Benefícios da Castanha do Pará para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A Castanha do Pará, que também é conhecida como castanha do Brasil, consiste em uma semente que pertence ao mesmo grupo das oleaginosas. Além de conter gorduras e minerais, tem alto valor nutritivo.

Castanha do Pará – árvore

A árvore é típica da floresta Amazônia e pode alcançar até 60 metros de altura. As sementes podem ser consumidas de diversas formas: in natura, torradas ou como parte de alguma receita, seja ela doce ou salgada.

Propriedades da Castanha do Pará

Embora a castanha do Pará contemple um alto valor nutricional, também fornece calorias. Cada 100 gr de castanha do Pará contemplam em torno de 650 calorias. As sementes possuem um elevado teor de gorduras, no entanto, boa parte é benéfica para o organismo.

castanha do pará

A castanha do Pará contém uma quantidade significativa de selênio e atua na prevenção e no tratamento de algumas doenças. Faz-se importante mencionar que, das sementes, há a possibilidade de extração de óleo, que pode ser utilizado na produção de tintas e cosméticos.

Além disso, as sementes possuem quantidades significativas de magnésio, manganês, vitaminas do complexo B, zinco e fibras.

Benefícios da castanha do Pará

Observe a seguir os benefícios para a saúde e boa forma:

  1. Auxilia no processo de emagrecimento

A inserção de castanhas na dieta pode ser muito significativa no processo de emagrecimento. A presença de fibras e proteínas proporciona uma sensação de saciedade. Além disso, as gorduras insaturadas da semente também proporcionam essa sensação. Sendo assim, o consumo de alimentos será menor.

Cabe destacar que o selênio presente na castanha também protege uma glândula chamada tireoide e, ainda, ajuda a prevenir um desequilíbrio hormonal, que acarreta o ganho de peso.

  1. Protege o coração

A castanha do Pará possui ácidos graxos, os quais ajudam a aumentar os níveis de colesterol bom e a diminuir os de colesterol LDL. Embora seja gordurosa, apresenta uma parcela significativa de gorduras do tipo saturada.

Recentemente, foi feita uma pesquisa com jovens acima do peso e ficou constatado que a ingestão de quinze a vinte e cinco gramas de castanha do Pará diminui, de forma considerável, os níveis de colesterol total e LDL.

  1. Auxilia no processo de hipertrofia muscular

É essencial a ingestão de alimentos que sejam fontes de proteínas para o crescimento muscular. Considerando a quantidade diária de proteínas recomendada para um homem na idade adulta, as sementes auxiliam muito no processo de crescimento muscular.

Faz-se importante acrescentar que o selênio e a gordura das castanhas do Pará são fundamentais para a síntese da testosterona, hormônio que promove o ganho da massa muscular.

castanha do pará benefícios

  1. Fortifica a saúde óssea

Um dos grandes benefícios da castanha do Pará é o reflexo nos ossos. Minerais como magnésio e fósforo podem ser encontrados em quantidades significativas nessas sementes. Para melhor exemplificar, o magnésio é imprescindível para a fixação de cálcio nos ossos, assim como acontece na saúde dentária.

  1. Ajuda a preservar a saúde cerebral

Recentemente, foi feita uma pesquisa em que ficou comprovado que a ingestão de castanha do Pará diariamente ajuda a preservar o cérebro de danos relacionados à faixa etária do indivíduo.

  1. Aliada do sistema digestivo

Um dos benefícios inclui a facilidade de impulsionar os alimentos e melhorar a absorção de nutrientes. Adicionalmente, previne a constipação intestinal e até o câncer de cólon, cuja responsabilidade é da semente.

Benefícios da castanha de caju

A princípio, cabe explicar que o fruto do cajueiro é a castanha que, além de ser deliciosa, diminui o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom.

  1. Mantém os cabelos saudáveis

Muito importante na ação cancerígena, o cobre também auxilia na saúde capilar, visto que auxilia na pigmentação dos fios. Além disso, o mineral potencializa a produção de melanina, que por sua vez retarda o surgimento dos indesejáveis fios brancos.

  1. Auxilia na menopausa e TPM

A castanha de caju pode reduzir os danos acarretados pela alteração de humor. Diante disso, o fruto é tido como alimento para relaxar. Além de induzir ao bom humor, pode garantir um sono de melhor qualidade.

