Benefícios do Feijão de Corda para a saúde

O feijão de corda é um tipo de feijão tradicional na culinária brasileira, principalmente na nordestina. Seunome cientifico é vigna unguiculata, mas é popularmente chamado de feijão-caupi, feijão-de-corda, feijão-fradinho, feijão-miúdo, feijão-frade ou feijão-macáçar.

Da família da leguminosas, Fabaceae e subfamília Papilionoídea, é um alimento bastante nutritivo, com inúmeras propriedades e a base alimentar de muitas populações rurais principalmente da região nordeste devido a sua fácil adaptação a solos de baixa fertilidade e com períodos de seca prolongada.

feijão de corda

O feijão de corda é o feijão preferido e mais consumido na região Nordeste do país. Lá, a colheita de suas vagens e o seu consumo ocorre tanto na maturação quanto antes, é o chamado feijão-verde. O feijão maduro é ingrediente do acarajé e do baião de dois. Seu preparo é simples, basta cozinhá-lo em água ou caldo até que esteja macio. É muito apreciado como acompanhamento, temperado com ervas e especiarias ou como ingrediente de sopas, saladas ou ensopados.

Propriedades do Feijão de Corda

O feijão de corda é um legume com poucas calorias e baixo índice glicêmico, pouquíssima gordura e rico em nutrientes como proteínas, minerais, vitaminas e fibras. Fonte de fósforo, cálcio, ferro, potássio e vitaminas A, C e K, é um aliado da saúde.

As fibras presentes no feijão de corda melhoram o transito intestinal, as proteínas são componentes importantes de músculos e atuam no crescimento. O ferro previne a anemia, o zinco, manganês e potássio são importantes para muitas funções do organismo. Vamos ver as seguir alguns dos benefícios do feijão de corda.

Benéfico para o sistema cardiovascular

As fibras presentes no feijão de corda são benéficas para a redução do colesterol e assim reduzir o risco de problemas cardiovasculares. Além disso, o grão tem potássio, mineral importante para o controle dos batimentos cardíacos e da pressão arterial.

Benéfico para os diabéticos

O feijão de corda tem baixo índice glicêmico, por tanto não gera picos de glicemia, outro fator benéfico para diabéticos é a presença de gliconutrientes e fibras, que controlam os níveis de glicose.

Benéfico para os ossos

 O feijão de corda possui uma grande quantidade de Fósforo e Cálcio, minerais fundamentais para o crescimento, manutenção e fortalecimento dos ossos e dentes.

Auxilia no combate à anemia

O ferro é importante para levar oxigênio para todas as células do corpo, a falta desse nutriente pode levar à anemia e seus sintomas como cansaço e fraqueza. O feijão de corda é fonte de ferro e atua no combate à anemia.

Benéfico para a gravidez

O feijão de corda é fonte de ácido fólico, substancia importante para a correta formação do tubo neural de fetos.

– Melhora a pressão arterial

Por possuir propriedades hipolipidico e hipoglicemiante, o feijão de corda melhora a pressão arterial e diabetes.

Benéfico para o intestino

As fibras presentes no feijão de corda melhoram o funcionamento do intestino, combatem gases e prisão de ventre. Além disso, ajudam a eliminar toxinas e controlam a absorção de nutrientes pelo intestino. Mantém o trato digestivo saudável e previne doenças como a de Crohn, síndrome do intestino irritável (IBS), problemas de intestino e colite.

Como fazer feijão de corda verde

O feijão de corda pode ser consumido maduro ou antes de amadurecer, é o chamado feijão de corda verde, muito comum no Nordeste. Lá ele é vendido fresco, recém-saído da vagem. Pode também ser comprado ainda na vagem, onde é vendido em molhos e debulhado em casa. Encontrado na feira, o Feijão de corda preço bem acessível.

