Aquecimento Global: o que é? Causas e efeitos

Muito se ouve sobre Aquecimento Global. Certamente você e todas as pessoas que você conhece já ouviram falar pelo menos uma vez acerca deste assunto, mas a verdade é que nem todo mundo entende muito bem do que se trata, não é mesmo? Se você caiu neste texto, é bem provável que esteja interessado em aprender e se informar mais sobre este assunto. Pois bem, fique com a gente que contaremos tudo o que você precisa saber!

O aquecimento global é um fenômeno climático que apresenta uma grande extensão. Este fenômeno é um aumento bastante considerável da temperatura da superfície da Terra e este fenômeno vem acontecendo há cerca de 150 anos.

Você deve estar se perguntando por que isto ocorre, uma vez que o aumento de temperatura não ocorreria sem motivos, certo? Pois bem, vamos entender. Vem ocorrendo em consequência às alterações ocorridas no planeta. Ações estas que podem ser: causas naturais ou antropogênicas. Por antropogênicas, queremos dizer por ação do ser humano.

Há uma grande discussão dentro da comunidade científica em torno do aquecimento global. Segundo os cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da ONU, o século XX foi o que apresentou a temperatura mais alta dos últimos 500 anos. O aumento da temperatura média foi entre 0,3 e 0,6ºC.

Falando assim parece até insignificante, não é verdade? Mas mesmo que, à primeira vista, pareça uma mudança muito pequena, este aumento foi o bastante para alterar todo o clima de diversas regiões do planeta e atingir profundamente a biodiversidade destes locais. Devido a isto, muitos desastres ambientais foram desencadeados.

Uma parte da comunidade científica que se dedica a estudar os fenômenos da Terra e o aquecimento global afirma que o aquecimento ocorre devido a um processo natural, pois eles acreditam que a Terra está passando por uma fase que eles chamam de transição natural. Este é um processo demorado e que ocorre lentamente, saindo da chamada Era Glacial e indo de encontro à Era Interglacial. O aumento da temperatura da Terra seria consequência deste fenômeno.

Aquecimento Global, efeito estufa

Quando ouvimos falar no chamado efeito estufa, ficamos com o pé atrás, pois em princípio parece algo ruim, não é verdade? Mas é totalmente o contrário! O efeito estufa é um efeito natural e é graças a ele que há vida no planeta Terra. Entenda melhor o que é o efeito estufa:

O sol envia para a Terra uma certa quantidade de energia solar. Uma parte é refletida de volta ao espaço e outra parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, sendo esta energia a responsável pelo aquecimento do planeta.

A parte do calor que é enviada de volta ao espaço fica bloqueada devido aos gases do efeito estufa que, apesar de deixar passar esta energia solar (ainda que em pequenas ondas), são definidos como opacos a radiação da Terra, que é emitida em ondas maiores. Esta diferença entre as ondas ocorre devido a diferença existente nas temperaturas do Sol e da superfície da Terra.

Ou seja, é o efeito dos gases de efeito estufa que torna a Terra um planeta habitável. Se estes gases não existissem, a temperatura do planeta seria consideravelmente baixa, girando em torno de –18º. A troca de energia que ocorre entre a superfície da Terra e a atmosfera é o que mantém as atuais condições para que o planeta continue habitável, proporcionando a temperatura média global, que, próxima à superfície, fica em torno de 14ºC.

Neste momento, você deve estar se perguntando: mas e a relação entre aquecimento global e o efeito estufa, qual é, exatamente? Então, quando existe um equilíbrio entre a energia solar recebida e a energia que é refletida em forma de gases pelo planeta Terra, a temperatura do local permanece praticamente inalterada. Porém, por alguns motivos, este equilíbrio pode ser alterado.

O principal deles é quando ocorre alguma alteração na quantidade de energia que é refletida pelo planeta de volta ao espaço. Isto acontece devido às mudanças na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera e esse aumento na concentração de gases está ocorrendo em função do aumento das emissões de gases pelos seres humanos. Atividades como agricultura, pecuária, transporte, desmatamento de florestas, indústria, estre outros são alguns exemplos de atividades que emitem grande quantidade de gases.

Mesmo que, ao longo da história da Terra, o planeta tenha sofrido algumas mudanças climáticas, nada se compara ao que vem ocorrendo nas últimas décadas. E é preciso considerar que, enquanto as mudanças do passado ocorreram de forma natural, as mudanças atuais, em especial as dos últimos 50 anos, ocorrem devido à ação humana.

A principal evidência dos efeitos da ação humana foi com o aquecimento global, que foi detectado a partir do aumento da temperatura dos oceanos, no derretimento generalizado das calotas polares e, em consequência do derretimento, a elevação do nível do mar. E, desta forma, não é mais possível negar que o ser humano não tem relação direta com o aumento da emissão de gases de efeito estufa e também com o aquecimento global.

