16 de julho de 2011
Conheça os critérios do MEC para avaliação dos cursos superiores

Ministério da Educação tem um conjunto de indicadores para analisar a qualidade dos cursos de graduação

TAGS:

Gabriela Becker

Os cursos superiores passam no Brasil por três avaliações realizadas pelo Ministério da Educação. Essas etapas são interligadas e resultam numa nota final atribuída a cada curso, tantos nas faculdades particulares quanto nas públicas. Veja a seguir como funcionam as etapas de avaliação dos cursos superiores.

O que é o Enade?

O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é uma prova feita anualmente pelo Ministério da Educação (MEC) que avalia a qualidade da educação nas instituições de ensino superior no Brasil. As provas têm como objetivo testar os conhecimentos dos alunos que acabaram de entrar e daqueles que estão se formando para avaliar se o conteúdo curricular proposto para os cursos está sendo bem repassado. O resultado geral dos alunos é levado em consideração na nota de qualidade dada pelo MEC ao curso e à instituição.

O que é o CPC?

CPC ou Conceito Preliminar do Curso é uma nota de qualidade concedida pelo MEC aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. A nota varia de 1 a 5, sendo 5 a maior. Ela é composta a partir dos resultados obtidos pelos estudantes no Enade aliados a fatores internos, como o número de professores mestres e doutores, recursos didático-pedagógicos utilizados e as instalações físicas da instituição.

O que é o CC?

O Conceito de Curso (CC) é a nota final de qualidade dada pelo MEC aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. Este conceito final é feito a partir de uma avaliação presencial dos cursos pelos técnicos do MEC e pode confirmar ou modificar o CPC. Cursos que receberam nota 1 ou 2 no CPC automaticamente são avaliados in loco pelo MEC. Já cursos com nota igual ou superior a 3 podem decidir se querem ou não receber a visita dos avaliadores. Caso não optem pela avaliação presencial, o CPC é o conceito de qualidade que vale.

Fonte: Ministério da Educação

3 comentários para Conheça os critérios do MEC para avaliação dos cursos superiores

  1. Alonso disse:

    APESAR DAS VÁRIAS TENTATIVAS DA MELHORIA NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL INCLUSIVE COM A CRIAÇAO DE DIFERENTES SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DAS NOSSAS UNIVERSIDADES O RESULTADO AINDA SE ENCONTRA LONGE DO ESPERADO.ACHO NÃO CABER AQUI UMA DISCUSSÃO METODOLÓGICA OU MERITOCRÁTICA DOS MESMOS, MAS IGNORAR O QUE ESTÁ ACONTECENDO NESTA ÁREA ME PARECE NO MÍNIMO UMA TEMERIDADE PARA O NOSSO FUTURO COMO NAÇÃO “DESENVOLVIDA”.

  2. Rafael disse:

    Muito bom saber disso!! =D

    Vou fazer Direito na faculdade da minha cidade e por esse método soube que ela é nota 5 no CC (Conceito do Curso) :DDD

    Obrigado!!!

  3. Olga disse:

    Quero fazer Licenciatura em Biologia, gostaria de saber se há a possibilidade de faze-a EaD e se há também alguma universidade ou faculdade que à forneça gratuitamente em Fortaleza CE,obrigada, Olga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *