Benefícios do Figo para a saúde

Você sabe o que é o figo? Uma fruta, talvez você responda. Essa não é necessariamente uma resposta errada, tampouco trata-se da resposta correta. O figo são duas coisas: flor e fruta.

Isso acontece porque, no início de seu desenvolvimento, o figo passa pelo estágio que chamamos inflorescência, ou seja, é um conjunto de várias flores que são unidas pela mesma base, o receptáculo. Com o passar do tempo, o figo vai se tornando uma infrutescência, que se trata de frutos ligado uns aos outros.

À medida que o receptáculo cresce, ele envolve toda a flor formando uma urna – aquela casca que entendemos como o figo em si. Dentro desta urna encontramos um punhado de grãozinhos, estes são os frutos. Eles se chamam caprifigos.

benefícios do figo

A Vespa e o Figo

O figo é uma fruta (ou flor) tão peculiar que, para que ele exista, é preciso ainda uma ação externa de um terceiro: a vespa. O nome dela é bem estranho, parece saído de um alienígena em um filme de ficção científica, chama-se Blastophaga – ou Vespa do Figo (o seu nome mais bonitinho). A coisa toda acontece assim:

Insetos em geral são os responsáveis pela polinização das flores, pois levam o pólen de uma flor para a outra – o vento, a água, outros animais e até mesmo o homem também fazem este processo. No caso de nossa fruta-flor, o figo, o acesso ao pólen é muito mais complexo. Lembra que a urna se fecha quando o receptáculo cresce? Pois então, apenas essa vespa consegue penetrar dentro da urna da flor do figo.

Depois de alcançar a parte interna da flor, a Blastophaga fecunda parte da flor em seu interior. É desta forma que acontece tanto a polinização da flor do figo, quanto a reprodução da vespa do figo. É lá dentro que a vespa do figo bota suas larvas e as alimenta.

Para se reproduzir, a vespa do figo se sacrifica. O orifício que ela abre para entrar dentro da flor é muito, muito estreito. Portanto, ao atravessar esta minúscula passagem, ela perde suas asas e nunca mais sai de lá. Exatamente…

…Nunca mais.

Isso mesmo, quando você comeu um figo, você comeu uma vespa. A bem da verdade, a média é de que haja pelo menos 10 vespas do figo mortas para cada fruto.

Isso acontece porque somente as vespas fêmeas irão sair dali. Os machos nascem sem asas e são os responsáveis por abrir túneis para as fêmeas saírem, mas antes disso eles as fecundam para que elas saiam e continuem o ciclo de levar o pólen para outro figo. Os machos nunca saem e acabam morrendo dentro do fruto.

Mas não se preocupe com isso, até você se deliciar com a fruta-flor misturada com doce-de-leite, os corpinhos daquelas vespas macho e da vespa mamãe foram digeridos, pois o nosso pseudofruto possui uma enzima que os transforma em proteína. Não esquenta.

A figueira

A figueira tem origem na região do Mediterrâneo, se parece mais com um arbusto que com uma árvore exatamente. Ela possui entre 3 e 10 metros de altura, e se adapta bem a diversos tipos de clima, por conta disso se espalhou por diversas partes do mundo. No Brasil, foi trazida pelos colonizadores portugueses no século XVI.

figo benefícios

Propriedades do Figo

O Figo é bastante rico em açúcar, o que o torna grande fonte de energia. Possui vitamina A, C e B, e uma boa quantidade de sais minerais, potássio, cálcio e fósforo. Estes componentes são superimportantes para se ter ossos mais fortes e para o bom funcionamento do nosso organismo em geral. O figo também é rico em fibras, ácidos graxos e antioxidantes.

Muita gente se pergunta sobre o chá de folha de figo, para que serve?

O chá de folha de figo é recomendado no tratamento de muitas doenças, desde bronquite e asma até a hipertensão, pois ajuda no controle da pressão arterial entre outras.

