Notícias

Marcelo Pimentel

Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.

08/02/2018

Área de fruticultura do Emater traz alternativas para incrementar produção

Durante o Show Rural 2018, que será realizado em Cascavel, no Paraná, o Emater terá como principal meta incentivar os agricultores a utilizarem a tecnologia para impulsionar a produção no país em assuntos referentes à fruticultura, cujo empreendimento requer muita destreza e determinação, mas que se for bem aplicado, trará muitos frutos.

Segundo funcionários do Emater, diversas espécies de frutas podem ser cultivadas, mas que seu forte é a uva.

Leia mais – Fruticultura

08/02/2018

Apesar de recuo de 5,5%, safra 2017/2018 será a segunda maior dos últimos anos

A safra de grãos no Brasil irá atingir a marca de 225,6 milhões de toneladas em 2017/18, é o que informa a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Segundo o levantamento, que estudou os principais centros produtores de grãos do país, os números só não são maiores que a safra de 2016/17, que chegou a 237,7 milhões de toneladas.

Grãos como soja, arroz e milho, cuja safra ultrapassou os 12,327 milhões de toneladas em 2016/17, teve uma queda de 5,6%, indo para 11,639 milhões de toneladas.

Ler mais – Safra

08/02/2018

IAPAR firma parceria com empresa de agricultura digital

O Show Cultural 2018 foi palco do firmamento de uma parceria entre o Instituto Agronônico do Paraná (IAPAR) e a AgroSight, empresa de Maringá. A associação, que se deu durante o Seminário de Agroinovação e cujo objetivo transita no aprimoramento da entrega de valor aos produtos rurais, avalia a partilha de informações sobre tecnologia e agronomia por meio da FargGO, tecnologia concebida pela empresa maringaense para o Agronegócio.

Leia mais – Tecnologia

08/02/2018

Qualificado, conectado e no campo

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) vem, já há seis anos, empenhando todos os seus esforços para que o jovem brasileiro permaneça no âmbito rural e, assim, garantir a sucessão da agricultura familiar. A chamada “Ação Jovem”, criação da empresa, envolve capacitação e acesso à tecnologia com o objetivo de torná-los líderes e empreendedores no futuro. Nos últimos anos, mais de 1.300 jovens foram capacitados. A ação acontece por todo o Estado catarinense, com cursos de gestão, liderança e empreendedorismo, cuja inspiração é a pedagogia da alternância, com o jovem transitando entre os Centros de Treinamento da Epagri e a propriedade. A capacitação é patrocinada pelo Programa SC Rural.

Leia mais – Tecnologia 

06/02/2018

Emater traz variedades de cultivo protegido ao Show Rural 2018

O agricultor que visitar o Show Rural 2018 terá a oportunidade de conhecer as estufas montadas pelo Instituto Emater na área de Olericultura, cujo objetivo é mostrar os benefícios do cultivo protegido, que visa diminuir a exigência do uso de inseticidas e duplicar a produção em comparação ao cultivo aberto. A estrutura da estufa protegida, no entanto, precisa ser montada de forma adequada para que suas principais qualidades possam ser aproveitadas da melhor maneira. Para isso, é necessário o acompanhamento de um profissional especializado.

Leia mais – Show Rural Coopavel 2018

06/02/2018

Abelhas nativas para preservar e lucrar

Importantes para a manutenção das matas, as abelhas nativas do Brasil fazem parte de uma atividade em ascensão em Santa Catarina. As meliponíneos, ou abelhas indígenas, como são conhecidas, são abelhas com um ferrão obsoleto e que podem ser manipuladas sem a necessidade de equipamentos de proteção. A atividade propõe a junção da preservação ambiental e os lucros nas áreas rurais. O motivo é o fato de grande porcentagem das árvores do país dependerem da polinização das abelhas. No entanto, graças aos desflorestamentos, essas espécies quase entraram em extinção, e esse movimento busca resgatá-las, aproveitando para gerar renda.

Leia mais – Meio ambiente

06/02/2018

Desenvolvimento do Oeste Paranaense é tema de seminário no Show Rural

Nesta quarta-feira (7), será realizado o Seminário de Agroinovação, evento que ocorrerá durante o Show Rural e contará com a presença de empresas como IAPAR, Itaipu, Centro Internacional de Biogás e Parque Tecnológico de Toledo, que apresentarão projetos para o avanço da região Oeste paranaense. As companhias objetivam a interação dos projetos com outras iniciativas da região.

Leia mais – Show Rural Coopavel 2018

06/02/2018

Internet das coisas pode ajudar a melhorar produtividade agrícola

A tecnologia está atingindo de vez as áreas rurais no Brasil. Nos próximos anos, os equipamentos agrícolas terão cada vez mais sensores via internet e menos interferência do homem. A melhoria dos processos produtivos estará diretamente ligada à inteligência artificial na agricultura, e isso trará mais lucros e menos gastos. A Internet das coisas (IoT) pretende movimentar US$8 bi na agricultura brasileira em 2018.

Leia mais – Tecnologia

05/02/2018

Dia de Campo da Competição de Cultivares de Soja acontece dia 16, no DF

A AgroBrasília é tida, no ramo da produção rural, como uma das maiores feiras do agronegócio, cujo objetivo é transmitir as informações e novidades do campo para os produtores. A tradicional Competição de Cultivares de Soja, produzida pela Feira Internacional dos Cerrados, é uma excelente oportunidade de mostrar os equipamento de qualidade que se ajustam ao solo e ao clima das regiões do Planalto Central.

Leia mais – Notícias

Marcelo Pimentel

Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.