Benefícios da Castanha de Caju para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

As oleaginosas, como as amêndoas, a castanha-do-Pará e a avelã, são popularmente conhecidas por serem excelentes fonte de gorduras boas. A castanha de caju é uma delas, e é sobre ela que iremos falar neste artigo.

Além de ter preço acessível e ser muito saborosa, ela ainda traz diversos benefícios para a saúde. Por conta disso, é muito recomendada por nutricionistas para praticamente todos os tipos de dietas.

castanha de caju

Sua versatilidade e praticidade também são outros pontos fortes que fazem dela um alimento tão popular em nosso país. Ela se adapta facilmente a pratos salgados e doces, e ainda pode ser consumida pura.

A seguir, iremos falar um pouco mais sobre suas propriedades, benefícios, valor nutricional, preço e outras informações importantes que você precisa saber para começar hoje mesmo a aproveitar todas as suas propriedades.

Nutrientes da Castanha de Caju

A castanha de caju é rica em diversos nutrientes que ajudam a proteger nosso organismo de doenças e a melhorar o seu funcionamento de modo geral. Vamos conhece-los a seguir:

Fósforo: o fósforo é conhecido por ser um mineral que ajuda no fortalecimento dos ossos, algo muito importante para mulheres na menopausa e idosos, e é encontrado em grandes quantidades nessa oleaginosa.

Magnésio: outro mineral de grande importância para a manutenção da nossa saúde que é encontrado na castanha é o magnésio. Ele tem a função de auxiliar o sistema nervoso. Com isso, se corre menos riscos de desenvolver doenças como a ansiedade, a síndrome do pânico, dentre outras.

Zinco: o zinco é extremamente importante para fortalecer nosso sistema imunológico. Com nossa imunidade alta, ficamos mais protegidos de doenças, vírus, infecções etc.

Vitamina B6: essa substância é uma das que fazem com que a castanha de caju seja uma grande aliada no combate à depressão. Isso porque ela ajuda o organismo a absorver melhor a serotonina, fazendo com que o humor melhore. Existe outra que também é bastante eficaz, da qual falaremos a seguir.

Benefícios e Malefícios da Castanha de Caju

Assim como qualquer alimento de origem vegetal, essa castanha pode trazer diversos benefícios para a saúde. No entanto, dependendo da forma como for consumida, também pode trazer malefícios. Vamos conhecê-los a seguir:

Benefícios da Castanha de Caju

Uma das grandes propriedades da castanha de caju é o fato de ser rica em uma substância chamada triptofano. Essa substância não é produzida naturalmente por nosso organismo. Por isso, precisamos ingeri-la através da alimentação, principalmente de alimentos de origem vegetal.

Mas por que ela é tão importante, afinal? Simplesmente porque o triptofano estimula o organismo a produzir a serotonina, que é o hormônio responsável pelo bem estar e pela melhora do humor.

Por isso, alguns especialistas acreditam que o consumo regular dessa castanha pode ter efeitos positivos para pacientes que sofrem de depressão.

castanha de caju benefícios

Outro hormônio que tem sua produção estimulada é a melatonina, que é conhecida por ajudar a regular o sono. Portanto, incluir castanha de caju na dieta pode ajudar tanto a melhorar o humor e a disposição durante o dia quanto a dormir melhor durante a noite.

Essa castanha pode também auxiliar quem deseja perder peso. Isso porque, por ser fonte de gorduras, ela acaba promovendo a saciedade. Ou seja, ao consumi-la, você se sente mais satisfeito e demora mais para sentir fome, algo que é muito importante em uma dieta de emagrecimento.

E afinal, por que as gorduras da castanha são consideradas boas? Vamos falar sobre ela a seguir.

A gordura da Castanha de Caju

Essa oelaginosa possui alto teor de gorduras mono e poli-insaturadas, sendo que elas compõem metade do seu peso. Por conta disso, ela se torna uma excelente aliada no controle dos níveis de colesterol. Isso porque essas gorduras têm a capacidade de aumentar os níveis do HDL (conhecido como colesterol bom) e diminuir os níveis no LDL (conhecido como colesterol ruim).

Esse controle é extremamente importante para preservar a saúde. Níveis ruins estão diretamente ligados a doenças cardíacas e ataques do coração.

Além disso tudo, essas gorduras ainda auxiliam o bom funcionamento do organismo como um todo. Elas ajudam no fortalecimento dos ossos, do músculo e também ajudam a aumentar a imunidade.

E já que ela tem tantos benefícios, será que devemos comê-la sem limites? Ou será que o excesso pode nos trazer algum malefício? Vamos descobrir a seguir!

Castanha de Caju em excesso pode fazer mal?

A castanha é riquíssima em nutrientes e traz diversos benefícios para a saúde. Porém, isso não significa que devemos consumi-la exageradamente. Qualquer alimento em excesso pode fazer mal, e com este não é diferente.