O que fazer para ajudar a reduzir o Aquecimento Global

Agora que você já percebeu o quanto o aquecimento global é grande e que afeta a todos os seres vivos, é hora de entender que você pode sim fazer a diferença e ajudar a reduzi-lo! Confira:

  • Se possível, deixar de consumir produtos de origem animal: muitas áreas florestais estão sendo desmatadas para serem usadas como pasto para gado, seja ele de corte ou leiteiro. A diminuição da vegetação leva à criação de gases de efeito estufa.
  • Não comprar produtos de madeira que não são certificados ou optar por produtos de outros tipos de matéria prima: a madeira ilegal vem da devastação de florestas nativas, o que resulta em mais emissão de gases de efeitos estufa. Os produtos que utilizam madeiras certificada têm o selo FSC ou o de madeira de reflorestamento.
  • Compre produtos produzidos de forma sustentável: consumir produtos feitos por comunidades locais é uma ótima forma de não contribuir com o desmatamento.
  • Ande menos de carro e mais de bicicleta: a queima de combustíveis fósseis, tais como a gasolina e o diesel, contribuem para causar o aquecimento global. Dê preferência por automóveis zero emissão de gases, caso vá comprar um carro.
  • Reflita sobre o consumo de certos produtos: o processo de fabricação de todas as coisas envolve extração, processamento de matérias primas, uso de água e energia e consumo de combustível até o local onde será comercializado. Todas as etapas causam efeito estufa. É realmente necessário usar todos os produtos que você utiliza atualmente?
  • Compre de empresas conscientes: Atualmente, há diversas empresas que estão adotando medidas para diminuir a emissão de gases em seus processos de produção. Pesquise e veja quais as marcas que podem lhe atender.
  • Pare com o desperdício: o desperdício de alimentos é a maior parte do lixo produzido no Brasil. O lixo orgânico produz gás metano, que é extremamente potente como gerador de efeito estufa.
  • Conheça os problemas da produção de soja: muitas das áreas utilizadas para a produção de soja estão sendo desmatadas ilegalmente. O desmatamento é a principal causa da emissão de gases de efeito estufa.
  • Separe o lixo para reciclagem: A reciclagem auxilia na economia de recursos naturais e diminuir os gastos com a redução de matérias prima.
  • Procure conhecer e incentivar ações que combatam o aquecimento global: dê ou pegue carona, use produtos reciclados ou recicláveis, use ecobags, lembre-se de apagar as luzes sempre que não houver necessidade de acendê-las, entre outros.

Veja aqui tudo sobre Biomassa e Energia Renovável.

Consequências do Aquecimento Global

O aumento da temperatura é um fenômeno que traz problemas extremamente sérios para todas as espécies. Talvez seja difícil visualizar isto na prática, mas as consequências estão mais presentes no seu dia a dia do que você imagina, confira:

  • Problemas de saúde são cada vez mais frequentes: o calor intenso aumenta o risco de as pessoas apresentarem infecções, alergias e doenças cardiorrespiratórias. O calor causa alterações no estado fisiológico do corpo humano, principalmente em grupos como idosos, crianças e pessoas com problemas de coração e vias respiratórias.
  • Danos às propriedades e infraestruturas: o aquecimento global causa mudanças na pluviosidade e facilita a ocorrência de eventos extremos, tais como inundações, furacões, tempestades, secas e incêndios. Isto compromete estruturas de grande importância, o que custaria mais gastos ao governo.
  • Perda da produtividade: dias mais quentes podem causar interrupções na vida diária, perda de produção, de trabalho, de dias escolares entre outros. Isto prejudica o comércio, transporte, agricultura e a produção de energia.
  • Migração em massa e problemas de segurança: as mudanças bruscas de temperatura podem causar migração em massa com a finalidade de fugir de problemas ambientais, como a desertificação, a seca, as inundações e etc.
  • Aumento de gastos: plantações precisam ser irrigadas mais vezes em climas quentes, mais medidas teriam que ser tomadas para viabilizar o bem-estar animal e, dessa forma, carnes e vegetais se tornariam mais caros.
  • Extinção de espécies e migração: há muitas espécies que são bastante sensíveis a mudanças de temperatura e de umidade. Elas correm o risco de desaparecer, o que afetaria diversos ecossistemas no mundo inteiro, especialmente as florestas tropicais, geleiras e recifes de corais.
  • Derretimento de calotas polares: com o aumento da temperatura média do planeta, as calotas polares sofreriam com um enorme degelo, aumentando consideravelmente o nível do mar.

Estas são apenas algumas das consequências causadas por este fenômeno tão falado. Estendeu agora por que é tão importante que cada um faça a sua parte e auxilie na diminuição da emissão de gases de efeito estufa?

Aquecimento Global e suas causas

O aquecimento global tem uma causa específica: a emissão de gases de efeito estufa. O importante é entender o que emite esses gases, pois aí descobriremos a sua causa. As atividades que emitem este tipo de gás são extremamente comuns e estão extremamente inseridas na nossa rotina, de modo que nem percebemos o quão prejudiciais elas podem ser.

