Benefícios da Pera para a saúde – Saiba tudo sobre esta fruta

Compartilhe as informações sobre este alimento

A pera é uma fruta que tem um sabor doce suave, textura macia e é muito suculenta. É usada no preparo das papinhas dos bebês, por seu baixo potencial de provocar alergias e alta digestibilidade.

Além de ser muito saborosa, a pera oferece vários benefícios para a saúde, já que é rica em vitaminas e minerais, nutrientes essenciais para manter todos os sistemas do organismo funcionado perfeitamente.

Neste artigo você conhecerá as propriedades e benefícios da pera fruta, a forma de plantar uma pereira em casa, os principais tipos de pera comercializados no Brasil, entre outras informações.

pera

Origem da pera

A origem da pera é asiática. Foi levada à Europa pelos romanos e chegou à América trazida pelos colonizadores europeus.

A árvore que produz as peras é a pereira, do gênero Pyrus L., da família botânica Rosaceae.

Como consumir a pera

A pera pode ser consumida crua, cozida ou assada e fazer parte de diversas receitas de doces e salgados.

Propriedades da pera

Entre os nutrientes presentes na composição da pera, podemos citar:

  • Potássio.
  • Sódio.
  • Cálcio.
  • Fósforo.
  • Vitamina C.
  • Vitamina A.
  • Vitaminas do complexo B.

Cada 100 gramas de pera in natura contêm aproximadamente 64 calorias.

As peras fornecem boas quantidades de fibras, principalmente quando ingeridas com casca.

Pera emagrece?

Não se pode afirmar que o consumo de um único alimento seja capaz de promover a perda de peso. Entretanto, a pera pode sim ajudar nas dietas de emagrecimento, por conter uma grande quantidade de água, nenhuma gordura e muitas fibras. Confira mais detalhes sobre o auxílio da pera na perda de peso na sessão “pera: benefícios para a saúde”.

Pera: benefícios para a saúde

Entre os benefícios da ingestão de peras para a saúde, podemos citar:

  • Auxilia no tratamento do diabetes e hipertensão. A pera tem baixo índice glicêmico, ou seja, não produz um grande aumento na quantidade de açúcar no sangue. Por isso, ela pode fazer parte da dieta de quem tem diabetes, ajudando no controle da doença. Lembrando que é sempre importante seguir as recomendações de um profissional de saúde em relação às quantidades diárias que podem ser ingeridas.

benefícios da pera

E por ser rica em potássio, a pera também possui propriedades vasodilatadoras, o que a torna uma aliada no controle da pressão arterial e na prevenção de problemas cardíacos, incluindo trombose e acidente vascular cerebral (AVC).

  1. Contribui para o bom funcionamento intestinal. Por ser rica em fibras, a pera ajuda a prevenir a prisão de ventre e regularizar a frequência das evacuações. Para aproveitar ao máximo esse benefício da pera para a saúde, é recomendável comê-la com casca.
  2. Ajuda a prevenir o câncer. Os radicais livres podem desencadear mutações no DNA, capazes de desregular os mecanismos de controle celular, dando origem ao câncer. A pera possui ação antioxidante, graças aos compostos carotenoides, flavonoides e vitamina C presentes em sua composição. Por isso, a pera ajuda a neutralizar ação dos radicais livres no organismo, prevenindo alguns tipos de câncer, como o de próstata, mama, pulmão, cólon e reto.
  3. Fortalece a imunidade. A vitamina C e o mineral cobre presentes na pera fortalecem o sistema imunológico, responsável por proteger o organismo contra agentes causadores de doenças.
  4. Ajuda a perder peso. Como a pera é uma fruta pouco calórica e rica em fibras, seu consumo pode ajudar nas dietas de emagrecimento, sempre tomando cuidado em relação às quantidades a serem ingeridas diariamente. A pera é um excelente substituto para alimentos açucarados e muito calóricos, podendo ser consumida entre as refeições ou como sobremesa. Por conter muitas fibras, promove uma sensação prolongada de saciedade, ajudando a controlar o apetite.
  5. Contribui para a saúde dos ossos. Os minerais magnésio, manganês, fósforo, cálcio e cobre, presentes na composição das peras, são essenciais para manter a saúde óssea, prevenindo problemas como a osteoporose.
  6. Possui ação anti-inflamatória. Nutrientes presentes na pera lhe conferem ação anti-inflamatória, ajudando no tratamento de doenças como a artrite e a gota, além de reduzir as dores por elas causadas.
  7. Protege a saúde da pele e dos cabelos. Os carotenoides presentes na pera retardam o processo de envelhecimento, prevenindo a formação de rugas e manchas na pele. Além disso, esses antioxidantes contribuem para evitar a perda capilar.

Vitaminas da pera

Encontramos na fruta pera as seguintes vitaminas: A, C e do complexo B.

Tipos de pera

Embora existam muitas variedades da fruta ao redor do mundo, no Brasil, a comercialização e consumo se concentra em 5 tipos de pera:

  • Pera d’Água. Sua polpa é bastante delicada e suculenta, de textura granulosa e sabor adocicado.
  • Pera d’Anjou. Uma característica marcante desse tipo de pera é sua casca, que permanece verde mesmo após a maturação da fruta. A pera d’anjou tem a polpa bastante dura e pouco suculenta.
  • Pera Red. É a pera que tem a cor vermelha, muito parecida com uma maçã, sendo uma variação da Pera Williams.
  • Pera Portuguesa. Tem a casca bem amarela, polpa suculenta e macia, de sabor acentuadamente doce.
  • Pera Willians. Sua polpa apresenta consistência dura, textura granulosa e sabor ácido.

