é que a fruta desempenha um papel significativo na melhoria da saúde dos fios e do couro cabeludo. Além disso, existem os benefícios da folha do rambutan, que nutre o cabelo de dentro para fora.

Para fazer isso, basta pegar algumas folhas do rambutan, amassar até que a folha fique lisa, depois adicionar um pouco de água e espremer para poder obter o extrato do rambutan. Após isso tudo, misture com algum creme ou até mesmo com shampoo e use. Existem alguns cremes industrializados que usam o extrato do rambutan em sua fórmula.

3.Atua contra a anemia

Para prevenir a anemia, que consiste em uma deficiência de vitamina A e que  pode causar diversos problemas à saúde, basta consumir duas unidades da fruta por dia. O teor de ferro e de vitamina A na fruta podem superar este grave problema. O consumo do fruto irá adicionar novas células no sangue para que o corpo permaneça cada vez mais saudável.

4.Ajuda a prevenir a diabetes

Para prevenir a diabetes, basta lavar cerca de 6 sementes de rambutan, assá-las em algum local que tenha contato com o fogo, até que as sementes fiquem torradas. Depois, basta amassar, até que fique um pó fino. Adicione o pó a um copo d’água e beba diariamente, de duas a três vezes por dia.

rambutão propriedades

5.Auxilia na perda de peso

Por conta do seu alto teor de fibras e por ter uma baixa quantidade de calorias por unidade, o rambutan pode auxiliar no processo da perda de peso. Suas sementes ajudam a reduzir a gordura presente no organismo, mas deve-se lembrar que as sementes cruas podem ser de alguma forma perigosas, portanto, é aconselhável esmaga-las e torrá-las, para depois combiná-las com outros alimentos ou bebidas.

6.Atua contra o câncer

Um dos benefícios do rambutan é o seu teor de antioxidantes, que ajudam a proteger o organismo contra alterações celulares ou degradações de DNA, que são algumas das principais causas de doenças neurodegenerativas, além, é claro, do câncer. Os conteúdos úteis que estão presentes no fruto são o manganês, o ácido cafeico, o ácido elágico, vitamina C, p-cumárico e ácido gálico, produtos químicos que são conhecidos por reduzir as chances de um surgimento de câncer no estômago, assim como de doenças neurodegenerativas, como o Parkinson e a demência.

7.Ajuda a remover as impurezas dos rins

O rambutan contém fósforo, componente esse que ajuda a remover os resíduos que podem gerar alguma complicação nos rins, e é essencial para a reparação o desenvolvimento e a manutenção dos tecidos e células do corpo. O rambutan também é rico em cálcio, que acaba trabalhando em conjunto com o fósforo para fortalecer outras células. A fruta desempenha um papel importante em manter os rins saudáveis.

Árvore de Rambutan ou Rambutão

A árvore de rambutan ou rambutanzeiro é originária da Malásia e cultivada em diversos países da Austrália e da Ásia. Já no Brasil, existem árvores nos estados da Bahia e do Pará.

É uma árvore de fácil manejo e muito resistente a pragas. A árvore é de pequeno porte, tem a copa semi aberta e média, e chega a crescer de 6 a 10 metros de altura, sem prejudicar as plantas menores que estão ao seu redor. A planta gosta muito de ar úmido, de sol e de um solo com bons nutrientes e com a acidez corrigida, com adubo orgânico e sintético, os dois intercalados.

A retirada, ou a colheita dos frutos, deve ser feita com o auxílio de uma tesoura de poda bem afiada, para não haver a quebra de nenhum galho ou ponteiro.

rambutão benefícios

É uma árvore tropical, sendo cultivada somente em locais com temperaturas acima de 16ºC durante o inverno, não suportando ventos nem estiagem. Os solos devem ser bem drenados, ricos em matéria orgânica e profundos.

As folhas possuem de 5 a 8 pares de folíolos, estes que medem de 5 a 10 cm de comprimento, têm a cor verde-escuro na parte superior e verde pálidos na parte inferior.

Como comer Rambutan

Pegue um rambutan maduro, ou seja, que esteja vermelho. Eles nascem verdes e, conforme amadurecem, ficam vermelhos, amarelos ou laranjas quando estão prontos para o consumo. A crista, que é semelhante ao cabelo, fica preta no momento que pode ser consumida. Caso esteja verde, significa que acaba de ser retirada da árvore.

Faça um corte com uma faca. Depois, segure o rambutan bem firme e coloque a faca afiada no meio da fruta, como se fosse cortá-la pela metade. Corte-a suavemente, separando a casca do gomo. Também é possível furar a casca ou rasgá-la com a unha. A crista pode ser mordida, pois é macia e não faz mal, já a casca tem um gosto amargo e não é recomendável de ser consumida. Aperte ou abra a casca do rambutan e retire o gomo branco, que mais parece uma uva, mas é oval. Retire a semente que fica no centro do gomo branco, pois crua ela não é comestível. Corte o gomo e puxe a semente.

Se tirou as sementes, pode morder o gomo branco sem problema algum; caso perceba uma semente, é só cuspi-la. Mas evite mordê-las.

Diferentes usos do Rambutan no dia a dia

Rambutan na culinária

  1. Geléia de Rambutan
  2. Chá de Rambutan
  3. Semente de Rambutan assada
  4. Suco de Rambutan
  5. Smoothie de Rambutan

Rambutan na cosmetologia

Os benefícios do rambutan para pele são inúmeros. A fruta torna a pele suave, lisa, fina, brilhante e macia. Tudo isso graças ao seu alto teor de água, podendo ser usada como uma máscara caseira hidratante, deixando então a pele ainda mais bonita. O rambutan também protege o organismo dos radicais livres, pois tem a capacidade de eliminá-los de forma rápida e eficaz, protegendo, assim, o corpo contra os danos oxidativos. A fruta também ajuda a proteger a pele dos raios solares, evitando o surgimento do câncer na pele.

Malefícios do Rambutan

O rambutan não tem nenhuma contra indicação. O único mal que a fruta pode trazer é se for consumida quente, verde ou com os caroços. Também pode existir intolerância individual de certos componentes do rambutan. Experimente comer duas porções da fruta e espere cerca de 5 horas. Caso não surja nenhum efeito agressivo, sinta-se à vontade para consumir o rambutan.

Curiosidades sobre a fruta Rambutan

  1.  O rambutan é um “primo” maior da lichia.
  2. A maioria dos frutos são suculentos e doces, mas algumas variedades acabam sendo ácidas e um pouco secas.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades do Mangostão

Benefícios e Propriedades da Lichia

Benefícios e Propriedades da Jaca

Benefícios e Propriedades da Pitaya

Benefícios e Propriedades da Graviola

Benefícios e Propriedades da Carambola

Benefícios e Propriedades do Sapoti

Benefícios e Propriedades do Maracujá

Benefícios e Propriedades do Pomelo