Benefícios do Tomilho para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O tomilho é uma erva com usos culinários, medicinais e ornamentais. As flores, as folhas e o óleo de tomilho são usados ​​para tratar a dor de estômago, diarreia, cólica, artrite, tosse, tosse convulsa, bronquite, dor de garganta, flatulência e serve como diurético, para aumentar a micção. O tomilho é do gênero Thymus. O tipo mais comum é a Thymus vulgaris, sendo uma erva nativa do Mediterrâneo.

Origem do tomilho

No Egito antigo, o tomilho foi usado para embalsamar. Os gregos arcaicos o usaram como incenso em templos, e ainda o adicionaram à água do banho.

Os romanos utilizaram tomilho como aromatizante de queijo e bebidas alcoólicas. Eles também o ofereceram como cura para pessoas melancólicas ou tímidas. Acredita-se que foram os responsáveis por introduzi-lo nas Ilhas Britânicas.

tomilho

Hipócrates, que viveu em torno de 460 a.C. a 370 d.C., e que é conhecido hoje como “o pai da medicina ocidental”, recomendou tomilho para doenças respiratórias e outras condições. Era cultivada em jardins e também nos campos.

Quando a Peste Negra varreu a Europa na década de 1340, poções com tomilho foram usadas para proteção.

A pesquisa científica não comprovou esse uso, mas o tomilho mostrou ter uma variedade de propriedades medicinais.

Para que serve tomilho?

As folhas frescas de tomilho podem ser usadas em chás e na culinária. Às vezes, elas são colocadas entre camadas de linho, como lavanda, para proteger o tecido de insetos.

O óleo essencial do tomilho, geralmente referido como “óleo de tomilho”, contém entre 20% e 60% de timol.

É extraído para uma variedade de usos, por exemplo, para sabonetes aromáticos e como ingrediente em desodorante. Foi usado como antisséptico e como repelente de insetos. O timol tem sido usado na preservação da carne, e muitas vezes, é incluído no óleo usado para preservar as azeitonas no Mediterrâneo.

Ao contrário das folhas frescas, o óleo essencial não pode ser ingerido e não deve ser usado diretamente na pele. Deve ser diluído num óleo transportador, por exemplo, azeite.

Propriedades do tomilho

O tomilho é uma erva da família da hortelã Lamiaceae mint que você provavelmente reconhece do seu conjunto de especiarias. Tem como outros nomes Tomilho Limão, Tomilho de Jardim e Tomilho Comum.

De sabor pungente, ligeiramente amargo e picante, do tomilho são aproveitadas as folhas e partes superiores da floração.

O tomilho seco tem um efeito relaxante nos nervos que ajuda os indivíduos a desenvolverem força emocional, resistência e coragem. As pessoas que tomam sua essência de flores são mais capazes de se adaptarem à passagem do tempo de forma positiva.

propriedades do tomilho

Diz-se que o tomilho é eficaz contra pesadelos por causa da adequação para quem tem problemas inconscientes que perturbam o sono.

Também possui propriedades antibióticas, antissépticas, antivirais e diuréticas notáveis, úteis no tratamento de uma variedade de doenças. Contém níveis elevados de vitamina B, vitamina C, manganês, cromo e magnésio. Além dos óleos voláteis, tais como: timol, borneal, carvacrol, linalol, fenol e címol.

A erva contém uma variedade de flavonóides, incluindo apigenina, naringenina, luteolina e timonina. Estes flavonóides aumentam a capacidade antioxidante da planta. Um maço de tomilhos frescos (28 gramas) contém aproximadamente:

  • 28 calorias
  • 6,8 gramas de carboidratos
  • 1,6 gramas de proteína
  • 0,5 gramas de gordura
  • 3,9 gramas de fibra
  • 44,8 miligramas de vitamina C
  • 330 UI de vitamina A
  • 4,9 miligramas de ferro
  • 0,5 miligramas de manganês
  • 113 miligramas de cálcio
  • 44,8 miligramas de magnésio
  • 0,1 miligramas de riboflavina
  • 0,2 miligramas de cobre
  • 0,1 miligramas de vitamina B6
  • 171 miligramas de potássio

Benefícios do tomilho

O timol é uma classe de compostos de ocorrência natural conhecida como biocidas, substâncias que podem destruir organismos prejudiciais. Usado ao lado de outros biocidas, como o carvacrol, o tomilho tem uma forte ação antimicrobiana.

