Benefícios da Goiaba para a saúde – Conheça sua propriedades

A goiaba é o fruto da goiabeira. De forma arredondada e casca verde, amarela ou roxa, a goiaba apresenta uma polpa suculenta que pode ser branca, amarelada ou avermelhada, dependendo da variedade, com inúmeras sementes. Seu sabor, quando madura, varia do doce ao levemente ácido.

goiaba

A goiaba pode ser consumida in natura, que é a melhor forma de obter seus benefícios nutricionais, além de muito saborosa. Também é possível preparar sucos e inúmeras receitas de doces à base da fruta, como a famosa goiabada, pudins, mousses e tortas. Neste artigo você conhecerá os principais benefícios da goiaba para a saúde e terá resposta para algumas dúvidas bastante frequentes sobre essa fruta.

Goiaba: origem

A goiaba é uma fruta originária da América do Sul e Caribe.

Goiaba: nome científico

O nome científico da goiabeira é Psidium guajava, da família botânica Myrtaceae.

A importância da goiaba

A goiaba é considerada um dos alimentos mais completos da natureza, por ter em sua composição diversos nutrientes essenciais para a manutenção da saúde física e mental. Estão presentes na goiaba:

suco de goiaba

  • Vitamina A (Retinol). Nutriente que protege as córneas, sendo por isso muito importante para a manutenção da saúde ocular. Contribui para a proteção da pele e mucosas. A vitamina A também desempenha importantes funções no processo de crescimento, já que é necessária para o desenvolvimento e divisão das células do corpo, além de regular a produção do hormônio do crescimento, o GH.
  • Vitamina B1 (Tiamina). Contribui para o bom funcionamento dos sistemas nervoso e circulatório. Atua ainda na prevenção do envelhecimento e na melhoria das funções cerebrais, prevenindo e combatendo a fadiga e a depressão.
  • Vitamina B2 (Riboflavina). Essa vitamina auxilia nos processos que resultam na proteção e regeneração da pele, além de ser importante para a produção de adrenalina, hormônio com função neurotransmissora. Previne a catarata.
  • Vitamina C (Ácido Ascórbico). Vitamina hidrossolúvel que desempenha funções importantes na manutenção do sistema conjuntivo e fortalecimento do sistema imunológico. Tem ainda ação antioxidante, facilita a absorção do Ferro pelo organismo e é necessária para a produção de certos aminoácidos.
  • Cálcio. Mineral essencial para a formação dos ossos e dentes. Atua ainda na coagulação sanguínea, ativação de enzimas e nos processos de contração muscular.
  • Fósforo. Elemento essencial para a absorção da glicose, metabolização de carboidratos, gorduras e proteínas. A carência desse mineral pode ocasionar perda de memória, taquicardia e dor nos ossos.
  • Mineral responsável pela produção de hemoglobina (glóbulos vermelhos sanguíneos). Auxilia no processo de crescimento, previne o esgotamento físico e a anemia, além de fortalecer o sistema imunológico.
  • Magnésio. O Magnésio é necessário para a normalidade da ação enzimática no organismo e para o crescimento dos ossos. A carência desse nutriente pode causar irritabilidade, perda de apetite, sonolência e espasmos musculares.
  • Potássio. Elemento fundamental para os processos de contração muscular e condução dos impulsos nervosos. Regula ainda a frequência cardíaca e a produção de energia pelas células.

Goiaba: benefícios e malefícios

Com uma composição nutricional tão rica, a goiaba é uma fruta que pode trazer muitos benefícios para a saúde. Mas, será que seu consumo pode trazer algum malefício? Tire suas dúvidas sobre os benefícios e malefícios da goiaba.

benefícios da goiaba

Benefícios da Goiaba

  1. Reforça a imunidade do organismo. Uma goiaba pode conter até 4 vezes mais vitamina C que uma laranja. A grande concentração desse nutriente fortalece o sistema imunológico, ajudando assim a evitar infeções por vírus e bactérias.
  2. Ajuda a prevenir diversos tipos de câncer. Por conter compostos antioxidantes, como vitamina C, licopeno e polifenóis, a goiaba ajuda a prevenir o câncer de mama, próstata, intestino e pulmão, entre outros.
  3. Protege contra o envelhecimento precoce. A goiaba possui elementos que ajudam a manter a pele jovem e saudável, como as vitaminas A e C, caroteno, licopeno e os já referidos antioxidantes. Essas substâncias auxiliam o organismo em seu processo de renovação celular, prevenindo o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
  4. Previne e combate problemas cardiovasculares. O potássio, presente em abundância nas goiabas, é um nutriente fundamental para manter a saúde do sistema cardiovascular. Ao equilibrar as quantidades de potássio e sódio no organismo, a goiaba ajuda a diminuir a pressão arterial, baixar os níveis de triglicerídeos e colesterol LDL (o “colesterol ruim”), além de aumentar o “bom colesterol” (HDL).
  5. É um bom alimento para a saúde ocular. Por ser uma fonte de vitamina A (embora não supere a campeã cenoura), a goiaba não pode faltar no cardápio de quem se preocupa em manter a saúde dos olhos. Lembrando que a vitamina A é responsável pela prevenção da degeneração macular, da catarata e da cegueira noturna.
  6. Previne a prisão de ventre. Rica em fibras, a goiaba contribui para um bom funcionamento intestinal. Isto ocorre porque as fibras proporcionam a retenção de água no intestino e aumentam o volume do bolo fecal, acelerando a eliminação das fezes. Responderemos mais à frente a pergunta “goiaba prende o intestino? ”.
  7. Diminui o estresse. O mineral magnésio, encontrado nas goiabas, é essencial para manter o bom humor e permitir o relaxamento muscular e nervoso.
  8. Amiga dos diabéticos. Por ter um baixo índice glicêmico e conter muitas fibras, a goiaba ajuda os diabéticos a evitarem picos de insulina e glicose no sangue. Estudos recentes indicam que a goiaba pode ainda ter um efeito preventivo contra o diabetes tipo 2.

