Benefícios do Aipo para a saúde

O aipo ou salsão (diferença entre ambos não há) tem como nome científico Apium graveolens, sendo uma planta de origem europeia que pertence à mesma família da cenoura e da salsa. Os tipos de aipo que são mais usados na atualidade são o aipo gigante, o branco, tronchudo, rábano, entre outros.

Durante a antiguidade, o aipo selvagem (vegetal que deu origem ao aipo que consumimos atualmente) era consumido pelos povos do Mediterrâneo. Na Roma antiga, ele era usado para decorar as mesas, junto com lírios e rosas.

benefícios do aipo

Na Grécia antiga, as folhas do aipo verdura eram usadas por vencedores de jogos, da mesma maneira que o louro. Isso porque ele foi considerado um alimento sagrado durante esse período da história. Porém, em algumas ocasiões, foi considerado uma planta que poderia trazer a má sorte.

Os primeiros usos desse vegetal na culinária são do século XVII na França. Ao chegar na Itália, o sabor amargo do aipo foi retirado pela forma como era plantado, o que aumentou o seu consumo pelas pessoas. Antes disso, ele era usado para fins medicinais, devido ao seu efeito diurético e estimulante do sistema nervoso.

As folhas do aipo são de cor verde, sendo saborosas e aromáticas. Elas são usadas para compor diversos pratos, trazendo mais sabor no preparo de cozidos, assados, sopas, aves e peixes. Também é usado para o compor molhos e produz um forte aroma, que se mescla ao dos alimentos ao ser cozido. O aipo pode ser usado por inteiro, já que o talo é usado como um tempero ou então ingerido cru ou cozido.

Se deseja saber onde encontrar aipo, ele é vendido em diversas feiras livres espalhadas pelo país, além de ser facilmente encontrado em supermercados, lojas de produtos orgânicos.

A quantidade de 100 gramas de dessa planta possui cerca de 10 calorias, isso porque ele é feito de 95% de água. Além de conter uma quantidade muito baixa de calorias, ele possui também uma quantidade pequena de gorduras e proteínas.

As propriedades do aipo incluem o potássio, cálcio, fósforo, hidrato de carbono. Além disso, ele apresenta uma quantidade elevada de vitamina A, vitamina B, Vitamina C, vitamina E e vitamina K.

Benefícios do aipo

Os benefícios do aipo para a saúde incluem a ação diurética e laxativa, o que ajuda a evitar a prisão de ventre e também na remoção de toxinas. Além disso, ele ajuda a controlar a acidez estomacal, o ácido úrico, rouquidão, fieira e pode prevenir pedras na vesícula, artrite, asma, entre outros benefícios.

1.Atua como anti-inflamatório e antioxidante

Esse vegetal contém propriedades anti-inflamatórias, isso porque possui flavanoides e fenólicos, o que contribui para a diminuir as ocorrências de problemas como a artrite.

A ação antioxidante do aipo ajuda a recuperar as células do corpo, contribuindo para que os radicais livres, substâncias que provocam danos celular, sejam eliminados.

aipo benefícios

2.Contribui para o ganho de massa muscular

O aipo possui uma boa quantidade de vitamina K que, de acordo com pesquisas realizadas recentemente, contribui para o aumento de massa muscular masculina. O motivo é porque a vitamina K pode estimular a produção de testosterona pelos testículos, hormônio que ajuda a elevar a massa magra.

Ele também pode aumentar a força e a hipertrofia, ou seja, o crescimento muscular. Apesar disso, é bom lembrar que o aipo atua apenas como um auxiliar nesse sentido.

3.Reduz o colesterol

O consumo do aipo pode ajudar a reduzir até cerca de 7% os níveis de LDL, também chamado de colesterol ruim. Isso porque ele possui butylphthalide, um composto que é responsável também por dar o aroma e o sabor que são característicos desse vegetal.

Outro fator positivo nesse sentido é porque a ingestão do aipo promove o aumento da secreção do ácido biliar, que é fundamental para eliminar o colesterol do corpo.

4.Ajuda na perda de peso

O aipo é um alimento que apresenta uma baixa quantidade de calorias, além de ser rico em fibras e água, o que promove a sensação de saciedade por mais tempo em nosso organismo, ajudando a controlar o apetite. Além disso, ele contém o que é chamado de “calorias negativas”, o que significa que a quantidade de calorias consumida é menor do que o valor calórico que o organismo gasta para a digestão do aipo.

5.Reduz a pressão arterial

O aipo possui uma boa quantidade de magnésio, potássio e cálcio, nutrientes que são importantes para redução da pressão arterial. Ele também apresenta um composto que ajuda a relaxar os músculos das artérias, o que aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos. Isso faz com que a pressão arterial seja reduzida.

