Benefícios da Uva Passas para a saúde

As uvas-passas são uma categoria excepcionalmente gostosa e muito popular de frutas secas. Elas são o resultado do ressecamento de uvas no calor solar ou em ressecadores, de maneira que fiquem douradas, verdes ou de cor preta. 

propriedades da uva passas

Seu aspecto rústico pode não aparentar simpatia a muitos, mas elas são uma das refeições mais sadias ​​que existem. Na verdade, são uma opção apropriada aos doces e chocolates, por motivo de seu saboroso gosto doce. Podem ser comidas cruas ou usadas ​​em receitas, cozidas e na produção de cerveja. 

Também são amplamente utilizadas em receitas regionais nos doces, cookies, tortas, manjares e comidas salgadas. Passas são uma fabulosa fonte de vitalidade usadas ​​em tônicos para o vigor e complementos alimentares de grande força para esportistas, alpinistas e outros.

As uvas-passas também são chamadas de “gemas” por causa de seus numerosos benefícios para a pele, cabelos e saúde.

Então, se está procurando uma combinação de nutrição e sabor crocante com preço atrativo, você pode definitivamente ir para passas. Este pequeno depósito de bens e saúde com gosto saboroso e impulso energético adicional.

Benefícios da Uva-Passa

  • Digestão – As passas são cheias de fibras, que incham quando embebem água e realmente geram alívio para a obstipação intestinal. O consumo diário de passas auxilia a equilibrar a ação intestinal conforme as fibras tiram as toxinas e os resquícios do trato gastrointestinal. Sendo assim, uva-passa solta o intestino apenas com intenções de regularizá-lo.
  • Anemia – As passas são uma grande fonte de ferro e cobre, além das vitaminas do complexo B que são fundamentais para a produção de glóbulos vermelhos. A ingestão de certa quantidade de uvas-passas por dia auxilia a acabar com a anemia ferropriva e realiza a coagulação sanguínea no decorrer da cura de feridas.
benefícios da uva passas
  • Febre – As uvas-passas são fartas em fitoquímicos fenólicos, célebres por suas características germicidas, antibacterianas e antioxidantes. Elas podem auxiliar no tratamento da febre combatendo infecções virais e bacterianas.
  • Câncer – As passas possuem grande grau de antioxidantes polifenólicos nomeados de catequinas. Esses antioxidantes acabam com os radicais livres que geram o progresso de tumores, principalmente câncer de cólon. Assim, incluir uvas-passas na alimentação é uma forma eficiente de combater a criação de células cancerígenas.
  • Acidez – Uvas-passas contêm potássio e magnésio, que auxiliam na diminuição da acidez. A acidose é uma situação metabólica irregular qualificada pela toxicidade do sangue que, por diversas vezes, cria gases no sistema respiratório. Esta característica é danosa, sendo que pode causar a complicações de saúde como furúnculos, males na pele, artrite, gota, cálculos renais, queda de cabelo, problemas cardíacos e até câncer. Potássio e magnésio são compostos significativos dos antiácidos. 
  • Saúde Ocular – Os fitonutrientes polifenólicos inclusos nas uvas-passas são ótimos para a saúde dos olhos, pois defendem a vista dos problemas gerados ​​pelos radicais livres, impedindo a degeneração macular, a catarata e a redução da visão por idade. Eles também possuem volumes notórios de betacaroteno, vitamina A e carotenoides que aumentam a visão e preservam o olhar autêntico e natural.
  • Saúde Dental – Passas contêm um fitoquímico chamado ácido oleanólico que fornece proteção contra cáries dentárias, cavidades e fragilidade dos dentes. Inibe o crescimento de espécies bacterianas Streptococcus Mutans e Porphyromonas Gingivalis que causam cáries e outros problemas dentários. Além disso, as uvas-passas são ricas em cálcio e evitam a quebra ou descasque dos dentes com um esmalte que os torna mais fortes. A presença de boro nas passas evita o crescimento de germes, bem como branqueia os dentes.
uva passas propriedades
  • Reforço de Energia – Com muitos carboidratos, particularmente açúcares naturais como frutose e glicose, as passas são uma boa fonte de energia. Eles facilitam a absorção eficiente de vitaminas, proteínas e outros nutrientes no organismo. São muitas vezes consumidas por fisiculturistas e atletas para fornecer um rápido aumento de energia. Uva-passa tem açúcar, mas ajuda a energizar.
  • Insônia – O ferro nas uvas-passas é vantajoso na cura da insônia, pois ajuda na melhora do sono de um indivíduo.
  • Hipertensão – As passas são ricas em ferro, potássio, antioxidantes e vitaminas do complexo B, que ajudam a manter a pressão arterial normal. O alto nível de potássio e a ausência de sódio fazem com que as passas sejam alimentos ideais para uma dieta saudável para o coração.
  • Saúde dos Ossos – Uvas-passas contêm cálcio, que é o principal elemento dos nossos ossos. Isso ajuda a fortalecer os ossos e promove seu crescimento. Elas também são uma das melhores fontes de boro, um micronutriente que é requerido pelo corpo em pequenas quantidades. Este micronutriente é vital para a formação óssea e absorção de cálcio. É particularmente benéfico na prevenção da osteoporose induzida pela menopausa em mulheres, bem como fortalece os ossos e as articulações.
  • Saúde do Coração – A ingestão contínua de passas protege contra doenças cardíacas. Ao diminuir o colesterol e o grau de triglicerídeos, as passas auxiliam no estado integral do coração, restringindo também o perigo de ocorrências vasculares cerebrais, hipertensão e ataque cardíaco.
  • Saúde Renal – Sendo que as uvas-passas são abundantes em potássio, ingerir uma quantidade diária evita a criação, assim como diversos episódios de cálculos renais.
  • Peso – Uvas-passas, quando comidas na proporção e combinadas com o exercício físico, podem ajudar na perda de peso. O alto teor de fibras em passas mantém cheio por mais tempo. As passas são particularmente benéficas para pessoas com baixo peso que desejam ganhá-lo de forma saudável. Elas são ricas em açúcares naturais, frutose e glicose, o que pode ajudar a engordar sem elevar os níveis de colesterol.
uva passas benefícios
  • Disfunção Sexual – As passas são reconhecidas por incitar a sexualidade. Esta característica afrodisíaca original é dada à presença de um aminoácido nomeado arginina, que pode instigar a libido e incentivar a excitação. Também é benéfica na cura da disfunção erétil, assim como na ampliação do movimento espermático e das possibilidades de engravidar. A ingestão frequente de passas pode tratar moléstias de resistência sexual.
  • Pele Clara – Estando cheias de antioxidantes, as uvas-passas ajudam a manter a pele saudável e brilhante. Elas possuem resveratrol, um poderoso antioxidante que retarda o envelhecimento das células da pele. Passas purificam o sangue eliminando células tóxicas e negras, melhoram a formação de glóbulos vermelhos, fornecendo oxigênio à sua pele. Essas propriedades purificadoras da uva-passa no sangue tornam sua pele clara, radiante, nutrida e bonita.
  • Cabelo Saudável – As uvas-passas são uma boa fonte de ferro, complexo de vitamina B, potássio e antioxidantes, que desempenham um papel importante em tornar seus cabelos saudáveis, brilhantes e nutridos. Consumir passas regularmente também pode ajudar a reduzir a queda de cabelo e evitar a calvície.
  • Diabetes – Uvas-passas ajudam depois da refeição, nos picos ou mergulhos em níveis de insulina que podem ser perigosos para pacientes com diabetes. Elas equilibram a absorção de açúcar pelo corpo, tornando-o mais uniforme e estável, reduzindo as chances de complicações ou emergências de saúde para aqueles que sofrem de ambos os tipos de diabetes. 

