Benefícios do Repolho para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O repolho (Brassica oleracea) é um vegetal que tem a sua origem na região do Mediterrâneo, sendo conhecido pela humanidade há mais de 5000 anos. O consumo é bastante antigo, pois vem desde a época do Egito Antigo e da Grécia, onde era considerado uma iguaria.

Essa hortaliça apresenta uma quantidade maior de vitamina C do que a laranja, que é considerada pela maioria das pessoas como o alimento que possui a maior quantidade dessa importante vitamina.

repolho

O repolho é um vegetal usado tanto na forma crua como na cozida, no preparo de sopas, massas compotas, acompanhamento, repolho refogado, entre outros. Apresenta uma forma redonda ou ovalada, suas folhas internas são de cor verde ou esbranquiçadas, apresentando uma textura suave.

Já as folhas externas possuem uma tonalidade verde mais escura e textura mais dura. A parte comestível do repolho fica localizada em seu interior, que é conhecida popularmente como “cabeça”.

Ele possui um galho curto e não apresenta ramificações, podendo atingir entre 30 a 40 cm de altura. Suas flores são pequenas e de cor amarela. As variedades encontradas de repolho são o roxo, repolho branco ou verde, sendo o último o mais apreciado no Brasil.

O repolho branco age como um depurativo do sangue, além de estimular a digestão, minimizar o cansaço e combater a tuberculose. Para dispor melhor dos benefícios, o ideal é que ele seja consumido cru e que seja bem mastigado.

Apesar de ser menos nutritivo e mais consumido do que o brócolis e a couve flor, as propriedades do repolho são muito significativas para a manutenção da saúde. Ele contém vitamina A, vitamina C, vitamina K, potássio, cálcio, fósforo, ferro, betacaroteno, potássio, folato niacina, tiamina e ácido ascórbico.

Benefícios do repolho

O repolho emagrece e apresenta uma infinidade de benefícios quando consumido de forma regular. Ele ajuda a aumentar a resistência dos tecidos e vasos sanguíneos, além de combater infecções hemorragias e anemias.

Malefícios do repolho não são encontrados facilmente. Saiba mais detalhes sobre os benefícios desse vegetal.

1.Cuida da saúde intestinal

O motivo que faz o repolho ser importante para a manutenção da saúde do intestino é a quantidade de fibras que ele possui em sua composição. As fibras reduzem o colesterol e fazem o intestino funcionar de forma mais correta. Além disso, ele contém glicosinolatos, substâncias que, de acordo com estudos realizados, ajudam a prevenir contra o câncer de intestino.

2.Contribui para a saúde digestiva

Além da presença da fibra, o repolho também contém outros nutrientes que favorecem a manutenção da saúde digestiva. O consumo desse vegetal faz com que as bactérias presentes no intestino se mantenham em uma quantidade adequada, ajudando a manter as bactérias que são benéficas para o estômago.

benefícios do repolho

3.Previne contra o câncer

Por se tratar de um vegetal crucífero, o repolho ajuda a eliminar os radicais livres do organismo, componentes que contribuem para o surgimento do câncer e outras doenças. Estudos realizados com esse vegetal revelaram que o seu consumo ajudou a reduzir de forma significativa o câncer de mama.

Ele também contém sulforafano e luperol em sua composição, que consistem em substâncias que estimulam a ação das enzimas que, como consequência, inibem o crescimento de tumores.

4.Possui ação anti-inflamatória

O repolho possui glutamina em suas folhas, que é uma anti-inflamatório poderoso. Por esse motivo, o consumo do repolho contribui para a redução de inflamações, alergias, irritações, febre e outros tipos de problemas. Além disso, ele possui betacaroteno, que possui ação contra o surgimento do câncer de próstata.

5.Ajuda na perda de peso

Como o repolho possui uma baixa quantidade de calorias, o equivalente a 33 por xícara do vegetal cozido, ele contribui para inibir o aumento de peso. Ele também é rico em fibras, que ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo.

Isso faz com que a recomendação de consumo para ajudar o emagrecimento seja uma boa opção, já que, além disso, é rico em nutrientes.

6.Contribui para a saúde dos olhos

Por se tratar de um vegetal que possui betacaroteno em grande quantidade, o repolho ajuda a manter a saúde ocular. Isso porque esse composto é responsável pela prevenção da degeneração macular e previne contra a catarata.

A vitamina A também contribui para isso, sem falar que, ao consumir repolho, benefícios para o cabelo também são notados por causa dessa vitamina.

7.Mantém o cérebro saudável

Alimentar-se regularmente de repolho fornece ao cérebro uma quantidade elevada de vitamina K e de antocianinas. A presença desses componentes faz com que a função mental seja beneficiada.

O motivo é porque a vitamina K protege os nervos presentes no cérebro da degeneração. Por conta disso, o repolho é um alimento que ajuda a proteger o cérebro do Alzheimer e também da demência.

propriedades do repolho

Além disso, ele contém iodo em boa quantidade, que consiste em um componente que ajuda a manter o sistema nervoso mais saudável. Vale lembrar que os benefícios do repolho roxo nesse sentido são maiores do que o repolho comum, pois ele possui uma quantidade maior de antocianinas.

