Benefícios do Feijão Branco para a saúde

O feijão é um alimento que faz parte do dia a dia dos brasileiros. Os mais consumidos são o carioca e o feijão preto. No entanto, a variedade é enorme. Uma delas tem ganhado destaque entre pessoas que buscam uma vida mais saudável e o emagrecimento: estamos falando do feijão branco.

Essa espécie é muito saborosa, e o melhor de tudo, nutritiva. Ele possui muitas propriedades, como uma grande quantidade de fibras e proteínas, vitaminas e minerais. Além disso, possui poucas calorias e gordura.

Outra grande vantagem de incluir esse grão na alimentação é que ele é bastante versátil, podendo ser combinado com os mais diversos tipos de ingredientes. Existem muitas opções, desde os pratos mais pesados e calóricos até os mais leves.

Neste artigo, você vai conhecer melhor quais são os benefícios em se consumir esse feijão, sua tabela nutricional e ainda diversas ideias de receitas para prepará-lo. Vamos lá?

Propriedades do Feijão Branco

Esse feijão é conhecido por ser uma opção saborosa e, acima de tudo, saudável. Vamos a seguir conhecer quais são suas principais propriedades benéficas para a saúde:

Fonte de fibras: as fibras estão presentes em grandes quantidades nessa espécie de feijão. Elas ajudam a regular o funcionamento do intestino, aliviando desconfortos, inchaços e ajudando na perda de peso.

Grande quantidade de proteínas: esse feijão é uma excelente fonte de proteínas, chegando a ter cerca de 6 gramas a cada 100. As proteínas tem papel fundamental na construção muscular e no funcionamento do organismo.

Contém antioxidantes: esse grão é rico em substâncias com propriedades que combatem os radicais livres. Por isso, ajuda a diminuir o envelhecimento das células, melhorar a aparência da pele e fortalecer o organismo.

Fonte de faseolamina: essa substância é uma grande aliada de quem deseja perder peso de maneira mais rápida e saudável. Isso porque ela ajuda a impedir que os carboidratos ingeridos sejam absorvidos e estocados no organismo em forma de gordura. Em vez disso, eles são eliminados.

Fonte de diversos minerais como zinco, cálcio e magnésio: esses minerais, que estão presentes no feijão branco, contribuem com diversas funções de nosso organismo e ajudam a manter a saúde em dia e fortalecê-lo.

Fonte de ferro: o ferro, que está presente em grandes quantidades nesse feijão e também em outras espécies, é um nutriente essencial para nossa saúde, e a sua deficiência pode levar a problemas graves, como a anemia.

A seguir, vamos entender melhor como essas propriedades do feijão branco atuam em nosso organismo e de que forma elas podem auxiliar a nossa saúde.

Benefícios do Feijão Branco

Vamos conhecer quais são os principais benefícios que podemos obter ao consumir esse feijão. Vale lembrar que para que eles sejam eficientes é importante que esse consumo seja regular. Tente incluir o grão em suas refeições pelo menos duas vezes na semana, variando sua forma de preparo para não enjoar.

Regula o sistema digestivo

O feijão branco é conhecido por ter um elevado teor de fibras. Essa é uma característica muito importante para o sistema digestivo. As fibras são as responsáveis por regular o trânsito intestinal, auxiliando no processo digestivo e também na absorção de nutrientes pelo organismo. Elas ajudam a eliminar problemas como constipação, diarreia, cólicas intestinais, dentre outros.

Auxilia o processo de emagrecimento

Um processo de emagrecimento eficaz é aquele no qual a pessoa consegue se alimentar bem, ingerir os nutrientes necessários para manter a saúde e não passar fome. E o feijão branco pode ser um grande aliado para tudo isso.

Esse grão possui uma substância chamada faseolamina, que ajuda a impedir a absorção de carboidratos, evitando que eles se transformem em gordura no organismo. Além disso, seu alto teor de fibras ajuda também a aumentar a saciedade, fazendo com que a pessoa sinta menos fome e fique satisfeita com menos comida.

Previne o envelhecimento precoce

Outra importante propriedade presente no feijão branco é a de possuir substâncias antioxidantes. Essas substâncias combatem os radicais livres que agem sobre as células e as fazem envelhecer mais rapidamente. Isso ajuda a melhorar a resistência, o funcionamento dos órgãos e até mesmo a pele.

Ajuda na construção de músculos

Para os praticantes de musculação, o feijão branco é um grande aliado no ganho de massa magra. Isso porque ele é rico em proteínas, que são essenciais nessa construção. Nesses casos, o mais indicado é consumi-lo depois de praticar atividades físicas.

Melhora a circulação sanguínea e os níveis de pressão arterial

Os minerais presentes no feijão branco ajudam a melhorar a circulação sanguínea, auxiliando a saúde do coração e melhorando os níveis de pressão arterial.

