Benefícios da Carambola para a saúde

A carambola é uma fruta conhecida no Brasil inteiro e vem conquistando fãs ao longo das últimas décadas. Mas o que ela tem de tão especial? Por que as propriedades da carambola são discutidas?

Ficou curioso? Aprenda aqui tudo sobre a fruta carambola!

O que é carambola?

A carambola, conhecida como star fruit (ou fruta estrela, em tradução do inglês), é uma das mais admiradas frutas do mundo. O fato se dá principalmente pelo seu formato e sua cor bem amarelada.

carambola

O sabor adocicado da fruta pode ser uma característica que conquistou muitos brasileiros no consumo de carambola. Entretanto, outros usos também chamam a atenção, como a aplicação em estruturas de ferro, para remoção de manchas.

O pé de carambola, árvore que leva o nome de caramboleira, tem porte pequeno e flores brancas. Geralmente, você pode encontrar uma dessas árvores em quintais e jardins de regiões mais interioranas.

Origem da carambola

A árvore de carambola tem sua origem em regiões da Indonésia e da Índia. O clima dessas localidades ajudou muito na estabilização dos primeiros frutos, mas a caramboleira rapidamente foi levada a outros lugares do planeta.

Ao contrário de algumas espécies características de países ou regiões, a carambola ficou popular no mundo todo. Hoje em dia, as plantações podem ser facilmente encontradas na maior parte do Sudeste Asiático, assim como na Ásia Oriental.

No Brasil, a fruta chegou mais tarde, mas também encontrou popularidade. As regiões da América que produzem carambola são a Colômbia, o Brasil, a Guiana Francesa e os Estados Unidos.

Agora que você já sabe um pouco mais da história da carambola, fruta extremamente popular, está na hora de entender como a espécie pode ser integrada ao seu cotidiano. Acompanhe abaixo!

carambola propriedades

Como plantar carambola

A carambola é uma fruta de clima tropical, que sobrevive e gera frutos em temperaturas médias de 25 graus ou mais. Esse fato explica a origem em regiões da Indonésia e Índia, como mencionado.

Para plantar a árvore, você precisa de um espaço úmido, com solo fértil e clima estável. A planta não sobrevive muito tempo em temperaturas abaixo dos 10 graus ou em casos de geadas.

Você deve começar a plantação com sementes em implantação no solo. Cuidado na hora de escolher os frutos, pois é recomendado a retirada das sementes de carambolas maduras e preservadas.

Confira outras recomendações do ambiente:

  • Solo profundo e úmido
  • Solo levemente ácido, com pH entre 6 e 7
  • Clima com chuvas abundantes
  • Boa luminosidade
  • Alta umidade relativa do ar

Carambola: benefícios e malefícios

As dúvidas sobre benefícios da carambola são enormes. Muitas pessoas se perguntam: suco de carambola serve para que? Eu preciso comer a fruta pura para melhorar quadros de saúde? Tudo isso será esclarecido abaixo.

Para finalizar, observe as propriedades da carambola, importantes para ajudar a manter o corpo saudável.

1.Ajuda na perda de peso corporal

A perda de peso corporal pode ser conseguida tanto no consumo do suco de carambola, quanto com a fruta picada. Na realidade, a maioria das propriedades da carambola são mantidas com esses dois formatos de ingestão.

Ok, mas por que a carambola emagrece? Primeiramente, a fruta tem pouca quantidade de calorias. São no máximo 30 calorias por 100 gramas. Além disso, há uma enorme quantidade de água no alimento.

Outro motivo para a popularidade da carambola em dietas é a grande quantidade de fibras. Esses elementos ajudam na promoção de sensações prolongadas de saciedade no estômago. Assim, você não sente vontade de comer toda hora.

2.Melhora a pele

Se você quer manter a pele sequinha e macia, a carambola é sempre uma boa pedida. A vitamina C presente na composição promove um efeito antioxidante poderoso. Por isso, a pele fica com aparência mais saudável com o consumo da fruta.

Esse benefício é atingido preferencialmente por meio do suco. Isso ocorre, pois as propriedades da vitamina C não são prejudicadas quando batemos a carambola com água e açúcar. O mesmo não ocorre para determinados fins.

3.Auxilia na digestão

A fruta carambola é indicada para quem tem problemas na hora da digestão ou sofre com um sistema gastrointestinal prejudicado. As propriedades ajudam em quadros de prisão de ventre, intestino solto ou até mesmo dores recorrentes.

O que ocorre, nesse caso, é a promoção do crescimento de bactérias que compõem a flora intestinal. Essas são conhecidas como as “bactérias boas”, necessárias para o correto funcionamento do sistema.

Com a presença dessas bactérias, o trânsito intestinal fica mais fluido. Além disso, o consumo evita uma grande parte das infecções na região por problemas de digestão.

