Benefícios da Banana para a saúde – Fique por dentro de suas propriedades

Compartilhe as informações sobre este alimento

A banana, além de cheirosa, docinha e com um preço que não pesa no orçamento, é a fruta mais consumida pelos brasileiros e a segunda no ranking mundial (só perde para a laranja). Além de ser muito saborosa e versátil, a banana é um alimento de grande valor nutricional, rica em vitaminas e minerais fundamentais para a manutenção da saúde.

Neste artigo você conhecerá os diferentes tipos de banana, os benefícios da fruta para a saúde e um pouco de sua história, além de sensacionais receitas com essa delícia saudável.

banana

Banana tipos

Existem centenas de tipos de banana catalogados ao redor do planeta. No Brasil, as variedades de banana mais comercializadas e consumidas são:

1.Banana d’água; também conhecida como banana nanica, embora seus frutos nem sempre tenham um tamanho reduzido. O nome “banana nanica”, na verdade, refere-se ao tamanho (altura) da bananeira que produz essa variedade da fruta.

A banana d’água, quando madura, apresenta um sabor bastante adocicado, sendo por isso uma das preferidas para ser consumida crua. Ela também é usada para adoçar naturalmente vitaminas, bolos e pudins, dispensando assim a adição de açúcar.

1 banana d’água (90 gramas) contém aproximadamente 87 calorias.

2.Banana prata; apresenta um sabor menos doce e levemente ácido (pelas grandes quantidades de vitamina C encontradas em sua composição). Outras características da banana prata são sua alta durabilidade e baixo valor calórico.

Benefícios da banana prata:

A banana prata possui uma alta concentração de potássio, mineral responsável por auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, além de ser benéfico para otimizar a eliminação de toxinas pelo organismo, entre outras funções.

Quantas calorias tem uma banana prata?

1 unidade de banana prata (65 gramas) tem em média 55 calorias.

3.Banana da terra; é a variedade que apresenta os frutos de maior tamanho e peso. Por ser de difícil digestão quando consumida crua, deve ser cozida, assada ou frita, para ser comida pura ou ajudar a compor deliciosas receitas de doces e salgados.

Riquíssima em vitamina A, vitamina C e potássio, a banana da terra é considerada por muitos a linhagem da fruta que traz mais benefícios para a saúde humana.

Apesar de todas essas vantagens, a banana da terra é bastante calórica, devendo ser consumida com cautela por pessoas que estão em processo de emagrecimento.

Cada 100 gramas de banana da terra (equivalente a 1 unidade) contêm em média 117 calorias.

benefícios da banana

4.Banana maçã; não é difícil distinguir esse tipo de banana dos demais, por seu cheiro característico, que lembra o da maçã. Assim como a banana prata, a banana maçã apresenta um baixo teor calórico em comparação às demais (por conter menos carboidratos) e abundância de fibras solúveis (que promovem a sensação de saciedade prolongada), sendo uma boa opção para quem quer perder peso. Uma banana maçã de 65 gramas contém apenas 72 calorias, aproximadamente.

5.Banana ouro; é a menor dentre as bananas consumidas no Brasil, com frutos que não ultrapassam 10 centímetros de comprimento. O velho ditado “tamanho não é documento” se aplica muito bem à banana nanica, pois embora pequenina, ela é extremamente calórica quando comparada aos demais tipos de banana. Cada 100 g de banana ouro contém em média 112 calorias.

Sobre os benefícios da banana ouro para a saúde, devemos citar que ela contém índices muito baixos de gordura e sódio, sendo um item permitido e indicado na alimentação de pessoas com enfermidades cardíacas, renais e com hipertensão arterial.

Benefícios da banana

Embora haja uma variação quanto à composição nutricional de cada tipo de banana, o que influencia nos benefícios proporcionados, podemos afirmar que de um modo geral ela:

  1. Ajuda a regular o fluxo intestinal, sendo útil tanto em casos de prisão de ventre quanto nos de diarreia. No primeiro caso, nutricionistas aconselham o consumo da fruta bem madura. Em caso de diarreia, ingerir a banana mais verde pode ajudar a controlar o problema, embora o médico sempre deva ser consultado em caso de dúvida, já que a diarreia pode ser um sintoma inicial de doenças graves.
  2. Controla a fome entre as refeições. Por ser rica em fibras, a banana produz uma sensação prolongada de saciedade, sendo por isso indicada para controlar o apetite e evitar o consumo de alimentos pouco saudáveis e mais calóricos entre as refeições.
  3. Atua na redução da pressão arterial. Esse efeito é causado pelo magnésio, elemento presente em quantidades significativas na fruta, que promove um efeito relaxante nos vasos sanguíneos.
  4. Previne e combate a depressão, melhorando o humor. Isso ocorre porque a banana contém triptofano, aminoácido fundamental na produção de substâncias que promovem a sensação de prazer e bem-estar pelo organismo, como a serotonina, por exemplo.
  5. Reforça o sistema imunológico. Esse benefício da banana é explicado pela presença significativa de vitamina C em sua composição.
  6. Previne as cãibras musculares. Esse efeito é proporcionado pela ação do potássio, nutriente presente na banana.

propriedades da banana

Nutrientes da banana

Entre os principais nutrientes presentes na banana, podemos citar:

  • Vitamina A.
  • Vitamina B1.
  • Vitamina B2.
  • Vitamina B3.
  • Vitamina B5.
  • Vitamina B6.
  • Vitamina B9.
  • Vitamina C.
  • Vitamina E.
  • Açúcares naturais.
  • Cálcio.
  • Magnésio.
  • Potássio.
  • Selênio.
  • Manganês.