Um estudo sugeriu que o timol pode reduzir a resistência bacteriana a drogas comuns como a penicilina.

  • O mosquito tigre é nativo de áreas tropicais e subtropicais do Sudeste Asiático. Desde os anos 1990, ele se espalhou ao redor do mundo, transportando vírus do Nilo Ocidental, o vírus da febre amarela, encefalite de St. Louis, dengue e febre Chikungunya. Uma equipe de pesquisa informou que a combinação de timol, alfa-terpineno e carvacrol foi efetiva na morte de larvas do mosquito tigre.
  • Pressão alta – pesquisadores descobriram que um extrato aquoso obtido a partir do tomilho selvagem reduziu a pressão arterial nos testes em ratos. Os ratos tendem a ter respostas semelhantes aos humanos quando apresentam hipertensão, pelo que os resultados podem ter implicações para os seres humanos.

benefícios do tomilho

  • Proteção contra infecções bacterianas transmitidas por alimentos – o óleo de tomilho, mesmo em baixas concentrações, mostrou potencial como conservante congênito de artigos alimentícios contra diversas bactérias que causam enfermidades. Um estudo testou o óleo de tomilho e óleo de lavanda, e o óleo de tomilho foi eficaz contra cepas (clones de vírus)
  • Câncer de colón – um estudo realizado em Portugal descobriu que os extratos de tomilho mastigados podem proteger dos cânceres de colón.
  • Câncer de mama – pesquisadores oncologistas analisaram o efeito do tomilho selvagem na atividade do câncer de mama e, especificamente, como isso afetou a apoptose, a morte celular e os eventos epigenéticos em células de câncer de mama. Eles descobriram que o tomilho selvagem induziu a morte celular em células de câncer de mama.
  • Infecção por fungos – o fungo Candida albicansé uma ocorrência comum de infecções leves de leveduras vaginais, uma condição recorrente, muitas vezes referida como “tordo”. Pesquisadores descobriram que o óleo essencial do tomilho aumentou significativamente a matança intracelular de  albicans, que causa tordo, no corpo humano.
  • Prolonga a conservação dos óleos de cozinha – a oxidação lipídica (deterioração rançosa) é um problema sério durante o processamento e armazenamento de alimentos. Isso leva à perdas de qualidade, estabilidade, segurança e valor nutricional. Mas cientistas defendem que o extrato de tomilho poderia prolongar a estabilidade do óleo de girassol a diferentes temperaturas. Eles sugerem que o tomilho pode ser um potente antioxidante para a conservação do óleo de girassol.
  • Problemas comuns da pele – em alguns países, as preparações à base de plantas são uma forma importante de remédio. Pesquisadores realizaram um estudo para avaliar os benefícios terapêuticos de um creme do extrato de camomila e um creme antifúngico de óleo essencial de tomilho para lesões semelhantes a eczemas. Eles observaram que 66,5% dos tratados com o creme antifúngico contendo óleo essencial de tomilho foram completamente curados, em comparação com 28,5% dos que usaram um placebo.
  • Acne – Cientistas testaram os efeitos de tons de mirra, calêndula e tomilho na bactéria que causa acne. Eles descobriram que o tomilho pode ser eficaz no tratamento da acne. Seu efeito antibacteriano mostrou-se mais forte do que o das concentrações padrão de peróxido de benzoíla, o ingrediente ativo usado na maioria dos cremes e lavagens recomendados para a acne. O peróxido de benzoíla também causa uma sensação de queimação e irritação na pele.

