Benefícios do Sapoti para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

Você não pode deixar de conhecer o sapoti, fruta que cresce no sapotizeiro e pode render excelentes receitas. Essa é umas das espécies mais majestosas e chamativas que existem hoje em dia.

E aí, se interessou pela fruta? Quer saber tudo sobre o sapoti? Então você não pode deixar de acompanhar o guia a seguir. Confira o que vou ensinar:

  • Afinal, o que é sapoti?
  • Como surgiu a fruta?
  • Tudo sobre as técnicas para plantar sapoti
  • Sapoti: receitas e como comer
  • Propriedades e benefícios da fruta

Se a curiosidade está falando mais alto, acompanhe o conteúdo. A leitura é rápida e vale a pena!

sapoti

O que é Sapoti?

A fruta sapoti, também chamada de sapota ou sapodilla, é um dos mais usados remédios alternativos para prevenção e melhoria da saúde. Entretanto, não é essa a única vantagem de experimentar o alimento. O sapoti também tem um excelente sabor!

Então, como a maioria das pessoas não conhece essa fruta? De fato, é enorme o número de indivíduos que nunca ouviram falar do sapoti. O que ocorre é uma concentração da fruta em algumas regiões do Brasil, que torna o acesso um pouco mais complicado.

De forma geral, o sapoti se encontra em regiões do nordeste e do norte do país. Isso faz com que o alimento se torne uma iguaria de valor nas outras localidades, que não essas duas.

Muitas pessoas que vivem nas regiões citadas possuem plantações de árvores de sapoti, denominadas sapotizeiros. Porém, o cultivo pode se tornar complicado por conta da grande extensão da árvore.

Mas vamos falar sobre isso mais tarde. Agora, você vai conhecer a origem dessa indispensável fruta.

Origem da fruta sapoti

A espécie que origina o sapoti, árvore grande e majestosa, é mais conhecida nas regiões do México. Quando falamos sobre a fruta sapoti e origens do alimento, é comum que encontremos os primeiros consumos na região central da América Latina.

No México, por exemplo, a fruta é conhecida como zapotl ou zapota. E está errado quem acha que o consumo começou tarde, como podemos inferir em relação ao Brasil. A América Central é um local de cultivo desde as civilizações chamadas de pré-colombianas.

Para essas populações antigas, a árvore de sapoti era usada para outros fins, além da alimentação. Vale citar, por exemplo, a colheita do látex e o uso da madeira. Isso tornava o sapotizeiro uma espécie extremamente valorizada naquelas civilizações.

Agora que você já conhece mais sobre a história, podemos passar para a porção prática do cultivo e da alimentação à base da fruta. A seguir, você aprende coisas interessantes sobre o sapoti: cultivo, receitas, e muito mais.

Fruta sapoti: como plantar?

O pé de sapoti é de simples plantação, mas encontra alguns entraves ao longo do caminho. Como assim? Vou explicar em detalhes mais concretos.

Primeiramente, você deve saber que a árvore é extremamente grande e espaçosa. Na maioria das vezes, as pessoas optam por quintais e jardins largos, em que outras espécies não interfiram no crescimento natural do sapotizeiro.

Outra recomendação é o cuidado com a região. Existe uma justificativa para o enorme cultivo em regiões do nordeste e do norte, e ela é baseada nas condições climáticas. De fato, é incontestável que essa fruta se dá melhor com os climas quentes e úmidos. Essas são exatamente as tendências de localidades mais ao norte do país.

Aqui estão alguns outros requisitos para ter um pé de sapoti, árvore que se adapta bem e cresce rapidamente:

  • Solo profundobenefícios do sapoti
  • Abundância de chuvas
  • Ausência de invernos rigorosos
  • Sol forte e presente (evitando sombras)
  • Espaço mínimo de 8 metros entre cada árvore

Como começar?

O recomendado é optar por uma estação chuvosa, que torne o solo úmido. As estações de seca precisam ser evitadas, por conta dos riscos de não implantação das mudas.

A colheita efetiva deve ter início após 4 anos da implantação das primeiras mudas. É esperado que a árvore esteja forte e estabilizada.

Benefícios do Sapoti

Agora que você já conhece a maioria das informações, falta citar algumas propriedades do sapoti, que tornam a fruta extremamente benéfica à saúde. Acompanhe abaixo!

1.Aumento da imunidade

As propriedades do sapoti incluem um aumento na imunidade, principalmente em épocas em que a diminuição das defesas naturais é comum. Mas por que isso ocorre?

Existem dois motivos principais: a presença de vitamina C e a adição de polifenóis à constituição da fruta. Eles são utilizados em remédios para prevenção de doenças comuns, como a gripe.

O que ocorre, em termos simples, é um combate aos vírus e bactérias que ainda estão se instalando no corpo. Caso você não esteja em risco, a fruta simplesmente ajudará no fortalecimento diário do sistema imunológico.

