Benefícios da Catalonia para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

Estamos cada vez mais em busca de uma alimentação saudável que traga benefícios ao nosso organismo. Uma verdura pouco conhecida, mas muito nutritiva é a catalonha ou catalônia.

Mas, o que é catalônia? Da mesma espécie do almeirão e até bem parecida, a planta catalônia apresenta altura média de 45 a 50 cm, folhas de coloração verde escura e sabor amargoso, compridas, lisas, finas com bordas dentadas e talos brancos e grossos que vão até a ponta da folha.

As folhas e os talos da catalônia verdura podem ser utilizados, uma vez que contêm muitas vitaminas e sais minerais. É rica em cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, fibras, vitaminas A, C e do complexo B e uma porção de 100 gramas possui apenas 24 calorias.

Apesar de seu sabor amargo, que pode não agradar todos os paladares, depois de cozida e bem temperada, ela se torna bastante agradável ao paladar e pode ser utilizada em inúmeras receitas como tortas, bruschettas, saladas, refogada e acompanhando diversos partos como arroz, feijão e carne, por exemplo.

benefícios da catalonia

Dentre as propriedades da catalônia, estão sua ação anti-inflamatória e de controle da pressão arterial.  Rica em cálcio, seu consumo contribui para a formação dos ossos e dentes e a vitamina C auxilia para o aumento da imunidade. Assim como outros vegetais de folha verde-escura, possui ferro que previne a anemia e melhora o transporte de oxigênio para todos os tecidos do corpo.

Catalônia como fazer e para que serve

A catalônia ou catalonha é uma verdura bastante nutritiva, porém pouco conhecida pelos brasileiros. Cada 100 gramas contêm 2 gramas de proteínas, 3,7g de fibras, 63 mg de cálcio, 16 mg de magnésio e 452 mg de potássio, além de vitamina A, C e do complexo B.

A catalonha é mais facilmente encontrada de março a novembro e, em geladeira, pode ser conservada de 3 a 4 dias. Pode-se consumi-la crua com outras verduras e legumes, conservando assim toda a vitamina C presente na catalonha, porém, como tem um gosto amargo, pode-se optar por refogar como se faz com o almeirão e a couve. Refogada, o gosto amargo é suavizado e você ganha em sabor, já que pode ser acrescentado diversos temperos e usada como recheio em tortas e suflês.

Para quem não sabe como tirar o sabor amargo da catalônia, o processo é bem simples. Ela deve ser bem cozida por cerca de 8 a 10 minutos em uma panela com bastante água. Uma dica é cozinhar em água salgada ou com uma colher de café de bicarbonato de sódio, isso mantém o verde brilhante das folhas.

Como o amargor sairá na água durante o cozimento, escorra bem antes de acrescentar o tempero. Depois de escorrida, a catalônia pode ser temperada com os condimentos de sua preferência, algumas ideias são o azeite, sal e limão, mas existem diversos pratos em que pode ser utilizada e receitas simples de catalônia.

Propriedades da Catalônia

Rica em minerais e vitaminas que promovem a melhora da saúde geral do corpo, vale adicioná-la ao cardápio para usufruir todos os benefícios da catalônia. Para quem não gosta do seu gosto amargo, basta cozinhá-la em bastante água antes de temperar e consumir.

1.Benéfica para o sistema circulatório

A catalônia é rica em potássio, mineral importante para o controle dos batimentos cardíacos e responsável por regular a pressão arterial, contribuindo assim para o bom funcionamento do sistema circulatório.

2.Melhora o funcionamento do intestino

Esse vegetal é rico em fibras, que são excelentes para combater problemas intestinais, melhorar o transito intestinal, evitar constipação e até prevenir alguns tipos de câncer como o colorretal. Além disso, as fibras auxiliam na eliminação de toxinas e controlam a absorção de gorduras.

