Benefícios do Feijão Azuki para a saúde

O feijão, ao lado do arroz, é um dos alimentos mais populares no prato dos brasileiros. No entanto, apesar de existirem milhares de variedades, a maioria das pessoas acaba consumindo sempre o carioca ou o preto. Neste artigo, iremos falar sobre uma espécie que, apesar de não ser tão conhecida, é extremamente saborosa e nutritiva: estamos falando do feijão azuki.

Esses grãos são bem pequenos e possuem coloração avermelhada. Eles são bastante utilizados na culinária oriental, em especial no Japão. Ele é rico em diversos nutrientes, vitaminas e minerais essenciais para a saúde e bom funcionamento do nosso organismo. Por isso, são uma excelente opção para se acrescentar à alimentação.

O feijão azuki também é bastante versátil e pode ser preparado de diversas maneiras diferentes. Além disso, ele traz muitos benefícios e pode ajudar na prevenção e no tratamento de diversas doenças.

Neste artigo, iremos falar um pouco sobre as propriedades, características, benefícios, modo de preparo, receitas e preço dessa espécie de feijão. Continue lendo e confira todas as informações que você precisa para incluir hoje mesmo esse grão saboroso e nutritivo em sua dieta!

Vamos começar conhecendo quais são as suas principais propriedades.

Propriedades do Feijão Azuki

Esse feijão é conhecido por ser muito nutritivo. Vamos ver, então, quais são as suas propriedades:

Rico em fibras: uma das principais propriedades desse grão é que, assim como outros tipos de feijões, ele é rico em fibras. Essas fibras são responsáveis por melhorar a absorção de nutrientes, promover saciedade e auxiliar na digestão.

Rico em proteínas: essa espécie de feijão, assim como a maioria das leguminosas, é rica em proteínas. Elas são muito importantes para a preservação e o aumento da massa magra, além de darem mais saciedade e serem essenciais em toda a estrutura de nosso organismo. E por conta dessa grande quantidade de proteína, esse também é um alimento muito recomendado para pessoas que seguem uma dieta vegana e, por isso, não ingerem proteína animal.

Fonte de Potássio, Zinco, Cobre, Magnésio e outros minerais: esses minerais são extremamente importantes para nossa saúde. Eles atuam protegendo, fortalecendo e melhorando o funcionamento de diversos órgãos e funções, como coração, pressão, ossos, visão, pele, sistema imunológico, sistema digestivo, etc.

Benefícios do Feijão Azuki

Já vimos quais são as principais propriedades do feijão e agora vamos falar sobre quais são os benefícios que o seu consumo regular pode trazer para a nossa saúde.

Para que ser o Feijão Azuki?

Regula as funções digestivas

O feijão azuki é rico em fibras dietéticas. Essas fibras são as responsáveis por auxiliar os alimentos a passarem de maneira mais fácil pelo sistema digestivo, fazendo com que a absorção de nutrientes seja mais eficaz e a digestão seja mais regular, melhorando assim a saúde em diversos aspectos.

Ajuda a prevenir o diabetes

Outra função importantíssima das fibras dietéticas presentes nesse grão é que elas ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Essa função é muito importante para prevenir que pessoas sadias desenvolvam a doença, e também para evitar que os níveis se alterem em pessoas que a possuem.

Promove a saúde do coração

Existe ainda mais um benefício relacionado ao consumo das fibras dietéticas: elas ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue, promovendo assim a saúde do coração. Além disso, devido a sua alta concentração de Potássio, esse feijão ajuda a controlar a pressão arterial.

Ajuda a emagrecer

Para quem está realizando uma dieta de emagrecimento, esse é um excelente alimento para ser consumido. Esse feijão possui um nível de calorias considerado baixo, contendo cerda de apenas 150 por xícara. Além disso, ele possui um alto teor de fibras e proteínas, que ajudam a dar mais saciedade, aliviar a fome e melhorar a digestão.

Auxilia no ganho de massa magra

Se você é um praticante de musculação e está em busca de aumentar seus níveis de massa magra, este feijão pode te ajudar nessa tarefa. Isso porque ele possui um alto teor de proteínas, que são essenciais para a construção e a manutenção dos músculos.

No entanto, para que os resultados sejam mais satisfatórios, é importante consumir uma porção desse alimento pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente logo após o treino.

Ajuda no fortalecimento dos ossos

A saúde dos ossos é algo muito importante, ao qual devemos estar atentos e nos prevenindo desde cedo, embora normalmente os problemas só apareçam quando já estamos com uma idade mais avançada.

O segredo para essa prevenção é consumir as quantidades certas dos nutrientes necessários para fortalecer os ossos, e alguns deles são encontrados em grandes quantidades no feijão azuki. Por isso, seu consumo regular pode ser uma boa forma de prevenir doenças no futuro.

