Benefícios da Lichia para a saúde

A lichia é uma das frutas exóticas mais populares do Brasil. De fato, é grande o número de pessoas que apreciam o alimento! Se você ainda não experimentou a lichia, está na hora de aprender mais.

A seguir, você conhece algumas informações indispensáveis sobre a lichia, fruta que traz até benefícios à saúde do consumidor.

O que é lichia?

A lichia é um fruto em cor avermelhada, que é utilizada em diversas receitas ao redor do mundo. Sua aparência lembra a de um morango, mas o sabor é completamente distinto. De tamanho pequeno e coloração atraente, a lichia conquista o gosto dos consumidores.

O sabor é muito marcante, além de doce, o que torna o fruto extremamente usado em receitas de sorvetes e sucos, podendo ser consumido naturalmente.

lichia

A casca da lichia, fruta relativamente consistente, não é comestível. A coloração da parte que comemos é branca!

Agora que você já conhece a lichia, é hora de entender como essa fruta chegou aos nossos pratos na atualidade. Ela não é originária do Brasil, percorrendo um longo caminho até chegar aqui.

Lichia: origem

A lichia tem origem em regiões de clima quente da Ásia, como a China, Índia e até mesmo o Paquistão. Outras localidades em que o fruto é popularmente encontrado são: Filipinas, México, África do Sul e Tailândia.

Essas áreas, além de naturalmente quentes, eram produtivas para o mercado da fruta por conta do baixo número de pragas que atacavam as plantações. Hoje em dia, há esse problema no Brasil, por exemplo.

Em solo nacional, há a produção de lichia em grande escala. Tudo começou por uma introdução no Jardim Botânico, localizado no Rio de Janeiro. Foi apenas em meados de 1970 que o uso da lichia se tornou realmente comercial.

A maior região de produção da fruta é São Paulo. Entretanto, também existem plantações em Minas Gerais e na Bahia. O clima precisou ser adaptado em locais de maior plantação, pois existem algumas precauções importantes para o crescimento do pé de lichia, árvore bastante sensível a alterações no clima.

lichia propriedades

Lichia: como plantar

O pé de lichia demora um período de 12 anos para dar os primeiros frutos. Por isso, o processo de plantio é considerado complexo. Essa espécie originária da lichia, árvore que pode chegar a 15 metros de altura, precisa de cuidados especiais.

Para investir nas técnicas corretas, é essencial dispor de solo e clima de qualidade. Alguns dos principais requisitos são:

  • Clima quente
  • Presença de sol
  • Área ventilada e extensa
  • Solo com excelente drenagem
  • Solo livre de pragas e fungos

A principal estratégia para plantar lichia é a transposição de sementes para uma área extensa, que pode ser um vaso grande ou um terreno. Você também pode apostar no sistema de alporquia para agilizar a fertilização do solo.

Não se esqueça de cuidar da sua muda, retirando todos os resíduos do solo e investindo em adubo de qualidade. O pé de lichia é bastante sensível e pode sofrer se você não apostar nos cuidados corretos durante a maturação.

Benefícios da lichia

Antes de continuar, é essencial conhecer algumas das principais propriedades da lichia que conferem um excelente efeito para a saúde do consumidor. Confira as quatro principais delas:

1.Ajuda a emagrecer

Muitas pessoas se perguntam se lichia emagrece, e a resposta é positiva! A fruta é útil para a produção de alimentos detox, utilizados com frequência nas dietas.

O fator que explica o amplo uso da lichia para emagrecimentos é a baixa quantidade de calorias presentes no fruto. A cada 100 gramas, há apenas 66 calorias.

Além disso, a fruta promove uma rápida e efetiva sensação de saciedade. Assim, quando você estiver com fome, pode apostar em uma boa receita para não acabar consumindo alimentos que não ajudam na perda de peso.

Emagrecer com auxílio da lichia se torna ainda mais fácil por conta do sabor. É uma fruta extremamente doce, o que evita o consumo de alimentos gordurosos e calóricos.

2.Contribui para a saúde da pele

Você se preocupa com a saúde da pele? A sua pele é daquelas que ficam cheias de manchas por qualquer razão? Se sim, a lichia pode te ajudar!

O que ocorre, para conferir essa vantagem, é a presença de vitamina C em grandes quantidades. Muitas pessoas substituem o consumo dessa vitamina em cápsulas por uma rotina em que a lichia está incluída.

As propriedades da vitamina C que ajudam a combater o aparecimento de manchas e acne na pele são os efeitos antioxidantes, de rejuvenescimento.

Se você toma bastante sol, a fruta também é uma boa pedida. Afinal, ela ajuda a proteger a pele contra os raios ultravioletas.

