A transformação da paisagem com a agricultura urbana

Compartilhe as informações sobre este alimento

A chave para a melhoria de vida das pessoas nos grandes centros está na agricultura urbana. Diversas iniciativas em Curitiba e pelo Brasil estão sendo engajadas com o objetivo de transformar os espaços das cidades. A participação da população e do setor privado são fundamentais para a sustentabilidade de um projeto social, pois conforme crescem as cidades, as responsabilidades sociais também aumentam.

Este conceito é chamado de Reação Urbana, e é realizado a partir da parceria entre a HAUS (Gazeta do Povo) e Reurb (Organização Social Civil de Interesse Público – Oscip), tendo o suporte da Agência Curitiba. As empresas visam um método para a reabilitação urbana nas áreas do Vale do Pinhão, em Curitiba.

Além disso, outra intenção é fazer da região uma espécie de “laboratório”, onde projetos sociais e culturais possam ser desenvolvidos. O Primeiro Laboratório de Reação Urbana do Vale do Pinhão é uma das ações já realizadas pelo movimento, onde especialistas em urbanismos se reúnem para compartilhar ideias e conhecimentos, visando a melhoria na região, com projetos de urbanismo tático e diversas outras ações com a população.

O objetivo é fazer com que a comunidade se mobilize para transformar a paisagem urbana de uma forma positiva, assim como acontece em diversos lugares do mundo, onde esse tipo de projeto é implantando e bem engajado, com participação social no desenvolvimento de áreas degradadas, fazendo um bom uso dos chamados “espaços vazios”.

 

Outros Artigos Interessantes:

Os Benefícios da uva para a saúde