Benefícios do Figo

  1. Controle do Colesterol – O chá de folha de figo diminui o nível de triglicerídeos, o que reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL). Desta forma, evita o acúmulo de gordura nas artérias e o seu possível entupimento, o que é a principal causa de infartos.
  2. Prevenção de doenças cardiovasculares – Por possuir um alto teor de potássio e ser baixíssimo em sódio, o figo favorece na redução da pressão arterial e cardíaca.
  3. O figo te ajuda a emagrecer – Figo emagrece, ele é rico em fibras e age contra a constipação intestinal, pois possui efeito laxante. O figo também te dá maior sensação de saciedade, o que te ajuda a comer menos. Saciedade + intestino funcionando bem é igual a perda de peso.
  4. Sua pele mais bonita e saudável – Os níveis de vitaminas C e do complexo B presentes no figo dão a ele fator oxidante que melhora a aparência da sua pele, inclusive prevenindo inflamações como a acne. Você também pode encontrar no mercado esfoliantes que levam figo em sua composição e fazem muito bem pra sua pele.
  5. Figo no tratamento da diabetes – O ácido clorogênico ajuda a controlar os níveis glicêmicos e podem ser uma opção no auxílio ao controle da diabetes tipo II. Todavia, jamais troque o tratamento convencional por chás da moda ou indicações de amigos. Use-o apenas como complemento para ter uma saúde melhor.
  6. Fonte de energia – Quando consumido seco, são excelente fonte de energia concentrada. O figo fresco possui em torno de 74 calorias para cada 100 gramas, já o seco chega a ter 250 calorias a cada 100 gramas. Com isso a sensação de saciedade fica ainda maior e a sua fome muito menor.
  7. Mais disposição e mais (bem mais) saúde – Sendo tão rico em vitaminas, minerais e fibras, consumir figo regularmente só traz benefícios à sua saúde e seu organismo.

propriedades do figo

Como comer figo?

Comer um bom figo começa com a escolha do fruto, portanto atente-se de que ele esteja bem maduro. Dá pra saber isso observando se ele está macio e com o cheiro forte e adocicado. As cores da fruta podem variar a depender da diversidade (verde, amarelo, marrom, lilás).

Evite os figos duros, com marcas profundas, rachaduras ou embolorados.

Ao chegar em casa, lave-o bem usando água gelada e o seque com papel toalha.

Pronto, pode comer à vontade, in natura, com doce de leite ou usando as receitas que separamos pra você, dá uma olhadinha.

Receitas de Figo

Torta de Figo

O que você precisa

  • ½ kg de figos (pouco maduros);
  • 1 colher (sopa) de margarina;
  • 3 ovos (reserve 1);
  • 1 xícara (chá) de leite;
  • ½ xícara (chá) de açúcar;
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo.

Como fazer

  • Junte o açúcar, os ovos e a farinha de trigo em uma vasilha e bata até obter uma massa lisa.
  • Em seguida, acrescente o leite e leve ao fogo baixo enquanto mexe sem parar.
  • Retire a mistura do fogo, adicione margarina e mais um ovo ligeiramente batido. Misture bem.
  • Polvilhe uma forma com farinha e disponha a massa.
  • Decore com figos cortados ao meio e polvilhados com açúcar.
  • Leve a forma até o forno e espere até que a massa asse totalmente.

Pronto, você pode servir natural ou gelada.

Pavê de Figo

O que você precisa

  • 1 pacote de biscoito champanhe;
  • 1 lata creme de leite (sem soro);
  • 3 colheres de amido de milho;
  • 1 lata leite condensado;
  • 1 lata de doce de figo em calda;
  • 4 ovos;
  • 300 ml de leite;
  • 4 colheres de açúcar.

Como fazer

  • Junte o leite condensado e a maisena com leite em uma panela e leve ao fogo.
  • Mexa sem parar até obter um creme grosso. Este é o creme amarelos, reserve.
  • Para o creme branco, bata a clara em neve e acrescentar o açúcar enquanto bate sem parar.
  • Em seguida, adicione o creme de leite e reserve.
  • Separe os figos da calda e corte-os em rodelas. Reserve.
  • Molhe o biscoito na calda dos figos.
  • Faça a montagem do pavê.
  • Em um recipiente disponha uma camada de creme amarelo que você reservou, outra de figo, mais uma de creme amarelo e outra de biscoito.
  • Finalize com o creme branco e decore com figos.
  • Leve à geladeira por cerca de uma hora.
  • Sirva!

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades da Pera

Benefícios e Propriedades do Pêssego

Benefícios e Propriedades do Limão

Benefícios e Propriedades do Tomate

Benefícios e Propriedades do Milho