8.Ajuda a desintoxicar o organismo

Por ter uma ação antioxidante, esse vegetal auxilia na remoção das toxinas presentes no organismo, como o ácido úrico e os radicais livres. Como resultado, reduz os riscos do desenvolvimento de cálculos renais, artrite, reumatismo e doença de pele.

9.Previne o envelhecimento precoce

Por se tratar de um alimento rico em antioxidantes, o repolho atua como um retardador do envelhecimento. Isso porque ele ajuda na eliminação dos radicais livres, que são substâncias que contribuem para o surgimento de rugas e manchas na pele. Por isso, ao consumir o repolho, a pele se torna mais tonificada e saudável.

10.Protege contra a osteoporose

O repolho, por ser um vegetal crucífero, contém minerais que protegem contra a degradação óssea, como o cálcio, potássio e magnésio. Isso faz com que o surgimento de doenças como a osteoporose e também o enfraquecimento dos ossos em geral sejam evitados.

Como plantar repolho

Há pessoas que pensam “quero saber sobre o repolho em relação ao plantio” e até imaginam que não seja uma tarefa simples. Porém, plantar o repolho não é nada complicado.

É necessário que o solo seja fértil e permeável, além de ter uma localização ensolarada. A terra deve ser revolvida profundamente e o ideal é adicionar esterco de curral bem curtido. O espaçamento recomendado é de 80 cm a 1 metro entre as linhas e de 40 a 50cm entre as mudas.

A colheita acontece entre 3 a 5 meses após a semeadura. Antes de remover o repolho do solo, observe se a cabeça apresenta uma consistência firme. O ponto de colheita é quando as folhas próximas ao caule começam a enrolar.

As pragas que podem atacar o repolho são os pulgões, besouros, lagartas e cigarrinhas e a melhor maneira de eliminar essas pragas em plantações caseiras é catar os insetos.

Repolho: receitas

Aprenda a seguir como fazer algumas receitas variadas que usam o repolho.

repolho benefícios

Salada de repolho com abacaxi

Ingredientes

  • 500 g de repolho
  • 200 g de abacaxi maduro
  • 50 g de maionese
  • 70 g de creme de leite
  • 1/2 colher de sopa de vinagre
  • 1/2 colher de sopa de mostarda
  • 1 colher e 1/2 de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

  1. Corte o repolho em fatias bem finas e lave bem. Corte o abacaxi em pequenos pedaços e misture com o repolho.
  2. Acrescente a maionese, a mostarda, o açúcar, o creme de leite e o sal.
  3. Misture bem os ingredientes, até incorporar ao repolho e abacaxi.
  4. Coloque na geladeira e deixe esfriar.
  5. Antes de servir a salada, mexa novamente.

Suflê de repolho

Ingredientes

  • 1 repolho pequeno
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola pequena
  • 4 colheres (sopa) de queijo ralado parmessão
  • 500 ml de leite
  • 2 ovos (2 gemas e 2 claras)
  • Sal
  • Pimenta-do-reino branca
  • Noz-moscada

Modo de preparo

  1. Coloque o repolho para cozinhar em uma panela e, em seguida, pique em fatias bem finas. Deixe reservado.
  2. Derreta a margarina numa panela e acrescente a cebola para refogar. Adicione o alho e refogue mais um pouco.
  3. Em seguida, coloque a farinha de trigo e misture bem os ingredientes.
  4. Em um recipiente, coloque leite frio e as gemas, mexendo bem. Adicione essa mistura à panela e mexa até que se forme uma mistura de consistência cremosa e homogênea.
  5. Coloque o queijo ralado, a noz moscada e a pimenta. Misture novamente e deixe esfriar um pouco.
  6. Bata as claras em neve e deixe reservado.
  7. Em uma tigela, coloque o repolho e misture ao molho branco.
  8. Adicione as claras em neve e mexa de forma delicada. Unte um refratário com manteiga e coloque essa mistura.
  9. Polvilhe com o queijo ralado e leve para assar em fogo pré-aquecido, até dourar. Sirva logo a seguir.

Suco de repolho

Ingredientes

  • 3 folhas de repolho
  • 1 e 1/2 litro de água filtrada
  • Adoçante a gosto

Modo de preparo   

  1. Após lavar bem as folhas de repolho, coloque para bater no liquidificador junto com meio litro de água. A seguir, coe e deixe reservado.
  2. Adicione o adoçante gelo e está pronto para tomar.
  3. Se desejar, acrescente cenoura, suco de limão ou de laranja para que o sabor fique mais agradável.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades da Alface

Benefícios e Propriedades da Cebola

Benefícios e Propriedades da Couve-flor

Benefícios e Propriedades da Couve-de-Bruxelas

Benefícios e Propriedades da Beringela

Benefícios e Propriedades da Couve-de-Bruxelas