11 de janeiro de 2016
Uva passa ajuda a prevenir câncer, Alzheimer, Parkinson e demência

A época de comer uva passa é o ano todo!

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Você sabia que é preciso bem mais que um cacho de uvas para fazer um punhado de passas? São necessários três quilos e meio de uva fresca para dar um quilo de passas. Por isso, uma uva passa é mais “potente” do que uma uva que a gente tira do cacho. De acordo com Gildo Almeida, biomédico da Embrapa, quando você remove toda a água da fruta as vitaminas A, B e K ficam concentradas.

E não é são só esses os benefícios da frutinha! Ela protege e previne doenças como câncer, Alzheimer, Parkinson e demência. O boro que tem dentro dessas passas vai evitar que as pessoas na menopausa tenham perda óssea. Então, protege inclusive pessoas idosas contra algumas doenças que acometem o osso. Todo mundo pode comer uva passa, menos aqueles que tem restrição em açúcar.

E se as passas estiverem no biscoito? E se o biscoito fosse feito de farinha de uva? A receita é fruto do doutorado da nutricionista Emília Ishimoto na Faculdade de Saúde Pública da USP.

“Aqui tem fibras, além dos antioxidantes, e um tipo de fibra especial para diminuir o colesterol. Não é uma fibra comum – por exemplo, a fibra da aveia – é uma fibra diferente que só tem na uva”, conta Emília Ishimoto, nutricionista da USP.

A farinha de uva é feita justamente com o que sobra da produção do suco ou do vinho. “Do ponto de vista de propriedades pra saúde é incrível, mas o que a gente joga fora é mais rico para a saúde. O efeito maior está na casca e na semente”, diz Emília Ishimoto.

As festas de final de ano já passaram, mas a época de comer uva passa é o ano todo!

Fonte: Globo Reporter com alterações da Redação Sou Agro

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