Não é à toa que a banana é considerada um dos alimentos mais completos existentes na natureza.

Banana: origem

A banana é uma fruta originária do continente asiático. Entretanto, há relatos de que variedades da fruta (que só podiam ser consumidas cozidas ou assadas) já estavam presentes na América antes da chegada dos europeus a este continente.

É provável que os romanos tenham levado a banana à Europa no século I a.C., onde ela só iria ser consumida em grande escala muito tempo depois, no século XX.

banana benefícios

Acredita-se que os árabes tenham levado o cultivo da banana ao continente africano. E, por fim, os colonizadores portugueses trouxeram a cultura das variedades de banana que hoje conhecemos ao Brasil.

Aliás, o nome “banana” é originário da Guiné, na África.

Banana: nome científico

O nome científico da bananeira é Musa sp., espécie pertencente à família Musaceae.

Banana receitas

A banana é uma fruta que se encontra o ano inteiro (ao menos aqui no Brasil), com um preço acessível e que figura na lista de ingredientes das mais diversas receitas de pratos doces e salgados. As banana receitas incluem bolos, tortas, pudins, farofa, panquecas e até mesmo nhoque. Confira abaixo 3 deliciosas receitas com banana.

  • Nhoque de Banana da Terra

Os ingredientes para preparar um delicioso nhoque de Banana da Terra são: 1 quilo de Banana da Terra madura cozida (cozinhe com as cascas e retire-as depois) e óleo para untar as mãos. O preparo é muito simples. Após o cozimento, descasque as bananas e passe-as num processador, amasse muito bem com um garfo, até ficar uma massa homogênea. Leve a massa à geladeira por pelo menos 3 horas, para adquirir consistência.

Untar as mãos com óleo e fazer as bolinhas de nhoque, levando-as novamente à geladeira, para que fiquem mais firmes. Esse nhoque não precisa ser cozido, deve-se apenas dourá-lo com manteiga ou azeite e acrescentar o molho escolhido. Carne-seca e bolonhesa são algumas das opções. Também é uma excelente alternativa para servir com molhos vegetarianos.

  • Panqueca de banana com aveia

As panquecas de banana são uma excelente pedida para o café da manhã ou lanche da tarde, saborosas e muito fáceis de preparar.

Precisa-se de 2 bananas do tipo prata maduras, 4 colheres de aveia em flocos finos, 1 ovo e 2 colheres de açúcar (branco ou mascavo). O preparo consiste em bater todos os itens no liquidificador por 5 minutos e fazer as panquecas em uma frigideira antiaderente untada com manteiga, azeite de oliva ou óleo. Podem ser servidas com mel ou geleia de frutas.

  • Bolo de banana

Para fazer um delicioso bolo de banana (de liquidificador), os ingredientes necessários são: 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 2 ovos, 3 bananas d’água maduras, 1 xícara de chá de açúcar, 1 xícara de chá de leite, 1 colher de sopa rasa de fermento e ½ tablete de margarina para uso culinário.

O preparo é bem simples. Basta bater todos os ingredientes, exceto as bananas, no liquidificador por 3 minutos e despejar em uma forma untada. Acrescentar as bananas, cortadas em tiras ou rodelas, à massa e levar ao forno médio pré-aquecido por 40 minutos.

A vitamina de banana é uma bebida muito saborosa e nutritiva, além de ser fácil de preparar. Para fazer uma deliciosa vitamina, é só bater duas bananas bem maduras (as do tipo prata ou d’agua são as mais indicadas, pois se misturam homogeneamente ao leite) com um copo de leite no liquidificador, sem necessidade de acrescentar açúcar. Essa é a versão básica da vitamina de banana, que permite variações.

É possível adicionar aveia em flocos, farelo de trigo ou linhaça para obter uma vitamina ainda mais nutritiva e rica em fibras. Também se pode misturar chocolate em pó ou achocolatado para incrementar o sabor (e as calorias).

Seja na versão básica ou em apresentações inovadoras, a vitamina de banana é um clássico, uma receita prática imbatível para começar o dia ou ir dormir bem alimentado.

 

Artigos relacionados:

Benefícios e Propriedades da Banana Prata

Benefícios e Propriedades da Banana Ouro

Benefícios e Propriedades da Banana da Terra

Benefícios e Propriedades da Banana Nanica ou Banana d’Água

Benefícios e Propriedades da Banana Maçã

Beneficios e Propriedades da Maçã

Benefícios e Propriedades do Morango

Tipos de Laranja

Tipos de Manga

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades da Uva

Benefícios e Propriedades da Pera

Benefícios e Propriedades do Quiuí