Benefícios da Mostarda para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O molho de mostarda todo mundo conhece. Junto com a maionese e o ketchup, ele faz parte da “santíssima trindade” que é sempre bem-vinda na hora do lanche. Mas poucas pessoas sabem dos poderes e benefícios dessa planta milenar para a nossa saúde.

Há indícios de que as sementes de mostarda já eram consumidas há mais de 3 mil anos, tanto como condimento quanto para a saúde. Utilizada pelos egípcios, gregos e romanos para temperar carnes e peixes, a mostarda é tão antiga que figura até nas páginas da Bíblia, citada em uma das parábolas mais famosas de Jesus para os apóstolos (“O grão de mostarda”).

Por volta da Idade Média, as sementes dessa planta ficariam ainda mais populares no preparo do molho de mostarda, misturadas com água e vinagre. Mas os poderes da mostarda vão muito além dos molhos e das sementes. Suas folhas são riquíssimas em minerais, proteínas, fibras e vitaminas, que trazem vários benefícios para sua saúde.

Vamos desvendar tudo isso, viajando pelo saboroso universo da mostarda.

benefícios da mostarda

Planta Mostarda

A mostarda é uma verdura da família das crucíferas (flores em forma de cruz), assim como o repolho e a brócolis. Esse vegetal folhoso de nome científico Brassica juncea se desenvolve melhor em regiões de clima temperado.

A mostarda apresenta folhas verde-escuras e, de acordo com o cultivo, suas bordas podem ser dentadas ou rendadas. Na mostarda verdura se consome não apenas as folhas, mas também as sementes, usadas como especiarias. Hoje os maiores produtores de semente de mostarda são o Nepal, o Canadá e Rússia.

Cor e sabor da Mostarda

Depois do sal e da pimenta, a mostarda é um dos condimentos mais consumidos no mundo. Comercializadas tanto inteiras quanto em pó, as sementes de mostarda são obtidas a partir de várias espécies da planta e se diferenciam tanto na cor quanto no sabor:

  • Mostarda preta (Brassica nigra) – cultivada no Chile, Argentina e EUA, apresenta um sabor mais acentuado.
  • Mostarda branca – na verdade, amarela (Brassica alba) – encontrada no norte da África, Oriente Médio e Europa Mediterrânea. De sabor mais suave, é usada na produção de molho de mostarda amarelo.
  • Mostarda castanha – ou mostarda da Índia – (Brassica Juncea) –  cultivada no Nepal, Reino Unido, EUA, Canadá e Dinamarca. De tom amarelo escuro, seu sabor é mais amargo e é usada no preparo do molho de mostarda Dijon.

Entre as mostardas mais famosas no mundo estão:

  • A mostarda alemã – preparada com as sementes amarelas
  • A mostarda francesa – preparada com as sementes escuras.

Origem da Mostarda

Não se sabe ao certo quando a mostarda foi cultivada pela primeira vez, mas relatos indicam que ela já era usada por diversos povos há cerca de três mil anos. Na Índia, as sementes de mostarda são utilizadas na culinária há mais de dois mil anos.

Foi na França da Idade Média que surgiu o molho de mostarda que conhecemos, preparado com sementes de mostarda moídas com mel e vinagre.

Logo a mostarda ganharia popularidade, tornando-se rotina na mesa dos franceses, em particular na cidade de Dijon, berço do famoso molho que leva seu nome. O molho Dijon é preparado com a mostarda castanha, de sabor mais amargo.

mostarda benefícios

Propriedades da Mostarda

As sementes e folhas de mostarda são ricas em fibras, minerais, proteínas e vitaminas importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, além de seu consumo ser benéfico na prevenção de várias doenças.

Veja quanta riqueza você encontra em algumas folhas de mostarda:

  1. Minerais essenciais – como cálcio, magnésio, fósforo e potássio, além de ácido fólico e vitaminas.
  2. Ricas em selênio e magnésio – ação anti-inflamatória e digestiva.
  3. Alto teor de vitamina A – Faz bem para a pele, cabelos e para a saúde ocular.
  4. Ricas em vitaminas do Complexo B – ajudam a acelerar o metabolismo e eliminar toxinas, além de vitaminas K, C e folato.
  5. Enzimas antioxidantes – atuam no combate ao câncer.
  6. Ricas em fibras – auxiliam nos processos digestivos e em dietas de perda de peso.

Benefícios da Mostarda

Além do gostinho em diversos pratos, a mostarda apresenta benefícios que você nem imagina. Assim como o agrião e a couve, faz parte dos vegetais folhosos com propriedades anticancerígenas.

Apresentando em sua composição minerais essenciais como cálcio, ferro, magnésio, selênio e potássio, a mostarda folha também é rica em vitamina A, K, carotenos e flavonoides.  Contém ainda glucosinatos (glicosídeos), que são usados para fazer o óleo de mostarda. Na Antiguidade, o óleo de mostarda era usado tanto como tempero como para fins medicinais e cosméticos.