O uso do que chamamos de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel, é um dos maiores emissores de gases que causam efeito estufa. E os automóveis fazem parte da nossa desde que nos entendemos por gente, não é mesmo? Usamos automóveis para passear, para ir à escola e também ao trabalho. Outra causa, sendo esta a principal, é o desmatamento de áreas florestais. A destruição de grandes áreas de floresta libera uma enorme quantidade de gases de efeito estufa.

As queimadas também fazem parte das causas que merecem atenção. A queima da vegetação libera uma quantidade enorme de dióxido de carbono, um dos gases causadores do efeito estufa. E, por fim, as atividades industriais. Todas as indústrias que fazem uso de combustíveis fósseis são responsáveis pela emissão de gases poluentes. Nos países desenvolvidos, esta é a maior causa da emissão de gases.

Veja aqui tudo sobre o Dióxido de Carbono – CO2

Quais são os efeitos do Aquecimento Global

O aquecimento global traz efeitos que afetam todas as regiões de alguma forma e, em algumas décadas, pode acarretar mudanças irreversíveis, tais como cidades litorâneas que podem ficam completamente embaixo d’água devido ao derretimento das calotas polares. Ou seja, as ilhas vulcânicas sumirão de vez do mapa, já pensou?

Outros efeitos são o aumento da seca e o fim dos recursos hídricos. Em várias regiões do mundo, a água já é algo escasso e muito valioso. No futuro, ainda mais países sentirão os efeitos da falta de água e os desertos serão cada vez mais comuns, aparecendo em diversos países. Estes são apenas alguns dos efeitos do aquecimento global. Certamente foi o bastante para nos fazer repensar, não é mesmo?

Quando acontece o Aquecimento Global

Vamos entender exatamente quando este efeito ocorre, pois assim compreenderemos melhor como ele funciona. O aquecimento global pode acontecer de duas formas, sendo elas: por origens naturais ou por origens humanas.

As atividades humanas são observadas quando há um aumento da emissão de gases causadores de efeito estufa (uso de combustíveis, por exemplo); quando ocorre desenvolvimento humano sem planejamento, que está diretamente ligado a queimadas e desmatamento de florestas. Isto reduz os agentes que regulam a temperatura, resultando então em espaços de desertificação.

Já as causas naturais estão relacionadas ao aumento da atividade na superfície do sol. Esta atividade provoca explosões com alta emissão de raios ultravioletas. Também há o aumento de evaporação e concentração de gases no ar. Um exemplo destes gases é o carbono, que vem da água dos oceanos.

Como evitar o Aquecimento Global

Ainda há chances de evitar que o aquecimento global aumente e fique ainda mais preocupante. Algumas atitudes a serem tomadas são diminuir o uso de combustíveis como gasolina, diesel querosene, e substituí-los por biocombustíveis, tal como o biodiesel e o etanol.

Outra atitude a ser tomada é ficar atento ao funcionamento de seu carro e levá-lo à revisão regularmente, evitando assim que haja uma queima desregulada de combustíveis. Automóveis, motos e caminhões devem obrigatoriamente utilizar o catalisador, lembre-se disto!

Outra coisa que deve ser feita é a instalação de sistemas de controle de emissão de gases por parte poluentes vindos das indústrias. Também é extremamente importante que as fontes limpas e renováveis de energia tenham seu trabalho ampliado e mais reconhecido. Hidrelétricas, energia eólica, nuclear, solar e maremotriz. Por que não? Elas só têm a agregar!

Aqui vai uma dica que você já pode começar a colocar em prática: deixe o carro em casa sempre que possível. Pegue caronas com os colegas, utilize o transporte público da sua cidade ou ande de bicicleta. Outra coisa que você pode fazer é colaborar com a coleta seletiva de sua cidade e separar o que for válido para a reciclagem!

Conceito de Aquecimento Global

O conceito de aquecimento global é que isto se trata de um processo de aumento de temperatura média dos oceanos e da atmosfera do planeta Terra.

Este processo é causado por uma grande emissão de gases que intensificam o já existente efeito estufa, que é originado em sua maior parte graças às atividades humanas, tais como indústrias, queimadas, agronomia e pecuária, entre outros. A queima de combustíveis fosseis, o desmatamento e a falta de planejamento das cidades atuais refletem diretamente neste processo.

Definição de Aquecimento Global

A definição de aquecimento global está diretamente ligada com o conceito de aquecimento global, já tratado neste texto anteriormente. A temperatura média dos oceanos e da atmosfera da terra são um produto de uma explosão populacional desenfreada, o crescimento econômico em todas as partes do mundo, o grande uso das tecnologias atualmente, de uso indiscriminados das energias poluidoras e, por fim, de um estilo de vida que se tornou insustentável.

Neste estilo de vida o homem observa a natureza apenas como uma fornecedora de matérias primas para exploração. É valido reforçar que o aquecimento global vem acontecendo desde meados do século XIX e continuará seu crescimento enquanto as emissões de gases continuarem elevadas, uma vez que este tipo de gás obstrui a dissipação do calor da Terra para o espaço.

Veja aqui tudo sobre Sustentabilidade Ambiental.