Benefícios do Camu Camu para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A cada dia que passa, o camu camu tem se tornado mais popular como suplemento nutricional. Isso se dá devido à quantidade de vitaminas e propriedades medicinais existentes na fruta.

O camu-camu, também chamada de araçá-d’água ou caçari, é uma fruta muito comum na região Amazônica dispondo de um teor bem elevado de vitamina C, sendo, então, mais rica neste nutriente do que frutas como laranja, acerola, abacaxi e limão.

O que é camu camu?

Camu camu (Myrciaria dúbia) é um arbusto abundante em áreas alagadas das selvas amazônicas do Peru, Brasil, Colômbia e Venezuela. Geralmente, seus frutos são, em média, do tamanho de uma laranja e podem ser usados para fins medicinais. Podem ser encontrados na cor vermelha escura a roxo.

benefícios do camu camu

A vitamina C presente nessa fruta previne doenças, fortalece o sistema imunológico e ajuda na absorção do ferro.

Além de vitaminas e tiamina, nessa fruta há fibras, proteínas e minerais. Diante disso, uma dieta à base de camu camu acrescenta benefícios à saúde.

Camu camu fruta

A fruta pesa, em média, oito gramas. O desenvolvimento do camu camu geralmente ocorre nas várzeas dos rios, sobretudo na época das cheias dos rios amazonenses.

Como é azeda, geralment, o consumo é feito na forma de geleias, compotas e sorvetes.

Além do ramo alimentício, a fruta é amplamente comercializada pela indústria farmacêutica.

Propriedades do camu camu

Sabe-se que a grande quantidade de vitamina C e as propriedades dessa fruta têm sido amplamente pesquisadas em relação a diversos aspectos. Um deles vai de encontro ao interesse dos praticantes de esportes e fisiculturismo, haja vista a recuperação muscular que essa fruta pode proporcionar, especialmente por ser antioxidante.

Nessa perspectiva, tal propriedade permite que as células do músculo dolorido sejam protegidas dos radicais livres. Logo, com o passar do tempo, o pós-treino se tornará muito mais eficiente.

Cabe acrescentar que a vitamina C é responsável pelo fortalecimento dos tecidos, presente na formação do colágeno. Diante disso, as chances de lesões durante os treinos diminuirão consideravelmente.

Além disso, é sabido que, tanto as folhas quanto as frutas podem ser utilizadas para tratar:

– Doenças respiratórias, como asma e bronquite;

– Doenças periodontais, como gengivite e retração da gengiva; e

– Doenças ósseas, como osteoporose e reumatismo.

Como pode-se perceber, essa fruta provoca uma mudança de dentro para fora e auxilia no cuidado com doenças advindas da idade e na prevenção de infecções causadas por questões ambientais.

camu camu propriedades

Benefícios do camu camu

São diversos os benefícios para as pessoas que consomem camu camu. Observe alguns relacionados abaixo:

  1. Acelera a cicatrização de feridas;
  2. Possui efeito antioxidante;
  3. Aumenta a imunidade;
  4. Auxilia no processo de coagulação do sangue;
  5. Previne o aparecimento de catarata;
  6. Ajuda a eliminar toxinas;
  7. Protege o cérebro de doenças degenerativas;
  8. Auxilia na perda de peso;
  9. Diminui o risco de desenvolvimento de câncer; e
  10. Protege o organismo dos efeitos da poluição.

Camu camu emagrece?

Sabe-se que a elevada porcentagem de vitamina C presente na fruta fará o organismo produzir um aminoácido, cujo nome é L-carnitina. O referido aminoácido é incumbido pela conversão de gordura em energia. Isso é, quanto mais alta a produção e circulação dele no sangue, maior a eficácia no processo de queima de gordura.

Nesse sentido, pode-se perceber que o consumo insatisfatório é diretamente proporcional ao acúmulo de gordura nos tecidos. Sendo assim, a partir do momento que camu camu for inserido na dieta, o processo de emagrecimento se tornará muito mais ágil e eficaz.

Como consumir camu camu

Tendo em vista que essa fruta é um tanto azeda, o consumo pode ser feito na forma de suco. Além disso, também pode ser encontrada em pó, que poderá ser diluída em um copo com água.

No que tange ao consumo em forma de cápsulas, sua ingestão poderá ser feita duas vezes ao dia.

Camu camu em pó

Visando obter um sabor mais adocicado, sugere-se que seja feita uma mistura do camu camu em pó com sucos de frutas doces, como uva ou banana, por exemplo.

Acrescenta-se, ainda, que o pó de camu camu pode ser utilizado no preparo de milk-shakes, smoothies, sorvetes, chás e sobremesas em geral.

camu camu benefícios

Considerando a quantidade significativa de vitamina C em sua composição, o consumo de camu camu após os treinos permite o aumento dos níveis de energia e ajuda na eliminação de gorduras localizadas.

No que se refere ao tratamento estético, o pó de camu camu pode ser incorporado ao iogurte e mel. Essa mistura auxilia no rejuvenescimento da pele quando utilizada no rosto. Basta quinze minutos e um bom enxágue para que o resultado seja eficaz.

Camu camu cápsulas

Geralmente, uma embalagem de Camu camu contém 60 cápsulas.

É essencial que as orientações médicas sejam seguidas à risca, no entanto, geralmente, a prescrição é de tomar uma cápsula pela manhã e outra à tarde.

As cápsulas podem ser adquiridas em farmácias e pela internet. Ainda nessa perspectiva, temos algumas orientações, bem como:

  1. Jamais compre qualquer medicamento sem prescrição de um profissional de confiança e devidamente registrado no órgão competente;
  2. Recomenda-se que pessoas com hipersensibilidade ao produto descontinue o uso e consulte um médico;
  3. Observe atentamente a data de validade do produto;
  4. Mantenha o produto sob a temperatura ambiente;
  5. Proteja da luz, do calor e da umidade;
  6. Mantenha fora do alcance das crianças; e
  7. Siga as instruções médicas quanto à dosagem.

Restrições ao consumo da fruta camu camu

Embora não haja estudos assertivos quanto ao consumo de camu camu na gravidez, período de lactação e tratamentos quimioterápicos, sugere-se que o médico seja consultado previamente.

O camu camu é uma fruta ainda desconhecida e, portanto, um pouco difícil de ser encontrada. Contudo, para as pessoas que desejam complementar a alimentação, essa fruta pode ser uma ótima aliada.

É fundamental ressaltar que a ingestão máxima diária de vitamina C é de 2000 mg. O consumo superior a isso, para pessoas que têm propensão a problemas renais, podem acarretar sérios problemas.

No que tange às mulheres que fazem uso de pílula anticoncepcional, informamos que esse suplemento não corta o efeito.

Por fim, enfatizamos que, tanto o consumo de camu camu em cápsulas quanto na forma in natura, não eximem ninguém de praticar atividades físicas regularmente, tampouco de ir ao médico periodicamente.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades da Acerola

Benefícios e Propriedades do Açaí

Benefícios e Propriedades da Batata Yacon

Benefícios e Propriedades do Cupuaçu

Benefícios e Propriedades da Jabuticaba

Benefícios e Propriedades do Melão

Benefícios e Propriedades do Guaraná