Benefícios da Batata doce para a saúde – Saiba para que ser este alimento

A batata doce (Ipomoea batatas), é originária da América do Sul, mais precisamente dos Andes, e vem sendo cultivada pelos indígenas há pelo menos 10 mil anos. Existem por volta de 400 variedades desse vegetal e, apesar de parecer ter um parentesco próximo com a batata comum e o inhame, na verdade ela faz parte de uma família completamente oposta.

Quando os europeus chegaram às Américas, se encantaram pelo sabor adocicado e a textura suave da batata doce e a levaram para a África, Ásia, Indonésia e Índia. Nos dias atuais, esse vegetal é muito cultivado no mundo todo.

No Brasil, podem ser encontrados quatro tipos de variedades: a batata roxa, amarela, avermelhada e a batata doce branca (que é também conhecida como terra-nova ou angola).

batata-doce

Ela consiste num dos vegetais com maior quantidade de nutrientes encontrados na natureza e, por conta disso, traz muitos benefícios para a saúde, além de contribuir para a boa forma. Consiste também em um alimento muito versátil, podendo ser usado na culinária para o preparo de diversos tipos de pratos, sejam eles doces ou salgados.

Entre as inúmeras propriedades da batata doce está a presença do fósforo, sódio, potássio, magnésio, ômega 3, vitaminas A, B, C, K, E e ácidos graxos.

A batata doce também contém uma grande quantidade de antocianina e betacaroteno, dois compostos naturais importantes para a saúde do nosso organismo. A antocianina consiste num pigmento natural, que possui ação anti-inflamatória. Já o betacaroteno contribui para minimizar as chances de desenvolver diversos tipos de doenças crônicas, como a catarata, doenças do coração, degeneração da retina causada pela idade e até mesmo o câncer.

O consumo de uma batata doce de tamanho médio supre a necessidade diária recomendada de vitamina A para um adulto. Além disso, ajuda a abastecer o organismo com uma quantidade generosa de vitamina C, potássio e fibras.

A melhor maneira de aproveitar os benefícios oferecidos pela batata doce é cozinhá-la com a casca. Ela também pode ser consumida como batata doce assada, como purê de batata doce ou em chips.

Batata doce benefícios e malefícios

Os benefícios da batata-doce são muitos, já que ela possui um poderoso efeito antioxidante, o que ajuda a manter pele saudável, além de prevenir contra alguns tipos de câncer e cuidar do aparelho digestivo.  Ela também tem ação anti-inflamatória, que cura as inflamações internas e externas de forma mais rápida e eficaz. Conheça mais a respeito dos benefícios desse vegetal.

Batata doce: musculação

A batata doce vem sendo muito usada atualmente por atletas e pessoas que praticam musculação, pois possui uma quantidade de carboidratos que contribui para aumentar a energia e, consequentemente, dar mais disposição para o ganho de massa muscular. O motivo para isso acontecer é porque os carboidratos presentes na batata doce são digeridos mais lentamente do que a batata inglesa, o que mantém os níveis de energia por um tempo mais prolongado.

benefícios da batata-doce

Outros componentes presentes nesse vegetal que contribuem para os treinos é a presença das fibras que, além de ajudarem no controle do apetite por promover a saciedade, ajudam na reconstrução muscular e na queima de gorduras. Já o potássio, auxilia no equilíbrio das funções nervosas e no controle muscular.

Contribui para a perda de peso

As dúvidas se a batata doce engorda ou emagrece são muito comuns, devido ao carboidrato encontrado nela. A elevada quantidade de fibras alimentares presentes na batata doce reduz o apetite, pois faz com que seja absorvida pelo organismo de forma mais lenta. Por isso, é possível dizer que a batata doce emagrece.

Isso faz com que a sensação de saciedade seja prolongada, o que contribui para a perda de peso. Além disso, a quantidade de calorias é baixa, já que uma porção de 100 g da batata doce contém apenas cerca de 90 calorias.

Comer esse vegetal também ajuda a diminuir o açúcar no sangue e os picos de insulina, além diminuir a gordura localizada na região da barriga. Por isso, a batata doce engorda apenas quando consumida de forma exagerada.

Beneficia a saúde da pele

Os motivos pelos quais a batata doce ajuda a manter a pele mais jovem e saudável é por conta da vitamina A, que protege contra os danos provocados pela exposição ao sol. As vitaminas C e E aumentam a produção do colágeno, que melhoram a textura da pele e também evitam o envelhecimento precoce.

Protege a saúde do coração

Um dos motivos pelo qual a batata doce contribui para o coração saudável é devido ao potássio, que ajuda na redução da pressão arterial, o que regula os batimentos cardíacos. O potássio da batata doce também reduz a pressão arterial, mantendo o equilíbrio de fluidos que também ajudam a regular os batimentos cardíacos.

