Benefícios da Jaca para a saúde

A jaca é uma fruta interessante, que atrai a curiosidade de grande parte dos consumidores. Bastante conhecido no Brasil, o alimento tem um sabor e uma consistência característicos.

Se você ainda não conhece a jaca, incluindo seus benefícios à saúde do consumidor, está na hora de entender um pouco mais sobre a fruta.

jaca benefícios

O que é jaca

A jaca, fruta da chamada jaqueira, é um alimento produzido em regiões de clima tropical. Conhecido pela coloração amarela característica e pelas grandes dimensões, o fruto pode chegar aos 30 kg ou mais.

A fruta possui uma porção comestível, a polpa, que se encontra em volta da semente. A superfície externa é bastante áspera e dura.

Vale citar que existem algumas variedades da jaca que alteram o sabor e a consistência do alimento. A fruta mais amolecida e pastosa é chamada de jaca-mole. A outra versão do fruto, dura e consistente, é conhecida como jaca-dura. É importante utilizar a variação correta na hora de produzir receitas.

Origem da jaca

A jaca é uma fruta de origem asiática. Acredita-se que as primeiras ocorrências estiveram nas regiões sudeste e sul da Ásia, e também na Índia. Mais tarde, a árvore se expandiu para grande parte dos países de clima tropical.

Hoje em dia, a jaca é muito popular no Brasil. O país possui as condições climáticas ideais para que a jaqueira produza frutos de qualidade. Afinal, a maioria das regiões é quente e possui solo com boa drenagem.

A produção mais elevada está em áreas do nordeste do Brasil, com especial destaque para a Bahia. Entretanto, outros países próximos da América Latina também podem apresentar plantações.

Como plantar jaca

As propriedades da jaca, principalmente as relacionadas à saúde, atraem o interesse de cultivadores. Para sorte dos interessados, a jaqueira é uma árvore que cresce com facilidade, sem precisar de muitos cuidados especiais.

É necessário escolher o método correto. A maioria dos especialistas fala em transposição de sementes a partir de grandes sacos pretos, já que o pé de jaca é de enorme porte. Escolher a época de plantio também é simples: basta investir em estações chuvosas.

jaca propriedades

Para ajudar, selecionamos algumas condições ambientais que não podem faltar:

  • Clima quente
  • Umidade elevada
  • Boa distribuição de chuvas durante o ano
  • Solos profundos e bem drenados

E aí, achou fácil? A seleção do ambiente é, de fato, muito próxima das condições naturais do Brasil.

Jaca: benefícios e malefícios

Muito se fala sobre os benefícios da jaca para a saúde geral. Eles realmente existem, e podem ser utilizados para uma série de melhorias! Acompanhe:

1.Fortalecimento do sistema imunológico

Um dos maiores benefícios da jaca é o fortalecimento do sistema imunológico, mesmo quando não há o aparecimento de doenças. Essa pode ser uma medida preventiva!

A ação dos antioxidantes é responsável por garantir um funcionamento saudável do organismo. Afinal, são esses elementos que combatem os radicais livres, extremamente prejudiciais ao equilíbrio corporal.

Para ajudar no correto fluxo sanguíneo, a jaca conta com uma grande quantidade de minerais. Entre eles, estão o manganês e o magnésio. Todas essas condições evitam que o organismo se torne enfraquecido e mais suscetível a contrair resfriados e inflamações.

2.Forte poder de cicatrização

Existem alguns benefícios do caroço da jaca que precisam ser lembrados. Entre eles, um dos mais importantes é o efeito de cicatrização. Existe uma proteína n composição das sementes, chamada de KM+, que é um cicatrizante com amplo potencial.

O caroço é até utilizado para produção de pomadas especiais, utilizadas principalmente em casos de queimaduras graves. Depois de um dia da aplicação dessa pomada, os avanços em quadros de queimaduras locais são impressionantes.

Outros benefícios do caroço da jaca podem ser encontrados abaixo:

  • Auxílio em casos de anemia
  • Aceleração do processo de hipertrofia muscular
  • Estabelecimento de uma imunidade alta (principalmente em bebês)

3.Pele mais saudável

A pele é um dos alvos mais importantes dos benefícios da jaca à saúde. Se você quer conquistar a aparência jovial que sempre sonhou, não deve descartar o consumo da fruta.

jaca

Os responsáveis por promover esse incrível efeito são os agentes antioxidantes. Eles conseguem retardar o envelhecimento natural da pele, diminuir os sinais, enfraquecer manchas evidentes e melhorar o aspecto das rugas.

Outra enorme vantagem do uso da jaca é a proteção contra o impacto de raios UV na pele. Como é de conhecimento da maioria, esses raios são extremamente prejudiciais à saúde estética.

Vale citar que existem duas maneiras de consumo da fruta para beneficiar a pele: a alimentação ou o uso tópico por pomadas.

