Benefícios da Romã para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A romã, fruta comprada e utilizada principalmente no final do ano, pode ser benéfica à saúde, além de apresentar receitas saborosas. De fato, a tradição natalina é muito baseada no consumo desse alimento.

Ainda não conhece a romã? Quer saber como a fruta pode ajudar a melhorar a sua saúde? Não deixe de acompanhar o guia a seguir.

romã propriedades

O que é romã?

A romã é uma fruta extremamente conhecida por sua forte coloração vermelha. Por conta dessa característica, ela foi adotada como um símbolo da época de Natal em grande parte das tradições.

A fruta é composta por uma polpa, que pode ser consumida, com a aparência de várias bolinhas vermelhas. Na realidade, essa polpa se encontra dentro das sementes distribuídas pela romã. A aparência é incomum, o que chama muita atenção.

A romã é conhecida mundialmente em mais de 100 países. O cultivo, assunto do qual vamos falar mais adiante, é simples e prático, o que facilita a produção nos mais diversos países. Entretanto, existe um clima favorável se você quer plantar romã.

Agora que você já sabe o que é romã, vamos compreender como tudo começou.

Origem da romã

A romã tem sua origem em regiões da Grécia, da Síria, da Ásia Menor e do Irã. Apesar da variedade de países, os primeiros registros com a presença da fruta são gregos. Afinal, para a cultura da época, a romã era considerada um elemento religioso, como uma fruta sagrada.

A espécie ainda é muito comum em locais do mediterrâneo, na porção oriental, e do Oriente Médio. Entretanto, verificamos uma expansão rápida para países da Europa, alguns dos principais responsáveis pelo cultivo de romã.

Hoje em dia, o protagonismo no cultivo é voltado para a Espanha, a Itália e até mesmo o Brasil, dadas as condições climáticas. Por conta da sua tradição como elemento natalino, muitas nações optam por importar a fruta no final do ano.

romã

Como plantar romã

Para plantas a fruta romã, você precisa comprar sementes de qualidade. Cuidado no momento de escolher a loja em que será feita essa aquisição, pois a espécie pode precisar de uma atenção especial durante o cultivo.

Você vai precisar plantar em vasos separados, com no máximo 3 sementes por unidade. Depois, quando a fruta começar a crescer, é essencial transportar a muda para a terra.

O cultivo necessita de muita umidade. Por isso, a maioria investe em técnicas programadas, como manter o vaso dentro de uma bacia com água durante os primeiros momentos. Depois, é recomendado cobrir o vaso com plástico, evitando infestações e preservando a umidade.

As condições ideais para plantar a fruta romã são:

  • Solo muito bem drenado
  • Solo muito úmido
  • Terra mista com matéria orgânica
  • Regiões com pouco vento

Romã: benefícios e malefícios

Agora que você já conhece tudo sobre o cultivo dessa fruta, vamos falar de alguns dos benefícios da romã. Acompanhe abaixo!

1.Ajuda a emagrecer

Um dos maiores benefícios da romã é o seu poder emagrecedor. De fato, a fruta é extremamente utilizada em dietas! Mas o que ocorre para que a romã ajude a perder peso? Podemos falar de dois fenômenos dentro do nosso organismo.

O primeiro deles é a baixa quantidade de calorias, que impede o acúmulo demasiado de gordura corporal. Justamente por causa disso, você pode consumir a fruta tranquilamente todos os dias. Há um forte estímulo da sensação de saciedade também.

O segundo está concentrado nas propriedades antioxidantes da romã. Com a composição de vitaminas do complexo B e vitamina C, essa fruta impede que substâncias prejudiciais ao metabolismo fiquem em excesso dentro do corpo. Assim, você não precisa se preocupar com a retenção de água, uma das maiores causas do aparecimento de inchaços!

2.Serve para infecção urinária

A romã serve para infecção urinária! O efeito decorre, em partes, exatamente do poder antioxidante que foi citado anteriormente. Há, também, a questão das substâncias que auxiliam no correto funcionamento do sistema gastrointestinal.

Mas o que o efeito antioxidante tem a ver com as infecções? Pare para pensar em um fato: para eliminar as bactérias que causam a doença, você precisa de um processo de expulsão. Isso ocorre com a ajuda da urina.

romã benefícios

As propriedades antioxidantes são responsáveis pela promoção da limpeza no organismo. Isso significa que elas retiram tudo que está prejudicando o funcionamento correto.

Para completar o quadro, a folha de romã é utilizada para melhorar a digestão e evitar problemas no trato intestinal.

Algumas outras inflamações e infecções também são tratadas a partir da fruta. Uma das opções mais conhecidas é o chá de romã para garganta, por exemplo.

