Benefícios do Almeirão para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O almeirão é nativo da Europa, África e da Ásia e é consumida no mundo todo. É da família Asteraceae, a mesma que a alface. Pertence ao gênero Cichorium, por isso é conhecida como chicória amarga. Na região Nordeste, o almeirão e a chicória são vendidas como a mesma coisa. Suas folhas são verdes claras ou escuras, lisas, compridas e estreitas. O gosto é amargo graças às substâncias lactucina e lactupicrina.

Seu plantio é considerado fácil. A época mais propícia é entre fevereiro e outubro na região Sul e fevereiro e agosto no restante do Brasil. Propaga-se por sementes, precisando de solo bem drenado e com matéria orgânica, pH próximo ao 7 e temperatura entre 20o e 28o. Prefere sombra com pouca incidência de luz solar e muita água.

Para fazer o canteiro, remova as pedras, aplique adubo animal e misture bem. Molhe e aguarde uns dias para plantar as mudas, respeitando o espaçamento de 10 cm entre linhas e 15 cm entre as mudas. O ciclo dura 70 dias no inverno e 50 dias no verão. A árvore tem entre 40 cm e 1 m de altura, caule duro e reto e as flores azuis ou roxas que lembram o crisântemo.

benefícios do almeirão

Consumida como salada, essa hortaliça amarga reúne vasto grupo de nutrientes. O poder nutricional é tanto que deve estar no cardápio duas vezes na semana. Se você torce o nariz para o sabor amargo, com certeza mudará de opinião ao conhecer os benefícios do agrião.

Propriedades do Almeirão

Conhece aquele ditado “pau para toda obra”? Assim é o almeirão. A hortaliça, parente da chicória, é rica em fibras, proteínas, ferro, cálcio, vitaminas A, do complexo B e C, magnésio, manganês, fósforo, zinco e potássio. Por tudo isso, o corpo como um todo se beneficia. O poder dele é tão grande que faz bem até para a saúde mental. Conheça todas as propriedades do almeirão e tente ficar imune a ele.

  1. Poderoso anti-inflamatório

As substâncias actucina e lactupicrina são responsáveis pela ação anti-inflamatória do almeirão. O consumo regular é indicado para pessoas com dores musculares e nas articulações. O efeito anti-inflamatório também alivia dores provenientes de atividades físicas.

  1. Fortalece o sistema imunológico

A vitamina C é um dos antioxidantes mais conhecidos. Ela faz uma verdadeira faxina no organismo, eliminando tudo de ruim e ainda renova as células. A responsável por tudo isso são os fitoquímicos que removem toxinas que provocam doenças cardíacas e câncer.

  1. Melhora a circulação sanguínea

Pessoas com dificuldades circulatórias têm mais esse motivo para comer almeirão. Além do mais, a verdura é um coadjuvante no combate à angina, diminuição das artérias que levam sangue para o coração. Tal efeito é positivo, especialmente aos hipertensos. Contudo, consumir almeirão excessivamente pode alterar os batimentos cardíacos para menos.

  1. Evita e combate problemas digestivos e intestinais

A hortaliça elimina gordura do fígado e a inulina, presente no almeirão facilita a digestão. Por ser laxativo, o intestino também passa a funcionar melhor com a ingestão da verdura. Comer almeirão duas vezes por semana ajuda a evitar prisão de ventre, azia, indigestão, doença do refluxo gastroesofágico, insuficiência hepática e câncer de cólon e estômago.

  1. Ameniza os sintomas da icterícia

A icterícia é uma doença ligada a disfunções no fígado, vesícula biliar ou pâncreas. O principal sintoma são manchas amareladas na pele. Como um dos benefícios do almeirão é limpar o fígado, a verdura pode ajudar no tratamento.

  1. É diurético

Alimentos com essa característica fazem você urinar com mais frequência. Isso significa que as toxinas não esquentam lugar no organismo. Consuma almeirão duas vezes por semana e seus rins e fígado agradecerão.

  1. Ajuda a emagrecer

Cada 100 gramas tem apenas 23 calorias. A hortaliça é fonte de fibras, o que aumenta a saciedade. Porém, são apenas esses dois detalhes que ajudam no emagrecimento. O almeirão tem ainda inulina e oligofrutose, substâncias que equilibram os níveis de grelina, o hormônio relacionado à fome. Reunindo esses três fatores mais a atividade física, você emagrece mais e mais rápido. O poder do almeirão nas dietas de emagrecimento é tanto que ele vem sendo chamado de “o novo alface”, pois, pode ser incluído nos famosos sucos detox.

  1. Diminui ansiedade e estresse

O almeirão tem efeito sedativo. Sua raiz é usada para combater insônia, mas, o consumo in natura também ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse. É bom lembrar que tais desequilíbrios emocionais são portas de entrada para o envelhecimento precoce, problemas hormonais e cardíacos.