  1. Ajuda no combate a diabetes

Após pesquisas feitas sobre a saúde dos diabéticos, notou-se que, com a inclusão de castanha de caju no cardápio, os níveis de triglicerídeos sofreram uma redução drástica. Claro que o consumo de castanhas deve ser concomitante com visitas periódicas ao médico e prática regular de atividades físicas.

Castanha do Pará emagrece?

Inicialmente, é importante destacar o papel das fibras em uma dieta. Além de promoverem a sensação de saciedade prolongada, elas conseguem estabilizar os níveis de glicose. Logo, não temos fome cedo demais, o que evita a ingestão de calorias sem necessidade.

Outra característica importante é a abundância em antioxidantes, que contribui para um melhor desempenho do metabolismo. Ainda nessa perspectiva, a vitamina B6 é fundamental para as pessoas que desejam perder peso. Ela atua na quebra de gordura para ser utilizada como forma de energia e também otimiza o funcionamento da tireoide. Portanto, como a castanha do Pará é rica em vitamina B6, é possível queimar mais calorias em repouso do que uma pessoa carente dela.

Castanhas do Pará – Quantas por dia?

Primeiramente, pessoas alérgicas a nozes não devem consumir castanhas do Pará.

Evite o consumo excessivo das sementes. Pessoas adultas devem consumir apenas 55 microgramas de selênio. O consumo máximo deverá corresponder ao valor de 400 microgramas. Diante disso, podemos notar que a ingestão de uma castanha por dia é suficiente para suprir todas as carências.

Sabe-se que o excesso de selênio traz malefícios ao organismo por ser tóxico. Sendo assim, pode acarretar reações adversas, como fadiga, náuseas e unhas quebradiças.

Castanha do Pará engorda?

A castanha engorda se for consumida de forma desproporcional. Tendo em vista que é um alimento altamente calórico e gorduroso, deve ser consumido moderadamente.

Além disso, o consumo excessivo pode acarretar uma intoxicação por selênio, que por sua vez pode desenvolver o hipotireoidismo.

Por fim, a castanha do Pará engorda se não houve controle de alimentação somado a prática regular de atividades físicas.

Castanha do Pará – preço

Como traz tantos benefícios ao corpo e à saúde, o preço tende a ser muito alto. Os valores podem variar conforme a época do ano. Diante disso, no atacado, a castanha nos meses que compreendem os meses janeiro, fevereiro, março, abril e maio, podem ser encontradas pelo valor de R$ 35,00 o quilo. Após esses meses, podem ser encontradas até por R$ 70,00 o quilo, dependendo do estabelecimento.

Castanha do Pará – valor nutricional

Observe abaixo o calor nutricional de uma porção de cem gramas de castanha de caju:

– Gorduras: 43,8 gramas

– Carboidratos: 30 gramas

– Açúcares: 6 gramascastanha do pará propriedades

– Proteínas: 18 gramas

– Vitamina B6: 16%

– Tiamina (B1): 24%

– Riboflavina (B2): 13%

Receita de Bolo

Para fazer essa receita você deverá reservar:

– 1 colher (sopa) fermento em pó

– 2 ovos

– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

– 1 ½ xícara (chá) de açúcar

– ¼ xícara (chá) de castanhas do Pará moídas

– 1 colher (café) de baunilha

– 1 xícara (chá) de suco de laranja

– 4 colheres (sopa) de manteiga

Para preparar a farofa você precisará de:

– 2 colheres (sopa) de castanhas do Pará moídas

– 2 colheres (sopa) de açúcar

– 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

– 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina

Bata as claras em neve e depois reserve. Bata as gemas, a manteiga e a baunilha juntos. Em seguida, acrescente o açúcar, a farinha e o suco de laranja. Bata bem e misture as castanhas moídas e o fermento em pó. Por fim, adicione as claras em neve.

Coloque em uma forma untada e enfarinha de furo central. Misture os ingredientes da farofa e espalhe por cima da massa. Asse em forno preaquecido por cerca de trinta minutos. Sirva-se.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades da Macadâmia

Benefícios e Propriedades do Caju

Benefícios e Propriedades da Noz

Benefícios e Propriedades da Amêndoa

Benefícios e Propriedades do Amendoim

Benefícios e Propriedades da Chia

Benefícios e Propriedades do Coco

Benefícios e Propriedades do Abacate

Benefícios e Propriedades do Damasco

Benefícios e Propriedades do Pistache