Ajuda proteger contra úlceras

O extrato de aipo auxilia na reconstrução do muco gástrico que reveste o estômago, o que evita que se formem aberturas resultando em úlceras. Além disso, ele contém níveis de etanol, o que também ajuda a proteger o revestimento digestivo.

6.Ajuda na prevenção do câncer

O aipo é um vegetal que possui inúmeros flavonoides, como a luteolina e a cumarina. A luteolina ajuda a impedir a formação e o crescimento de células cancerígenas, enquanto que a cumarina contribui para a redução das chances do surgimento do câncer de estômago e do câncer de cólon.

7.Protege a saúde do coração

A presença de ácidos fenólicos no aipo é responsável pela diminuição da pressão arterial e do colesterol ruim (o LDL), além dos flavonóis e flavonas, compostos benéficos para esse fim. Isso faz com que os vasos sanguíneos sejam relaxados, mantendo o coração mais saudável.

8.Melhora a vida sexual

Como esse vegetal possui dois tipos de feromônios, a androsterona e oandrostenol, ele contribui para o aumento da libido. Esses compostos são liberados com a mastigação do talo do aipo.

propreidades do aipo

9.Reduz o inchaço e o estresse

Ao ingerir o aipo, o inchaço do corpo é reduzido, pois ele é um alimento diurético. Isso porque ele possui um composto oleoso que aumenta a produção de urina, o que elimina o excesso de líquido no corpo.

Além disso, o consumo desse vegetal ajuda na diminuição do estresse, por conta da presença do magnésio, que é responsável por acalmar o sistema nervoso. Por esse motivo, comer uma porção de aipo ajuda a ter uma noite de sono melhor.

Malefícios do aipo

Apesar dos benefícios do aipo serem muitos, é preciso ter alguns cuidados quanto ao seu consumo. Isso porque as pessoas com alergia ao pólen de bétula e alergia à artemísia podem ter reações alérgicas ao ter contato com esse alimento, o que pode provocar inchaço na boca e língua, além de coceira, erupções cutâneas e tontura, entre outros sintomas.

Além disso, o aipo possui furanocumarinas, um composto que pode provocar a fotossensibilidade na pele, sendo provocado, na maioria das vezes, nas pessoas que trabalham manuseando esse vegetal.

Gestantes não devem comer aipo de forma exagerada, pois podem exultar em contrações uterinas e até mesmo sangramento. Por ser rico em água, sendo então considerado um alimento diurético, pode provocar uma sobrecarga nos rins em pessoas que possuem problemas renais. Porém, isso só ocorrerá se o consumo do aipo for feito de forma excessiva.

Receitas com aipo

O suco de aipo emagrece, pois ajuda e reduzir o inchaço abdominal e contribui para a digestão, sendo uma ótima opção para perder a barriga. Veja também como preparar aipo cozido em um delicioso purê.

Suco de aipo

Ingredientes

  • 1 talos de aipo
  • 2 rodelas de abacaxi
  • 200 ml de água
  • 2 cubos de gelo
  • Hortelã a gosto

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador para bater e beba a seguir.

Aipo cozido

Ingredientes

  • 1 maço de aipo
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1/4 de colher (chá) de pimenta-do-reino
  • 1 cubo de caldo de galinha
  • 240 ml de água quente
  • 1 colher (sopa) de salsa
  • 2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de preparo

  1. Corte o aipo em tiras largas e coloque no fundo de uma frigideira de tamanho grande.
  2. Tempere usando o sal e a pimenta e acrescente a manteiga.
  3. Use a água quente para dissolver o caldo e despeje esse caldo sobre o aipo.
  4. Deixe tampado e deixe ferver. Em seguida, abaixe o fogo e deixe cozinhar lentamente por cerca de 30 minutos.
  5. Use a salsa para polvilhar e sirva a seguir.

Purê cremoso de aipo

Ingredientes

  • 1 kg de aipo
  • 4 xícaras (chá) de leite desnatado
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • ½ colher (chá) de sal
  • Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

  1. Coloque o leite numa panela e leve para ferver em fogo médio junto com a água e o aipo picado em cubinhos.
  2. Deixe cozinhar até ficar bem macio, o que leva por volta de meia hora.
  3. Reserve cerca de 1 xícara do líquido usado para o cozimento e escorra o resto.
  4. Coloque o aipo cozido no processador e acrescente a manteiga, a pimenta e o sal. Bata até que seja formada uma massa de textura homogênea.
  5. Regue essa massa com o líquido do cozimento para que que chegue na consistência ideal.
  6. No momento de servir, acrescente um pouco de pimenta moída por cima.