Atenção! Mulheres com fluxo menstrual intenso devem evitar o almeirão, porque ele estimula a menstruação. O consumo também é contraindicado para gestantes, devido à sua ação abortiva. Alérgicos a margarida e calêndula não podem apreciar a verdura. Por fim, pessoas com doenças renais precisam consultar o médico antes de comer.

Variedades de Almeirão

Dos vários tipos de almeirão, o almeirão roxo é pouco comum. Menos amargo que o almeirão comum, é chamado de almeirão japonês e almeirão de árvore em Minas Gerais, orelha de coelho, radice ou radite e na região Sul. O almeirão roxo gosta de temperaturas amenas, podendo ser plantado o ano inteiro em locais com essa característica. Seu cultivo em áreas de clima quente deve ser feito entre março e outubro. Esse almeirão é colhido 60 dias após o plantio.

Já o almeirão do mato é mais popular. Gosta de sol e tem um sistema de irrigação que permite manter-se hidratado mesmo em períodos secos. Suas folhas podem ser lisas ou recortadas e tornam-se amargas após florirem ou quando estão velhas.

Como escolher e armazenar Almeirão

O almeirão é encontrado nas feiras livres, supermercados e sacolões. Você fará economia se comprar entre julho e outubro. Compre maços com folhas verdes, firmes e pequenas. Caso queira praticidade e goste de verduras picadas, compre se estiver devidamente refrigerado. Inteiro ou processado, a hortaliça dura até 3 dias em geladeira. Contudo, também pode ser armazenado em temperatura ambiente, desde que com a parte inferior em recipiente com água. A duração neste caso é de apenas 1 dia.

Como preparar Almeirão

A salada de almeirão é a principal forma de consumo, temperada com limão, azeite extravirgem, alho, cebola, pimenta e cheiro-verde. Para comer crua, é necessário limpar muito bem com água corrente e também com produtos específicos vendidos nos supermercados. A hortaliça também é ótima refogada e pode substituir o espinafre em tortas e quiches. Confira algumas receitas com almeirão roxo que podem ser preparadas também com a versão comum:

Salada de Almeirão roxo, palmito e tomate

Ingredientes

  • 1 maço de almeirão;
  • Palmito cortado em rodelas;
  • Tomate cortado em rodelas;
  • Cebola roxa corada em rodelas;
  • Muçarela ralada;
  • Presunto magro picado em cubinhos;
  • 1 alho picado;
  • Azeite de oliva extravirgem;
  • Suco de 1 limão;
  • Pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo

Acomode o almeirão numa refratária grande. Coloque os demais ingredientes ao redor, formando um círculo e finalize com a muçarela. A salada ficará mais gostosa com molho de iogurte batido com salsinha, azeite, cebola e pimenta.

Almeirão refogado

Ingredientes

  • 1 maço de almeirão;
  • ½ cebola picadinha;
  • 1 dente de alho amassado;
  • 1 colher de sopa de óleo;
  • Pimenta-do-reino.

Modo de preparo

Deixe as folhas de almeirão de molho em solução de água e vinagre por 10 minutos. Escorra a água e corte em tiras finas. Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho no óleo. Adicione o almeirão e cozinhe um pouco. Salpique a pimenta-do-reino e sirva em seguida.

Bolinhos de Almeirão

Ingredientes

  • 1 maço de almeirão;
  • ½ maço de cheiro verde ou salsinha;
  • 1 cebola roxa;
  • 300 gramas de farinha de trigo integral;
  • 2 ovos;
  • Pimenta-do-reino;
  • ½ litro de óleo.

Modo de preparo

Corte o almeirão em fatias fininhas. Coloque a verdura, a cebola, o cheiro verde e a pimenta e misture. Junte os ovos e mexa até incorporá-los aos demais ingredientes. Adicione a farinha e mexa bem. Coloque o óleo em uma frigideira antiaderente e espere ficar bem quente. Faça bolinhas com a ajuda de uma colher e coloque na frigideira. Vá virando os bolinhos para fritarem por igual.

Fritada de Almeirão

Ingredientes

  • 1 maço de almeirão;
  • 1 cebola picada em cubinhos;
  • 1 dente de alho amassado;
  • Suco de 1 limão;
  • Pimenta-do-reino;
  • Sal;
  • 4 ovos.

Modo de preparo

Corte o almeirão bem fininho. Coloque para cozinhar em água fervente com gotas de suco de limão e uma pitada de sal. Escorra, aperte para não ficar nada de água e reserve. Coloque óleo em uma frigideira, deixe esquentar, adicione o alho e a cebola e deixe dourar. Acrescente o almeirão e refogue levemente. Em um recipiente, bata os ovos com pimenta e uma pitada de sal. Transfira essa mistura para a frigideira e mexa. Cuide para fritar dos dois lados.

Suco detox de Almeirão

Ingredientes

  • 1 folha de almeirão;
  • 1 folha de couve;
  • 1 pepino pequeno e sem casca;
  • 1 rodela de gengibre;
  • 1 rodela de abacaxi;
  • 1 maçã;
  • 1 colher de chá de semente de linhaça.

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador, não coe e não adoce. O suco deve ser consumido imediatamente.