Aumenta a imunidade

Outro benefício trazido por seus minerais é o de aumentar a imunidade. Eles ajudam a fortalecer o sistema imunológico, tornando o corpo mais resistente a infecções e outros tipos de doenças. Isso é importante principalmente para crianças e pessoas idosas.

Previne e ajuda a tratar a anemia

Por conta de sua grande quantidade de ferro, esse feijão pode também ajudar na prevenção e no tratamento da anemia. No entanto, para que os resultados sejam satisfatórios, é recomendado que o seu consumo seja frequente e aliado com outros alimentos ricos em ferro, como carnes, couve e beterraba, por exemplo.

Vamos a seguir conferir quais são as quantidades de calorias, proteínas, gorduras, carboidratos e nutrientes presentes nesse grão.

Tabela nutricional

Vamos conhecer a seguir a tabela nutricional equivalente a uma porção de 100 gramas de feijão branco:

  • Calorias: 67
  • Gorduras totais: 0,7 g
  • Proteínas: 6 g
  • Carboidratos: 13 g
  • Sódio: 13 mg
  • Potássio: 307 mg
  • Colesterol: 0mg
  • Cálcio: 15 mg
  • Ferro: 1,9mg
  • Vitamina A: 4IU
  • Vitamina B6: 0,2 mg
  • Vitamina C: 18,8 mg
  • Magnésio: 101 mg

Como podemos ver, esse feijão é rico em proteínas, fibras e algumas vitaminas e minerais importantíssimos para a saúde. Além disso, ele possui uma quantidade consideravelmente baixa de calorias e pouquíssima gordura.

Receitas de Feijão Branco com frango

Esse feijão é muito saboroso e pode ser incluído em nossa alimentação diária, assim como geralmente consumimos o carioca e o preto. No entanto, para quem quer dar uma variada, as opções são infinitas. Esse grão combina com praticamente todos os ingredientes e é possível preparar os mais diversos pratos utilizando-o. Vamos conhecer algumas ideias de receitas a seguir:

Dobradinha com feijão branco

A dobradinha é, provavelmente, o prato mais popular quando pensamos nessa espécie de feijão. Ela é extremamente saborosa e leva em seu preparo, além dos grãos, bucho, linguiça, molho de tomate e bastante tempero.

Receita de feijão branco com costelinha

Uma das receitas mais saborosas de feijão branco é com costelinha. Esses dois ingredientes possuem sabores e texturas que se contrastam e se complementam muito bem, tornando o prato irresistível.

Feijão branco com calabresa e bacon

Para quem gosta do sabor defumado da feijoada, mas não gosta tanto assim das carnes ou quer dar uma variada no tipo de feijão, essa é uma boa escolha. Você pode ainda variar e prepará-la de diversas maneiras diferentes, como por exemplo:

Feijão branco com linguiça e bacon: para quem acha o sabor da linguiça calabresa muito forte ou prefere outra variedade, é possível substitui-la. Você pode, por exemplo, utilizar a paio, a linguiça de frango ou qualquer outra de sua preferência.

Feijão branco com calabresa: quem não gosta tanto de bacon pode utilizar somente a calabresa (ou outra linguiça da qual você goste). O prato também pode ficar bastante saboroso.

Apenas com bacon: o mesmo vale para quem não gosta de calabresa ou quer deixar o prato um pouco mais leve e gosta do sabor defumado do bacon, pode preparar o feijão utilizando apenas o bacon.

Feijoada: você pode ainda preparar uma feijoada completa utilizando todos os ingredientes comuns e substituindo apenas o feijão preto pelo branco.

Com carnes vegetais

Para os vegetarianos, existe ainda a opção de utilizar carnes e embutidos de origem vegetal e ainda assim conseguir um prato delicioso. No mercado existem diversas opções de linguiças, salsichas, bacon e carnes vegetais que podem ficar deliciosas com o feijão branco.

Com molho de tomate

 Uma maneira muito saborosa, prática e diferente de preparar essa feijão é cozinhá-lo no molho de tomate. Para que fique ainda mais gostoso e saudável, preferencialmente o molho utilizado deve ser natural. O sabor fica marcante, mas ao mesmo tempo suave, e é delicioso.

Feijão branco salada

Para os dias mais quentes, uma boa forma de consumir esse feijão é preparando uma salada. Você pode utilizar os grãos cozidos, ervilhas, pimentões, tomates, cebola, azeite, vinagre e temperos de sua preferência para garantir uma refeição nutritiva, leve e saborosa.

Feijão branco com legumes

Uma maneira nutritiva e saborosa de utilizar esse feijão é cozinhando-o com legumes. Cenoura e beterraba são ótimas opções, e além de tudo ainda deixam o prato mais colorido e saudável.

O feijão branco é uma maneira gostosa e saudável de variar o cardápio e ainda obter diversos nutrientes essenciais para a saúde. Vale muito a pena experimentar, aprender novas receitas e incluir esse grão nutritivo e saboroso em sua alimentação!