Malefícios da goiaba

Alguns nutricionistas afirmam que a goiaba pode ser prejudicial para pessoas com tendência à constipação, por reduzir o movimento do intestino, retardando seu esvaziamento. Mas isso não pode ser tomado como uma verdade absoluta, já que, conforme exposto anteriormente, o consumo de fibras é essencial para o bom funcionamento intestinal. Para evitar a constipação, o ideal é associar o consumo de alimentos fibrosos, como a goiaba (sem exageros), a uma adequada ingestão de água.

Goiaba prende o intestino?

Nos casos de diarreia, a goiaba pode ajudar a “prender o intestino”, por aumentar a retenção de água pelo intestino, normalizando as evacuações.

Goiaba engorda?

A resposta é não. Podemos afirmar que a goiaba não engorda. Ela é uma fruta pouco calórica (100 g contêm em média 68 calorias) e rica em fibras, dois fatores que a tornam um bom alimento para quem quer emagrecer.

Trocar biscoitos, bolos e doces industrializados por uma goiaba na hora do lanche é uma excelente opção para quem quer perder peso. Além disso, o alto índice de fibras da goiaba produz uma sensação prolongada de saciedade, ajudando a controlar a fome entre as refeições.

Goiaba vermelha

A goiaba branca é a preferida no mercado externo, enquanto a vermelha é a mais comercializada e consumida dentro do Brasil. Afinal, o que diferencia a goiaba vermelha da branca? Em termos nutricionais, só a goiaba vermelha possui licopeno, substância que ajuda a neutralizar os radicais livres no organismo. Mas em relação a outros elementos, a goiaba branca possui em sua composição mais vitamina C, A, Potássio e Fósforo que a variedade vermelha.

Goiabada

A goiabada é um doce feito de goiaba madura, açúcar e água. A consistência varia da mais dura, de corte, até a mais cremosa, para ser comida de colher.

Sobre sua origem, foi criada no Brasil colônia, quando colonos portugueses substituíram o marmelo pela goiaba na preparação da marmelada (doce tradicional de Portugal).

A goiabada cascão é feita de goiabas com casca, o que confere a ela uma textura diferente do doce preparado com a fruta descascada. É muito apreciada e considerada mais nutritiva, por conter mais fibras, vitaminas e minerais que a goiabada comum, embora tenha uma grande quantidade de açúcar refinado.

goiaba benefícios

Acredita-se que a goiabada cascão tenha sido criada por escravos cozinheiros, em Minas Gerais, na primeira metade do século XIX. Segundo essa versão, o doce preparado para os senhores era feito com goiabas descascadas e sem sementes. Essas partes desprezadas eram reaproveitadas pelos escravos, ao preparar goiabada para seu próprio consumo.

Propriedades da folha e da casca da goiabeira

Da goiabeira não se aproveita somente seus frutos. Suas folhas e casca são utilizadas na medicina natural, como ingredientes para o preparo de chás e tintura para uso externo e interno.

O chá da casca da goiabeira possui propriedades antissépticas e cicatrizantes, sendo indicado para ferimentos na pele. O chá das folhas da goiabeira pode ser usado para tratar candidíase e outras infecções vaginais, aplicado na forma de duchas ou banhos de assento.

O chá das folhas da goiabeira também pode ser ingerido para tratar uma série de problemas. Entretanto, é preciso lembrar que é aconselhável consultar o médico antes de consumir qualquer medicamento novo, mesmo se tratando de um chá natural. No caso de crianças, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas, a consulta prévia ao médico é imprescindível.

O chá de folhas de goiabeira é indicado para:

  • Reduzir os níveis de LDL, o mau colesterol.
  • Tratar a diarreia.
  • Reduzir o fluxo menstrual.
  • Melhorar o funcionamento do fígado.
  • Diminuir o açúcar no sangue sem aumentar a produção de insulina.
  • Tratar intoxicações alimentares, dor de estômago, náuseas e vômitos.
  • Tratar inflamações na garganta, através de gargarejos.
  • Auxiliar na eliminação de muco pelo organismo, nos quadros de gripes e resfriados.

Como vimos, a goiaba é uma fruta que não pode faltar na dieta de quem busca ter mais saúde física e mental. E o melhor é que ela é fácil de encontrar, na feira ou supermercado, a preços acessíveis. É saudável, barata e não engorda. Viva a goiaba!

 

Artigos relacionados:

Benefícios e Propriedades da Goiaba Kumagai

Benefícios e Propriedades da Goiaba Tailandesa

Benefícios e Propriedades da Goiaba Cortibel

Benefícios e Propriedades da Goiaba Paluma

Benefícios e Propriedades da Manga

Benefícios e Propriedades da Pitaya

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades da Laranja

Benefícios e Propriedades da Banana

Benefícios e Propriedades da Pera

Benefícios e Propriedades do Quiuí

Benefícios e Propriedades do Abacate

Benefícios e Propriedades da Carambola

Benefícios e Propriedades da Romã

Benefícios e Propriedades da Jaca

Benefícios e Propriedades da Graviola

Benefícios e Propriedades da Toranja

Benefícios e Propriedades da Feijoa

Benefícios e Propriedades da Melancia

Benefícios e Propriedades da Lichia