Algumas indicações da mostarda para sua saúde.

  • Na dieta – De baixa caloria (100 g = 26 kcal) e com muitas fibras, folhas de mostarda são uma ótima dica para a sua dieta alimentar.
  • No combate ao colesterol – A folha de mostarda verde escura ajuda a controlar o colesterol e estimula o funcionamento do intestino, prevenindo contra prisão de ventre e hemorroidas.
  • Contra a osteoporose – Rica em vitamina K, cálcio e magnésio, atua no combate à perda óssea, comum na menopausa.
  • Na gravidez – Rica em ácido fólico (187 mg para 100 g de mostarda), ajuda a prevenir problemas congênitos no feto.
  • Na prevenção do câncer de próstata, mama e ovário – Por conter antioxidantes flavonoides, sulforafano, luteina e zeaxantina.
  • Antioxidante natural – Com alto teor de vitamina C (ácido ascórbico), protege contra gripes e resfriados.
  • Alívio de dor muscular – Chá de mostarda, erva doce e canela.
  • Para a pele – Para tratar psoríase e dermatite de contato, use sementes de mostarda em pasta tópica sobre a área afetada.
  • Problemas respiratórios – Chá de mostarda é um ótimo descongestionante e excelente contra a sinusite.

Mostarda é árvore ou arbusto?

Como vimos antes, as pequenas sementes de mostarda fizeram parte de uma das mais conhecidas parábolas de Jesus. No Evangelho de Lucas (13:18-19), ela é citada da seguinte forma: “Disse, pois: A que é semelhante ao reino de Deus, e a que o compararei? É semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou na sua horta, e que cresceu e fez-se árvore; e as aves do céu pousaram nos seus ramos.”

Há quem conteste a comparação, dizendo que a planta da mostarda não chega a crescer como uma árvore, mas sim como um arbusto, atingindo em geral, 1,20m. Porém, isso não invalida o sermão, pois o que Jesus queria dizer de fato é que o Reino de Deus é algo grandioso que se alcança a partir de uma “pequena semente de fé”, que ao ser plantada e cuidada, germina e cresce.

Como fazer mostarda

Para que comprar molho pronto se você pode preparar a mostarda de forma saudável e sem nenhum componente químico? Mãos à obra, porque essas receitas não têm mistério nenhum.

Molho de mostarda

O molho de mostarda é um condimento à base de semente de mostarda, água e vinagre. Usado na culinária do mundo todo, dois tipos de sementes são usadas em sua preparação: as sementes de mostarda amarelas e as sementes escuras. Vamos aprender como fazer um molho de mostarda caseiro?

Molho de mostarda caseiro

Ingredientes:

  • 100 gramas de grãos de mostarda moídos
  • 50 ml de vinho branco (à sua escolha)
  • 01 colher de sopa de sal
  • 80 ml de água
  • 02 colheres (sopa) de açúcar

Como preparar:

  • Em um recipiente fundo, coloque a mostarda moída, adicione o vinho, sal, açúcar, a água e misture bem.
  • Bata essa mistura no liquidificador até atingir o ponto de uma pasta.
  • Se necessário, acrescente mais mostarda moída e água.
  • Esse preparado deve ser armazenado em um pote fechado na geladeira e deixar curtir durante 2 a 3 dias.

Depois desse tempo, ele estará pronto para o consumo.

Molho de mostarda e mel

Você vai adorar esse molho, que vai fazer muita diferença na sua salada ou sanduíche. Ah, e ele pode ser usado como substituto do sal nas refeições, sendo muito mais saudável.

Ingredientes:

  • 02 colheres (de sopa) de Mostarda Dijon
  • 01 colher (de sopa) de mel
  • 01 colher (de sopa) de vinagre de maçã
  • 01 colher (de sopa) de azeite
  • 01 “pitadinha” de sal
  • Pimenta-do-reino moída (a gosto)

Como preparar:

Pegue todos os ingredientes, coloque em um recipiente de vidro bem fechado, agite bem até a mistura ficar homogênea. Pode consumir imediatamente. Mas se quiser, pode deixar na geladeira para curtir por um ou dois dias. Fica uma delícia!

Mostarda refogada

Aproveite nessa receita simples e ultra rápida, todas as propriedades da mostarda, incluindo o seu sabor.

Ingredientes:

Você vai precisar de

  • Um maço de mostarda higienizada
  • 1/2 xícara (de chá) de bacon picado
  • 01 cebola picadinha
  • 02 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta do reino (a gosto)

Como preparar:

1) Pique a folha mostarda em tirinhas e coloque-as por 2 minutos em uma panela com água fervente. Em seguida, escorra e reserve.

2) Frite o bacon em uma panela, em fogo médio (até dourar por igual).

3) Acrescente cebola e alho picados e frite por cerca de 2 minutos.

4) Adicione a mostarda, tempere com sal e pimenta e misture bem.

Misture bem, retire do fogo e, se desejar, sirva como acompanhamento para carnes grelhadas ou assadas.