Benefícios do Damasco para a saúde

O damasco é um fruto saboroso e versátil, também conhecido como abricó, apricó, abricote, abricoque ou alperche, muitas vezes confundido com a ameixa.

Sua árvore, o damasqueiro, é de pequeno porte, tendo normalmente de 3 a 6 metros, mas podendo chegar 10. Sua origem é incerta, e há quem afirme ter vindo da Armênia ou, ainda, da Sibéria ou China. No entanto, sua maior produção é no Oriente Médio.

damasco benefícios

Muitos confundem o damasco com o pêssego, mas são frutas diferentes. Podemos até dizer que são da mesma família (Prunus), mas não a mesma coisa. Um pouco menor que o pêssego, com casca e polpas amarelas ou levemente alaranjadas ou rosadas, é muito utilizado na culinária árabe, passeando entre pratos salgados e doces. Pode ser consumido fresco (in natura), seco (desidratado).

A fruta damasco ainda é pouco consumida no Brasil, provavelmente por seu baixo cultivo no país, cultivado apenas no Rio Grande do Sul e regiões frias de Minas Gerais. Por essa razão, é mais comum encontrarmos em sua forma seca. Seu preço poder variar de acordo com a localização e com a época do ano.

Os benefícios do damasco vão muito além do sabor e da versatilidade. Será que você conhece todos eles?

Propriedades do damasco

O damasco possui um alto valor nutricional, vamos conferir algumas de suas propriedades:

  • Vitamina A – ajuda a proteger o organismo de infecções e vírus, importante para a pele, olhos e cabelos;
  • Vitamina C – protege as células, combate radicais livre, previne e trata gripes e resfriados;
  • Potássio – controla a pressão arterial, combate o estresse e ansiedade, previne doenças cardiovasculares, regula o metabolismo, auxilia a perda de peso e o ganho de massa magra;
  • Fibras – Auxilia o emagrecimento, laxante natural, limpa o organismo, reduz os níveis de glicose no sangue,
  • Ferro – previne anemias, fornece energia para o corpo, bom para a pele, importante para gestantes,

O damasco possui um baixo índice calórico, apenas 48 calorias a cada 100 gramas.

damasco

Benefícios do damasco

  • Bom para a saúde dos olhos;
  • Fonte de antioxidantes;
  • Saudável para o coração;
  • Auxilia na perda de peso;
  • Fortalece os ossos;
  • Anti-inflamatório;
  • Repõe a energia rapidamente (excelente para atletas)

Um excelente aliado para quem precisa reforçar alimentação, como atletas, crianças, pessoas com anemia ou grávidas.

Damasco x Pêssego

Não é à toa que pêssego e damasco são confundidos, ambos vêm da família Prunus.

DAMASCO – Prunus armeniaca / PÊSSEGO – Prunus pérsica

As diferenças não ficam apenas no nome. O pêssego tem pele aveludada, sua polpa pode ser branca ou amarela e sua semente (por muitos considerada tóxica) é vermelha, de formato oval, e não é encontrado e consumido em sua forma desidratada. O damasco tem a polpa menos suculenta e sua cor pode ser amarela ou alaranjada; o tamanho do damasco é um pouco menor que o do pêssego e sua semente tem muitas propriedades benéficas.

Damasco seco ou fresco: qual escolher?

O damasco fresco (in natura) e o damasco (seco) diferem um pouco em seus valores nutricionais. A versão seca da fruta tem maior poder nutritivo, pois a perda de água que ocorre no processo de desidratação, faz com que haja uma maior concentração de vitaminas e minerais. Por outro lado, as calorias aumentam. O fresco deve ser consumido de 3 a 5 dias, já o seco tem uma maior duração e você pode levar na bolsa e consumir onde estiver.

A casca do damasco

Para alguns, já é hábito descascar as frutas para comer, o que estes não sabem ou ignoram é que alguns alimentos têm sua maior quantidade de vitaminas e fibras na casca, e este é o caso do damasco.

A casca do damasco é rica em betacaroteno (substância que dá a cor alaranjada), um antioxidante que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e câncer. Por isso é aconselhável consumi-la e não a desperdiçar.

A semente do damasco

O damasco possui um verdadeiro tesouro escondido, que é sua semente. As sementes do damasco (ou caroços) são fontes de fibras, proteína e vitaminas, utilizadas na medicina chinesa para tratar doenças respiratórias como asma e bronquite e têm ação expectorante.

Do caroço, ainda são extraídos óleos riquíssimos com propriedades hidratantes, antioxidantes, cicatrizantes, antissépticas, relaxante muscular e expectorantes. Esses óleos são utilizados para hidratar a pele, o cabelo e até para aliviar dores de ouvido.

damasco propriedades

As sementes são utilizadas também para fazer esfoliantes faciais que ajudam a combater a acne, têm ação microbiana e analgésica. Ajudam a equilibrar o PH sanguíneo e a aliviar a constipação, contém vitamina B-17, substância responsável por matar células cancerígenas, além de ser afrodisíaca.

Como inserir o damasco na alimentação

Inserir o damasco na alimentação não é uma tarefa difícil, mas é verdade que há pessoas que não gostam ou não possuem o hábito de comer frutas. É possível incluí-lo fazendo sucos, cremes, iogurtes, sorvetes, geleias, caldas, compotas, saladas, farofas e ainda utilizar como acompanhamento à carnes. As opções são infinitas.

Alguns desses produtos podem ser encontrados prontos em supermercados, mas antes de comprá-los, é necessário estar atento aos valores nutricionais e aos processos a que o fruto foi submetido, bem como as substâncias e conservantes neles contidos.

Segue uma receita excelente para incluir o damasco em sua alimentação de maneira saborosa e, melhor de tudo, muito saudável, pois é sem açúcar.

Geleia de damasco sem açúcar

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de damascos secos
  • 2 xícaras de chá de suco de laranja
  • 3 xícaras de chá de água
  • Raspas de limão siciliano

Modo de preparo:

Coloque em uma panela os damascos em cubos (também pode pica-los no processador), o suco de laranja, a água e as raspas de limão. Com a panela semiaberta, deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até ferver, por aproximadamente 30 minutos.

Desligue o fogo, deixe esfriar por alguns minutos e bata no liquidificador um pouco da mistura (aproximadamente 2 conchas), até ficar homogêneo, depois jogue novamente na panela com o restante do preparo e cozinhe por mais 5 minutos. Está pronto, é só deixar esfriar e saborear à vontade.

Cuidados a serem tomados com o damasco

  • Antes de comprar, observe a cor do damasco, que deve ser amarela ou alaranjada;
  • Escolha sempre damascos firmes;
  • Dê sempre preferência a frutos orgânicos;
  • Não exceda o consumo de 100 gramas por dia (o damasco ajuda a reduzir a pressão arterial)

Uma fruta de riqueza enorme, que pode ser consumida desde a casca até a semente, e além de tudo traz consigo inúmeras propriedades benéficas. Quem procura vida saudável com certeza deve incluir o damasco em sua alimentação.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades do Pêssego

Benefícios e Propriedades da Pera

Benefícios e Propriedades da Maçã

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades da Romã

Benefícios e Propriedades do Quiuí

Benefícios e Propriedades da Cereja

Benefícios e Propriedades do Marmelo

Benefícios e Propriedades da Amora

Benefícios e Propriedades da Ameixa

Benefícios e Propriedades da Amêndoa

Benefícios e Propriedades do Caqui

Benefícios e Propriedades da Nectarina