4.Fornecimento de energia

Muito se fala sobre a quantidade de calorias da jaca. A verdade é que o fruto não possui um baixo valor calórico. Entretanto, pode ser considerado como um aliado dos adeptos ao estilo de vida saudável.

A jaca, fruta que tem 24 gramas de calorias a cada 100 gramas do alimento, pode ser uma boa fonte de energia. De fato, os carboidratos são fontes de consumo primordiais para quem quer treinar e ganhar músculos com boa performance.

O processo de hipertrofia se torna bem mais rápido, com resultados cada vez melhores. Agora fica claro: a jaca engorda somente para quem não faz exercícios e se alimenta mal!

Afinal, jaca faz mal?

Muitas pessoas falam que jaca engorda, que jaca faz mal, ou qualquer outro malefício relacionado à fruta. Mas será que tudo isso é verdade? Depende da quantidade de consumo da qual você está falando.

A jaca faz bem à saúde desde que o consumidor não exagere na quantidade. Existem, na composição da fruta, os chamados hidratos de carbono, responsáveis por efeitos digestivos desagradáveis quando presentes em grandes quantidade no organismo humano.

Você pode sentir efeitos intestinais de constipação ou diarreia, além de cólicas fortes e inchaço no estômago. Falando no fator do inchaço, algumas pessoas que comem muita jaca estão suscetíveis a engordar se não houver uma rotina de exercícios balanceada.

Como comer jaca

Comer jaca não é complicado! Para começar, é necessário retirar o caule que fica no interior da fruta, na parte do meio. Essa é uma estrutura branca que vem da colheita diretamente da árvore.

As sementes são encontradas em várias unidades, e também precisam ser colocadas de lado para comer a polpa. Em um primeiro momento, a tarefa pode ser complicada. Por isso, é recomendado que você pressione a superfície exterior do alimento.

Cuidado com o armazenamento e não se esqueça de cortar a jaca em um local preparado. A polpa possui uma seiva consistente e grudenta, que pode sujar todo o ambiente.

Receitas com jaca

Se você não quer investir no consumo direto da fruta, existe a possibilidade de apostar nas melhores receitas do mercado. Separei três opções simples, rápidas e saborosas para se deliciar!

Suco de jaca

Você vai precisar de:

  • Jaca (10 gomos)
  • Limões (2 unidades)
  • Água (1 litro)
  • Açúcar (a gosto)
  • Pedras de gelo (a gosto)

Modo de preparo: para iniciar o processo, você deve preparar a jaca retirando a polpa da fruta. Coloque a jaca com a água no liquidificador até formar um suco homogêneo. Depois, retire do recipiente e coloque o limão e o açúcar, finalizando com pedrinhas de gelo.

Vale citar que você pode investir em sucos com diferentes frutas, além da jaca. A laranja, por exemplo, é uma boa pedida.

Mousse de jaca

Você vai precisar de:

  • Polpa de jaca (1 kg)
  • Leite condensado (1 lata)
  • Creme de leite (1 lata)
  • Gelatina (1 saquinho sem sabor)
  • Açúcar (3 colheres de sopa)
  • Água (¼ de xícara)

Modo de preparo: cozinhe a polpa de jaca por cerca de 2 minutos depois de ferver em uma panela. Depois, deixe esfriar enquanto você prepara a gelatina, que deve ser hidratada e levada ao fogo para dissolver completamente. Coloque o leite condensado e o creme de leite no liquidificador, completando com a polpa, o açúcar e a gelatina. Bata até que a mistura se torne homogênea e deixe esfriar.

Chá de folha de jaca

Você vai precisar de:

  • Folhas de jaca (1 saquinho ou 200 gramas)
  • Água (a gosto)
  • Açúcar (a gosto)

Modo de preparo: para começar, ferva a água e coloque as folhas em uma peneira para fazer o chá. Espere cerca de 5 minutos para que todos os componentes sejam transferidos, sempre em imersão na água. O açúcar pode ser colocado a gosto, dependendo dos seus propósitos com o consumo.

Apesar de a jaca ser uma fruta calórica, as folhas podem ajudar a emagrecer. Se você possui esse objetivo, o ideal é consumir essa mistura todos os dias, pela manhã. Invista em um chá sem adição de açúcar.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades do Mangostão

Benefícios e Propriedades da Pitaya

Benefícios e Propriedades da Lichia

Benefícios e Propriedades do Sapoti

Benefícios e Propriedades da Carambola

Benefícios e Propriedades do Pomelo

Benefícios e Propriedades da Goiaba

Benefícios e Propriedades do Maracujá

Benefícios e Propriedades da Manga

Benefícios e Propriedades do Abacate

Benefícios e Propriedades do Caju

Benefícios e Propriedades da Graviola

Benefícios e Propriedades da Mandioca

Benefícios e Propriedades do Rambutão

Benefícios e Propriedades do Caimito

Benefícios e Propriedades do Salak

Benefícios e Propriedades do Longan