3.Ajuda na saúde sexual do homem 

Um dos benefícios da romã para o homem é o auxílio em quadros de impotência sexual. A fruta funciona como um equivalente natural do Viagra. O recomendado para essa função é utilizar o suco de romã.

Quando há um quadro de impotência sexual, duas coisas podem estar ocorrendo: a vascularização incorreta da área do pênis, ou falhas na produção de testosterona. As duas causas, inclusive, convivem em união para o homem que sofre com esse problema.

O suco de romã ajuda com a produção de óxido nítrico. A substância, além de estimular a produção natural de testosterona pelo organismo, acaba com a questão da vascularização. O óxido aumenta o fluxo sanguíneo na região, o que facilita o desempenho sexual do homem. Por conta desse rápido e eficiente efeito, vale a pena tentar!

Malefícios da Romã

O consumo de romã precisa ser feito com controle. Afinal, existem sim os malefícios dos quais tantas pessoas falam. E eles podem estar presentes no chá de romã, no simples consumo da fruta e até nos sucos, dependendo da forma de preparo.

O perigo da romã está em sua casca que, apesar de jogada fora, possui uma quantidade mínima de substâncias tóxicas que agem na porção comestível: os alcalóides. Esse é o principal perigo da fruta.

Quando há um consumo exagerado, a tendência é o aparecimento de sintomas como:

  • Náuseas
  • Tontura
  • Pressão alta
  • Gastrite
  • Azia

Vale citar que a romã, fruta muito ácida, prejudica a saúde de pessoas que possuem o estômago sensível. Quem tem úlcera, por exemplo, deve ficar bem longe desse alimento.

É importante, por fim, tomar cuidado com alergias. Fique atento ao aparecimento de manchas na pele, pois a fruta traz essa possibilidade para algumas pessoas.

Romã: como comer

Você já sabe como comer romã? Pode parecer uma pergunta inútil, mas a própria constituição da fruta deixa as pessoas confusas. Acompanhe algumas receitas e possibilidades de consumo.

O que poucos sabem é que você não consome a fruta em si, e sim as sementes da romã. Afinal, como foi colocado em tópico anterior, é essa porção do alimento que contém a polpa.

Existem várias formas de comer romã. É uma das frutas mais adaptadas para acompanhar outros alimentos. Entretanto, a maneira mais tradicional é pela retirada das sementes. O processo deve ser feito com a mão ou com uma colher.

É recomendado utilizar a água para amolecer a estrutura da fruta romã, facilitando a retirada integral das sementes. Mergulhe a romã em uma vasilha para começar.

Receitas com romã

Ok, agora que você já entendeu como comer a romã pura, vamos mostrar algumas receitas. As mais conhecidas são o suco de romã e o chá de romã. Observe!

Como fazer chá de romã

Você vai precisar de:

  • Casca de romã (10 gramas)
  • Xícara de água (1 unidade)
  • Açúcar (a gosto)

Modo de preparo: comece separando as cascas e fervendo a água. Depois, misture os dois ingredientes e desligue o fogo. É importante deixar a panela fechada, para que exista uma concentração de calor. O processo deve ser realizado por 10 minutos. Por fim, adoce a bebida.

Essa é a receita de chá de romã para garganta inflamada. Se você procura melhorar o estado de saúde, deve investir em 2 copos por dia. Só tome cuidado para não adoçar a bebida e perder as propriedades.

Como fazer suco de romã

Você vai precisar de:

  • Romãs (2 unidades)
  • Água (200 ml)

Modo de preparo: retire toda a polpa da romã e comece batendo as sementes no liquidificador. Depois, adicione a água e bata mais um pouco, até o suco ganhar a consistência mais líquida. Se você quiser, pode adicionar gelo, tornando a bebida ideal para o verão.

O suco de romã emagrece e é um dos maiores aliados dos que estão em dieta. Entretanto, para garantir os efeitos desejados, o ideal é evitar açúcar. O sabor natural da fruta não é dos piores, e você consegue se acostumar rapidamente.

O ideal é consumir um copo por dia, preferencialmente no momento do café da manhã. Assim, você começa o dia com uma bebida pouco calórica.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades da Goiaba

Benefícios e Propriedades do Maracujá

Benefícios e Propriedades do Abacate

Benefícios e Propriedades da Uva

Benefícios e Propriedades da Maçã

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades do Quiuí

Benefícios e Propriedades do Limão

Benefícios e Propriedades da Pera

Benefícios e Propriedades da Manga

Benefícios e Propriedades da Banana

Benefícios e Propriedades da Lichia

Benefícios e Propriedades da Pitaya

Benefícios e Propriedades do Pomelo

Benefícios e Propriedades do Pêssego

Benefícios e Propriedades do Mirtilo

Benefícios e Propriedades da Toranja

Benefícios e Propriedades da Melancia

Benefícios e Propriedades do Caqui