Como usar o tomilho

Esta erva é fácil de se achar e está disponível, tanto fresca quanto seca, durante o ano todo. O tomilho fresco é mais saboroso, mas também é menos conveniente. Se você comprá-lo fresco, ele pode durar uma semana ou duas na geladeira. O tomilho seco deve ser armazenado em um local fresco e escuro e idealmente usado dentro de seis meses.

A versão seca pode ser substituída pelo tipo fresco na maioria das receitas. Uma colher de chá de folhas secas equivale a uma colher de sopa de tomilho fresco cortado.

Esta erva pode ser consumida de diversas formas. A mais comum é como erva fresca ou seca em qualquer criação culinária. Para fins medicinais, pode ser adquirido sob a forma de um chá, tintura, suplemento ou óleo essencial.

Quando se trata de usá-lo na sua cozinha e na vida quotidiana, o tomilho seco ou fresco faz uma complementação saudável e saborosa ao frango, peixe, carne, cordeiro, vegetais (especialmente feijão verde, berinjela, cenoura e abobrinha), queijo (especialmente queijo de cabra), pratos de massa, sopas, molhos e marinadas para iniciantes.

As opções são realmente infinitas. Se você gosta do gosto exalado, pode adicioná-lo a praticamente qualquer prato que você gosta, pois o tomilho é um ótimo tempero.

Um chá de tomilho e gengibre também pode ser muito agradável, além de ajudar a emagrecer de modo saudável e hidratar o corpo, através de todas as suas propriedades.

Como cultivar tomilho?

  • É difícil cultivar tomilho de sementes por causa da germinação lenta e desigual. É mais fácil comprar as plantas ou tirar algumas estacas de um amigo.
  • Para começar, plante as sementes / estacas no interior de um buraco de 6 a 10 semanas antes do inverno.
  • Plante as sementes / estacas em solo bem drenado a cerca de 9 centímetros de distância. Para um melhor crescimento, o solo deve estar a cerca de 21ºC.
  • As plantas devem crescer de 6 a 12 centímetros de altura.
  • No jardim, plante tomilho perto de repolho  ou tomate.
  • A fim de obter o melhor e mais potente sabor, colha o tomilho logo antes da planta florescer. O tomilho é uma daquelas ervas, como orégano ou sálvia, que fica muito boa tanto fresca quanto seca. Pegue alguns raminhos, conforme precise, mas realize uma colheita em massa nas temporadas de crescimento.
  • Realmente, quanto mais você cortar seu tomilho, mais ele crescerá. Corte as hastes frescas pela manhã, deixando sobrarem porções duras e lenhosas. Deixe pelo menos cinco centímetros de crescimento, de modo que a planta ainda possa florescer. A poda regular não só incentiva mais o crescimento, mas também promove uma forma mais arredondada da planta.

Precauções com o tomilho

O tomilho é tido como seguro quando utilizado em quantidades normais nos alimentos. Quando tomado em quantidades maiores para fins medicinais, é efetivamente seguro por curtas durações de tempo. No entanto, pode ocasionar problemas digestivos quando ingeridos em quantidades grandes.

Mulheres grávidas e pessoas alérgicas a algum tipo de Lamiaceae, como o orégano, devem evitar o consumo até ter certeza que também não são alérgicas a tomilho.

Mulheres com câncer, fibroides uterinos ou endometriose, precisam ter cuidado pela exposição ao estrogênio.

Se usado em grandes quantidades, este tempero pode retardar a coagulação do sangue. Sendo assim, é necessária moderação se tiver algum distúrbio de coagulação ou estiver tomando algum diluente do sangue.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades da Hortelã

Benefícios e Propriedades do Manjericão

Benefícios e Propriedades da Cebolinha