2.Propriedades emagrecedorassapoti propriedades

Quem quer emagrecer de maneira saudável e natural não pode deixar a fruta sapoti de lado. Afinal, ela é uma das que mais combatem o acúmulo excessivo de gorduras.

Muitas pessoas criticam essa colocação do sapoti como fruta emagrecedora, pois há uma quantidade razoável de calorias em sua fórmula. O número fica perto de 85 calorias a cada 100 gramas.

Porém, há uma razão lógica para recomendar o consumo de sapoti em dietas naturais. A grande quantidade de fibras em sua composição é um agente importante para prolongar a sensação de saciedade.

Além disso, a fruta é bastante doce. Assim, quando surgir a vontade de açúcar, você não precisa recorrer aos doces industrializados. O sapoti mata a sua vontade de forma saudável, evitando o comprometimento da dieta.

3.Melhoria na digestão

Você tem problemas digestivos recorrentes? Não pode comer nada pesado, que já se sente mal? Se a resposta é positiva, você precisa comer o sapoti, fruta que acalma o sistema gastrointestinal.

As fibras das quais falamos no tópico anterior não são benéficas somente para combate o acúmulo de gorduras no corpo. Elas também ajudam a regular o intestino de forma saudável, sem recorrer a medicamentos.

O uso da fruta, portanto, pode ajudar nos casos de prisão de ventre ou de intestino solto. A gastrite, azia e dor de estômago também tendem a apresentar diminuição.

4.Prevenção contra doenças oculares

As doenças oculares começam a afetar a visão principalmente das pessoas mais velhas. Por isso, é necessário tomar algumas medidas de cautela. Se você já tem tendências, deve considerar a importância do consumo de sapoti.

A fruta tem excelentes quantidades de vitamina A em sua composição. Apenas uma unidade por dia, mesmo em receitas caseiras, pode diminuir a possibilidade de desenvolvimento de condições como pressão intraocular alta, degeneração da mácula ou cegueira noturna.

Sapoti: como comer?

As comidas com sapoti, receitas impressionantes e saborosas, são diversas e garantem boas sobremesas. A maneira de comer a fruta depende dos seus objetivos.

Existem pessoas, por exemplo, que querem comer sapoti para garantir os benefícios à saúde. Nesses casos, é bem melhor apostar na fruta fresca, sem misturas. Assim, você não corre o risco de perder os nutrientes essenciais.

Você deve retirar a casca antes de ingerir, além de tomar cuidado com as sementes. Para quem tem dificuldades na retirada de sementes pequenas, aqui vai uma boa notícia: as do sapoti são grandes e bastante visíveis.

As receitas a seguir também são indicadas para quem quer obter os benefícios à saúde, mas esse não é o enfoque central. Existem modos de preparo que acabam com parte do valor nutritivo. Até um simples suco pode ter esse efeito.

Acompanhe algumas possibilidades de receitas para se deliciar, e escolha a sua favorita:

Vitamina gelada de sapoti

Você vai precisar de:

  • Xícara de leite (250 ml)
  • 2 sapotis sem casca e sem semente

Modo de preparo: deixe os sapotis no congelador até que estejam cristalizados em gelo. Depois, basta colocar o leite e bater no liquidificador. Experimente antes de colocar açúcar, pois a fruta é naturalmente doce.

Suco de sapoti

Você vai precisar de:

  • Polpa de sapoti (200 g)
  • Xícara de água com gás (1 unidade)
  • Açúcar a gosto
  • Xícara de gelo (1 unidade)

Modo de preparo: quebre os gelos em pedaços menores antes de começar. Depois, é só bater todos os ingredientes no liquidificador, e finalizar com o açúcar.

sapoti benefícios

Mousse de sapoti

Você vai precisar de:

  • Leite (60 ml)
  • Gelatina em pó (8 g)
  • Chocolate (160 g)
  • Manteiga de cacau (13 g)
  • Creme de leite (220 g)
  • Sapoti (2 unidades)

Modo de preparo: triture as unidades de sapoti e leve ao fogo junto com o leite. Mexa até ferver e retire do fogo, adicionando a gelatina em seguida. Finalize com a mistura de chocolate e manteiga de cacau, ambos derretidos.

Outras possibilidades são:

  • Geleia de sapoti
  • Sapoti na salada de frutas
  • Doce de sapoti
  • Creme de sapoti

Basta procurar pela receita que mais combina com você e colocar em prática. As opções citadas anteriormente possuem as vantagens da facilidade e da necessidade de poucos ingredientes.

 

Artigos Relacionados:

Propriedades e Benefícios do Mangostão

Propriedades e Benefícios da Pitaya

Benefícios e Propriedades da Mangaba

Benefícios e Propriedades da Carambola

Benefícios e Propriedades da Lichia

Benefícios e Propriedades da Jaca