4.Combate a anemia

Algumas frutas são importantes no controle de casos de anemia e a fruta em questão é uma delas. As propriedades da carambola ajudam na manutenção das quantidades ideais de ferro no organismo. Ademais, há a presença de vitamina C.

Essa união entre ferro e vitamina promove o controle eficiente da perda do mineral. O funcionamento se dá pela inserção do ferro no organismo e auxílio na absorção, papel desempenhado pela vitamina.

Por isso, as pessoas que possuem quadros de anemia ferropriva, ou seja, a anemia causada por falta de ferro no organismo, podem investir diariamente na carambola.

Malefícios: eles existem?

Muitas pessoas se perguntam: afinal, a carambola faz mal à saúde? Os boatos acerca dos malefícios da carambola são vistos frequentemente. E de fato, eles não são falsos.

A carambola começa a se tornar prejudicial à saúde quando há o consumo exagerado. Existem alguns efeitos colaterais que podem ser identificados em quem está com excesso de carambola no organismo. Eles são:

  • Vômitos
  • Dormência no corpo
  • Fraqueza generalizada
  • Convulsões
  • Agitação e confusão mental

Por que a carambola faz mal?

Ok, você já sabe que não pode passar dos limites. Mas o que será que ocorre para que a fruta passe de benéfica para maléfica ao organismo?

A carambola tem, em sua composição, uma substância chamada de ácido oxálico. Ele é tóxico se consumido em quantidades altas, e pode até levar a pessoa à morte.

O ácido é um dos principais responsáveis pelo acúmulo de pedras nos rins, além de aumentar as chances da ocorrência de cálculo renal grave.

No caso do começo de um acúmulo de pedras, a reação ocorre, pois o ácido neutraliza a ação de íons de ferro. No caso do cálculo renal avançado, o que acontece é a neutralização do cálcio.

Em seu lugar, é formado o oxalato de cálcio. Esse é o sal que se acumula nos rins e causa tanto desconforto.

Carambola: como comer

Para começar o consumo de carambola, não se esqueça de verificar se a casca está brilhante e bem amarelada. Dessa forma você sabe que a fruta está madura e pronta para ser ingerida.

É essencial lavar toda a fruta antes de integrar a receitas ou até mesmo consumir o alimento puro. E não se esqueça: nesse caso, todas as partes da fruta (incluindo a casca) são comestíveis. Assim, não é necessário retirar sementes antes de cortá-la.

Se você está consumindo com o objetivo de usufruir dos benefícios da carambola, o ideal é sempre optar pela fruta em seu estado puro. Assim, as chances de perda de nutrientes são menores.

Se a meta é dar sabor às suas receitas, o uso com outros ingredientes está liberado. Só é importante se lembrar de que a carambola já é doce. De fato, quanto mais amarelada e viva for a cor, mais doce é o sabor. Por isso, controle a quantidade de açúcar.

Carambola: receitas

Quer incrementar as refeições? Separei 3 receitas rápidas e fáceis para você.

Geleia de carambola

Você vai precisar de:

  • Carambolas (1 kg)
  • Xícaras de açúcar (1,5 unidade)
  • Canela (1 rama)
  • Gengibre (3 rodelas)

Modo de preparo: corte as carambolas em formato fino de estrelas e leve ao fogo com o açúcar, por 20 minutos. Após identificar a liberação de água pela fruta, deixe ferver e coloque o gengibre e a canela. Cozinhe até que a água seque e a cor da fruta mude para um tom de caramelo. Depois, retire o gengibre e a canela e deixe esfriar.

Doce de carambola

Você vai precisar de:

  • Carambolas (30 unidades)
  • Açúcar (1,5 kg)
  • Canela (a gosto)
  • Cravo (a gosto)

Modo de preparo: corte as carambolas no formato de estrela. Leve ao fogo e coloque o açúcar por cima. Quando a fruta começar a soltar água, adicione o restante dos ingredientes. Deixe ferver por no máximo 40 minutos.

Você vai precisar de:

  • Carambolas (2 unidades)
  • Limão (1 unidade)
  • Gelo (1 xícara)
  • Açúcar (4 colheres de café)

Modo de preparo: coloque a carambola em fatias no liquidificador e adicione o limão espremido com gelo. Acrescente água a gosto e finalize com o açúcar. Depois, é só bater até chegar à consistência de polpa.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades da Jaca

 Benefícios e Propriedades do Mangostão

Benefícios e Propriedades do Jambo

Benefícios e Propriedades da Lichia

Benefícios e Propriedades do Sapoti

Benefícios e Propriedades do Pomelo

Benefícios e Propriedades da Lichia

Benefícios e Propriedades do Rambutão

Benefícios e Propriedades da Fruta-pão

Benefícios e Propriedades do Salak

Benefícios e Propriedades do Mamão

Benefícios e Propriedades do Tamarindo

Benefícios e Propriedades do Longan