Pera: como plantar

Para plantar pera em casa, o primeiro passo é induzir a germinação das sementes. Pegue uma pera madura (recomenda-se do tipo portuguesa), corte ao meio e retire suas sementes com cuidado.

As sementes devem ser acomodadas em um copo de plástico descartável, envoltas em papel toalha. Faça alguns círculos de papel toalha, do diâmetro do copo descartável que será utilizado.

propriedades da pera

Forre o copo com 3 círculos de papel toalha e coloque 2 sementes de pera sobre eles. Em seguida, cubra as sementes com mais 3 círculos de papel e molhe um pouco (não é para ficar encharcado, só umedecido, retire o excesso de água).

Guarde o copo com as sementes na parte mais alta da porta da geladeira e deixe em repouso por 1 mês. Depois desse tempo, provavelmente já terão saído brotos das sementes.

Retire as sementes germinadas da geladeira e transfira-as para um pote com terra preta sem adubos. Lembre-se de fazer furos no fundo do pote para drenagem da água. Após o desenvolvimento das folhas e caule, transfira a pereira para o local definitivo de cultivo.

Pera: laboratório

Usadas em laboratórios, as peras de sucção ou pipetadores por três vias são instrumentos usados para auxiliar na sucção de líquidos em pipetas. Elas têm função análoga à do pipetador em plástico desmontável, porém seu formato se parece com o de uma pera, daí o nome pera de sucção. São confeccionadas em borracha e têm 3 válvulas com esferas de aço inox ou vidro.

Pera ou pêra?

De acordo com o Novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa, a grafia correta da palavra é pera, sem o acento circunflexo, no singular. A palavra pera (fruta), no singular, recebia o acento diferencial antes do referido acordo, por ser homógrafa tônica de pera (preposição).

Pera: dicionário

Conforme já exposto, após a entrada em vigor no Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, os dicionários registram a forma pera, não pêra, para o substantivo referente ao fruto da pereira.

Receitas com pera

Confira 2 deliciosas receitas com a fruta pera.

Torta de pera

Ingredientes: 1 e ½ xícara (chá) de açúcar; 1 xícara de (chá) de farinha de trigo, 1 pitada de sal, 2 colheres de sopa de açúcar, 5 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de água gelada, 6 peras descascadas e sem sementes; 3 gemas de ovo, 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de leite, 1 colher (chá) de essência de baunilha.

Modo de preparo da massa: pré-aqueça o forno a 180°. Em uma tigela, misture 1 xícara de farinha, ½ xícara de açúcar e o sal. Junte a manteiga e misture bem. Acrescente a água e sove a massa um pouco. Embrulhe a massa pronta em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.

Retire a massa do filme e forre com ela o fundo e as laterais de uma forma untada. Faça furos na massa com um garfo e asse-a no forno por 20 minutos.

Recheio: coloque as peras com ½ xícara de açúcar em uma panela e acrescente água até cobri-las. Ferva por 10 minutos, retire somente as peras e deixe a calda resultante até engrossar. Reserve a calda e as peras separadamente.

Bata as gemas com o restante do açúcar e adicione a farinha. Junte o leite e a baunilha, levando ao fogo médio até engrossar, mexendo sem parar.

Deixe esse creme esfriar, despeje sobre a massa já assada e fria, cubra com as peras e finalize com a calda.

Pera assada com canela

Ingredientes: 100 g de açúcar, 1 pera grande, canela em pó a gosto e 1 colher (café) de essência de baunilha.

Preparo: Descasque a pera, corte-a ao meio, retire o miolo e as sementes; arrume as duas metades em uma assadeira pequena e polvilhe a canela.

Em uma panela, derreta o açúcar, junto com a essência de baunilha, até formar um caramelo claro.

Despeje o caramelo sobre as peras e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos.

Como vimos, devemos incluir a pera na alimentação para prevenir uma série de doenças e nos manter sempre com energia. Felizmente, não temos dificuldade para encontrar a pera no Brasil, embora ela seja originária de regiões mais frias. É muito bom poder contar com essa fruta tão completa a todo momento, para matar a vontade de comer algo doce sem peso na consciência; sem exageros, claro!

 

Artigos relacionados:

Benefícios e Propriedades da Pera Red

Benefícios e Propriedades da Pera d’Água

Benefícios e Propriedades da Pera Portuguesa

Benefícios e Propriedades da Pera Willians

Benefícios e Propriedades da Maçã

Benefícios e Propriedades da Banana

Benefícios e Propriedades da Uva

Tipos de Laranja

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades do Limão

Benefícios e Propriedades do Quiuí

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades da Manga

Tipos de Manga

Benefícios e Propriedades do Pêssego

Benefícios e Propriedades do Abacate

Benefícios e Propriedades do Damasco

Benefícios e Propriedades do Mirtilo

Benefícios e Propriedades da Cereja

Benefícios e Propriedades da Melancia

Benefícios e Propriedades do Marmelo

Benefícios e Propriedades do Figo