3.Combate inflamações

Um dos benefícios mais citados da lichia tem relação com a redução de processos de inflamação, em diferentes áreas do corpo. É nesse tópico que vemos o real efeito da fruta para a melhoria de doenças.

É mencionado principalmente o efeito de eliminação de inflamações e infecções no estômago, que prejudicam a digestão. As bactérias são os principais alvos dos componentes da lichia, causando uma rápida eliminação.

Para recuperar o estômago após um episódio de inflamação, a fruta também é de enorme ajuda. A grande quantidade de fibras na composição acaba por resolver esse tipo de problema. Por isso, quem consome lichia costuma ter um bom funcionamento gastrointestinal.

4.Possui propriedades antioxidantes

Por fim, as propriedades antioxidantes devem ser citadas. Na realidade, elas contribuem para grande parte dos processos que citamos aqui, como o combate a inflamações.

Em termos simples, o que essas propriedades fazem é uma limpeza do organismo. Você elimina todos os compostos tóxicos que consumiu, proporcionando um fortalecimento do organismo no geral.

O efeito antioxidante também é muito utilizado por quem quer investir no método detox. Essa é uma das modalidades de dieta mais benéficas à saúde, além de ser completamente natural. Vale a pena conferir a receita de suco de lichia, da qual falaremos adiante.

Lichia: como comer

Para comer a fruta, você precisa deixar a semente de lichia e a casca de fora das receitas. Mesmo para quem está interessado no alimento puro, essas duas partes não são recomendadas.

Por isso, é essencial retirar toda a casca antes de começar a comê-la. Apesar da porção do fruto ser dura, esse é um processo simples. Não se esqueça de lavar a lichia quando acabar.

Muitas pessoas se preocupam com comprar lichia, preços elevados e condições de preservação da fruta. Geralmente, o valor varia entre R$ 15 e R$ 40.

O que se modifica, na prática, é o local de compra! Por isso, quando o assunto é lichia, fruta e preço, o importante é saber escolher a loja certa.

Receitas com lichia

Se você não quer consumir a fruta pura, algumas receitas são excelentes para variar! Separamos as mais interessantes abaixo:

Mousse de lichialichia benefícios

Você vai precisar de:

  • Leite condensado (1 lata)
  • Creme de leite (1 caixa pequena)
  • Lichia (1 lata)
  • Gelatina em pó sem sabor (1 saquinho)
  • Água (5 colheres)

Modo de preparo: comece colocando o leite condensado e o creme de leite em uma vasilha. Depois, utilize a batedeira para formar uma calda homogênea. A seguir, bata a polpa da lichia com o creme no liquidificador. Por fim, coloque a gelatina e misture bem. Agora é só deixar na geladeira por no máximo 4 horas.

Suco de lichia

Você vai precisar de:

  • Lichia (no mínimo 220g)
  • Pedras de gelo (a gosto)
  • Açúcar (opcional e a gosto)

Modo de preparo: para começar, é necessário retirar a semente de lichia, assim como a casca. Utilize somente a parte branca da fruta e leve ao liquidificador com as pedras de gelo. Se você quiser um suco mais aguado, é essencial adicionar um copo de água. O açúcar vai por último, mas coloque pouco, pois a fruta já é muito doce.

Essa receita pode ser feita com outras frutas, junto com a lichia. As principais delas são a melancia, a framboesa e a laranja. Essa é uma opção do consumidor, de acordo com o seu gosto.

Gelatina de lichia

Você vai precisar de:

  • Lichias (40 unidades)
  • Água (1 xícara)
  • Gelatina (1 saquinho sem sabor)
  • Açúcar (3 colheres de sopa)

Modo de preparo: para começar, é necessário retirar toda a parte não comestível da lichia, fruta que é consumida sem caroço e casca. Depois, coloque no liquidificador com água e açúcar, batendo até formar um suco homogêneo. Agora, basta colocar o pó de gelatina na mistura e bater mais uma vez no liquidificador. Deixe na geladeira por cerca de 4 horas, ou até adquirir a consistência desejada.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades da Pitaya

Benefícios e Propriedades do Mangostão

Benefícios e Propriedades do Maracujá

Benefícios e Propriedades da Jaca

Benefícios e Propriedades do Pomelo

Benefícios e Propriedades da Romã

Benefícios e Propriedades da Manga

Benefícios e Propriedades da Goiaba

Benefícios e Propriedades da Carambola

Benefícios e Propriedades do Quiuí

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades da Romã

Benefícios e Propriedades da Graviola

Benefícios e Propriedades do Rambutão

Benefícios e Propriedades do Caqui

Benefícios e Propriedades do Longan