Benefícios do Guaraná para a saúde

O Guaraná, também conhecido como Paullinia Cupana, consiste em uma semente que contém cafeína. Além disso, também pode ser usada como suplemento, haja vista as suas propriedades estimulantes.

Faz-se importante mencionar que, no Brasil, o maior produtor é a Bahia, onde o cultivo além de ser feito em larga escala, possui grande notoriedade socioeconômica.

fruta guaraná

Fruta guaraná

A fruta é de origem amazônica, mas também pode ser encontrada em outros países, como Venezuela e Colômbia, por exemplo.

É pequena, vermelha e contempla uma substância parecida com a cafeína. Tendo em vista essa propriedade estimulante, é altamente utilizada na fabricação de pós, cápsulas, medicamentos e bebidas.

O nome da árvore é guaranazeiro e nasce em cachos. A árvore pode atingir até 10 metros de altura e possui flores grandes, brancas e aromatizadas.

Guaraná refrigerante

A ingestão do guaraná faz parte da mesa brasileira há muito tempo. Como esse produto tem origens brasileiras, é um dos mais vendidos e exportado para diversos países.

Antes de chegar às prateleiras, o guaraná passa por diversas etapas, e a primeira delas é a plantação. A colheita é feita entre os meses de outubro e fevereiro, que deve ser feita manualmente, antes do cacho chegar ao solo.

Uma vez que as sementes são separadas, passam pelo processo de lavagem. Após a limpeza, separam os grãos dos restos da fruta. A partir de então, tornam-se aptas para a torrefação.

A seguir, o grão é moído e transforma-se em um extrato, a base do refrigerante. Após os testes e aprovação, o xarope é misturado com outros ingredientes e a “fórmula secreta”. Por fim, está pronta para ser comercializada.

Propriedades do Guaraná

É possível reconhecer no guaraná xantinas, como cafeína, taninos, catequinas, além de outros fitoquímicos. Para melhor entendimento, as xantinas consistem em alcaloides que proporcionam efeitos estimulantes. Diante disso, elas atuarão sobre o sistema nervoso central e produzirão diversas alterações. Tais propriedades resultarão em controle do peso, para as pessoas que estão em dieta, e melhora do desempenho físico.

guaraná fruta

Observe abaixo outras propriedades do guaraná:

– Adstringente;

– Revigorante;

– Antibacteriana;

– Diurética;

– Afrodisíaca.

Benefícios do Guaraná

1. Redução de dores musculares

É importante mencionar que o Guaraná é utilizado no tratamento de síndrome de fadiga. Ademais, contempla propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, que podem reduzir os incômodos musculares pós atividades físicas, por exemplo.

2. Saúde digestiva

O guaraná possui grande utilidade para as pessoas que sofrem de inflamações estomacais e má digestão.

3. Retardar o envelhecimento

Tendo em vista o potencial antioxidante, uma vez que as catequinas são absorvidas, elas podem reduzir o stress. Logo, o guaraná pode evitar o desenvolvimento de transtornos neuro-degenerativos, cardiovasculares, além de evitar outras questões prejudiciais à saúde.

  1. Protege a saúde cardiovascular

A partir do momento em que doses adequadas são consumidas, o guaraná fortalece o sistema cardiovascular e reduz a formação de coágulos.

  1. Efeito energizante

O princípio ativo do guaraná chama-se guaranina. Como o guaraná possui um percentual de cafeína maior que o café, as sementes podem ser torradas e, assim como fazemos o café, chás também podem ser elaborados.

  1. Apoio cognitivo

O efeito estimulante do guaraná ajuda a aumentar a concentração e astúcia mental. Nesse sentido, o guaraná proporcionará um foco mais acentuado e um maior controle das faculdades mentais, o que afetará positivamente o sistema nervoso central.

guaraná propriedades

Guaraná em pó – benefícios

O pó de guaraná é feito a partir de sementes do guaraná e acarreta diversos benefícios, bem como aumento da atenção, estímulo da queima de gordura e melhoria do humor. Adicionalmente, é uma das melhores opções para dar mais disposição e auxiliar nas dietas voltadas para o processo de emagrecimento.

Ainda nessa perspectiva, o pó de guaraná pode ser encontrado em cápsulas ou em pó e pode estar presente em vários suplementos termogênicos. Recomenda-se que a quantidade a ser ingerida gire em torno de duas a cinco gramas por dia. Faz-se importante mencionar que consumo excessivo pode desencadear insônia e palpitações cardíacas.

Observe a seguir os benefícios do guaraná em pó:

1. Aumento do rendimento

É sabido que o pó de guaraná aumenta a disposição, logo, gera maior empenho nos treinos. Ademais, retarda a sensação de fadiga, sobretudo quando o indivíduo opta por fazer exercícios de longa duração ou participar de uma competição.

2. Auxilia na perda de peso

O pó de guaraná é rico em cafeína e antioxidantes. Sendo assim, ambos aceleram o metabolismo e favorecem o uso de gordura como energia para o corpo. Ele, também, reduz o apetite e inibe a vontade de comer entre as refeições. Contudo, é fundamental ressaltar que esse efeito do pó de guaraná deverá acontecer concomitantemente com uma dieta balanceada e a prática regular de atividades físicas.

3. Ameniza dores de cabeça

É importante destacar que o pó de guaraná tem sido utilizado de maneira terapêutica para auxiliar tratamentos de cefaleia e enxaqueca. Isso se dá devido ao efeito que a cafeína produz nos vasos sanguíneos, que por sua vez irrigam o cérebro.

O pó de guaraná tem outros benefícios, sejam eles:

– Facilita a capacidade de raciocínio;

– Atua como regulador da flora intestinal; e

– Proporciona mais energia e disposição para as atividades do dia a dia.

Guaraná em pó – preço

Para combater o cansaço físico e mental, sugere-se que seja ingerido com um copo de água em jejum, preferencialmente pela manhã. Entretanto, caso ainda esteja precisando de energia extra, pode ser consumido nas primeiras horas da tarde.

O guaraná em pó pode ser adquirido em lojas de produtos naturais, lojas de conveniência e na internet.

É possível encontrar um pacote de quinhentos miligramas por até R$ 15,00.

O armazenamento deve ser feito em local fresco e ao abrigo da luz.

Restrições pó de guaraná

Ingerir guaraná em pó em excesso pode se transformar em um problema para a saúde, sobretudo para o público que tem insônia ou sofre de hipertensão.

Além disso, o pó de guaraná tende a ser elaborado em máquinas que processam outros tipos de alimentos. Sendo assim, podem conter cevada, centeio, soja, leite, entre outros.

Guaraná em cápsulas

O guaraná em cápsulas é outra alternativa para obter energia extra. Esse composto energético é obtido de uma planta nativa da Amazônia, o guaranazeiro.

As cápsulas podem ser usadas como suplemento no tratamento da fadiga pós treinos, cansaço físico e mental.

É essencial que sejam observadas a administração e a dosagem do produto. Além disso, a ingestão das cápsulas deve ser sugerida e orientada por um médico com registro ativo no órgão competente. Essas medidas evitam possíveis danos, haja vista que a dosagem varia conforme o paciente.

As cápsulas são contraindicadas para pessoas que sofrem de hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula, hipertensos, grávidas, lactantes, problemas cardiovasculares e pessoas insones.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades do Açaí

Benefícios e Propriedades da Acerola

Benefícios e Propriedades da Graviola

Benefícios e Propriedades do Maracujá

Benefícios e Propriedades da Goji Berry

Benefícios e Propriedades do Gengibre

Benefícios e Propriedades da Granola