Auxilia na gestação

A gravidez é um período que exige ainda mais cuidados e atenção com a saúde, especialmente durante os três primeiros meses, e o feijão azuki pode ser um grande aliado nesses cuidados. Isso porque ele é rico em ácido fólico, que é de extrema importância para ajudar no desenvolvimento do bebê. Por isso, futuras mamães podem, e devem, incluir esse alimento em sua dieta.

Possui ação desintoxicante

Existe um mineral chamado molibdênio que possui uma função extremamente importante: ele auxilia na desintoxicação do fígado. Esse mineral está presente em grandes quantidades nessa espécie de feijão, por isso, o grão acaba tendo uma excelente função como desintoxicante, ajudando a eliminar as impurezas do organismo.

Feijão Azuki emagrece?

Quando buscamos por alimentos bons para dieta, muitas vezes encontramos o feijão azuki na lista. Mas afinal, será que ele realmente emagrece?

A resposta é sim! Esse grão possui diversas características que fazem com que ele seja um excelente aliado para pessoas que desejam perder peso. Por conta disso, esse é um alimento muito utilizado para esse fim no Oriente.

Uma dessas características é o fato de ser rico em fibras. Isso faz com que a saciedade seja muito maior. Ou seja, a pessoa acaba comendo menos, se sentindo satisfeita por mais tempo e emagrecendo sem passar fome. Além disso, as fibras ajudam a regular o funcionamento do intestino, diminuindo a sensação de inchaço. E há ainda outra característica que o torna um aliado do emagrecimento: o seu alto teor de proteínas.

Feijão Azuki como fazer

O modo de preparo desse feijão é bastante simples e parecido com o feijão carioca. A única diferença é que é imprescindível deixá-lo de molho por pelo menos 12 horas antes de levá-lo ao fogo.

Vamos ver a seguir de quais formas esse feijão pode ser utilizado.

Feijão Azuki receitas

Além de comer o feijão cozido no lugar do feijão comum, também é possível preparar diversos tipos de receita com ele. Alguns exemplos são:

  • Salada
  • Caldo
  • Anko
  • Mexido com legumes
  • Tropeiro
  • Com abóbora
  • Polpettas de feijão
  • Dentre outras

Vamos a seguir conferir uma deliciosa receita de salada:

Feijão Azuki salada

Ingredientes

  • 1 xícara de feijão azuki
  • 1 xícara de tomate cereja
  • ½ pepino
  • 1 dente de alho triturado
  • 3 colheres de sopa de azeite extravirgem
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • Salsinha, sal, pimenta e demais temperos de sua preferência a gosto

Modo de preparo

  • Na noite anterior, deixe os feijões de molho
  • No dia seguinte, escorra a água e cozinhe-os por pelo menos trinta minutos
  • Depois que esfriarem, misture-os com os demais ingredientes e mexa bem
  • Para que o sabor fique mais acentuado, você pode guardar a salada tampada por algumas horas

Feijão Azuki doce

Por possuir um sabor mais adocicado, essa espécie de feijão é bastante utilizada na culinária oriental como base para o preparo dos mais diversos tipos de doces.

O doce mais popular feito com esse feijão é chamado de Anko, e leva em sua receita apenas os grãos, açúcar, sal e água. Ele pode tanto ser usado como recheio em outras receitas como também comido puro, como o nosso popular brigadeiro de colher.

Feijão Azuki gases

O feijão é um alimento essencial em nossa dieta por conta de todos os seus nutrientes e propriedades. No entanto, a maioria das espécies costuma causar gases e desconforto durante a digestão. Já com o feijão azuki isso não acontece, pois ele não fermenta tanto quanto os outros. Por isso, ele é muito indicado para pessoas que sofrem com esse problema, inclusive bebês e crianças pequenas.

Feijão Azuki preço

O preço desse feijão pode variar bastante conforme a cidade, a loja e a qualidade dos grãos. Porém, ele costuma ser bem acessível. Em lojas virtuais, por exemplo, é possível encontrar 1 quilo por cerca de 12 reais.

Feijão Azuki Bela Gil

A apresentadora Bela Gil, conhecida por suas receitas saudáveis, é uma grande fã desse grão. Em seu programa, ela já fez até mesmo uma receita de feijão azuki com abóbora, que pode ser encontrada facilmente na internet com todo o passo a passo.

O feijão azuki é uma opção deliciosa e muito nutritiva para incluir no dia a dia. Ele ajuda a prevenir e tratar doenças, auxilia na perda de peso e ainda melhora diversas funções do organismo. Além disso, é versátil e pode ser consumido de diversas formas. Busque receitas, experimente e inclua esse grão nutritivo em sua dieta para ter todos os benefícios que ele pode oferecer!