Benefícios do Shimeji para a saúde – Veja mais sobre este alimento

Compartilhe as informações sobre este alimento

O  é um tipo de cogumelo cuja origem remete à Ásia. Apesar disso, trata-se de um dos cogumelos comestíveis mais consumidos em todo o planeta. Mas qual o significado? O que é shimeji? A palavra representa, em japonês, o seu nome científico Lyophyllum shimeji (hon-shimeji). É considerado no Japão um dos mais deliciosos e não à toa está em vários pratos da gastronomia mundial. Até por isso, o cultivo de shimeji ultrapassou as fronteiras orientais e é feito em vários lugares atualmente.

No Brasil, costuma aparecer bastante nos rodízios de comida japonesa. Afinal, quem nunca experimentou aquela porção de shimeji na manteiga que vem antes dos pratos principais da refeição oriental? É muito saboroso, não é mesmo?

Mas saiba que essa iguaria pode ser consumida de diversas outras formas. Além disso, é importante ressaltar que o seu consumo pode representar inúmeros benefícios para a saúde humana, pois o shimeji cogumelo reúne diversas propriedades nutricionais fundamentais para o nosso organismo.

Valores nutricionais do shimeji

As propriedades do shimeji são tão grandes que proporcionam muitas coisas positivas para quem o consome de forma regular. Para se ter uma ideia, quase inexistem calorias no shimeji: 100 gramas do produto vão agregar meramente 22 calorias, ou seja, trata-se de um alimento que se enquadra entre os hipocalóricos. Além disso, a quantidade de carboidrato no cogumelo é pequena e de proteína considerada mediana. Veja a seguir o valor nutricional do shimeji:

  • Valor energético 22 calorias;
  • Carboidratos 3,3 gramas;
  • Proteínas 7,3 g ramas;
  • Gorduras totais 0,2 gramas;
  • Gorduras saturadas 0,1 gramas;
  • Gorduras poli-insaturadas 0,1 gramas;
  • Gordura monossaturadas 0 gramas;
  • Fibra alimentar 4,5 gramas;
  • Cálcio 2,7 gramas;
  • Ferro 1,2 miligramas;
  • Sódio 17 miligramas;
  • Potássio 398 miligramas.

Como se vê, o cogumelo shimeji possui pouquíssima concentração de gordura, ao mesmo tempo em que tem grande quantidade de fibras, assim como números expressivos de potássio. Esses elementos são bastante positivos para o corpo humano, ao que falaremos na sequência.

Os benefícios do shimeji

Os altos níveis nutricionais, a baixa caloria e os demais elementos que o constituem permitem que os benefícios do shimeji sejam enormes, quase inestimáveis para a nossa saúde.

1.Rico em vitamina B12 – Um exemplo muito claro quanto a isso é o fato de o shimeji ser rico em vitamina B12, ideal para pessoas vegetarianas, que podem sentir falta deste elemento em sua dieta diária. É uma fonte tão boa de proteína, sais minerais e fibras que se torna praticamente tão rica quanto a carne vermelha, isto é, mais um ponto favorável para os vegetarianos. Outro ponto importante desta vitamina é que ela ajuda a melhorar a memória e a concentração, bem como atua positivamente na produção da melatonina. 

2.Fortalece a imunidade – O consumo de shimeji em quantidades regulares fortalece o sistema imunológico contra doenças infecciosas, vírus, bactérias e também ajuda a prevenir o câncer. Outra peculiaridade deste cogumelo é que ele ajuda a tornar os ossos mais fortes, já que possui bastante vitamina D, essencial para fixar o cálcio no esqueleto. Desta forma, o consumo de shimeji é um importante elemento no combate a osteoporose, que enfraquece os ossos com o passar dos anos.

3.Rico em potássio – o shimeji auxilia o sistema cardiovascular a se fortalecer. Além disso, o potássio tem ação direta no sódio, ao causar um efeito hipotensor nos vasos sanguíneos, o que faz com que eles fiquem mais relaxados, o que vai impactar em uma redução da pressão arterial.

4.Bom funcionamento do sistema digestivo – As fibras contidas no cogumelo também são responsáveis por proporcionar um bom funcionamento do sistema digestivo, já que auxilia na formação e também na locomoção do bolo fecal pelos intestinos delgado e grosso. O consumo de shimeji auxilia no combate à prisão de ventre, bem como reverte problemas de barriga inchada. Além, claro, de ajudar no emagrecimento.

Como fazer shimeji

Shimeji e shitake são bastante apreciados em nossa culinária. Há várias receitas com shimeji que podem ser bastante saborosas e ao mesmo tempo saudáveis, caso do risoto de shimeji. Há dois tipos no mercado, o shimeji branco e o shimeji preto, sendo este mais comum de ser encontrado.

Uma das receitas mais conhecidas é o shimeji na manteiga, que consta no cardápio dos rodízios de comida japonesa, tão procurados nas grandes cidades brasileiras. Mas como fazer o shimeji na manteiga? Bem, você vai precisar de 200 gramas do cogumelo, duas colheres de sopa de manteiga, uma colher de chá de açúcar, duas colheres de sopa de molho de soja e duas colheres de sopa de cebolinha picada. Com isso em mãos, é hora de preparar o shimeji.

Em primeiro lugar, lave bem o shimeji e separe-os de forma grosseira mesmo, com a mão. Coloque a manteiga em uma frigideira ou panela alta, com fogo médio. Jogue o shimeji, misture e deixe que ele frite por dois minutos. Acrescente o açúcar e o molho de soja, misture e deixe que ele cozinhe por cinco minutos – ele diminui bastante de tamanho nessa etapa. Retire do fogo, finalize com a cebolinha e sirva.

Saiba mais: conheça os benefícios e propriedades de 9 tipos de cogumelos.

 

Artigos Relacionados:

9 tipos de Cogumelos e seus Benefícios e Propriedades

Benefícios e Propriedades do Shitake

Benefícios e Propriedades do Champignon

Benefícios e Propriedades do Cogumelo Paris

Benefícios e Propriedades do Cogumelo do Sol