Benefícios da Fruta-pão para a saúde

A importância da inclusão de frutas na alimentação é praticamente indiscutível, é mais do que comprovado que elas fazem diferença em nossa saúde e nos ajudam a ter qualidade de vida.

Podemos dizer que existem frutas mais populares, que fazem parte do dia a dia da maioria das famílias, mas também existem aquelas frutas que não encontramos com tanta frequência, por serem consideradas mais regionais e até mesmo exóticas. Esse é o caso da fruta-pão. Talvez você já tenha ouvido falar, mas você realmente a conhece?

A fruta-pão (Artocarpus altilis), teve origem na Malásia e também é conhecida como árvore-do-pão, rima ou jaca-de-pobre. Pode ser considerada prima da jaca (Artocarpus heterophyllus). A árvore é alta e frondosa, chegando a ter mais de 20 metros. É abundante no Norte e Nordeste do Brasil e já pertence à cultura brasileira há pelo menos dois séculos.

fruta-pão

Para que ser a fruta-pão?

Ela substitui tranquilamente o pão ou qualquer outro carboidrato, o que justifica seu nome. Ela tradicionalmente já faz parte do café da manhã das famílias nordestinas, sendo consumida cozida, quente e com manteiga. Na Bahia, costuma-se comer em mingau com leite de coco e cereais.

A fruta-pão é considerada uma das mais importantes frutas alimentares do mundo. Vamos conhecer os tipos mais comuns:

Fruta-pão de massa (Altocarpus altilis var.apyrena)

Essa variedade não contém sementes e pode chegar a pesar 3kg.

Costuma-se comer como um purê temperado com manteiga e sal ou com mel ou melado, ou assada (coloca-se inteira no forno) ou cozida (em pedaços), ou também pode ser fatiada e frita.

É possível também fazer a farinha da fruta-pão, para isso deve-se cortar em fatias finas e secar ao sol ou no forno e depois moer. A farinha pode ser misturada ao trigo ou milho e ser utilizada para fazer pães e outras receitas.

Fruta-pão de caroço (Altocarpus altilis var. seminífera)

Desta variedade, consomem-se apenas as sementes, que podem ser cozidas com água e sal ou torradas, ou também fazer a farinha das mesmas. As sementes são utilizadas para substituir o feijão em algumas regiões.

Propriedades da fruta-pão

Apesar de ser um alimento saboroso, a fruta-pão é muito mais do que um simples mata-fome, ela possui da raiz às folhas propriedades benéficas e medicinais, vamos conhecer algumas:

– Raiz: tem propriedades antidiarreicas, trata o reumatismo e entorpecimento das pernas

– Flores: são emolientesbenefícios da fruta-pão

– Frutos: tratam furúnculos e tumores, são depurativos

– Sementes: tratam rins e estômago, corrimentos do aparelho geniturinário

– Látex: cicatrizante

– Folhas: o chá das folhas de fruta-pão é indicado para o controle do diabetes.

Como preparar fruta-pão

Os preparos tradicionais da fruta-pão são muito simples. Seguem abaixo as receitas da fruta-pão cozida e do chá das folhas de fruta-pão:

Fruta-pão cozida

Ingredientes:

  • Fruta pão (madura), a quantidade fica a critério
  • Água (para cozinhar)
  • Sal a gosto

Modo de Preparo:

Corte a fruta-pão em fatias ou pedaços, tire o miolo (onde ficam as sementes) e a casca. Depois é só colocar em uma panela com a água e o sal e cozinhar até que os pedaços fiquem macios, é só espetar com um garfo para sentir o ponto. Depois é só escorrer a água e está pronto.

Chá de folhas de fruta-pãofruta-pão benefícios

Ingredientes:

  • 1 folha de fruta-pão fresca ou 1 colher de chá de folhas secas
  • 200 ml de água

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver e depois acrescente a folha e deixe ferver por alguns minutos. Depois é só coar e beber.

Seguem abaixo algumas vitaminas e minerais presentes na fruta-pão:

  • Carboidratos – produzem e armazenam energia;
  • Potássio – previne doenças cardiovasculares, bom para a saúde mental, regula o metabolismo, alivia dores, estresse, ansiedade, auxilia a perda de peso e o ganho de massa magra;
  • Fibras – auxilia o emagrecimento, laxante natural, reduz níveis de glicose no sangue, diminui a pressão;
  • Xantina – estimulante cerebral e psicomotor;
  • Luteína – antioxidante bom para o coração e vasos sanguíneos;
  • Vitamina C – trata gripes e resfriados, antioxidante, protege as células;
  • Vitaminas do Complexo B – amigo dos anticorpos;
  • Magnésio – mantém a saúde dos tecidos, melhora o tônus muscular, auxilia o sono, perda de peso, regula o metabolismo;
  • Cálcio – importante para os ossos e dentes;
  • Fósforo – equilibra o PH, fornece energia;
  • Sódio- ajuda a manter os líquidos do corpo em equilíbrio;
  • Proteínas- participam da maioria dos processos biológicos do corpo

Benefícios da fruta-pão

O consumo regular da fruta-pão ajuda: a controlar o diabetes e hipertensão, a combater a cirrose hepática, a recuperação de dengue e febre amarela, prevenção do câncer de próstata e ainda é fonte de energia.

Fruta-pão engorda?

A fruta-pão é rica em carboidratos, podendo ser considerada calórica, mas sem ser a mais calórica das frutas. O abacate, por exemplo, é mais calórico do que a fruta-pão. O segredo está no equilíbrio. A fruta pode ser consumida diariamente, mas seu consumo deve ser aliado ao de alimentos com menos calorias e mais fibras, por exemplo. Também deve-se lembrar de que é importante evitar o sedentarismo e praticar atividades físicas, pelo menos 3 vezes por semana, isso vale para o consumo de qualquer fruta.

Como plantar fruta-pão

A fruta-pão gosta de sol e clima tropical úmido. Para plantar a variedade com caroço, deve-se enterrar as sementes em uma cova de aproximadamente 50x 50cm, esta deve ser adubada com esterco ou composto. A germinação acontece por volta de 21 dias e os frutos aparecem a partir do 3º ano.

A variedade sem sementes deve ser reproduzida por mudas, estacas ou rebentos das raízes que só devem ser retirados da planta em dias chuvosos.

Curiosidades sobre a fruta-pão

  • A fruta pão africana (Treculia africana) é uma planta exótica com origem na África Ocidental e Central, considerada uma das maiores, senão a maior fruta do mundo, chega a pesar 30kg a unidade.
  • Existe um instituto especialmente dedicado ao estudo dessa fruta, é o Global Breadfruit (Fruta-pão Global), criado por Diane Ragone, investigadora do Jardim Botânico Tropical do Havaí. Segundo Diane, uma única fruta-pão possui nutrientes suficientes para alimentar uma família de cinco pessoas. Por essa razão ela é considerada por muitos um superalimento.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades da Jaca

Benefícios e Propriedades do Rambutão

Benefícios e Propriedades do Sapoti

Benefícios e Propriedades do Mangostão

Benefícios e Propriedades da Carambola

Benefícios e Propriedades da Mandioca

Benefícios e Propriedades do Cajá

Benefícios e Propriedades do Mamão