Benefícios da Nectarina para a saúde

A Nectarina é uma fruta que tem a casca lisa e cultivadas nas mesmas condições em que crescem os pêssegos.

Nectarina fruta

Essa fruta costuma ser doce, de formato oval ou redondo e com uma polpa suculenta, de cor amarela, branca ou avermelhada. Acredita-se que, devido a todas essas características, o nome da fruta seja oriundo do termo “néctar”.

nectarina fruta

Nectarina origem

A nectarina é uma planta originária da China e que, devido aos testes humanos, é resultado de uma mutação do pêssego.

Nectarina árvore

A árvore da nectarina, que é de pequeno porte, possui folhas longas, estreitas e se desenvolvem melhor em áreas de climas quentes e secos, com solo arenoso e bem drenado.

Essa fruta é produzida nas regiões sudeste e sul, sobretudo nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo.

A época de colheita compreende os meses entre setembro e novembro.

Propriedades da Nectarina

A nectarina é uma fruta que contempla um elevado teor de vitaminas, como A, fundamental na conservação da saúde da pele, B3, que atua no processo de formação do DNA, C e potássio. Além disso, é uma ampla fonte de fibras alimentares.

Cabe ressaltar que a vitamina C contemplada na nectarina é extremamente importante para a saúde, haja vista que ela atua na saúde óssea, dentes, gengivas e protege o organismo contra infecções.

Na nectarina, também é possível encontrar antioxidantes, que por sua vez protegem as células do nosso corpo contra os efeitos prejudiciais da ação dos radicais livres.

Benefícios da nectarina

  1. Efeito refrescante: como a nectarina possui um elevado teor de água, além de possuir o efeito refrescante, ajuda os rins a eliminar líquidos.
  2. Ajuda a perder peso: tendo em vista o baixo teor de calorias, essa fruta é indicada pelos nutricionistas para mantes ou perder peso.
  3. Regula a flora intestinal: devido à grande quantidade de fibras, a nectarina é indicada para pessoas que sofrem de constipação.
  4. Auxilia na formação dentária: a nectarina contém um mineral chamado fósforo, que auxilia no funcionamento de células e tecidos. Ademais, atua na formação da arcada dentária e no metabolismo.

Como comer a nectarina?

As nectarinas são colhidas maduras e firmes. No entanto, precisam de alguns dias para completar a fase do amadurecimento e então tornam-se ideais para o consumo.

Essa fruta pode ser consumida in natura, utilizada como ingrediente de sobremesas, tortas, bolos, sorvetes, mousse e no preparo de compotas.

fruta nectarina

Nectarina engorda?

Embora o teor de alguns nutrientes entre os diferentes tipos de nectarina sofra variação, as calorias são praticamente as mesmas.

Elas são pouco calóricas, logo, tornam-se uma ótima opção de alimento quando aparece repentinamente uma vontade de comer doces. Elas são bem adocicadas, entretanto, contém menos calorias do que um brigadeiro, por exemplo.

Observe a seguir as calorias da nectarina fresca:

– 1 nectarina média: 40 calorias

– 1 nectarina grande: 53 calorias

– ½ xícara picada: 31 calorias

– 1 xícara picada: 62 calorias

– 100 gramas: 44 calorias

Com base no quadro acima, pode-se observar que a nectarina não engorda. Ao contrário, pode funcionar como alimento em substituição doce.

Caso queira consumir uma nectarina no café da manhã, corte-a e coloque sobre seu cereal favorito. Se quiser, adicione iogurte natural desnatado. Outra sugestão de sobremesa de nectarina é comê-la junto com uma colher de chia e uma pitada de canela em pó.

Essa fruta também combina com pratos salgados, haja vista que combiná-la com filé de peixe ou filé de frango grelhado seja uma boa opção para as pessoas que estão fazendo dieta.

Nectarina e pêssego

Sabe-se que a nectarina é um pêssego que sofreu mutação genética. Ademais, tem uma cor mais vibrante e, geralmente, é menor. Oposto ao que algumas pessoas pensam, a nectarina não consiste em um cruzamento entre pêssego e ameixa.

Talvez a confusão principal entre o pêssego e a nectarina aconteça devido à aparência delas. O pêssego é caracterizado pela casca aveludada e tonalidade amarelada, ao passo que a nectarina parece ser uma combinação do pêssego e da ameixa.

nectarina benefícios

A nectarina pode ser uma fruta ainda mais nutritiva que o pêssego, visto que possui uma maior concentração de vitamina C, o dobro de vitamina A e uma incidência maior de potássio.

Ainda nesse sentido, a nectarina possui um sabor mais adocicado e uma casca mais fina. Entre seus benefícios, destacamos o fortalecimento do sistema imunológico e o funcionamento regular do intestino.

Nectarina como plantar

A nectarina é bem adaptada ao clima temperado brasileiro e a colheita é feita em novembro e a safra vai de outubro a janeiro.

O plantio de nectarinas se adapta bem em áreas com espaço enxuto e não necessita de técnicas complicadas. Com base em opiniões de agrônomos e produtores, o cultivo de nectarinas deve ser feito em chácaras e pomares. Entretanto, independentemente do local escolhido para o plantio, o preparo e adubação devem ser feitos conforme as análises e condições do solo.

O solo deverá ser quebradiço e profundo e a colheita deverá ser feita dois anos após o seu plantio.

Sabe-se que, na composição da nectarina, são encontrados diversos nutrientes que fazem a diferença na saúde dos indivíduos. Como a fruta é rica em niacina, ferro e pectina, os níveis de colesterol do sangue tendem a ser mais controlados.

Cabe destacar que a nectarina está sujeita ao ataque de doenças, como ferrugem e bacteriose. Sendo assim, como a maioria das doenças é causada por fungos, sugere-se que fungicidas sejam usados para cada caso.

Os principais insetos que causam prejuízos ao plantio são as moscas das frutas e o pulgão. Entretanto, o controle com inseticidas é recomendado somente em último caso. Há meios eficazes para afastar as pragas, como o ensacamento dos frutos e armadilhas, como as do tipo delta, por exemplo. Garrafas plásticas com furos na parte superior também podem ser usadas.

Embora essa árvore inicie a produção dois anos após o plantio, mudas de boa qualidade dão frutos em doze meses. Visando evitar danos nas frutas, sugere-se o uso de uma colher e sacolas revestidas de tecidos macios e com fundo aberto.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades do Pêssego

Benefícios e Propriedades do Damasco

Benefícios e Propriedades da Ameixa

Benefícios e Propriedades do Marmelo

Benefícios e Propriedades do Caqui

Benefícios e Propriedades da Pera

Benefícios e Propriedades do Quiuí

Benefícios e Propriedades da Tangerina

Benefícios e Propriedades da Cereja

Benefícios e Propriedades da Romã

Benefícios e Propriedades do Melão

Benefícios e Propriedades da Toranja

Benefícios e Propriedades da Lichia

Benefícios e Propriedades do Pomelo

Benefícios e Propriedades da Amora