Propriedades da Uva-Passa

Passas são altamente valorizadas em suas variedades, selecionadas como Passas de Corinto Dante ou simplesmente Passas de Corinto (pretas, pequenas e sem sementes, da Grécia) e sultanas (brancas, com ou sem sementes).

As passas provêm de diferentes uvas, de nome científico (Vitis vinifera, Família Vitaceae) são produtos secos de videira produzidos na Grécia e utilizados amplamente na dieta mediterrânea. Elas são uvas secas cujo existem vários métodos de secagem, como uma técnica de secagem ao sol ou desidratação artificial / mecânica. O processo de secagem reduz o teor de umidade das passas de cerca de 80% a 15% (cerca de 4-5 vezes menos que a umidade natural).

A quantidade de 100 gramas de uvas-passas possui:

  • 299 calorias;
  • 0,5 gramas de gordura;
  • 0 gramas de colesterol;
  • 11 miligramas de sódio;
  • 749 miligramas de potássio;
  • 79 gramas de carboidratos;
  • 3,1 gramas de proteínas;

Como Consumir Uvas-Passas

As passas são um dos itens mais procurados e utilizados na confeitaria.

  • Elas podem ser apreciadas como lanche, sozinhas, sem adições;
  • Polvilhadas para enriquecer saladas de frutas e sorvetes, sobremesas, etc;
  • Adicionadas a itens de padaria como chocolates, biscoitos, bolinhos, pão, pudins, bolos, panetones, etc.

No Irã, na Índia, no Paquistão e em outras regiões do sul da Ásia, onde são populares como kismish (sultanas), são adicionadas a diversas iguarias doces.

Também podem ser apreciados com outras frutas secas (damascos, tâmaras, ameixas) e nozes como amêndoas, caju, macadâmia, etc.

Uva Passa ou Uva-Passa

O correto é uva-passa com hífen, pois de acordo com a nova ortografia, o hífen sempre unirá palavras compostas que denominem espécies botânicas e zoológicas. Sendo assim, uva-passa usa hífen na grafia.

Quanto ao plural, o certo é uvas-passas. Pela regra, se uma palavra é formada por dois nomes, uva e passa, as duas adquirem a maneira do plural.

Contra Indicações das Uvas-Passas

Existem alguns fatores de risco no consumo excessivo de uvas-passas. Elas são bastante altas em calorias, o que pode engordar rapidamente, se não tiver cuidado. 

As passas também possuem altos níveis de triglicerídeos devido ao alto teor de frutose (os triglicerídeos são subprodutos do corpo que metabolizam a frutose). 

Níveis elevados de triglicerídeos podem aumentar suas chances de desenvolver diabetes, doenças cardíacas coronárias e câncer de fígado gordo. Se você tem outros fatores de risco, então tenha cuidado e não adicione muitas passas na sua dieta.