Ela também possui vitamina B6, que contribui para a prevenção do infarto. Isso ocorre porque essa vitamina, entre outras funções, diminui a presença de um aminoácido chamado homocisteína, responsável por doenças degenerativas vasculares, como no caso do infarto.

batata-doce benefícios

Previne contra o câncer

Estudos realizados com o betacaroteno, componente encontrado em abundância na batata doce, revelaram que pode ter relação com a prevenção de certos tipos de câncer. Entre eles estão o câncer de próstata, colo do útero e ovário. A presença de carotenoides, substâncias que também são encontradas na batata doce, mostra que são capazes de reduzir a chance de reincidência de câncer e mama.

Controla o estresse

A batata doce é rica em magnésio, um mineral que contribui para a redução do estresse. Por conta disso, consumir esse vegetal ajuda no relaxamento e a manter a calma, além de cuidar dos nervos.

Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue

Apesar de a batata doce conter amido em grande quantidade, ela pode regular o açúcar no sangue. O motivo para que isso seja possível é por conta da presença de fibras alimentares, que contribuem para dar equilíbrio no ritmo da digestão. Isso faz com que ela seja recomendada até mesmo para os portadores de diabetes tipo 2.

Outro fator que beneficia aquelas pessoas que apresentam diabetes tipo 2 é que, de acordo com pesquisas feitas, o extrato da batata doce provoca o aumento dos níveis de adiponectina, hormônio que ajuda a regular o metabolismo da insulina.

Previne a atrite

A ingestão da batata doce ajuda a prevenir inflamações crônicas, como é o caso da artrite reumanoide. Isso porque ela é rica em beta-criptoxantina, que reduz em até 50% as chances de desenvolver a artrite inflamatória. Além disso, devido à alta quantidade de vitamina C na batata doce, contribui para a produção de colágeno, que também minimiza os riscos de desenvolver alguns tipos de artrite.

batata doce cortada

Batata doce malefícios

Se for consumida de forma excessiva, a batata doce pode causar um distúrbio na tireoide, atrapalhando a absorção de iodo. Para que isso seja evitado, é preciso cozinhar esse vegetal. Porém, se for ingerida de forma moderada, não causará danos para a saúde.

Batata doce: receitas

Receitas com batata doce podem ser feitas de diversas formas: assada, cozida ou frita. As raízes também podem ser usadas para compor sopas e as folhas ser refogadas. Se você não tem ideia de como fazer batata doce, aqui vão duas dicas saborosas que fazem uso desse ingrediente tão gostoso e saudável.

Frango com batata doce

O frango é um prato que combina muito bem com a batata doce. Veja como é fácil preparar uma receita deliciosa combinando esses dois ingredientes.

Ingredientes

  • 1 kg de coxa e sobrecoxa de frango picadas
  • 2 batatas doces grandes
  • 1 cenoura
  • 1 xícara de cebola
  • 4 dentes de alho
  • 1 pimentão verde
  • 1 tomate
  • Molho pronto
  • 4 colheres de óleo
  • 1 xícara de cheiro verde
  • Pimenta do reino
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Corte o frango em pedaços e tempere como preferir. Coloque óleo numa panela e doure a cebola e o alho, acrescentando o frango temperado em seguida.
  2. Adicione as batatas cortadas em rodelas (com a espessura de um dedo) quando o frango estiver bem cozido.
  3. Acrescente o pimentão em tiras, cenoura ralada, tomate, pimenta do reino e sal. Coloque água aos poucos e mexa, para que a batata doce cozinhe. A batata cozinha rápido, por isso, não mexa por muito tempo.
  4. Assim que a batata doce ficar macia, acrescente o molho pronto e cheiro verde. Misture e deixe aquecer mais um pouco. Sirva a seguir com arroz branco.

Shake de batata doce

Entre os motivos do consumo atual da batata doce, dieta está entre os principais atualmente. Aprenda a fazer um shake saudável, nutritivo e que ajuda a manter o corpo em forma.

Ingredientes

  • 100 g de batata doce
  • 2 colheres (sopa) de quinoa
  • 1 banana
  • 300 ml de água gelada

Modo de preparo

  1. Lave a batata doce, cozinhe e descasque. Se você tem dúvidas de como cozinhar batata doce, leve ao forno inteira ou cortada em rodelas. Deixe por cerca de 20 minutos, ou até dourar, em forno a 180 graus.
  2. Coloque no liquidificador junto aos outros ingredientes para bater.
  3. Se ficar muito espesso, acrescente um pouco mais de água.

 

Matérias relacionadas:

Benefícios e Propriedades da Batata

Benefícios e Propriedades da Batata-baroa

Benefícios e Propriedades da Batata Ágata

Benefícios e Propriedades da Batata Yacon

Benefícios e Propriedades da Batata Baraka

Benefícios e Propriedades da Batata Asterix

Benefícios e Propriedades da Cenoura

Benefícios e Propriedades do Milho

Benefícios e Propriedades da Cebola

Benefícios e Propriedades da Banana

Benefícios e Propriedades do Aspargo