Quando comprado verde, é melhor consumi-lo logo, pois se guardar muito tempo na geladeira, ele começará a brotar. Quer saber como fazer feijão de corda verde sem estragar? É só aferventar, ou seja, deixar os feijões cozinharem em água fervente por alguns minutos, depois é só escorrer e guardar na geladeira ou congelador.

Feijão de corda receitas

O feijão de corda é um tipo de feijão muito tradicional na culinária brasileira e traz muitos benefícios ao organismo por ser rico em nutrientes. Versátil, ele pode ser usado no preparo de diversas receitas, como feijão do dia-a-dia, saladas, baião, tropeiro, farofas, não é à toa que é o feijão mais querido dos nordestinos.

A Receita de feijão de corda com carne seca e o baião de dois, por exemplo, são receitaspopulares no Nordeste do Brasil e podem ser preparadas com feijão-de-corda. Vamos mostrar como fazer feijão de corda simples, como fazer feijão de corda com caldo e outra receita de feijão de corda Nordestino, o mais nordestino dos feijões.

Como fazer feijão de corda simples

Ingredientes

  • ½kg de feijão de corda seco
  • 4 dentes de alho
  • 1 cebola
  • ½ pimentão verde
  • 2 colheres (sopa) de coentro
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 colher (sobremesa) de colorau
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 folha de louro

Modo de preparo

Na noite anterior, separe o feijão, tirando os grãos estragados, e coloque de molho em água. No dia seguinte, escorra a água e lave bem o feijão.

Coloque o feijão em uma panela com água suficiente para cobrir dois dedos acima dos grãos e deixe cozinhar junto com 1 folha de louro por, mais ou menos, 40 minutos.

Pique a cebola, o alho o pimentão e o coentro. Em uma frigideira, despeje um pouco de óleo. Adicione o alho e deixe dourar. Acrescente a cebola, em seguida o pimentão e, depois, o coentro. Mexa e desligue o fogo.

Escorra a água do feijão cozido, deixando ainda um pouquinho de líquido.

Misture o tempero refogado ao feijão, no fogo baixo. Adicione pimenta-do-reino, sal e colorau e mexa. Deixe secar, toda a água, desligue o fogo e sirva.

Feijão de corda receita salada

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de feijão de corda seco, deixado de molho por 4-6 horas
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 1 colher (chá) de sal marinho
  • 1 cenoura ralada fina
  • ½ maço de coentro picado
  • ½ maço de salsinha picada
  • ½ cebola picada
  • Suco de 1 limão
  • 4 colheres (sopa) de azeite extra virgem
  • Pimenta do reino à gosto

Modo de preparo

Cozinhe o feijão com água e sal na panela de pressão por 18 minutos. Se você não tiver uma panela de pressão, use uma panela média e cozinhe o feijão por cerca de 35 minutos.

Escorra a água do feijão e reserve. Em uma tigela separada, misture a cenoura, coentro, salsinha, cebola, limão, azeite e pimenta. Acrescente o feijão e pronto. Esta receita pode guardar na geladeira por até três dias.

Como fazer feijão de corda tropeiro

Ingredientes

  • 1/2 kg de feijão de corda
  • 300 g de bacon
  • 300 g de carne seca
  • 1 maço de coentro
  • 3 dentes de alho
  • 1 cebola
  • 1 gomo de linguiça defumada
  • 1 pacote de farofa temperada
  • 1 pacote de sazón

Modo de preparo

Deixe o feijão de corda de molho de um dia para o outro. No dia seguinte cozinhe só o feijão sem tempero, escorra o feijão e reserve.

Em uma frigideira, coloque os dentes de alho moído, uma cebola média picada, o maço de coentro picado e o bacon em cubos e reserve

Cozinhe a carne seca só com a água até dessalgá-la. Espere a carne esfriar, desfie e coloque junto com os outros ingredientes na frigideira.

Coloque um pouco de óleo e azeite e refogue até que o bacon esteja dourado. Acrescente o feijão e refogue mais um pouco. Coloque 1 saquinho de sazón e acrescente a farofa. Mexa por mais 10 minutos e está pronto.