O seu consumo desenfreado pode trazer diversos problemas para o organismo. Mesmo que suas gorduras sejam consideradas boas, elas também podem fazer mal se forem consumidas em quantidades muito grandes. Portanto, respeite sempre as quantidades indicadas por seu nutricionista.

benefícios da castanha de caju

Ideias de como consumir a Castanha de Caju

Além de ser saborosa, essa castanha ainda é muito prática e versátil para ser consumida no dia a dia. Existem vários jeitos de inclui-la na dieta, e o ideal é sempre variar para não enjoar. Afinal, a única forma de conseguir seguir uma alimentação saudável é sempre inovando e usando a criatividade.

Para quem tem um dia a dia corrido, essa castanha é uma excelente opção de lanche. Uma pequena porção é suficiente para dar saciedade e ainda melhorar o humor. E o melhor de tudo é que ela é muito prática e você pode sempre levar para o trabalho, faculdade ou até mesmo consumi-la no carro, no meio do trânsito.

Outra opção é incluir a castanha em pratos do dia a dia. Ela é um ótimo ingrediente para ser usado em bolos saudáveis, junto com a aveia, a linhaça e outros alimentos funcionais.

Outra boa opção são os patês de castanha, uma opção saborosa e saudável para consumir com pães e torradas no café da manhã ou na hora do lanche.

Para os veganos, ou para aqueles que desejam diminuir o consumo de laticínios, há ainda a possibilidade de fazer queijo utilizando como matéria prima a castanha de caju. O resultado é muito saboroso e surpreendente.

Para acompanhar os pratos salgados, uma boa ideia é utilizar a castanha para fazer farofa. Ela ajuda a dar crocância e ainda torna a refeição muito mais nutritiva e saudável.

As opções são infinitas, tanto de doces quanto de salgados. O importante é sempre consumir com moderação e usar a criatividade para criar pratos deliciosos.

A seguir, vamos conhecer a tabela nutricional dessa oleaginosa. Vamos ver quais são as quantidades de carboidratos, gorduras, calorias e demais nutrientes que ela possui.

Castanha de caju valor nutricional

Saber o valor nutricional de um alimento é muito importante quando vamos inclui-lo em nossa dieta. Isso ajuda a manter o equilíbrio e a ingestão correta de nutrientes.

Composição nutricional em 100g de castanha de caju

  • Calorias: 650;
  • Carboidratos: 30g;
  • Proteínas: 20g;
  • Gorduras totais: 50g;
  • Gorduras saturadas: 10g;
  • Fibras: 6g;
  • Sódio: 16mg.

Castanha de caju calorias

Como mostramos no tópico anterior, cada 100g de castanha contém cerca de 650 calorias, o que equivale praticamente a uma refeição completa. Portanto, ela é considerada bastante calórica. Por isso, é importante sempre consumi-la em pequenas porções.

Castanha de caju engorda?

A castanha de caju, além de ser bastante calórica, possui em sua composição cerca de 50% de gordura. Como sabemos, o consumo excessivo de gorduras e calorias pode levar ao ganho de peso.

No entanto, o simples ato de consumir castanha não vai te fazer ganhar peso. Isso só vai acontecer se você consumi-la em excesso. O recomendado é ingerir pequenas porções diárias, de cerca de 10 gramas.

Castanha de caju preço

Por ser um alimento de origem nacional, a castanha de caju costuma ter um preço bem acessível. Quando nos deparamos com o valor do seu quilo, podemos achar que é caro. No entanto, vale lembrar que ela deve ser consumida em pequenas quantidades. Por isso, acaba saindo por um valor bem baixo.

Outro ponto importante é que o preço pode variar bastante, tanto pela região onde você mora, quanto pelo local da compra. Normalmente, mercados municipais são os locais onde pode se comprar a granel e onde se encontra a castanha mais em conta. Já em supermercados e lojas especializadas ela pode ser mais cara.

O preço do quilo costuma custar em média entre cerca de R$ 45,00 até R$ 90,00. Portanto, vale a pena pesquisar bem antes de comprar.

Castanha de caju propriedades

  • Controla os níveis de colesterol;
  • Ajuda a aumentar a produção de serotonina;
  • É rica em nutrientes, como o magnésio, o fósforo, a vitamina B6 e o zinco;
  • Ajuda no tratamento da depressão;
  • Traz saciedade;
  • É versátil e prática para consumir no dia a dia.

Como pudemos perceber, a castanha de caju é um excelente alimento. Com tantos benefícios, podemos ter a certeza de ela é uma ótima opção para termos sempre à mão.

Porém, para garantir sempre uma alimentação balanceada, não deixe de consultar um nutricionista. Só ele pode prescrever um cardápio que atenda a todas as suas necessidades nutricionais.