Benefícios do Abiu para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A natureza nos dá muitos presentes: árvores, plantas e flores que perfumam e embelezam nossa vida. Nos dá também frutos dos quais podemos nos alimentar e deixar nossa vida mais saborosa e saudável.

O abiu é um desses presentes, fruta de formato arredondado ou ovalado, com uma casca amarelada quando madura e uma polpa cujo sabor é doce e suave. Sua árvore é o abieiro, planta da família Sapotaceae, que tem origem na Amazônia Central e na Mata Atlântica Costeira do Brasil.

A comercialização do abiu ainda é considerada um pouco restrita, mas seu consumo é muito popular na região Norte do Brasil, sendo também possível encontra-la em outros países como: Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Costa Rica, Nicarágua, Panamá e as Três Guianas.

abiu benefícios

A fruta abiu é muito popular na região Norte, onde os abieiros fazem parte da arborização da cidade e não raramente são cultivados nos quintais das casas.

Como comer abiu

O fruto in natura deve ser consumido maduro, pois, quando verde, libera um leite viscoso que gruda nos lábios, gerando uma sensação incômoda. Pode ser consumido em até uma semana, sendo conservado em ambiente refrigerado.

Utiliza-se também para fazer sucos, sorvetes, geleias, compotas e licores.

Seguem duas receitas simples e saborosas:

Suco de abiu – como fazer

Fazer o suco de abiu é simples, não requer muita habilidade nem prática. Siga essa proporção: para cada copo de polpa de abiu, 2 copos de água.

Corte a fruta ao meio e retire o caroço e a polpa, bata no liquidificador com água e adoce a gosto.

Compota de abiu – como fazer

Ingredientes:

  • 5 abius
  • 2 e ¼ xícaras de água
  • Canela em pau
  • 3 cravos
  • 1/3 de xícara de chá de açúcar

Modo de preparo:

Descasque os abius, tire as sementes e corte-os em pedaços médios. Em uma panela, caramele metade do açúcar; depois de caramelizado, abaixe o fogo e junte os abius, a água e o restante do açúcar. Deixe cozinhando por 30 minutos, mexendo de vez em quando. Depois, coloque os cravos, a canela e cozinhe por mais 30 minutos. Depois, é só colocar no recipiente de sua preferência e gelar.

Para que serve o abiu?

O abiu possui muitas vitaminas e sais minerais que beneficiam nosso organismo, ele já é há muito tempo utilizado na medicina popular para tratar diversos males.

abiu

Propriedades do abiu

Vamos conhecer algumas das propriedades da fruta abiu:

  • Vitamina A – antioxidante que protege de infecções e vírus, importante para pele, cabelos e olhos;
  • Vitamina B1 – boa para olhos, cabelos, pele e fígado;
  • Vitamina B2 – produz energia, favorece o crescimento na infância, previne câncer, esclerose, mantem a saúde do sangue;
  • Vitamina B5 – reduz colesterol alto, triglicerídeos, produz energia, diminui cansaço e fadiga, ajuda a controlar artrite e artrose;
  • Vitamina C – antioxidante que trata gripes, resfriados e protege as células;
  • Cálcio – importante para a formação dos ossos e dentes, diminui o risco de doenças neurológicas;
  • Fósforo – importante para ossos e dentes, fornece energia;
  • Ferro – fundamental para o funcionamento das células, previne anemia, faz bem ao coração, faz bem para a pele pois ajuda a produzir colágeno e elastina, fornece energia ao corpo;
  • Fibras – laxante natural, auxilia o emagrecimento, reduz os níveis de glicose no sangue e diminui a pressão

Benefícios do abiu

1.O abiu possui propriedades que ajudam a purificar o sangue e a tratar a anemias, disenterias, malária, desnutrição; problemas respiratórios como bronquite, pneumonia, alivia a tosse.

2.As compressas de abiu tratam terçol, infecções de ouvido e febre.

3.O látex é usado para auxiliar a cicatrização de feridas, reduzir a inflamação e até para curar verminoses.

4.Da fruta verde e da casca da árvore são extraídos o látex muito usado na fabricação de remédios caseiros.

5.O óleo extraído das sementes trata inflamações em geral, como a de ouvido (otite) e pele, basta pingar algumas gotas.

6.Costuma-se comer a polpa cozida com água e sal para o tratamento de doenças crônicas. O caldo também pode ser misturado com mel e tomado durante o dia, como uma espécie de xarope.

benefícios do abiu

Como plantar abiu

O abieiro (Pouteria caimito/ Lucuma caimito), árvore da família Sapotaceae, também é chamado de abuirama, abiorama, aburana-acariquara, abio, guapeva ou, no Centro Oeste, cabo-de-machado. Seu plantio e cultivo do abieiro é aparentemente simples e exige poucos cuidados e pouca fertilidade da terra.

Para plantar, basta retirar as sementes do abiu, plantá-las com uma mistura de terra e composto em um vaso, ou embalagem plástica ou de leite. É necessário proteger do excesso de sol e chuva até que a planta atinja por volta de 50 cm. Depois disso, basta transferir a pequena árvore para um local de plantio definitivo.

O abieiro só frutifica depois de 3 anos e sua árvore cresce de 6 a 20 metros.

Outros tipos de abiu

O abiu tem muitas variedades, mas as mais conhecidas são o amarelo (redondo), amarelo de bico, o ticuna e o abiu roxo, que mais se diferencia dos outros.

O abiu roxo (Chrysophyllum cainito) é uma fruta saborosa e suculenta, mas não pegajosa como o amarelo. Sua árvore é conhecida como Aguaí, Abiu do Pará ou Caimito. As folhas do caimito são um espetáculo a parte, pois, na parte de cima, possuem uma coloração verde escura e na parte de baixo um tom castanho quase dourado, por essa razão a árvore é utilizada muitas vezes para fins ornamentais.

As propriedades e benefícios para a saúde dos abius roxo e amarelo são praticamente iguais.

Curiosidades sobre o abiu

  • O abiu roxo recebeu o nome carinhoso “Star Apple” (Maçã Estrela), pois este quando é cortado ao meio mostra o desenho de uma estrela.
  • Uma iniciativa interessante foi tomada pela Secretaria de Cultura da Paraíba, que decidiu distribuir e vender mudas de caimito para aqueles que estivessem dispostos a plantá-lo.

Invista em sua alimentação

Quer mais razões para comer frutas? Vamos te dar algumas: as frutas estimulam a memória, tem efeito positivo no cérebro, não tem colesterol ruim, diminuem o risco de diabetes e obesidade, ajudam a manter o peso e a perder peso também, tem sabor agradável ao paladar e dão saciedade.

Poderíamos enumerar muitas outras razões para te incentivar a comer mais frutas, mas as apresentadas são suficientes para mostrar a importância delas em nossa vida não apenas para tratar, mas para prevenir enfermidades; é como diz aquela frase: é melhor prevenir do que remediar. Por isso, invista em sua alimentação!

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades da Jabuticaba

Benefícios e Propriedades do Sapoti

Benefícios e Propriedades do Jambo

Benefícios e Propriedades da Siriguela

Benefícios e Propriedades do Cajá

Benefícios e Propriedades da Pitanga

Benefícios e Propriedades do Caimito

Benefícios e Propriedades do Araçá

Benefícios e Propriedades da Pitomba