3.Auxilia na melhora do colesterol

As fibras presentes na catalônia, além de melhorarem o funcionamento do intestino, auxiliam na diminuição do colesterol e no controle do excesso de açúcar no sangue.

4.Benéfica para os músculos

Quem faz exercício físico pode se beneficiar ainda mais com o consumo de catalônia, já que esta possui minerais importantes para o funcionamento do músculo, como cálcio, magnésio e potássio. Essas substancias têm seu papel na contração muscular e na prevenção de cãibras.

5.Auxilia na prevenção da osteoporose

O cálcio é o mineral responsável pela formação dos ossos e dentes. O consumo de catalônia, pela presença desse mineral, auxilia na prevenção da osteoporose.

6.Melhora a saúde da pele

Rica em vitamina A, seu consumo auxilia na melhora da saúde da pele, dando um aspecto mais bonito e combatendo o envelhecimento. A vitamina A é necessária para a renovação celular e na síntese do colágeno, que dá a sustentação para a pele.

7.Aumenta a imunidade

A vitamina C, presente na catalônia, dá resistência aos vasos sanguíneos e melhora o sistema imunológico, deixando-o mais forte no combate a infecções.

Receitas simples de Catalônia

Apesar de pouco divulgada, a catalônia é um alimento bastante nutritivo e que vale a pena incluir no cardápio. Seu sabor amargo pode ser suavizado com o cozimento lento e em bastante água. Dentre as opções de consumo, pode ser utilizada como recheio de tortas, como acompanhamento de outros alimentos como arroz e feijão ou ainda em saladas.

Arroz com Catalônia

Ingredientes

1 maço de catalônia
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 dente de alho picado
1 cebola média picada
2 xícaras de arroz cozido
1 tomate sem sementes picado

Modo de preparo

Lave as folhas de catalônia e corte-as em tiras finas. Cozinhe com bastante água e uma pitada de sal por 10 minutos. Escorra para retirar bem a água.

Aqueça o azeite e frite o alho. Junte a cebola e a catalônia cozida e refogue por alguns minutos. Adicione o arroz, o tomate e um pouco de água e aqueça em fogo baixo com a panela tampada.

Torta de catalônia

Ingredientes

  • 2 maços de catalônia
  • 100g de bacon cortado em cubinhos
  • Água
  • Sal a gosto
  • Molho de pimenta
  • 300g de ricota ou cream cheese
  • 500g de massa folhada

Modo de preparo

  1. Lave bem as folhas da verdura. Em uma panela, coloque a catalônia e acrescente água suficiente para cobrir a verdura e uma pitada de sal. Leve ao fogo até ferver.
  2. Escorra a água, pode até espremer as folhas para tirar o excesso de água e pique-as grosseiramente.
  3. Em uma frigideira, frite o bacon sem nenhuma gordura até dourar. (não é necessário adicionar nenhum óleo para isso, pois a gordura do bacon já é suficiente).
  4. Junte a catalônia picada, o sal a gosto, algumas gotas do molho de pimenta e refogue por 5 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar, depois misture a ricota ou cream cheese.
  5. Abra a massa em uma espessura de 3cm e forre o fundo e as laterais da forma. Coloque o recheio e decore com tirinhas da massa. Leve ao forno, já pré-aquecido à 200°C por aproximadamente 50 minutos ou até dourar.

Catalônia refogada

Ingredientes

1 maço de catalônia

3 dentes grandes de alho amassados

2 colheres de sopa de azeite

Azeitonas pretas (opcional)

Sal a gosto

Modo de preparo

Lave as folhas da catalônia uma a uma, deixe de molho no vinagre por mais ou menos 15 minutos. Escorra bem e corte em pequenos pedaços.

Numa panela, doure os dentes de alho amassados no azeite e acrescente a catalônia picada. Refogue em fogo alto, mexendo pouco para não criar água. Acrescente o sal a gosto e as azeitonas.

Sirva acompanhado com arroz, feijão e carne de ave, suína, bovina ou como preferir.